segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ford e Heinz se unem para produzir plástico a partir do tomate

8D3B328864B34F44D7D56C5D28E745.jpg

Qual a relação entre catchup, carros, e sustentabilidade? Uma improvável parceria entre a montadora Ford e a alimentícia Heinz, nos Estados Unidos, pode ser a resposta.
As duas empresas vão realizar pesquisas para o desenvolvimento de materiais sustentáveis, à base de fibras de tomate, para a produção de peças de automóveis. A Heinz usa mais de dois milhões de toneladas de tomate por ano. Já a Ford, procura cumprir metas de sustentabilidade para diminuir sua pegada ecológica.
A ideia é encontrar uma forma de reutilizar a casca, caule e sementes do tomate para criar um bio-plástico, e assim produzir peças como braçadeiras de fios e portas-objeto do console.
O plástico criado a partir de plantas não é novidade, ainda mais no Brasil. 
http://www.engenhariaeconstrucao.com/2012_06_01_archive.html
Empresas como a TetraPak já usam uma bio-massa para fazer plástico (polietileno, ver figura acima) a partir de milho e cana-de-açúcar. Essa parceria entre a Ford e a Heinz tem uma vantagem, que é evitar o desperdício das partes do tomate que não vão para o catchup.
FONTE: http://blogs.estadao.com.br/eldorado-socioambiental/ford-e-heinz-se-unem-para-produzir-plastico-a-partir-do-tomate/

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

IMPORTANTE: Como dividir e calcular tempo de estudo

Para ter uma rotina de estudos eficiente e evitar maus resultados em exames por falta de preparo, é importante criar um cronograma de estudo. Seja você vestibulando ou não, é imprescindível organizar seus afazeres.
Existem algumas medidas que podem facilitar o momento de estudo em casa. Veja abaixo pequenas atitudes que podem melhorar o seu rendimento como estudante e otimizar o seu tempo de estudo.


Organização

organizacao do tempo
Organizar-se é a coisa mais importante. Você precisa estar ciente do tempo que tem disponível para estudar. Faça listas, calendários, cronogramas e principalmente: tenha uma agenda. Mantenha sua agenda organizada, e atualize-se através dela. Anote tudo: provas, trabalhos, festas com amigos, viagens, etc. Qualquer coisa que ocupe o seu tempo deve estar nela.


Autoconhecimento

Algo bastante comum é o aluno não conhecer as próprias habilidades. É preciso saber em quais matérias você tem um melhor desempenho, em quais assuntos tem mais facilidade ou mais dificuldade. Desta forma, fica mais fácil organizar o seu cronograma.


Elaborando o cronograma

Faça uma tabela de 6 dias por semana. Dentro destes 6 dias, que podem ir de domingo a sexta ou de segunda a sábado, separe o período do dia mais propício para o seu estudo: manhã tarde ou noite. O período de estudo deve variar entre 2 e 4 horas diárias, a depender de sua disponibilidade. Reserve intervalos de 15 minutos de descanso a cada hora estudada. Este tempo também deve ser calculado, portanto observe sua rotina.
Elabore seu plano de estudos levando em consideração:
  1. Tempo disponível;
  2. Matérias com maior e menor dificuldade.
Após listar isso, organize o calendário de estudos intercalando matérias de áreas diferentes. Estude até 3 matérias por dia, sendo 1 exata, 1 humana e 1 biológica. Intercale os assuntos mais diferentes possíveis, para não cansar sua mente e promover melhor assimilação dos conteúdos.


Tempo

Dedique mais tempo aos assuntos nos quais você tem maior dificuldade. Divida o seu cronograma por disciplinas, e semanalmente relacione os assuntos a serem estudados em cada uma delas. O tempo a ser dedicado a cada tema varia de acordo com sua afinidade com o assunto, não devendo ser menor que uma hora.


Preparação

Planeje como vai estudar cada assunto. Pesquisas na internet, livros, apostilas, listas de exercícios, etc. Separe todo o material antes de começar. O tempo que você gasta preparando o material de estudo não conta como estudo, portanto tenha foco e seja ágil. Organize seu ambiente de estudo, retire possíveis distrações, procure um local tranquilo e bem iluminado, deixe água por perto e vá ao banheiro antes de começar. Principalmente quando estudamos algo que não nos agrada, tendemos a inventar desculpas a nós mesmos para protelar a atividade desagradável.


