quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Feliz 2014!!!

Caros leitores, frequentantes, críticos de plantão, alunos, conhecidos e desconhecidos, desejo a todos um finalzinho de ano abençoado e que tenhamos um...
Cartão 2 do vetor do ano novo feliz 2014
ainda melhor!!!

Bjux no coração de cada um.

PS.: Entraremos em recesso e retornaremos dia 02 de janeiro/2014.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

COMO É SER PROFESSOR DE QUÍMICA: HISTÓRIAS QUE NOS REVELAM

01 breaking bad 003 1883 jpg 600x406 Breaking Bad traz qualidade extrema à TV

Resumo
Trata-se de uma investigação, em parceria entre professores da educação básica e professores formadores, acerca dos entendimentos de alunos do Ensino Médio sobre a docência em Química e o docente dessa disciplina. A visão dos estudantes foi explicitada através de uma produção textual em que cada um criou uma história imaginando-se professor. Da análise das histórias foi possível depreender a apropriação de um discurso sustentado, de modo geral, pela própria prática social da docência e que valorizou aspectos como: a experimentação com a função de motivar e facilitar a aprendizagem e o ensino como transmissão de conteúdos.


domingo, 15 de dezembro de 2013

O cálcio e a osteoporose

O íon cálcio é componente essencial da alimentação humana, indispensável para a coagulação do sangue e manutenção do ritmo cardíaco. A maior parte do cálcio ingerido é consumida na formação de ossos e dentes; 99% do cálcio no organismo são encontrados no esqueleto. Os ossos são constituídos por fibras de proteínas, o colágeno, água e sais inorgânicos, os minerais. O principal mineral dos ossos e dos dentes é a hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A ingestão recomendada de cálcio é de 1.000 mg por dia, a maior parte da qual provém de laticínio, leite, manteiga e queijo. 
           Existem vários problemas de saúde associados à deficiência de cálcio na alimentação. Um dos mais notáveis é a osteoporose (do grego osteon, osso, e poros, passagem), o aumento da porosidade dos ossos e seu enfraquecimento. A doença atinge mais as mulheres (cerca de 80%) que os homens, pois o metabolismo do cálcio é afetado pelo estrogênio, hormônio feminino. A redução da produção de estrogênio, depois da menopausa, afeta prejudicialmente a substituição do cálcio e leva a ossos mais fracos.
           A osteoporose pode ser tratada pela suplementação de cálcio na alimentação, mas o tecido ósseo que se forma não é tão resistente quanto é formado antes do início da doença. Para adensar o tecido, usa-se terapeuticamente o íon fluoreto que contribui para a formação da fluorapatita, Ca5(PO4)3F. A ingestão do fluoreto, porém, tem efeitos colaterais desagradáveis e o tecido ósseo que se forma não tem boas qualidades estruturais.

Referências:
BROWN, T. L., LEMAY, H. E., BURSTEN, B. E. Química - Ciência Central. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Química Verde - uma temática ambiental no ensino de Química

Título do trabalho: Química e Meio Ambiente

Nome: Flávio Emiliano dos Santos Silva
Instituição: CEEBJA Profa.Linda E. A. Miyadi-E. Fund. Med.
Cidade: Apucarana – Pr

Relato


Através de diversas discussões promovidas em sala de aula, em tópicos de química que abordam a relação do homem com o meio ambiente desde a antiguidade até os dias atuais pelo seu modo de produção, os alunos do Ensino Médio de Química do CEEBJA Apucarana, juntamente com o seu professor Flávio Emiliano dos Santos Silva se propuseram a criar um blog que possibilitasse a discussão permanente desse assunto, onde se possa opinar, sugerir, criticar, disponibilizar à comunidade um espaço de crescimento com material de qualidade para leitura e discussão, além dos fóruns de debate.

Durante as aulas no decorrer do curso foram utilizados recursos de vídeo do youtube, que sempre quando exibidos na TV Multimídia em sala, promoveram um intenso debate. O vídeo Ilha das flores, um curta metragem nacional, produzido em 1989 em Porto Alegre (RS), foi o agente motivador que levou essa classe a desejar não só saber mas disseminar esses saberes através do blog. Para isso foi dividida a turma em 3 grupos, onde foi disposto tema para pesquisa: a água; aquecimento global e qualidade do ar e lixo: seu impacto sobre o solo. Relato aqui que é de interesse do grupo a pesquisa de outros temas, pois o mesmo espera tornar esse espaço ativo mesmo depois da conclusão do curso. A pesquisa foi feita por cada equipe na internet e as imagens, bem como vídeos postados, serão criteriosamente escolhidos para a confecção do blog e posteriormente enviados para o portal Dia a dia Educação para serem disponibilizados. Serão utilizadas ferramentas de edição de imagens existentes no laboratório de informática da escola. Como marco conclusivo desse projeto será apresentado a comunidade escolar o primeiro acesso, o funcionamento e como poderão todos participar, sugerindo novos temas e/ou com a participação nos fóruns de debate.


