domingo, 29 de junho de 2014

5 erros que você está cometendo antes das 10 da manhã (nem sempre acontece exatamente assim, mas é uma generalização muito boa...)

Pessoa acordando com despertador

Getty Images
                         Sono: acorde quando o seu despertador tocar e não 10 ou 20 minutos depois. 

O seu dia pode começar ainda melhor com algumas pequenas mudanças:
Erro n° 1: Você acorda e já começa a correria
Ryan McVay / Getty Images
Homem se espreguiçando na janela











Você pula da cama pronto para encarar o dia que começa.
O problema é que talvez você esteja exigindo demais dos músculos da coluna, que muitas vezes estão enrijecidos pelas longas horas de descanso na mesma posição, diz Robert Oexman, especialista em sono e quiropraxia e diretor do Sleep to Live Institute.
Se você se mexer rápido demais, seus músculos podem sofrer espasmos, e você corre o risco de sentir dor lombar ou até deslocar ou romper um disco.
Outro motivo para se levantar devagar: quando ficamos em pé depois de passarmos horas deitados, o sangue corre para as pernas e isso pode causar uma sensação de tontura e podemos cair.
Esse efeito, chamado de hipotensão ortostática, é comum especialmente nas mulheres, diz Alan Hilibrand, MD, cirurgião e porta-voz da American Academy of Orthopaedic Surgeons.
Tente isso: antes de pular no chuveiro, Oexman recomenda abraçar os joelhos, encostando no peito (um de cada vez, depois os dois juntos).
Isso ajudará não só a aquecer os músculos, mas também começará a bombear o sangue pelo corpo para que você se sinta mais equilibrado quando levantar.

Erro n° 2: Você deixa a cortina fechada enquanto se arruma para o trabalho
As cortinas tipo blackout transformam o seu quarto em uma caverna escura e aconchegante que podem lhe ajudar a pegar no sono. Mas o benefício delas acaba quando chega a hora de levantar.
Para começar o seu dia com bom humor e acertar o seu relógio interno (para conseguir desacelerar à noite), você precisa de luz solar.
Os raios matinais também podem ajudar a regular o seu peso, segundo pesquisas feitas na Northwestern University Feinberg School of Medicine.
Tente isso: quanto mais luz, melhor. Então abra totalmente as cortinas assim que levantar da cama (ou assim que colocar um roupão).

Erro n° 3: Você espera até a tarde para ter um momento só seu
Getty Images / Scott Olson
Moça toma café










A maioria das pessoas trabalha duro e depois tira um tempinho para si mesmos no almoço — ou, o que é mais provável, lá pelas 3 da tarde, quando nossa energia vai acabando. 
Mas uma pesquisa recente da University of Minnesota mostrou que quando os funcionários começam o dia com o pensamento positivo, o humor ficava ainda melhor devido a momentos agradáveis do que se começassem de maneira desanimada e mal humorada.
Os pesquisadores descobriram que eles também não eram tão afetados por interações negativas com colegas de trabalho.
Tente isso: pare e tome um café bem gostoso a caminho do escritório, ou ligue para a sua irmã ou faça algumas poses de saudação ao sol, se você gosta desse tipo de coisa — vale qualquer coisa para animar o seu dia antes que comece a correria.

Erro n° 4: Você coloca o despertador para 6:47
Você já aprendeu a matemática da função soneca: apertar aquele botão é igual a 9 ou 10 minutos a mais de sono, além de mais 3 minutos para se desvencilhar dos lençóis e levantar da cama.
Mas dormir um pouco mais e ficar dormindo e acordando bagunça o horário do seu organismo e vai ficar mais difícil dormir à noite.
É por isso que os especialistas em sono amaldiçoam a invenção dessa função disponível na maioria dos despertadores e imploram que você não a use.
Tente isso: acorde quando o seu despertador tocar e não 10–20 minutos depois.

Erro n° 5: A primeira coisa que você faz quando acorda é malhar
Getty Images
Pessoas correndo











Você sabe que deveria tomar café até 30 minutos depois de levantar para dar um acelerada no metabolismo, mas isso não funciona muito bem quando você está correndo para fazer uma aula de spinning bem cedo pela manhã. 
Pular essa refeição é um problema também. 
Você esteve em jejum a noite inteira e precisa de carboidratos para repor as reservas de energia — principalmente se você vai queimar o que restou na academia.
Tente isso: tudo bem, não precisa comer um café da manhã supercompleto.
Um pouco de cereal ou metade de uma banana quando estiver de saída já basta (e um copo de água, é claro, já que só deve ter ingerido algum líquido sete horas atrás).

