terça-feira, 29 de setembro de 2015

Escova Progressiva com Formol (solução aquosa de metanal)

Ao entrar em contato com o calor da chapinha ou do secador, o formol usado em escovas progressivas libera vapores tóxicos e cancerígenos
O formol ou formaldeído é, na verdade, o composto químico metanal, pertencente à função orgânica dos aldeídos, cuja estrutura está representada abaixo:

Estrutura do metanal
Metanal
O metanal pode ser obtido pela destilação seca da madeira, mas apesar de ter ocorrência natural, ele é um gás incolor extremamente irritante à temperatura ambiente, pois seu ponto de ebulição é igual a -21 ºC. Porém, ele é muito solúvel em água.

Assim, quando o metanal forma com a água uma solução de 40% de concentração em massa, ele é comercializado como “formol” ou “formalina” e sua principal utilização é como conservante de cadáveres.

Frango em formol
Frango em formol
Essa solução de formol também é usada para diversas aplicações industriais, mas uma que iremos tratar agora tem causado grande preocupação, que é seu uso em cosméticos. O seu uso é permitido pela ANVISA em alguns cosméticos, como endurecedor de unha, com a porcentagem máxima de 5%, e também em cosméticos capilares, com o limite máximo de 2%, apenas com a função de conservante desses produtos, impedindo a proliferação de micro-organismos. Além disso, essa concentração em massa é feita em indústrias autorizadas e, no momento de sua fabricação, não pode ser adicionado mais formol ao produto depois de pronto.

Entretanto, tornou-se comum o uso do formol em “escovas progressivas” ou “inteligentes” (procedimentos não regulados pela ANVISA), com o objetivo de alisar os cabelos. O perigo é que a concentração usada é de 37%, uma concentração sete vezes maior que a permitida para endurecer as unhas.

Por isso, a ANVISA proibiu a venda em todo o país dessa solução de formol em drogarias, farmácias, supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e drugstores. Quem adulterar um produto capilar adicionando formol estará cometendo um crime hediondo pelo Código Penal Brasileiro. Lembrando que todas essas proibições também valem para o glutaraldeído.

Mas por que esse procedimento é tão perigoso?

O principal motivo é que o formol é comprovadamente cancerígeno, conforme já mostrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando a pessoa faz uma escova progressiva com o uso de formol, são liberados vapores com odor penetrante e irritante em contato com o calor do secador ou da chapinha. Esses vapores podem ser inalados tanto pelo cliente quanto pelo profissional (e até mesmo para outros funcionários e clientes que estiverem no mesmo ambiente).

Quando absorvido pelo organismo, e principalmente devido à exposição prolongada, o formol pode causar cânceres de boca, narina, cérebro, pulmão, sangue e outros. O uso do formol pode ser fatal, pois já houve casos de mulheres que morreram após fazerem escova progressiva nos cabelos.

Além do mais, o próprio cabelo, que deveria ser o beneficiado, acaba por também sofrer com esse procedimento. O que acontece é que o formol destrói as moléculas que dão forma ao cabelo e cria uma capa que encobre o fio, enquanto os estragos ficam escondidos por dentro. Essa capa impede que a produção sebácea natural do couro cabeludo escorra pelo fio, assim, ocorre um excesso de oleosidade na raiz.

O formol também pode causar queda de cabelo, irritação, vermelhidão, dor, queimaduras na pele e nos olhos, bem como visão embaçada, sendo que em altas concentrações causam danos irreversíveis. Se for inalado, causa dor de garganta, irritação no nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, sensibilização do trato respiratório, graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar, pneumonia e câncer no aparelho respiratório. 

Para conscientizar a população de quão sério é o uso de formol em escovas progressivas, a ANVISA lançou uma cartilha que alerta contra os perigos do formol e mostra imagens de mulheres que tiveram esses efeitos indesejáveis.