Vídeos

Ilha das Flores. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=8398>


Sites Consultados

Instituto ECOAR para cidadania. Disponível em: www.ecoar.org.br
Mata Atlântica. org. Disponível em: www.mataatlantica.org.br
Greanpeace. Disponível em: www.greenpeace.com
Neo Eco. Disponível em: www.neoeco.com.br
Rede ambiente: Disponível em: www.redeambiente.org.br

FONTE: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=119

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Química News - Jornal/Site Interativo


Quimica News

Este site foi desenvolvido com o intuito de cumprir a proposta lançada pelo professor Christian Ricardo do Instituto Federal da Bahia (Campus Ilhéus), na disciplina de Química como uma das atividades da quarta unidade.
A ideia central do trabalho é construir um material didático e informativo, sobre como diminuir os impactos ao meio ambiente descartando de maneira correta Pilhas e Baterias, identificando assim o que foi assimilado pelos alunos, as dificuldades, habilidades, criatividade e etc. Com isso alertando a todos sobre a necessidade de cuidar melhor dos descartáveis eletrônicos, desenvolvendo assim atividade social.
Dentre muitas coisas, iremos trazer noticias referentes ao assunto , vídeos, entrevistas, jogos interativos, curiosidades e etc. Nossa intenção ao construir este site é trazer informações relevantes sobre os temas propostos, e fins didáticos.
Acesse e veja muito mais em: http://quimicanews.t15.org/

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

LIGAÇÕES QUÍMICAS: Uma Abordagem Centrada no Cotidiano


Os conceitos referentes às ligações químicas são muito importantes dentro do estudo de química. Podemos, inclusive, afirmar que a compreensão dos diferentes modelos de ligação química é fundamental para a aprendizagem de outros conteúdos químicos.

A compreensão deste assunto é dificultada pela maneira como, geralmente, é trabalhado este conteúdo. As diferentes ligações são apresentadas, não como modelos que servem para explicar o comportamento das substâncias, e sim como um conteúdo isolado.

domingo, 8 de dezembro de 2013

BRINCANDO APRENDE-SE QUÍMICA


por: Inês Cristina Biazon Nardin 

O presente artigo tem como objetivo o uso de jogos como dominó, trilha, bingo, etc., como uma estratégia de ensino para a aquisição de conceitos químicos. Apresenta uma metodologia diferenciada para trabalhar os conteúdos de química, sendo os jogos uma das ferramentas que se pode lançar mão, facilitando a proximidade do aluno com o conteúdo. Enfoca a prática de jogos didáticos ou atividades lúdicas dentro da sala de aula. Durante seu uso ocorrerá a avaliação da aprendizagem, acreditando-se assim que tanto o aluno como o professor acabará por atingir seus objetivos de forma dinâmica, evitando que a aula seja exaustiva e monótona. 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A Nova Química - Biotecnologia revoluciona química fina


Desde a Revolução Industrial, o desenvolvimento da sociedade humana vem se apoiando em um grande e crescente consumo energético. A princípio, a queima do carvão proporcionou a energia necessária para sustentar os processos industriais. A partir da segunda metade do século XIX, no entanto, com o descobrimento das jazidas de hidrocarbonetos fósseis, o petróleo afirmou-se como uma fonte mais eficiente e passou a ser preferencialmente utilizado em todo o mundo, originando um ramo específico da indústria que se convencionou chamar de petroquímica. Daí em diante, um reduzido leque de matérias-primas básicas oriundas do processamento de petróleo e gás passou a ser utilizado para, através de processos como polimerização, oxidação, condensação, cloração, nitração, aminação, redução etc., fornecer insumos para praticamente todos os segmentos em que se dividia a indústria química, desde o de medicamentos até o de agroquímicos, passando pelo setor de produtos para uso industrial.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VIDEO - Divirta-se com a Química: aprenda polaridade brincando