FONTE:http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/06/saude-5-erros-que-voce-esta-cometendo-antes-das-10-da-manha.shtml

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Por que sal no gelo esfria as bebidas mais rápido?

http://www.magazineluiza.com.br/portaldalu
Porque, em contato com a água, o sal tende a se dissolver – mesmo se a água estiver em sua forma sólida. E essa dissolução é um processo endotérmico, ou seja, exige uma quantidade de energia para se concretizar. Em contato direto com o gelo, o sal não tem outra opção: puxa calor das pedras, que ficam ainda mais frias.
A temperatura da mistura pode chegar a -18 0C. E, em 5 minutos, seu isopor será capaz de fazer por sua latinha de cerveja o que o freezer faria em 15 minutos.
Essa mistura é chamada de frigorífica: quando o resultado final tem uma temperatura menor do que os seus componentes tinham isoladamente. A experiência também funciona com açúcar ou qualquer substância que seja solúvel em água. Se você tem pressa, triture as pedras. “Quanto maior for a superfície de contato do gelo, mais rápido é o resfriamento”, explica Valdir Bindilatti, professor da USP.
FONTE: http://super.abril.com.br/ciencia/sal-gelo-esfria-cerveja-mais-rapido-447702.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

terça-feira, 24 de junho de 2014

Qual é a diferença entre água sanitária e alvejante?

Achei interessante essa abordagem feita no site http://www.enfimcasada.com.br/, e decidi postar (copiando o texto base) para divulgação para quem não conhece o assunto e para quem tem noção, incitar a curiosidade de aprender mais... 

Fonte da imagem: www.ilafox.com

Sobre os alvejantes

Existem 2 tipos de alvejantes: à base de cloro e à base de água oxigenada.
1- O alvejante à base de água oxigenada conserva melhor as peças de roupas pois é menos agressivo com elas e pode ser usado em roupas coloridas também. Eles são os únicos que podem ser misturados com sabão em pó.
Água Oxigenada
 Alguns deles:
ec3
ec
2- O alvejante à base de cloro (que é a mesma coisa que água sanitária) é mais agressivo e nunca pode ser utilizado em tecidos coloridos pois ele pode manchar as peças de roupas e daí já era, você perde esta roupa pra sempre.
Cloro no alvejante (água sanitária) = hipoclorito de sódio (NaClO)
Alguns deles:
ec4

Na prática

Se você ver este símbolo abaixo na etiqueta de determinada roupa, nunca use alvejante na hora de lavá-la. Prestem muita atenção a isso pessoal!!!
ec


Quando não usar alvejante

Não é indicado usar alvejante em recipientes ou objetos metálicos, porque o metal reage com os ingredientes do alvejante, danificando o recipiente e liberando resíduos de metais na água. Isso pode comprometer o resultado do produto na peça. Além disso não se recomenda na mesma solução de lavagem, a combinação de água sanitária (alvejante à base de cloro) com detergentes que contenham enzimas.

Ou seja, fiquem atenta(o)s para saber exatamente qual produto usar dependendo da necessidade meninas… basta um deslize com água sanitária e vocês podem perder aquela peça de roupa que mais amam para sempre 

FONTEs:
http://www.enfimcasada.com.br/2013/09/qual-e-a-diferenca-entre-agua-sanitaria-e-alvejante/
http://mkt-channel.blogspot.com.br/2010_04_18_archive.html
http://www.vhaleciex.com.br/produtos.html

domingo, 22 de junho de 2014

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BLOGS NO ENSINO SUPERIOR.

figura de conexaoquimicatmr.blogspot.com
RESUMO

Este trabalho faz parte de uma pesquisa que busca identificar as contribuições da utilização Internet (blog) com uma estratégia facilitadora do processo de ensino aprendizagem na formação inicial de professores de Química e na educação básica, desenvolvida na disciplina Ferramentas Computacionais para o Ensino de Química, no segundo semestre de 2011. O objetivo desta etapa foi partindo da ação didática dos graduandos na construção dos blogs, descobrir atitudes e metodologias que melhorem a eficácia do aprendizado Química para a educação básica. Dos resultados do estudo, comprovados através das atividades desenvolvidas pelos graduandos, demonstram que a utilização do Blog como instrumento pedagógico motivador e significativo para disseminação de material didático e estratégias para ensinar/aprender Química. 