Cartilha da ANVISA sobre perigos do formol
Cartilha da ANVISA
Se desejar ler essa cartilha completa e ver mais informações sobre alisantes e formol, acesse o link abaixo:


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

FONTE: http://www.alunosonline.com.br/quimica/escova-progressiva-com-formol.html






















segunda-feira, 28 de setembro de 2015

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS VISANDO O MELHORAMENTO NO ENSINO DA QUÍMICA

MARCELO JOSÉ FERRI
RENATO SAGGIN
imagme de profjopa.no.comunidades.net
Resumo


Esta  pesquisa  apresenta  uma  abordagem  teórica  das  metodologias  de  ensino utilizadas  no  ensino  médio,  com  foco  no  aprendizado  dos  alunos  na disciplina de Química  visando  o  melhor  aproveitamento  do  ensino-aprendizagem. Apresenta conceitos  relacionados  às  formas  de  ensino,  bem  como  as  suas vantagens e desvantagens, ao ser utilizado separadamente. Discute a possibilidade de se utilizar tais metodologias em conjunto com o intuito de aproveitar o melhor de cada método. Complementado  por  uma  pesquisa  de  campo,  o  estudo  verificou,  por  meio de aplicação  de  questionários,  se  houve  melhorias  em  relação  à  assimilação do conhecimento por parte dos alunos.

Palavras-chave: Metodologia  de  ensino.  Química.  Experimentação.  Audiovisual. Aula Teórico expositiva.

FONTE: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2104

domingo, 27 de setembro de 2015

Veja 4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto

Imagem de www.vestibular1.com.br

Quantas vezes você já leu um texto e não entendeu nada do que estava escrito ali? Leu, releu e, mesmo assim, ainda ficou com um nó na cabeça? Eu mesmo já fiquei assim muitas vezes! Pensando nisso, listamos 4 técnicas para fazer de você um mestre na interpretação! Depois disso, vai ficar fácil entender até os mais complexos manuais de instrução (ok, talvez nem tanto, mas você vai arrebentar no enem... no vestibular e assim por diante!).

Antes de tudo, vamos explicar como se dá o processo de interpretação. A Hermenêutica, a área da filosofia que estuda isso, diz que é preciso seguir três etapas para se obter uma leitura ou uma abordagem eficaz de um texto:                          