Dicas

  • Deixe seu cronograma visível, seja em um mural ou em uma parede, e siga-o religiosamente.
  • Faça listas, utilize lembretes. Não confie apenas em sua memória, nem todas as informações são lembradas nos momentos exatos.
  • Estudar é um momento solitário. Grupos de estudo geralmente resultam em conversas paralelas e o rendimento tende a ser curto. Evite.
  • Você pode conciliar seu horário de escola ou cursinho com os seus estudos particulares. Utilize seus horários do cronograma para fazer tarefas ou trabalhos de casa. Sempre atualize seus compromissos na agenda, e faça semanalmente o cronograma de assuntos e atividades. Com relação ao cursinho, seu horário de estudo pode seguir a mesma linha das aulas do dia. Desta forma, você mantém o ritmo de estudo e reforça o aprendizado dos assuntos, além de arcar com seus compromissos escolares.
Bons estudos!

FONTE: http://www.infoescola.com/educacao/como-dividir-e-calcular-tempo-de-estudo/

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Seis erros para não cometer na reta final do Enem

Estudar de madrugada, descuidar da saúde e chegar atrasado são alguns tropeços imperdoáveis que podem ser evitados com uma boa preparação

por: Gabriela Loureiro

Estudantes realizam prova do Enem
Estudantes realizam prova do Enem (Lalo de Almeida/Folhapress )
A uma semana da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os nervos começam a ficar à flor da pele e, sob pressão, alguns candidatos cometem erros comuns, mas que podem ser fatais para um bom desempenho na avaliação. Virar madrugadas estudando, turbinar estudos com doses cavalares de cafeína e investir tempo naquele conteúdo complexo de física que raramente aparece na prova são alguns deles.
Para evitar que esses erros se repitam, o site de VEJA consultou os coordenadores Alberto Francisco do Nascimento, do Anglo, e Augusta Aparecida Barbosa, do Cursinho XI, que apontaram uma lista de tropeços comuns nesta fase. Confira a lista e não caia nessas armadilhas!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O "poder" da água... (algumas indicações de sua importância para nós)



Informações importantes:
Quantidade ideal de água por dia: peso em kg x 0,04 = quantidade L/dia
Não beber grandes quantidade de seguida. A água deve ser "mastigada"
Beber água energizada, e molecularmente estruturada
Que quantidade de água bebe por dia?

Fonte: http://www.blogcreative.com.br/2014/04/o-poder-da-agua-na-nossa-saude.html
www.poderdaagua.com

sábado, 20 de setembro de 2014

30 coisas que você deve PARAR de fazer a si mesmo.

Segundo autores a #10 é uma necessidade para AGORA.

1. Pare de perder tempo com as pessoas erradas

A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que sugam a sua alegria para fora de você. Se alguém quer você em sua vida, eles vão criar espaço para você. Você não deveria ter que lutar por um lugar. Nunca, jamais insista em aparecer diante de alguém que subestima o seu valor. E lembre-se, seus verdadeiros amigos não são as pessoas que estão ao seu lado quando você está vivendo seus melhores dias, mas sim aqueles que permanecem mesmo nos piores momentos.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (2)

2. Pare de fugir dos seus problemas

Encare-os de frente. Não, não vai ser fácil. Não há ninguém no mundo capaz de sair ileso de cada pancada que leve. Não é esperado que estejamos aptos a imediatamente resolver quaisquer problemas. Simplesmente não somos feitos desta forma. Na verdade, somos feitos para nos irritarmos, nos entristecermos, nos machucarmos, tropeçarmos e cairmos. E é por isto ser a razão mesma de viver – encarar problemas, aprender, se adaptar, e resolvê-los ao longo do tempo. Isso é o que efetivamente nos molda na pessoa que nos tornamos.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (3)

3. Pare de mentir para si mesmo

Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não consegue mentir para si mesmo. Nossas vidas melhoram apenas quando arriscamos encarar as oportunidades, e a primeira e mais dificil oportunidade que podemos encarar é sermos honestos conosco mesmos.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (4)

4. Pare de colocar as suas necessidades em segundo plano

A coisa mais dolorosa é perder-se de si mesmo no processo de “amar” alguém demais, e esquecer de que você é especial, também. Sim, ajude aos outros; Mas ajude-se também. Se existe um momento para correr atrás de sua paixão e fazer algo que realmente importa para você mesmo,este momento é agora.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (5)