FONTE:http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/viii-evequim-anais-e-resumos.pdf

sexta-feira, 20 de junho de 2014

ANÁLISE DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO VOLTADA PARA AS QUESTÕES SÓCIO-AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO E PROFESSORES DE QUÍMICA

Profa. Dra. Marlene Rios Melo/DQI/UFS
E-mail: marlenemelo@terra.com

A importância das questões sócio-ambientais vem crescendo rapidamente, sobretudo na elaboração de currículos de ciências, com conseqüências para a formação de professores. No entanto, atuar nessa perspectiva vai além da disponibilidade de materiais didáticos comprometidos com essa proposta, faz-se necessário formar professores capazes de utilizá-los, dotados de visão multidisciplinar do corpo teórico específico de sua área de atuação e com condições de adotarem um modelo de ensino diferente do vivenciado por eles durante toda a sua vida escolar.

Veja mais: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/viii-evequim-anais-e-resumos.pdf

terça-feira, 17 de junho de 2014

ENSINO EXPERIMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

http://sonytauane6.blogspot.com.br/
Lenir Basso Zanon
(bzanon@unijui.edu.br; Unijuí, Ijuí, RS)

Resumo: Partindo de uma contextualização histórica e de uma problematização do papel das atividades experimentais no ensino de ciências/química, este texto ressalta a idéia de que introduzir atividades práticas nas salas de aula não assegura a aprendizagem significativa dos conteúdos/conceitos nem a superação do modelo de ensino tradicional: linear e fragmentado. Sem mudar o modelo de organização do ensino, o mesmo modelo reprodutivista, unidiretivo e mecânico de aprendizagem é mantido, carente de processos de significação conceitual, ainda que as aulas de química/ciências contemplem atividades práticas. Discute a complexidade das interrelações entre conhecimentos diversificados em aulas de química/ciências organizadas com base na contextualização dos conteúdos/conceitos. Contribuições para uma aprendizagem significativa, duradoura e socialmente relevante levam em conta entendimentos sobre a problemática referente a complexidade das teorias, das práticas, das relações de teorias entre si, das situações reais entre si e entre teorias e teorias e situações reais, em processos de ensino que possibilitem
aprendizados relevantes ao desenvolvimento dos estudantes.

Veja artigo completo em: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/viii-evequim-anais-e-resumos.pdf

sábado, 14 de junho de 2014

Não sei se choro ou se dou gargalhadas, mas amo minha escolha!!

Para descontrair...

Agora vamos imaginar que você já escolheu o que quer ser, aqui segue uma lista com o seguinte propósito “Você deve ser um químico quando…”

  • Você nomeia o seu primeiro filho com o nome de um dos Lantanídeos e se sente compelido a ter todo o conjunto;
  • Você sabe que Anal. Chem. não é o nome de um filme pornô;
  • Você acha que ar puro cheira mal;
  • Se você lava as mãos ANTES de ir ao banheiro;
  • Se você brincou com explosivos quando criança e ainda tem todos os dedos;
  • Você se questiona sobre do que é feito o lubrificante das camisinhas;
  • Se você destila seu próprio álcool (pra mim não tem funcionalidade mais!);
  • Você ouve mais uma explosão e isto não te incomoda.

Preciso admitir, como químico, várias dessas tem fundamento, mas realmente é interessante.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Enem na Copa: fique em forma estudando só 1 hora ao dia!!!

Preparação começa na próxima sexta-feira e vai até 11 de julho. Quem participar vai resolver o equivalente a duas provas completas do Enem

Maratona Enem: quatro semanas, 16 simulados, 384 questões e apenas 1 hora de estudos por dia
(Wilson Dias/Agência Brasil)
A realização da Copa do Mundo vai coincidir com as férias de muitas escolas brasileiras e, por isso, é muito provável que pouca gente pense em estudar nas próximas quatro semanas. Quem vai fazer o Enem em novembro, porém, pode manter-se em forma durante o período de recesso estudando apenas uma hora por dia. A parceria entre VEJA.com e a startup AppProva vai oferecer simulados breves nesse período: os testes vão apresentar semanalmente questões das quatro áreas da prova na medida certa para quem quer acompanhar os jogos, curtir as férias e manter-se afiado para o Enem.
A Maratona Enem começa na próxima sexta-feira e segue até o dia 11 de julho, às vésperas da partida final da Copa. No início de cada período (confira o calendário na tabela acima), serão colocados no ar quatro pequenos simulados: cada um deles apresentará seis questões para cada uma das grandes áreas cobradas no Enem (ciências humanas, ciências da naturereza, matemática e linguagens), totalizando 64 testes. Ao fim das quatros semanas de preparação, serão 384 questões resolvidas.
Para participar, os interessados devem preencher um cadastro na ferramenta do AppProva em VEJA.com, utilizando o campo "Perfil". No final de cada semana, o sistema divulgará a correção dos testes e exibirá gráficos comparativos para que o estudante saiba como está sua pontuação em relação aos demais participantes da Maratona.
FONTE: http://veja.abril.com.br/appprova/

domingo, 8 de junho de 2014

Educação (VÍDEO): os adultos e principalmente os PAIS são modelos para as crianças...