a) Pré-compreensão: toda leitura supõe que o leitor entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica. Isso significa dizer, por exemplo, que se você pegar um texto do 3º ano do curso de Direito estando ainda no 1º ano, vai encontrar dificuldades para entender o assunto, porque você não tem conhecimentos prévios que possam embasar a leitura.
b) Compreensão: já com a pré-compreensão ao entrar no texto, o leitor vai se deparar com informações novas ou reconhecer as que já sabia. Por meio da pré-compreensão o leitor “prende”  a informação nova com a dele e “agarra” (compreende) a intencionalidade do texto. É costume dizer: “Eu entendi, mas não compreendi”. Isso significa dizer que quem leu entendeu o significado das palavras, a explicação, mas não as justificativas ou o alcance social do texto.
c) Interpretação: agora sim. A interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo (sim, é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação para novos sentidos.
Sabendo disso, aqui vão 4 dicas para fazer com que você consiga atingir essas três etapas! Confira abaixo:
1) Leia com um dicionário por perto
Não existe mágica para atingir a primeira etapa, a da pré-compreensão. O único jeito é ter um bom nível de leituras. Além de ler bastante, você pode potencializar essa leitura se estiver com um dicionário por perto. Viu uma palavra esquisita, que você não conhece? Pegue um caderninho (vale a pena separar um só pra isso) e anote-a. Em seguida, vá ao dicionário e marque o significado ao lado da palavra. Com o tempo o seu vocabulário irá crescer e não vai ser mais preciso ficar recorrendo ao dicionário toda hora.
2) Faça paráfrases
Para chegar ao nível da compreensão, é recomendável fazer paráfrases, que é uma explicação ou uma nova apresentação do texto,  seguindo as ideias do autor, mas sem copiar fielmente as palavras dele. Existem diversos tipos de paráfrase, só que as mais interessantes para quem está estudando para o vestibular são três: a paráfrase-resumo, a paráfrase-resenha e paráfrase-esquema.
- Paráfrase-resumo: comece sublinhando as ideias principais, selecione as palavras-chave que identificar no texto e parta para o resumo. Atente-se ao fato de que resumir não é copiar partes, mas sim fazer uma indicação, com suas próprias palavras, das ideias básicas do que estava escrito.
- Paráfrase-resenha: esse outro tipo, além dos passos do resumo, também inclui a sua participação com um comentário sobre o texto. Você deve pensar sobre as qualidades e defeitos da produção, justificando o porquê.
- Paráfrase-esquema: depois de encontrar as ideias ou palavras básicas de um texto, esse tipo de paráfrase apresenta o esqueleto do texto em tópicos ou em pequenas frases. Você pode usar setinhas, canetas coloridas para diferenciar as palavras do seu esquema… Vai do seu gosto!
3) Leia no papel
Um estudo feito em 2014 descobriu que leitores de pequenas histórias de mistério em um Kindle, um tipo de leitor digital, foram significantemente piores na hora de elencar a ordem dos eventos do que aqueles que leram a mesma história em papel. Os pesquisadores justificam que a falta de possibilidade de virar as páginas pra frente e pra trás ou controlar o texto fisicamente (fazendo notas e dobrando as páginas) limita a experiência sensorial e reduz a memória de longo prazo do texto e, portanto, a sua capacidade de interpretar o que aprendemos. Ou seja, sempre que possível, estude por livros de papel ou imprima as explicações (claro, fazendo um uso sábio do papel, sem desperdícios!). Vale fazer notas em cadernos, pois já foi provado também que quem faz anotações à mão consegue lembrar melhor do que estuda.
4) Reserve um tempo do seu dia para ler devagar
Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Quem tem dificuldades para interpretar textos e fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital. Antes da internet, o nosso cérebro lia de forma linear, aproveitando a vantagem de detalhes sensoriais (a própria distribuição do desenho da página) para lembrar de informações chave de um livro. Conforme nós aumentamos a nossa frequência de leitura em telas, os nossos hábitos de leitura se adaptaram aos textos resumidos e superficiais (afinal, muitas vezes você tem links em que poderá “ler mais” – a internet é isso) e essa leitura rasa fez com que a gente tivesse muito mais dificuldade de entender textos longos.
Os especialistas explicam que essa capacidade de ler longas sentenças (principalmente as sem links e distrações) é uma capacidade que você perde se você não a usar. Os defensores do “slow-reading” (em tradução literal, da leitura lenta) dizem que o recomendável é que você reserve de 30 a 45 minutos do seu dia longe de distrações tecnológicas para ler. Fazendo isso, o seu cérebro poderá recuperar a capacidade de fazer a leitura linear. Os benefícios da leitura lenta vão bem além. Ajuda a reduzir o estresse e a melhorar a sua concentração!
Depois de treinar bastante e ler muito, você estará pronto para interpretar os mais diversos tipos de texto! Mãos à obra! :D

FONTE: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/dicas-estudo/2015/03/13/veja-4-tecnicas-para-virar-um-especialista-em-interpretacao-de-texto/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A primeira imagem de uma ligação de hidrogênio

Pesquisadores do Centro Nacional da China de Nanociência e Tecnologia e da Universidade de Renmin usaram microscopia de força atômica (AFM) para criar uma imagem das fracas ligações de hidrogênio presentes em uma molécula. Em um estudo publicado na revista Science, a equipe descreve como usou a AFM para capturar uma imagem das fracas ligações de hidrogênio em uma molécula de 8-hidroxiquinolina (8hq).

