quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Interessantíssima "senhora" ÁGUA


A água é uma substância única: em virtude da sua constituição química, 
ela possui características que nenhum outro material na natureza possui

“A Terra é azul!” – essa foi a exclamação feita no dia 12 de abril de 1961, pelo cosmonauta soviético Yury Gagarin ao realizar o primeiro voo ao redor da órbita da Terra.
Hoje praticamente todas as pessoas sabem que a quantidade aproximada de água cobrindo a superfície terrestre é de 70%, ou seja, 1,4 bilhão de km3  do volume da Terra é constituído de água.
No entanto, mesmo conhecendo bem esse fato, não percebemos no cotidiano a importância da água para a nossa vida. Além disso, muitos não conhecem as propriedades interessantes que só a água tem e que fazem com que esse líquido seja tão precioso.
Mas antes de vermos o que torna a água uma substância tão interessante, vamos primeiramente conceituar a que estamos nos referindo. Por que isso é necessário? Basicamente por dois motivos: o primeiro está relacionado ao fato de haver diferentes significados para ela na Química. Por exemplo, a água pode ser um material que contém diversas substâncias dissolvidas (como a água da torneira, a água da chuva, a água mineral, a água subterrânea, a água do mar, etc.) ou então somente a substância pura com a fórmula molecular H2O, isto é, suas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio (que é o caso da água destilada ou desmineralizada). O segundo motivo é que só sabendo dessa constituição da água é que poderemos entender suas características peculiares.
Uma dessas características é o fato de que só a água é encontrada na natureza nos três estados físicos: nos rios, lagos e mares ela está na forma líquida; na atmosfera, encontra-se na forma de vapor; e nas calotas polares, está na forma sólida (gelo).
Uma série de propriedades características da água resulta simplesmente da sua geometria molecular, na qual o ângulo formado é de 104º40’, conforme a figura a seguir. A forma angular da molécula de água é assim, porque, visto que o oxigênio possui dois pares eletrônicos que não participam das ligações com os hidrogênios, eles repelem os outros dois pares eletrônicos que participam das ligações químicas. Isso faz com que ocorra uma retração no ângulo da molécula.

Essa forma angular é a responsável pela formação de ligações de hidrogênio entre uma molécula de água com as outras que estão ao seu redor. Além disso, outro fator que ocasiona as ligações de hidrogênio é que a molécula de água é polar, isto é, há uma diferença de eletronegatividade entre o oxigênio – que constitui o polo negativo – e os hidrogênios – polos positivos. Pelo fato de o ângulo ser de 104º40’ na molécula de água, os dipolos da molécula não se anulam, conferindo polaridade a ela e havendo, portanto, atração entre uma molécula e as outras.

Essas ligações são responsáveis pela tensão superficial da água, que faz com que os insetos possam se locomover em cima dela. Também são responsáveis pelas elevadas temperaturas da água em relação a outras substâncias de mesma massa molecular e também fazem com que o gelo seja menos denso que a água, flutuando nela.

Essa última característica da água é realmente muito interessante, pois se compararmos com outros materiais, veremos que ao ficarem sólidos sua densidade fica maior. Já com a água não é assim: quando as moléculas de água têm a sua temperatura diminuída elas se aproximam mais, e isso faz com que as ligações de hidrogênio se organizem num arranjo hexagonal, com uma estrutura cristalina em que há espaços vazios em seu interior. O resultado é que o gelo é menos denso que a água e flutua sobre ela.


Graças a essa propriedade incomum da água é que ocorre a manutenção da vida. Pois é por isso que o gelo formado nos lagos e mares ficam na superfície desses. Quando a temperatura se eleva, eles derretem; mas, se fosse o contrário, se o gelo fosse mais denso e afundasse, dificilmente ele derreteria. Além disso, a água atinge sua densidade máxima a 4ºC, ainda no estado líquido. Assim, quando as águas superficiais atingem essa temperatura, elas tornam-se mais densas e afundam, causando o fenômeno de convecção, que mistura os nutrientes dissolvidos à água, que mantém a vida de inúmeras espécies animais e vegetais.
Outro fator interessante da água que é causado também pelas ligações de hidrogênio é o elevado calor específico dela (4, 184 J/gºC ou aproximadamente 4,2 joules). A vida na Terra é extremamente favorecida por essa propriedade da água, pois permite que ela absorva grandes quantidades de energia com pequenas variações de temperatura. Isso faz com que a Terra não sofra variações tão bruscas de temperatura entre o dia e a noite, pois a água da atmosfera e da superfície absorve grande quantidade de calor durante o dia, e durante a noite devolve esse calor para o ambiente.
Pelo processo das correntes marítimas e pela evaporação e condensação da grande quantidade de água na superfície terrestre, o fluxo da energia térmica absorvida pela radiação solar é facilitado.
A água possui diversos aspectos exclusivos dela, mas um último aspecto interessante e importante da água que iremos citar é que ela é capaz de dissolver grandes quantidades de substâncias e materiais, sendo, portanto, denominada solvente universal. Essa facilidade de dissolver diferentes tipos de substâncias também se deve à geometria e à disposição de suas cargas. A polarização da água permite que ela separe íons de outras substâncias, o que permite a ocorrência de diversos processos químicos, físicos e biológicos.