5. Pare de tentar ser alguém que você não é

Um dos maiores desafios na vida é ser você mesmo em um mundo que tenta fazê-lo igual a todos os outros. Alguém sempre vai ser mais bonito, alguém sempre será mais esperto, alguém sempre será mais jovem, mas eles jamais serão você. Não mude para que os outros passem a gostar de você. Seja você mesmo e as pessoas certas vão amar quem você é de verdade.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (6)

6. Pare de se apegar ao passado

Você não pode iniciar o próximo capítulo da sua vida se você continua relendo o anterior.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (7)

7. Pare de ter medo de cometer erros

Fazer algo e falhar é ao menos dez vezes mais produtivo do que não fazer nada. Todo sucesso deixa uma trilha de falhas atrás de si, e cada falha é um passo rumo ao sucesso. Você acaba se arrependendo muito mais das coisas que NÃO fez, do que daquelas que fez.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (8)

8. Pare de se reprender por velhos tropeços

Nós podemos amar a pessoa errada e chorar sobre as coisas erradas, mas não importa o quão erradas as coisas se tornem, uma coisa é certa, os enganos nos ajudam encontrar a pessoa e as coisas que são certas para nós. Todos cometemos enganos, temos tropeços e mesmo nos arrependemos das coisas em nosso passado. Mas você não é seus enganos, nem seus tropeços, e você está aqui AGORA com o poder de definir o seu dia e o seu futuro. Toda e cada coisa que aconteceu na sua vida está te preparando para um momento que ainda virá.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (9)

9. Pare de tentar comprar felicidade

Muitas das coisas que desejamos são caras. Mas a verdade é que, as coisas que realmente nos satisfazem, são totalmente grátis – amor, risadas e trabalhar naquilo que nos apaixona.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (10)

10. Pare de procurar a felicidade exclusivamente nos outros

Se você não está feliz com quem você é por dentro, você tampouco será feliz em um relacionamento de longo prazo com quem quer que seja. Você precisa criar estabilidade na própria vida em primeiro lugar, antes que possa compartilhá-la com mais alguém.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (11)

11. Pare de ficar ocioso

Não pense demais ou você criará um problema que nem existia, para começar. Avalie as situações e tome ações decisivas. Você não pode mudar o que se recusa a encarar. Progredir envolve assumir riscos. Ponto! Vocẽ não pode andar até a segunda base e manter o seu pé ainda na primeira.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (12)

12. Pare de pensar que você não está pronto

Ninguém realmente se sente 100% pronto quando uma oportunidade aparece. E isto acontece porque as mais grandiosas oportunidades na vida nos forçam a crescer além das nossas zonas de conforto, o que significa que não estaremos totalmente confortáveis, no início.

Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (13)

13. Pare de se envolver em relacionamentos pelas razões erradas

Relacionamentos devem ser escolhidos com sabedoria. É melhor estar só do que em má companhia. Não há necessidade de pressa. Se alguma coisa deve ser, ela acontecerá – no seu tempo certo, com a pessoa certa e pela melhor das razões. Se apaixone quando estiver pronto, não quando estiver solitário.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (14)

14. Pare de rejeitar novas relações por que as antigas não funcionaram

Na vida você perceberá que existe um propósito em conhecer cada pessoa que você conhece. Alguns testarão você, outros te usarão, e outros te ensinarão. Mas, o que é mais importante, alguns despertarão o que há de melhor em você.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (15)

15. Pare de tentar competir com todo mundo

Não se preocupe com o que os outros fazem melhor do que você. Concentre-se em bater os seus próprios recordes todos os dias. O sucesso é uma batalha travada apenas entre VOCÊ e VOCÊ MESMO.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (16)

16. Pare de ter inveja dos outros

A inveja é a arte de contar as bençãos alheias, ao invés das próprias. Se pergunte o seguinte: “O que é que eu tenho que todas as outras pessoas desejam?”
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (17)