Créditos da Imagem: Science.
Até recentemente, as imagens mais precisas das moléculas eram obtidas utilizando a microscopia de tunelamento, os avanços recentes com a AFM , (particularmente a adição de uma molécula de monóxido de carbono para a ponta da sonda ), tornou o principal método de escolha para obter imagens de moléculas e das ligações que as unem. Neste novo trabalho , a equipe de pesquisa fez avançar a ciência da AFM , capturando uma imagem das fracas ligações de hidrogênio presentes em uma molécula 8hq. Entender como as ligações de hidrogênio funcionam é uma parte bastante importante da ciência — elas são responsáveis, por exemplo, por unir fitas de DNA.

Atualmente, existem duas maneiras de capturar imagens usando a AFM: captura de contato e de não-contato. Com a imagem de contato, a ponta da sonda mecânica é construída para tocar a superfície do material a ser analisado. A quantidade da deflexão da ponta da sonda, quando arrastada, é usada para criar uma imagem. Na de não-contato, a ponta é trazida para perto da superfície, mas não a toca. Uma imagem é criada através da medição de alterações na ponta oscilante da sonda a partir de fracas energias que são transmitidas da fonte.

FONTE:http://www.universoracionalista.org/a-primeira-imagem-de-uma-ligacao-de-hidrogenio/

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

4 truques da ciência para você acordar com mais disposição

Pessoa acordando com despertador
Imagem de http://exame.abril.com.br/

Para muitos, acordar cedo com disposição é duro. Mas a ciência pode ajudar a tornar essa tarefa um pouco mais fácil. Diversos estudos indicam soluções para quem sempre quer (mas nunca pode) dormir mais cinco minutinhos.

Alguns deles foram reunidos num texto publicado nesta semana pelo Business Insider. De acordo com um trabalho da universidade australiana de Victoria, essa preguiça matinal tem até um nome específico: inércia do sono.

Testes realizados em laboratório pela instituição mostraram que ela pode durar mais de 30 minutos e que afeta as funções cognitivas - como percepção, atenção e memória. Mas há vários remédios para combater esse problema.

Conheça alguns deles.

Café
Um desses remédios é o cafezinho. A cafeína, substância estimulante presente nessa bebida, age no sistema nervoso. Ela ajuda no combate à inércia do sono, de acordo com um estudo de pesquisadores americanos da universidade da Pensilvânia e da Escola de Medicina de Harvard.
Cafeína

Carboidratos
Outro remédio contra a preguiça matinal é trocar alimentos gordurosos pelo bom e velho pão francês. Um estudo da universidade australiana de Sydney mostrou que quem tem uma primeira refeição do dia rica em fibras e carboidratos fica mais alerta do que aqueles que optam por um café da manhã rico em gordura.
Alguns carboidratos
Chocolate amargo
Entretanto, comer um chocolate amargo pela manhã pode ajudar no combate à preguiça. Quem afirma isso são os pesquisadores da universidade de Reading, do Reino Unido. De acordo com eles, os flavonóides presentes no cacau (que é a matéria-prima do doce) provocam uma melhora aguda da visão e das funções cognitivas.

Chiclete
Se todas essas dicas não ajudarem, masque um chiclete. Segundo um estudo da universidade Northumbria, do Reino Unido, isso também faz bem às funções cognitivas do nosso corpo.

Mas nunca deixe de tentar dormir entre sete e oito horas por noite. Para a maioria dos especialistas, esse é o tempo de sono necessário para quem deseja ter um dia produtivo e uma vida com saúde.

Fonte:http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/4-truques-da-ciencia-para-voce-acordar-com-mais-disposicao

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Candidatos do Enem podem se inscrever para simulado grátis

Até as provas do Enem, 'Geekie Games' terá quatro simulados abertos.
Plataforma também tem 600 aulas com acesso gratuito aos estudantes.