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça em 
http://www.alunosonline.com.br/quimica/agua-substancia-interessante.html

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Química no cotidiano - Vídeo bem legal!!!

Bom dia meu povooooo!!!

Hoje temos um vídeo sobre curiosidades da QUÍMICA NO COTIDIANO...

Vale a pena ver o vídeo e saber de "cositas" que quase nunca prestamos atenção e que realmente fazem parte do nosso dia-a-dia.


Fiquem à vontade e prestem atenção, pra depois não ficar com a "cara mexendo e o zói virando" de curiosidade tá?!

Forte abraço.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Tanto tempo... que calor... ou seria febre!?!

Oláaaaaaa,

Pouuuxaaaaaaa, quanto tempo longe daqui heim???
Estou em recuperação pós operatória, por isso o blog ficou paradão.

Não por isso, aproveitando minha ida e breve estadia no hospital, hoje tem um texto muito legal na área de ciências da natureza, sobre como a febre causa calafrios em nosso corpo, e como agem os antitérmicos em nosso corpo!!!


É um texto pequeno, aproveitem e entendam um pouco sobre essa belíssima "máquina" criada por nosso soberano Deus!!!!

Cliquem no link abaixo e se deliciem no saber:

Abraços.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jogo dos Elementos Químicos (on line)



         Um interesse maior em aprender ciência pode ser despertado nas pessoas através de ambientes lúdicos que harmonizam conhecimento e prática dos conceitos repassados em sala de aula. 
         O jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilíbrio, se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relações com regras pré-definidas.                                                                                                              (SILVA, G. M. et All)

           Mas vamos deixar de bla bla bla (rsrsrs) e verifiquem no link abaixo um jogo dos elementos químicos que aborda as propriedades dos elementos na tabela periódica, onde você deverá escolher dentre os mostrados qual é o "alien", ou seja, qual não pertence à propriedade, ou característica, ou definição perguntada, detalhe, tem que se ligar no inglês básicooooo... kkkkkkkkkkk

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vídeo-Aulas de Biologia/Bioquímica...




           O   Prof.  Dovival  Filho,  Dori,  possui  graduação  em  Ciencias   Biológicas   pela Universidade Federal do Paraná (1994) e mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). Atualmente é professor de biologia - Colégio São Jorge dos Ilhéus, docente da Faculdade de Ilhéus e professor de biologia do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética.

        Vai aqui o link do site dele com Váaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarias video-aulas sobre biologia e bioquímica, prato cheio para quem gosta do assunto, e pra quem não gosta é só indicar para quem gosta e/ou precisa...

Clique e confira, muito bom mesmo:  
                           http://www.profdorival.com.br/page1/page1.html

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Computador Químico "na área"!!



           O computador químico é um computador utilizado pelos químicos na chamada química computacional, para efetuar cálculos de alta complexidade e armazenar informações de pesquisa.
Existem cálculos químicos que apresentam um grau acentuado de dificuldade para serem feitos da maneira convencional tais como os cálculos de mecânica quântica, utilizados para testar produtos e novas moléculas sintetizadas sem que estes estejam prontos ainda, evitando assim gastos inúteis, por que geralmente análises apuradas são demoradas e caras para que sejam realizadas. De modo que um computador programado para essa finalidade evita os gastos e a perda de tempo.
A química é uma ciência que cresce a cada dia em suas divisões atualmente, existem cerca de 1 milhão de compostos inorgânicos e mais de 16 milhões de compostos orgânicos e a cada dia os químicos isolam mais e mais compostos, de forma que armazenar todos esses dados em computadores convencionais torna-se impossível. Foi partindo dessa idéia que uma equipe de cientistas da Universidade West Egland, em Bristol, liderada pelo professor Adamatzky Andrew, iniciaram suas pesquisas na construção de um computador capaz de interpretar reações químicas e armazenar o máximo possível de conhecimento facilitando assim o acesso de diversos químicos e outros pesquisadores de áreas afins em todo o mundo.
          O computador químico é baseado em uma sequência de reações químicas oscilantes denominadas Reações de Belousov-Zhabotinsky (BZ), que são reações de oxi-redução, descobertas pelo bioquímico russo Boris Pavlovich Belousov em 1950 e em 1961 aperfeiçoada pelo estudante Anatol Zhabotinsky da Universidade de Moscou. Belousov quando das pesquisas a cerca do ciclo de Krebs ele descobriu acidentalmente que uma reação mudava de cor e não atingia o equilíbrio químico. A reação foi:
Reações BZ simuladas por um computador químico
          As ondas oscilatórias dessas reações são acompanhadas por um eletrodo de potencial redox acoplados ao computador, que converte essas oscilações em gráficos que são calculados através do Diagrama de Vorone, que é um conjunto de duas formas tridimensionais. Os cientistas descobriram que computadores químicos são capazes de realizar cálculos algébricos complexos, tornando-os fórmulas mais simples para aplicação no cotidiano da pesquisa.
Cientistas pesquisam um computador que seja capaz de efetuar cálculos, armazenar informações, simular reações químicas e estimar forma de moléculas em poucos segundos, porém para que isso ocorra é necessária alguma coisa na faixa de petaflops. Na atualidade são comuns o uso de computadores na casa dos teraflops, mas a medida que a ciência no campo da química avança torna-se necessário o desenvolvimento de sistemas cada vez mais sofisticados que irão operar na casa dos petaflops que são 1.000 vezes superiores aos supercomputadores teraflops atualmente em operação. Esses computadores fazem parte de uma emergente área da química denominada química computacional, que ainda não é reconhecida oficialmente como uma divisão ficando restrita a auxiliar as 4 divisões clássicas da química, a saber Analítica, Físico-Química, Orgânica e Inorgânica.