17. Pare de reclamar e sentir pena de si mesmo

As “bolas com efeito” da vida são jogadas por um motivo – para mudar o seu caminho numa direção que se destina a você. Você pode não ver ou entender tudo no momento em que isto acontece, e pode ser difícil. Mas pense naquelas “bolas curvas” negativas que foram jogadas para você no passado. Você frequentemente perceberá que no final elas te levaram a melhores lugares, pessoas, estados de espírito, ou situações. Então sorria! Deixe todos saberem que hoje você é mais forte do que era ontem, e então você será.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (18)

18. Pare de guardar rancor

Não viva a sua vida com ódio no coração. Você acabará machucando a si próprio muito mais do que as pessoas que você odeia. Perdoar não é dizer “o que você fez de errado comigo não tem importância”, é dizer “eu não vou permitir que o que você fez comigo seja a ruína eterna da minha felicidade”. Perdoar é a resposta… desapegue, encontre paz e liberte-se! E lembre-se, o perdão não é apenas para as outras pessoas, é para si mesmo também. E você deve perdoar-se, seguir em frente e tentar fazer melhor na próxima vez.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (19)

19. Pare de deixar os outros te rebaixarem ao nível deles

Recuse-se em baixar os seus padrões de qualidade para acomodar aqueles que se recusam a elevar os deles.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (20)

20. Pare de perder tempo se explicando aos outros

De toda forma, seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar. Apenas faça o que seu coração aponta como o caminho certo.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (21)

21. Pare de fazer as mesmas coisas de novo e de novo sem uma pausa

A hora certa de respirar profundamente é quando você não tem tempo pra isso. Se você continuar insistindo no que está fazendo, você vai continuar obtendo o mesmo resultado. Às vezes, você precisa se distanciar um pouco para ver as coisas mais claramente.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (22)

22. Pare de negligenciar a beleza dos pequenos momentos

Aproveite as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e descobrir que elas eram as grandes coisas. A melhor porção da sua vida será composta dos pequenos e inomináveis momentos que você passa sorrindo junto de alguém importante pra você.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (23)

23. Pare de tentar alcançar a perfeição

O mundo real não recompensa o perfeccionismo, ele recompensa as pessoas que conseguem fazer as coisas.

24. Pare de seguir o caminho do menor esforço

A vida não é fácil, especialmente quando você planeja alcançar algo de valor. Não pegue o caminho mais fácil. Faça algo extraordinário.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (25)

25. Pare de agir como se tudo estivesse bem, quando não está

É perfeitamente normal desmoronar por um breve período. Você nem sempre precisa fingir que é o mais forte, nem constantemente tentar provar que tudo está indo bem. Você tampouco deveria se preocupar com o que os outros pensam – chore se precisar – é saudável colocar suas lágrimas para fora. Quanto mais cedo você o fizer, mais cedo você estará apto a sorrir genuinamente de novo.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (26)

26. Pare de culpar os outros pelos seus próprios problemas

A dimensão com que você conseguirá realizar seus sonhos depende da dimensão com que você assume responsabilidade pela própria vida. Quando você culpa os outros pelo que você está passando, você nega responsabilidade – você dá aos outros poder sobre aquela parte da sua vida.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (27)

27. Pare de tentar ser tudo para todos

Alcançar isto é impossível, e tentar apenas te levará ao esgotamento. Mas fazer uma pessoa sorrir PODE mudar o mundo. Talvez não todo o mundo, mas o mundo dela. Então estreite o seu foco.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (28)

28. Pare de se preocupar demais

A preocupação não removerá os obstáculos do amanhã, mas removerá as delícias do dia de hoje. Um modo de verificar se algo vale o esforço de super ponderar a respeito é se fazer a seguinte pergunta: “Isso importará daqui a um ano? Três anos? Cinco anos?”. Se não, então não é nada que valha o esforço de preocupar-se.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (29)

29. Pare de focar naquilo que você não quer que aconteça

Foque naquilo que você quer que aconteça. Pensamento positivo está na dianteira de todo grande história de sucesso. Se você acordar toda manhã com o pensamento de que algo maravilhoso acontecerá na sua vida hoje, e você prestar muita atenção, você com frequência descobriá que tem razão.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (30)

30. Pare de ser ingrato

Não importa o quão bom ou o quão ruins as coisas estejam, acorde todo dia grato pela sua vida. Alguém em algum lugar está desesperadamente lutando pela própria vida. Ao invés de pensar naquilo que falta, tente pensar em tudo aquilo que você já tem e que quase todo mundo sente falta.
Coisas que você deve parar de fazer a si mesmo (31)