Geekie Games terá cinco simulados de prepração para o Enem 2015 (Foto: Reprodução/Geekie Games)
Foto: Reprodução/Geekie Games

O simulado "Geekie Games", uma plataforma de estudos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está aberto para inscrições gratuitas. Até o dia 25 de outubro, data das últimas provas do Enem 2015, a plataforma terá quatro simulados abertos para os candidatos, e mais de 600 aulas dos temas cobrados na prova do MEC.



No caso dos simulados, as provas do "Geekie Games" são acessíveis pelo desktop e pelo celular. Elas seguem a mesma duração e a metodologia do Enem.
Os dois primeiros simulados já estão no ar e podem ser feitos até o segundo dia do Enem. Ainda em setembro, a plataforma dará a acesso a dois novos simulados (veja o cronograma abaixo).
Ao acessar o "Geekie Games", os usuários podem escolher que curso querem fazer, e em qual universidade participante do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pretendem estudar.
Além disso, cada usuário pode escolher seu ritmo de estudos. É possível programar a plataforma para estudar entre 30 minutos e três horas por dia.


Conteúdo gratuito

Todos os simulados da plataforma são gratuitos e, neste ano, não há prazo para os candidatos fazerem as provas. Após completar os simulados, o estudante consegue ver sua nota aproximada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia usada pelo MEC no Enem, e comparar com a média nacional.
As 600 aulas, divididas entre temas das quatro provas objetivas do Enem, também são de acesso grátis. Elas incluem explicações sobre a matéria, videoaulas e exercícios que os estudantes podem fazer de acordo com o ritmo escolhido, e cada usuário pode decidir qual assunto estudar.
Para os estudantes que assinarem um dos dois pacotes de mensalidades do "Geekie Games", a plataforma também oferece um plano de estudos personalizado e um menu com o desempenho em cada aula.

domingo, 13 de setembro de 2015

Estudantes criam aplicativo que organiza texto com normas da ABNT

E S P E T A C U L A R!!!

 
Reprodução
Três estudantes da pós-graduação em Computação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) criaram uma software que organiza textos no formato exigido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa está disponível temporariamente de forma gratuita na internet.

Em entrevista para assessoria de imprensa da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), o estudante Yguaratã Cavalcanti explicou que o FastFormat foi pensado para facilitar a vida de estudantes e professores que produzem artigos de conferência e periódicos, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. Além de Cavalcanti, Bruno Melo e Paulo Silveira passaram os últimos quatro anos desenvolvendo o software.

O programa possui um blog com tutoriais para facilitar a interação dos usuários. Lá é possível aprender a como fazer citações, escrever o resumo, entre outros. "Tivemos o cuidado de desenvolvê-lo de maneira que o usuário não se sinta preso a nossa solução. O documento produzido pelo FastFormat pode ser exportado para vários outros softwares, como Word, Open Office e LaTeX. Isso é um compromisso que assumimos desde o início", disse Cavalcanti.

Ainda em desenvolvimento, o programa deve passar a ser pago de acordo com o nível de utilização do usuário. O estudante ressalta que melhorias nas funcionalidades de revisão de textos e a possibilidade de criação de templates pelos usuários estão previstas.

FONTE:http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/08/27/alunos-criam-software-que-formata-textos-conforme-normas-da-abnt.htm


Leia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estudantes-da-ufpe-criam-site-que-organiza-textos-as-normas-da-abnt,1752506
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterLeia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,estudantes-da-ufpe-criam-site-que-organiza-textos-as-normas-da-abnt,1752506
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Modelos para o Átomo: Atividades com a Utilização de Recursos Multimídia

Educação em Química e Multimídia
Imagen de www.ifsc.usp.br
Glenda Rodrigues da Silva
Andréa Horta Machado
Katia Pedroso Silveira

Este artigo apresenta uma sequência didática como sugestão para a abordagem de modelos para o átomo no ensino médio. Foram utilizados recursos multimídia disponíveis gratuitamente na internet, a partir dos quais foram elaboradas atividades. A escolha do tema – modelos para o átomo – foi motivada pela abstração a ele associada e por envolver a discussão de modelos teóricos. Consideramos que os recursos multimídia podem atuar como ferramentas mediadoras do processo ensino-aprendizagem. A sequência didática aqui desenvolvida está publicada no Portal do Professor do MEC e disponibilizada a todos os professores que queiram utilizá-la.