Bibliografia:
Jones, Loretta; Atkins, Peter Princípios de Química – Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente – 3 ª Ed-Porto Alegre:Bookman, 2006.

http://www.faidherbe.org/site/cours/dupuis/oscil.htm
http://pubs.acs.org/cen/science/87/8715sci3.html
http://www.pnas.org/content/103/43/15727/F1.expansion.html

sábado, 16 de fevereiro de 2013


AOS APRENDIZES DA ESCRITA

 Clique e veja por si mesmo:  http://oblogderedacao.blogspot.com.br/

Este blog tem a finalidade de tirar as dúvidas, dar dicas e permitir uma interação entre a disciplina Redação e os internautas. Com larga experiência no assunto, sendo professor da matéria há mais de uma década, tentarei trazer um pouco do que sei para todos os interessados. Quem quiser, pode aproveitar todo o conteúdo, acessando os sumários dos Meus Artigos, Acesso Rápido,Tudo do Enem e Seção Tira Dúvidas logo aqui abaixo. Veja todos os gêneros e tipos de textos postados e aprenda as características de cada um deles, principalmente os que caem mais em vestibulares, concursos e Enem. E se não encontrar o que procura, ajude-me a melhorar cada vez mais esse pedacinho de "chão virtual".


(Texto retirado do próprio blog do Prof. Gustavo)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O que é a TABELA PERIÓDICA???


Uma das perguntas mais frequentes é “O que é a tabela periódica?”.
A tabela periódica é uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. A organização é feita com base na ordem crescente do número atômico (número de prótons no átomo), na configuração eletrônica dos átomos dos elementos, e também de forma a facilitar o entendimento de propriedades químicas semelhantes.
Porque ela tem o nome de tabela periódica?
É chamada de periódica porque mostra a repetição de algumas propriedades que alguns elementos tem em comum. Ou seja, as propriedades aparecem de forma ‘periódica’.
O uso da palavra tabela não tem a sua origem explicada. Provavelmente tendo relação com a maneira com que ela é organizada.
A organização dos elementos químicos pode ser feita de diversas maneiras, que resultarão em tabelas que terão aparências diferentes da tradicional. A padronização ocorre pela necessidade de facilitar a comunicação entre os profissionais que utilizam as informações contidas nela. Esta padronização é, em parte, feita pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
Visitem, tem muito mais em:
                                                      http://www.tabelaperiodica.org/

Abração a todos.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Vocês não podem perder...

Bom dia genteeeee, hoje mostro a todos um vídeo muito bom do Prof. Silvio, do RJ, observem que após a aula dele, rola descontração com músicas sobre o conteúdo abordado, muito bom mesmo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x_H3B3G6adk

Deus abençoe m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-me-n-t-e !!!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ótimo Blog...

Visitem blog muito legal, cheio de informações e lógico muuuuita química:

http://quimicaludicaeliana.blogspot.com.br/2012/03/caderno-pedagogico-de-atividades.html?spref=fb

Garanto que não vão se arrepender!

Por que estudar Química?


Por que estudar Química? Essa é uma pergunta comum entre adolescentes que acham a matéria complicada e de difícil entendimento.

Vamos começar pela definição: Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.

Para se ter uma ideia da vasta utilização da Química é só se atentar ao fato de que está presente em inúmeras atividades, como por exemplo:

Agricultura: os agricultores utilizam o conhecimento químico para melhorar a acidez do solo e sua fertilidade.

Medicina: os farmacêuticos precisam do conhecimento químico para reconhecer a composição das substâncias utilizadas como medicamento e ainda para tratamentos contra o câncer (quimioterapia).

Em sua casa: compostos químicos presentes na pasta dental (flúor, abrasivos) permitem um sorriso protegido de cáries. A química presente em materiais de limpeza deixa o ambiente com aquele cheirinho de limpeza.

Já que a Química é tão útil em nosso cotidiano, por que não deixar a preguiça de lado e dedicar alguns minutos a mais para se aprofundar nesse conteúdo? A melhor notícia é que essa disciplina, uma vez levada a sério, se torna apaixonante e você não vai querer se desgrudar mais do tão temido livro de Química.

E não adianta querer estudar outras matérias e abandonar a Química, saiba que essa Ciência relaciona-se com outras disciplinas como a Biologia, Ciências Ambientais, Física, Medicina e Ciências da Saúde.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/por-que-estudar-quimica.htm