FONTE: http://awebic.com/pessoas/30-coisas-que-voce-deve-parar-de-fazer-si-mesmo-10-e-uma-necessidade-para-agora/

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

IDEIAS ACERCA DO SER PROFESSOR

Imagem de cantinadolavoisier.blogspot.com
Lidiane Santos Gama(IC)*, Edinéia Tavares Lopes(PQ)

RESUMO
O presente trabalho mostra as ideias do “ser professor” para alguns acadêmicos que ingressaram, no semestre de 2009/2, no curso de Licenciatura em Química do Campus
Professor Alberto Carvalho. O método de coleta de dados foi o questionário, o qual foi aplicado para 10 desses alunos. Esse trabalho teve como referência metodológica a pesquisa qualitativa e seus resultados mostram que as ideias de ser professor, para a maioria desses acadêmicos, estão atreladas à categoria Didática/Pedagógica/Afetiva. Nesta categoria, destaca-se a importância de propostas inovadoras, mesmo que várias das visões dos participantes da pesquisa ainda estejam vinculadas ao modelo de transmissão de conhecimento e apresentempreocupação com a formação de alunos capacitados, críticos e com melhor visão do mundo.

FONTE: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/ix-evequim-anais-e-resumos.pdf

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

E muito mais... ahh essa tecnologia...

As respostas colocadas como "erradas" também são corretas quando aliadas ao desenvolvimento do ser humano... assim eu penso!

sábado, 13 de setembro de 2014

LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: aprendendo a tabela periódica através de jogos lúdicos

Imagem de portaldoprofessor.mec.gov.br

*Thamires Fagundes Santos Leão (IC), Paloma Nascimento Silva(IC), Gabriela Pinto
Monção(IC), Belmyane Oliveira Pereira (IC), Francineide Pereira de Jesus (PQ)

RESUMO


O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância dos jogos lúdicos no ensino de química em uma escola pública do município de Guanambi, através de oficinas pedagógicas, observações e aplicação de questionários. Para tanto, estudiosos como Santos(1996), Godoi(2010) e Miranda(2007), entre outros, contribuíram com as reflexões apresentadas neste estudo. Os resultados revelaram que os jogos lúdicos no ensino de química favorecem ao processo de aprendizagem dos educandos por proporcionar uma maior aproximação entre professor-aluno, os conteúdos serem abordados de forma diferenciada, por exigir o envolvimento efetivo dos discentes de maneira consciente e reflexiva nas atividades propostas. Espera-se que este trabalho contribua com o repensar das práticas educativas na sala de aula ao considerar os jogos como ferramentas importantes no ensino fundamental e médio para aproximar os alunos dos conteúdos de química de modo prazeroso e para relacionar com os fatos e fenômenos do cotidiano de maneira criativa e construtiva.

Fonte: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/ix-evequim-anais-e-resumos.pdf

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.

Artigo completo em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Piores hábitos de estudo ( é o que falam... rsrsrs)

Às vezes a gente estuda muito para uma determinada matéria, e mesmo assim não conseguimos ir bem. São madrugadas afora se esforçando ao máximo e o resultado ainda assim é decepcionante na hora das provas. Mas, será que estudar a qualquer custo funciona? Existem alguns hábitos de estudo que mais atrapalham que ajudam, confira:

1. Sublinhar/destacar TUDO

(Foto:  © iStock.com / actionphotonz)
(Foto: © iStock.com / actionphotonz)
Este hábito não ajuda em nada, já que não cumpre o papel básico do ato de “destacar”, que é lembrar apenas detalhes importantes. Quando o estudante sublinha tudo, ele não consegue focar em nada, e acaba se desesperando ao ver a quantidade de coisas que (teoricamente) tem que aprender.
A solução para isso é usar o marca-texto ou sublinhar apenas aquilo de mais importante que há no texto. Sublinhe expressões importantes, frases que resumem o assunto e dados indispensáveis. A explicação completa do assunto não precisa de destaque, precisa de leitura e compreensão.