FONTE: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_2/06-EQM-83-13.pdf

terça-feira, 8 de setembro de 2015

8 técnicas pra memorizar as coisas que você aprende

Anda esquecido? Confira essa lista

  (Foto: The LEAF Project/ flickr/ creative commons)
(FOTO: THE LEAF PROJECT/ FLICKR/ CREATIVE COMMONS)
Como anda sua memória? De acordo com estudo científicos, sua resposta só é honesta se você disser: mal, bem mal. É que pesquisas mostram que nos lembramos apenas de 10% daquilo que aprendemos. Os outros 90% são esquecidos rapidamente, logo depois que a gente aprende.

Infelizmente, não dá pra escrever esse argumento no vestibular e passar na faculdade, ou então dizer pro professor e esperar aprovação na prova. Especialmente no ensino tradicional, que quase sempre avalia a capacidade de reproduzir conteúdo, a memória é fundamental. Por isso, se você conhecer algumas técnicas que te ajudem a memorizar as coisas que você aprende, pode sair na frente. Confira:

1. Ler e ouvir não bastam
A melhor maneira de aprender é discutindo em grupo ou ensinando o que se está tentando aprender. É que se concentrar é muito mais fácil (mandatório, até) quando você está conversando com alguém sobre um tema ou explicando aquilo. Ler ou ouvir alguém falando é muito mais suscetível a distrações e interrupções no seu processo de concentração.

2. Ache um enfoque do assunto que lhe interesse
É mais fácil lembrar de algo do seu interesse do que de algo que não lhe interessa - óbvio. É por isso que, se você gosta de uma matéria, provavelmente tem muito mais facilidade em aprendê-la. Tente achar um enfoque dentro de um assunto que não te interesse tanto, um recorte ou uma abordagem que tenha mais apelo pro seu gosto pessoal. Depois, na vida adulta, se possível, estude só o que você gosta. A vida vai ser mais fácil.

3. Concentre-se
Deixe de lado as notificações do celular e foque no que está estudando. Se você estiver cansado ou distraído, é muito mais difícil para o cérebro fixar o conteúdo com o qual você está tomando contato.

4. Lembretes na hora certa
Há horas melhores e piores para se lembrar de algo que você aprendeu (e o resgate desse conteúdo ajuda você a fixar as coisas na memória). Se você precisa fixar algum conteúdo, a dica é: estude, estude de novo dali uma hora e depois de 24 horas. Ou use o SuperMemo, um site que calcula o tempo exato em que você vai se esquecer de algo e te ajuda a lembrar imediatamente antes de esquecer.

5. Descanse
Faça pausas entre os estudos. Não dá pra saber exatamente quanto e como você deve parar porque isso varia de indivíduo para indivíduo, mas uma boa técnica é estudar por 45 minutos, que é o tempo máximo que alguém consegue se focar em uma tarefa, na média, e dar uma pausa de 15 a 20 minutos antes de recomeçar. De novo, isso pode variar, então fique atento aos sinais da sua mente.

6. Antes de dormir, logo que levantar
Estudar nessas horas é uma boa maneira de fixar conteúdo, por causa das substâncias químicas liberadas pelo cérebro nesses horários.

7. Faça conexões entre o que você aprende e o que você já sabe
Aprender é um processo conectado, e não individual. Uma maneira excelente de fixar algo novo é conectando isso com algo que você já saiba ou conheça. Por exemplo: ao aprender uma palavra nova em outra língua, você pode tentar conectá-la com um som com que ela se pareça em uma língua que você já conheça, por exemplo.