“As crianças veem. As crianças fazem.”
É essa a mensagem que está por trás do vídeo criado pela National Association for Prevention of Child Abuse and Neglect(Associação Nacional para a Prevenção do Abuso e Negligência de Crianças) para alertar os pais sobre a criação de seus filhos. Durante 60 segundos são mostradas crianças imitando comportamentos negligentes de seus próprios genitores, como fumar, brigar no trânsito... Apesar do teor chocante das imagens, elas deixam um lembrete para que os pais sejam mais conscientes de suas ações.

FONTE: http://www.brasilpost.com.br/2014/02/28/video-criacao-filhos_n_4873143.html

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Química da vida no tubo de ensaio

Seria esse o berço da vida na Terra, uma fonte hidrotermal no fundo do oceano?
Ao simular as condições dos oceanos da Terra primitiva, um grupo de cientistas liderado por Markus Ralser, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, testemunhou o surgimento espontâneo de reações químicas complexas que até então eram consideradas província exclusiva do metabolismo de seres vivos. A descoberta recém-publicada coloca a ciência um pouco mais perto de decifrar um dos maiores enigmas com que já deparou: a origem da vida.

Veja matéria completa em:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/04/29/quimica-da-vida-no-tubo-de-ensaio/

terça-feira, 3 de junho de 2014

6 maneiras que pessoas inteligentes sabotam suas carreiras


Nem mesmo aquelas pessoas consideradas inteligentes estão acima de cometer erros em sua vida profissional. De uma forma diferente, elas pecam, muitas vezes, por superestimar seus pontos fortes, e acabam sabotando as próprias oportunidades.
Uma reportagem do Business Insider mostrou as formas mais comuns que esse grupo de profissionais mina as chances profissionais sem perceber:
1. Elas gastam muito mais tempo pensando do que fazendo “Pesquisas e planejamento são necessários com moderação, mas podem passar uma ilusão perigosa de progresso”, disse um empresário do Vale do Silício, Chris Yeh. Segundo Chris, a maioria das pessoas inteligentes é também perfeccionista e pode ser pega neste tipo de procrastinação aparentemente produtiva. “Ela vê defeitos em detalhes em vez de acertá-los na prática.”
2. Elas seguem a tendência (e não sua paixão) Andrew Yang, um dos diretores do Ventury For America, instituição de ensino de empreendedorismo, tem percebido entre os jovens que há uma tendência de seguir as indústrias do momento, como a de tecnologia, em vez de seguir suas paixões. Isso porque eles são mais lógicos que emocionais - e esquecem que a satisfação é uma emoção necessária na vida profissional.
3. Elas param de tentar As pessoas que cresceram profissionalmente por sua capacidade de pensar, muitas vezes, se tornam preguiçosas. “Elas não conseguem exercitar seus talentos naturais e, eventualmente, ficam para trás dos outros que, embora pareçam menos talentosos, eles persistiram até alcançar a perfeição”, disse o empresário Lee Semels ao site.
4. Elas subestimam habilidades sociais Algumas pessoas inteligentes não percebem que o intelecto é apenas um elemento para alcançar o sucesso e que o bom networking é um pré-requisito no mundo corporativo. “Elas nunca tentam melhorar suas habilidades sociais ou aprendem a se auto-promover e até denigrem pessoas que se destacam nessa área.”
5. Elas sempre têm a razão Ego e inteligência é uma combinação traiçoeira. Por se acharem mais inteligentes que a média, acreditam que estão sempre com a razão e acabam parecendo arrogantes. 
6. Elas equiparam educação com inteligência Segundo a socióloga Liz Pullen, o diploma universitário influencia no julgamento do quanto uma pessoa é inteligente, inclusive entre as pessoas que estudaram em instituições renomadas. “Mas há inúmeros casos de pessoas que não se formaram academicamente, mas são mais qualificados por sua experiência no mundo real.”
FONTE: https://br.financas.yahoo.com/noticias/6-maneiras-pessoas-inteligentes-sabotam-carreiras-130500216--finance.html