2. Copiar do quadro

O problema não é exatamente copiar o que o professor escreve, e sim copiar sem um objetivo final. Se você reescreve toda a matéria em seu caderno e nunca mais a lê, você só está desperdiçando papel e tinta de caneta. Ao invés disso, procure prestar atenção à explicação do professor e estudar através de livros e apostilas mais tarde. Copiar somente funciona para aqueles alunos que de fato estudam a matéria dada em sala de aula. De qualquer forma, vale mais a pena filtrar o que o professor escreve, e anotar apenas partes importantes, em tópicos, pois isso também abre a possibilidade de prestar atenção, em vez de apenas copiar a aula inteira.

3. Copiar do livro, reescrever anotações

O problema de escrever tanto é que uma hora o foco é perdido. Escrever repedidas vezes o mesmo assunto faz com que o cérebro desligue a memória recente e, desta forma, as informações não são absorvidas. Em vez de copiar tudo na íntegra, o melhor é ler o assunto e escrever um resumo, sem consultar as fontes. Vale resumo em texto corrido ou em tópicos, como o estudante se sentir melhor. Desta maneira você pode comparar o seu resumo com o texto original e ver o que faltou, quais informações ainda precisam ser absorvidas, e o seu estudo será muito mais eficaz.

4. Reler o mesmo assunto diversas vezes

Da mesma maneira que escrevendo a mesma coisa muitas vezes o cérebro desliga, quando você lê repetidamente o mesmo texto, ele também passa a ignorar a informação e não a absorve. O ideal é ler textos diferentes, fazer pesquisas na internet e ver imagens sempre que possível, pois isso mantém o cérebro ativo e a memória ligada.

5. Perder noite de sono para estudar

É cientificamente comprovado que o sono é o responsável pela fixação das informações em nossa memória. Então, de nada adianta deixar de dormir para estudar, pois o cérebro cansado não tem a capacidade de reter novos dados, bem como a falta de sono ou um sono de baixa qualidade o impedem de firmar novas referências.  Ou seja, estudar com sono ou pular um noite para estudar é um péssimo negócio.

6. Estudar por muito tempo sem pausas

Também é cientificamente comprovado que a concentração humana tem limite de tempo. Cerca de 30 minutos após o começo do estudo, o nosso cérebro se desconcentra. Por isso é importante que o seu tempo de estudo seja planejado, e que conte com pausas previstas. É melhor evitar a perda da concentração, que se resume em perda de tempo.

7. Não testar o próprio conhecimento

Não adianta somente ler. Principalmente quando se estuda disciplinas exatas e biológicas, é fundamental resolver questões. Quanto às humanas, é importante responder questionários, principalmente os que contêm perguntas retóricas, pois estimulam o cérebro a buscar as informações, fixando-as. Leia, responda perguntas, pesquise, troque ideias sobre o assunto com os seus colegas. Tudo isso ajuda a melhorar o seu rendimento como estudante.

FONTE: http://www.infoescola.com/educacao/piores-habitos-de-estudo/

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Sabonete líquido PODE prejudicar a saúde

ciência está na cola do sabonete líquido. Por trás daquele cheiro inocente, existe um inimigo em potencial: o triclosan, uma substância bactericida. E, segundo uma nova pesquisa, esse produto químico pode prejudicar os músculos do corpo e do coração.
Depois de encontrar vestígios da substância nos dejetos humanos, cientistas americanos decidiram investigar os possíveis riscos. Aí sobrou para os ratos. Expostos ao triclosan (cerca de 12,5 mg/ kg), os bichos apresentaram uma redução de 25% nas funções cardíacas e, uma hora após o experimento, perderam 18% da força muscular.
Os pesquisadores ainda não sabem qual grau de exposição seria necessário para haver algum efeito negativo em nós – nem se realmente poderia dar algum problema -, mas já acham alertar para o perigo. “Em pacientes com insuficiência cardíacatriclosan poderia ter efeitos significativos, já que é muito usado”, diz Nipavan Chiamviomnvat, um dos autores da pesquisa. “No entanto, sem outros estudos, seria difícil distinguir entre um progresso natural da doença e um fator ambiental, como o triclosan”.
O pior é que se esses efeitos negativos forem mesmo confirmados, a gente vai precisar rever a compra de vários outros produtos: sabonete, pastas de dentes, desodorantes, enxaguatório bucal também tem triclosan.
É, como diria um leitor, num outro post: viver te deixa doente. Melhor levar sem crise.



Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/sabonete-liquido-pode-prejudicar-a-saude/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super