8. Reflita sobre o que você aprendeu
Reserve 15 a 20 minutos entre cada sessão de estudo pra refletir sobre o que você acaba de aprender. Essa reflexão sobre o conteúdo, que provavelmente vai fazer você questionar e correlacionar o aprendizado com coisas que já sabe, também ajuda a fixar coisas na memória.

FONTE:http://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2014/09/9-tecnicas-pra-memorizar-coisas-que-voce-aprende.html

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A Química da Cerveja

Imagem de falaquimica.com
Natasha Aguiar Rosa
Júlio Carlos Afonso

Este trabalho aborda a produção da cerveja, descrevendo a função de cada um de seus componentes. Sua fabricação exige um rigoroso controle a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo humano. A qualidade de seus ingredientes e os diferentes modos de produção levam a uma grande variedade de cervejas disponíveis hoje. Além de ser um importante tema de instrução técnica e prática para os alunos de cursos da área de química, a cerveja também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo concentrações e reações em meio ácido.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Utilidade pùblica ao professor: Como cuidar bem da sua voz

O cuidado com a voz é importante para o bem-estar do professor e também colabora com a prática pedagógica
Imagem de drogariacidade.com
O professor faz parte de uma das categorias profissionais que mais se comunicam oralmente durante o trabalho. Todos os dias, fala por várias horas para cerca de 30 pessoas, frequentemente em um ambiente com interferências externas, o que o leva a forçar cada vez mais a voz. Sem entender os sintomas, muitos levam essas situações até o limite, quando as cordas vocais estão feridas, o que interfere na rotina de trabalho. 

Segundo Leslie Ferreira, coordenadora do Laboratório de Voz (Laborvox), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), cerca de 60% dos docentes apresentam sintomas como rouquidão, cansaço ao falar, disfonia e pigarro. Fabiana Zanbom, fonoaudióloga do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro), acrescenta: "Como há pouca informação sobre o tema, muitos professores não procuram ajuda e a maioria chega ao consultório médico já com alterações de voz". Para ela, a orientação durante a faculdade de Pedagogia e os cursos de licenciatura poderia colaborar para que esse tipo de problema se tornasse menos comum. 

Quem já chegou ao limite precisa buscar atendimento médico, mas o melhor caminho é a prevenção. O Ministério da Educação (MEC), no entanto, não tem um programa voltado a evitar os distúrbios vocálicos. E, embora muitas redes de ensino promovam ações nesse sentido, a maior parte delas é pontual e não existe mais. Faltam, portanto, programas permanentes que orientem os educadores. 

Para tentar preencher essa lacuna, foi criado em 2011 um grupo de discussão no Ministério da Saúde. A iniciativa não é exclusivamente para escolas e nos próximos meses deve ser lançado um documento com indicações para garantir ambientes de trabalho mais saudáveis e organizados. As orientações incluem, por exemplo, controle de ruído, ventilação correta e espaços para descanso.
Pequenos ajustes Mudanças simples em seus hábitos podem colaborar para preservar a sua voz e evitar problemas futuros 

Sem ruídos Feche as portas e as janelas para ajudar a manter a concentração da turma e poupar sua voz da competição com o ruído que vem da rua e do corredor. 

Postura ereta Ao ficar em pé, você consegue se expressar com mais facilidade e tem um controle maior sobre os alunos. Evitando a bagunça, poupa a voz. 

Ajuda do som Converse com a coordenação da escola para que ela disponibilize microfones a todos que necessitam. Faça acordos com os alunos para eliminar os gritos. 

Longe do quadro Se você usa giz, o pó pode ser inalado e secar sua garganta. Por isso, fale virado para a turma. A atitude também favorece a comunicação com a classe. 

Momentos de pausa Quando os alunos estão fazendo um trabalho em grupos, aproveite para poupar a sua voz para a continuação da aula. 

Um santo remédio Tomar água propicia intervalos e hidrata as cordas vocais. Prefira o líquido a pastilhas, que podem fazer mal, em vez de ajudar.
  • FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-cuidar-bem-sua-voz-692158.shtml