Leite, anilina e detergente. Com apenas esses três itens você se aventura no universo das experiências e pode aprender mais sobre polaridade. Quer saber como? Com o experimento “As cores se movem”.
Para aqueles que acham a Química um bicho de sete cabeças, essa brincadeira divertida mostra que é possível, sim, aprender a disciplina brincando.
Com a polaridade é possível distinguir a diferença de cargas de uma molécula – se é positiva ou negativa -  e como elas podem interagir. O detergente utilizado na experiência, por exemplo, é polar e apolar. Portanto, seu lado apolar se mistura com o lado apolar do leite e seu lado polar se mistura com o lato polar da anilina.
A professora Jucinéia Rocha Santos, da E.E. Professor Leopoldo Santana, localizada na zona sul capital paulista, ensina como fazer a experiência. Assista ao vídeo e divirta-se com essa brincadeira. E não perca os próximos experimentos, aqui no Portal da Secretaria da Educação.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Os metais e o cabelo

Uma característica importante no cabelo humano é a sua habilidade de absorver e acumular metais do ambiente. Essa capacidade, juntamente com as análises químicas de metais em sangue e urina, permite refinar a extensão em que o ser humano é exposto a diferentes níveis de poluição.  A Tabela 1 mostra as concentrações de metais encontradas nos seres humanos, no entanto esses valores são alterados pela idade e a região habitacional. Por causa dessa característica a análise de tecido capilar permite verificar o equilíbrio mineral, que são alterados de acordo com o ambiente exposto.

Tabela 1 - Concentrações naturais (micro g g-1) encontrados em algumas partes do corpo humano 
MetalRinsFigadoSangueCabelo
Li0,010,010,800,20
Al5,005,001,0015,0
Ti0,500,505,002,0
V0,20,10,050,05
Cr0,10,10,10,8
Mn1,005,000,41,5
Fe320600109040
Co0,1000,1000,1000,350
Ni0,500,10,30012,0
Cu14,020100020
Zn150250900180
As0,010,031,000,10
Se0,502,00902,00
Rb5,005,001600,05
Sr0,050,055,000,10
Mo0,301,000,5,00,10
Cd15,00,800,1,00,20
Sb0,050,500,300,20
Cs0,010,100,700,50
Hg0,100,101,000,40
Pb3,005,003,001,00
Fonte: Fifield e Haines (1995)

 O homem vem sendo exposto a nível elevados de metais potencialmente tóxicos (conhecidos como metais pesados) há milhares de ano. O chumbo é utilizado há pelo menos 5000 anos. Ele foi usado nos materiais de construção, pigmentos para cerâmica de revestimento e tubos para transporte água. Na Roma antiga, acetato de chumbo foi usado para adoçar o vinho velho, e alguns Romanos, poderia ter consumido, tanto quanto um grama de levar um dia. O mercúrio foi supostamente usado pelos romanos como uma pomada para aliviar a dentição dos recém-nascidos, e mais tarde (a partir dos anos 1300 ao final de 1800) foi empregado como um remédio para sífilis. O pintor Claude Monet usou pigmento de cádmio exaustivamente em meados dos anos 1800, felizmente a escassez do metal limitou o seu por outro artistas.
         Embora os efeitos adversos para a saúde de metais potencialmente tóxicos sejam bastante conhecidos há um longo período de tempo, a exposição continua aumentando em diversos locais da Terra. Por exemplo, o mercúrio é ainda utilizado na mineração de ouro em muitos partes da América Latina. O arsênico é ainda comum em conservantes de madeira, e o chumbo tetraetílico continua a ser um aditivo para gasolina comum, mesmo esteja sendo reduzido nos paises desenvolvidos mais naquele emergentes ainda é possível encontrar este poluente.
       Essa exposição é revelado a cada centimentro de cabelo que cresce; ou seja, os valores de metais encontrados num ser humano indicam o nível de exposição em um ambiente.  A presença de arsênio no cabelo foi encontrada em diferentes segmentos do fio de cabelo de Napoleão Bonaparte. Suspeita-se que Napoleão Bonaparte foi exposto ao arsênio por vários anos. A mesma idéia foi usada para comprovar a contaminação por mercúrio em uma população do Iraque, onde o trigo utilizado para o pão era tratado com fungicida à base de compostos mercuriais. 

