sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Clones tecnológicos (biotecnologicos), a salvação da lavoura do cacau

Viajando para a ensolarada e paradisíaca região do sul da Bahia, com as suas praias maravilhosas e seu povo bastante alegre e receptivo, vamos encontrar a principal área produtora de cacau, que avança pelo continente adentro, com mais de 2 milhões de habitantes distribuídos em mais de 100 municípios, e que possui, sem dúvida, um dos mais belos trechos do litoral do Brasil.
A partir do surgimento da vassoura-de-bruxa, detectada no município de Uruçuca-BA, em maio de 1989, somada às condições adversas, a produção de cacau, decorridos quase dez anos, gera pouco mais de 5% da arrecadação do estado.

Veja texto completo em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio03/3hp_7.pdf

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Muito mesmo...

Muito mesmo... 
...ao ponto de trabalhar aos domingos e chegar na 2ª feira sorridente e feliz da vida!!

BIOMATERIAIS PARA FIXAÇÃO DE PROTEÍNAS

Olha a Biotecnologia em ação aí genteeeee...



Herman S. Mansur - mestre e doutor em físico-química
Rodrigo L. Oréfice - mestre e doutor em engenharia de materiais
Wander L. Vasconcelos - mestre e doutor em engenharia de materiais
Rúbia F. Silva – mestre e doutora em engenharia de materiais
Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Engenharia –
Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
hmansur@demet.ufmg.br
Zélia P. Lobato – mestre em virologia e doutora em biologia molecular
Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Veterinária -
Departamento de Medicina Veterinária Preventiva
Resumo

Realizou-se um estudo para desenvolvimento de um processo de fabricação de vidro poroso de sílica via solgel para fixação de proteínas. Utilizou-se tetrametilortossilicato (TMOS) como precursor em meio de etanólico e um tampão fosfato salino PBS, mantendo o pH=7,40 ± 0,05. O processo de polimerização foi monitorado por meio de análise FTIR, sendo observado um período superior a 10 dias para obtenção de uma polimerização completa à temperatura ambiente. As análises dos substratos de vidros porosos incluíram
medidas de porosidade e área superficial (B.E.T). Em seguida foram realizados testes preliminares para avaliação da eficiência de fixação da proteína albumina nos substratos de vidro poroso.

Palavras Chaves: Biomateriais, Proteínas, Sol-gel.

Artigo completo em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio09/fixacao.pdf

domingo, 16 de fevereiro de 2014

DADOS ORGÂNICOS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

10 Dados Coloridos para Jogos
H. Y. S. Souza¹ e C. K. O Silva¹ 
¹Secretária de Estado da Educação e da Cultura do RN, SEEC RN, Brasil

Nas últimas décadas, os jogos didáticos vêm ganhando espaço nas salas de aula, onde professores utilizam essa ferramenta com a meta de complementar seus recursos educativos e tornar a aula mais dinâmica e interativa, não apenas como uma forma de transmissão de conhecimento, mas também como compartilhamento deste. Portanto, este artigo tem como objetivos propor um jogo didático para o Ensino de Química na temática nomenclatura das funções orgânicas, assim como relatar a experiência de aplicação desse subsídio nas escolas do Ensino Médio em Natal, Rio Grande do Norte. Após a aplicação do jogo durante as aulas, foram observados aspectos como motivação e interesse dos alunos em descobrir a nomenclatura dos compostos formados. Logo, tem-se que essa proposta teve seus objetivos atingidos, concluindo-se que o jogo pode ser uma excelente alternativa auxiliar/complementar no Ensino de Química. 

Fonte: http://www.cefet-rn.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/737/559

sábado, 15 de fevereiro de 2014

BIOTECNOLOGIA E BIOSSEGURANÇA NA PRODUÇÃO DE VACINAS E KITS DIAGNÓSTICO


Empresas voltadas para a produção de imunobiológicos (vacinas, anticorpos monoclonais e imunodiagnóstico) precisam estabelecer uma ampla gama de medidas de biossegurança, capazes de garantir a segurança de seus funcionários, do público (objetivo final) e do próprio produto nas suas várias etapas. 
Os laboratórios de pesquisa devem estar habilitados ao manuseio de patógenos. Podemos destacar os cuidados com o armazenamento/conservação, bem como as condições de crescimento/cultura, cuidados com o manuseio e o descarte do patógeno em questão. 
O desenvolvimento de vacinas e testes de imunodiagnóstico inicia em escala laboratorial, onde o objetivo é a demonstração da eficácia do processo em desenvolvimento – para vacinas: a capacidade de impedir o desenvolvimento do patógeno e, para testes de diagnóstico – a capacidade de detectar o patógeno com a maior sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade possível.

Veja artigo completo em: http://www.rcvt.org.br/suplemento11/119-122.pdf

Pra quem gosta... auhauahuahauhaua... muito boa!!

Química15

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O USO DO JOGO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UM DIRECIONAMENTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL


AUTORES: SANTOS, L.R. (IFPA) ; BARBOSA, W.R (IFPA) ; JUNIOR, J.A.S (IFPA) ; JUNIOR, J.R.S (IFPA) ; FARIAS, M. S (IFPA)

RESUMO: É importante aos acadêmicos que pretendem desenvolver uma metodologia de ensino em suas aulas com temas voltados para a educação ambiental proporcionarem o resgate ao prazer de aprender. O trabalho trata-se de um “aplicativo” ou necessariamente um jogo pedagógico que estimula o aprendizado e o conhecimento do aluno na área voltada ao meio ambiente. O objetivo dessa idéia é demonstrar a importância da temática ambiental nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse jogo vem com intuito promover uma educação ambiental de forma prazerosa e significativa, que promova mudanças na sociedade. Além de se tratar de uma metodologia educativa esse jogo também proporciona aos alunos, o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras habilidades importantes para o ato de aprender.

PALAVRAS CHAVES: metodologia de ensino, jogo pedagógico, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: O homem durante muitos anos vem utilizando os recursos naturais oferecidos pela 
natureza de forma excessiva e desgastante, para que isso não ocorra é preciso intervir nos centros educacionais e junto à sociedade no sentido de mudar o comportamento destrutivo criando uma mentalidade de conservação e preservação do meio ambiente. Deste modo procurou-se desenvolver através do lúdico nas escolas, uma alternativa para resgatar nos alunos o sentimento de preservação. A utilização do 
lúdico em sala de aula auxilia a aprendizagem, facilitando na aquisição do conceito e incentiva a participação dos alunos (SOARES & CAVALHEIRO, 2006). Convém mencionar o uso gradual de jogos pedagógicos voltados para educação ambiental no espaço educativo, a fim de explorar as atitudes cooperativas dos alunos, e suas habilidades em esclarecer problemas de competência ambiental. Segundo a política nacional de meio ambiente a educação ambiental deve estar presente nos níveis e modalidades do processo educativo (BRASIL, 1999). Desta maneira os jogos e brincadeiras relacionados à preservação ambiental aparecem complementando o ato educacional nas escolas de forma a proporcionar uma enorme interação entre alunos e docentes. O objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo como um processo auxiliador no ensino aprendizagem da disciplina de química com um direcionamento para a educação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta prática foi aplicada pelos discentes do curso de química do O Instituto Federal 
de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, na aula de química metodologia e prática, ministrada no primeiro semestre de 2011. Inicialmente foram realizadas aulas expositivas a cerca dos problemas ambientais e como as emissões de gases poluentes tem contribuído para agravar esses problemas. Em seguida foi aplicado como metodologia de ensino a atividade lúdica relacionando com o tema abordado. Na metodologia foi utilizado um jogo de tabuleiro confeccionado com materiais de custo acessíveis como: cartolina papéis cartões de variadas cores, papel comum, cola, canetinhas, tesoura e régua. O jogo foi baseado em assuntos como: meio ambiente e alternativas sustentáveis que fossem não poluidoras ou menos agressivas ao meio ambiente, sendo que o mesmo consiste em perguntas a cerca desses temas com alternativas de múltipla escolha (a, b e c) Os jogadores são representados por cones coloridos, sendo que o dado e as perguntas são elementos que influenciam no número de casas a ser percorridas. Vence o jogo aquele que chegar primeiro ao ponto de chegada do tabuleiro. O envolvimento dos alunos foi acompanhado durante toda a atividade, a qual foi finalizada por meio de discussões a cerca dos benefícios que a utilização do jogo proporcionou.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apresentados nesta prática mostraram que os jogos e brincadeiras ambientais possibilitam o exercício de habilidades e desenvolvem a cooperação mútua entre os alunos. Durante a aplicação do jogo, os alunos mostraram-se bastante atentos a atividade, observando-se uma maior participação e interesse de todos. Esta metodologia propiciou uma grande interação dos alunos e discussões a cerca dos temas abordados na atividade lúdica. Os resultados mostraram que o jogo serviu de estimulo para os estudantes contribuindo para o ensino e aprendizagem e também para a criação de sentimentos preservacionistas em relação ao meio ambiente.

CONCLUSÕES: O ensino voltado ao meio ambiente de uma forma geral desenvolve a responsabilidade social e propicia a formação de agentes multiplicadores. Pôde se observar que a utilização do lúdico como ferramenta de educação ambiental motivou os estudantes na relação homem/meio-ambiente, ou seja, resgataram-se valores sociais para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS: A Deus e aos professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA pelo apoio e total cumplicidade no decorrer do trabalho. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BRASIL. 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente/ MEC. 
.SOARES, M. H. F. B. & CAVALHEIRO, E. T. G. 2006. “O Ludo Como Um Jogo Para Discutir Conceitos em Termoquímica”. Química Nova na Escola. 23: 27-31.

FONTE: http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-550-11023.htm

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Biotecnologia a serviço da Saúde Pública

Fotos: Agência Saúde

Instituto Butantan é internacionalmente conhecido pelas suas cobras e pelos soros antipeçonhentos. Nos últimos anos o instituto transformou-se no maior produtor nacional de vacinas, que se tornou publicamente visível, quando vacinas tríplices importadas foram recusadas pelo INCQS por ter nível de toxicidade acima do permitido. Só as vacinas do Butantan foram aprovadas. A produção de vacina tríplice foi inspecionada em 1997 e aprovada pela Organização Mundial de Saúde.

FONTE: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio03/3hp_4.pdf

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ÊNFASE À INSERSÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Periodic-Table-Building-Blocks-01
Valeria Carpes Sauer, Denis da Silva Garcia
Resumo

O PRESENTE TEXTO TRATA-SE SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REFERENTE A APLICAÇÃO DEJOGOS LÚDICOS/EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA. FORAM DESENVOLVIDAS TRÊS ATIVIDADES “JOGANDOCOM CAIXINHAS DE FÓSFORO”, “DOMINÓ DE QUÍMICA” E “JOGO DO L INVERTIDO”. A ATIVIDADE LÚDICA É UMA METODOLOGIA ATRAENTE E PRAZEROSA PARA ENSINAR OS CONCEITOS DE QUÍMICA, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO, TORNAR AS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRAENTES, MELHORANDO ASSIM O RENDIMENTO ESCOLAR, A POSTURA CRÍTICA VISANDO O DESENVOLVIMENTO PESSOAL. DESTA FORMA,SIGNIFICANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS, RESGATANDO NO ESTUDANTE O ENTUSIASMO PELAAPRENDIZAGEM, APROXIMANDO O MÁXIMO POSSÍVEL DO COTIDIANO.

Texto completo aqui: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2676/2253

Tabela Periódica dos Elementos - em figuras