Referências
Carneiro, M. T. W. D, Silveira, C. L. P. da, Miekely, N., Fortes, L. M. de C. Intervalos de referência para elementos menores e traço em cabelo humano para a população da cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Química Nova, 2002, 25(1): 37-45
Fifield, F. W., Haines, P. J. Environmental Analytical Chemistry. London: Chapman & Hall, 1995.
Järup, L. Hazards of heavy metal contamination. Bristh Medical Bulletin, 2003, 68:167-182.
Pozebon, D., Dressler, V. L., Curtius, A. J. Análise de cabelo: uma revisão dos procedimentos para a determinação de elementos traço e aplicações. Química Nova, 1999, 22(6): 838-846.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Planejamento de fármacos, biotecnologia e química medicinal: aplicações em doenças infecciosas


por: Rafael V. C. Guido; Adriano D. Andricopulo; Glaucius Oliva

Estratégias modernas de planejamento de fármacos se fundamentam no conhecimento da fisiopatologia das doenças, no estudo de vias bioquímicas e na seleção de alvos moleculares. As ferramentas biotecnológicas modernas têm fornecido informações valiosas para a descoberta e o desenvolvimento de novos fármacos. A química medicinal possui papel central em vários processos que visam à identificação de substâncias bioativas e ao desenvolvimento de compostos-líderes com propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas otimizadas. O presente artigo apresenta uma abordagem de alguns aspectos fundamentais da biotecnologia e da química medicinal como ferramentas úteis para o planejamento de candidatos a novos fármacos para a terapia de doenças infecciosas.

Palavras-chave: Planejamento de fármacos, Química medicinal, Doenças infecciosas, Modelagem molecular, Enzimas, inibidores.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os elementos importantes para a saúde... será mesmo?!! Vamos ver...

      Somente um número relativamente pequeno de elementos são essenciais à saúde. 
      Os elementos importantes do corpo humano estão apresentados na Tabela 1, dentre os quais seis são considerados macrominerais: cálcio, fósforo, sódio, cloro, potássio e magnésio. Estes seis elementos são fundamentais para a vida da maioria dos seres vivos. Eles fazem parte de quase todas as substâncias quimicas que garantam a vida dos seres vivos. No caso humano é necessário o consumir valores acima de 100 mg por  dia para ter uma alimentação saudável.
Tabela 1 - Elementos importantes para o corpo humano
ElementoSímbolo% de átomos% de massa
HidrogênioH6,39,5
OxigênioO25,565,0
CarbonoC9,518,5
NitrogênioN1,43,3
CálcioCa0,311,5
FósforoP0,221,0
PotássioK0,060,35
EnxofreS0,050,25
CloroCl0,030,20
SódioNa0,030,15
Microminerais0,010,25

     Dos seis minerais, o cálcio é o elemento que está presente em maior quantidade no corpo humano (1,0 a 1,5 kg). Ele se encontra concentrado em ossos e dentes.  A Tabela 2 mostra a função e onde pode ser encontrado os macrominerais.
Tabela 2 - Os macrominerais e suas funções
ElementoFunçãoAlguns alimentos
Necessidade  diária
CálcioEstrutura de ossos e dentes, regula nervos, músculos e coagulação sanguíneaLeite e derivados, vegetais de folhas verdes, frutas cítricas, feijões800 mg
FósforoEstrutura de ossos e dentes, transferência de energiaCarne bovina, aves, peixes, ovos, cerais integrais800 mg
SódioEquilíbrio hídricoCarne bovina, peixes, aves, ovos, leite, alimentos industrializados1 g
CloroEquilíbrio hídrico, digestão de alimentos no estômagoOs mesmos que contém sódio1 g
PotássioBalanço e volume de fluídos orgânicosSucos de tomate, frutas citrícas, bananas1 g
MagnésioAtividade enzimáticaVegetais de folhas verdes350 mg

    Os chamados microminerais incluem ferro, manganês, cobre, iodo, zinco, cobalto, crômio, selênio, fluor, molibdênio, arsênio, níquel, silício, estanho e vanádio. O ferro, por exemplo, é necessário para transporte e uitlização do oxigênio no corpo. O iodo é requerido para a adequada função da glândula tireóide. E o fluor ajuda a construir ossos e dentes fortes.  Os outros microminerais parecem ser necessários para a atividade de enzimas através do corpo.

Referência
Ucko, D. A. Química - Para as ciências da saúde. 2a ed. São Paulo: Manole, 1992

domingo, 1 de dezembro de 2013

Divirta-se com a Revista Clube da Química - Muito Bom!!


INTRODUÇÃO

A idéia da Revista é associar a Química ao cotidiano do aluno usando as palavras cruzadas, o jogo do erro, o domino, a atualidade, etc. Acreditamos que assim a química possa ser inserida no gosto do aluno, já que sem ela o futuro cidadão não terá condições de entender o seu mundo. Espero que você ao resolver as situações inseridas na revista tenha condições de exercer os seus conhecimentos da química.

Veja a revista aqui: