sábado, 27 de fevereiro de 2016

Material mais duro que o diamante é criado em laboratório

Batizado como Q-Carbono, mineral sintético é 60% mais duro que um diamante convencional

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte afirmam ter um criado um material 60% mais duro do que um diamante. Intitulado Q-Carbon, o mineral sintetizado em laboratório tem uma semelhança essencial com a pedra clássica: foi constituído por um alótropo específico de carbono capaz de gerar um diamante - ou grafite.

Segundo o método publicado pelos cientistas, o Q-Carbon foi criado ao esquentar partículas não cristalizadas de carbono a 3.700 °C. Logo depois, foi esfriado rapidamente, criando pequenos e resistentes pedacinhos de diamante. Diferentemente de seus parentes próximos, o Q-Carbon apresentou propriedades magnéticas.

Diamante
imagem reprodução
Ainda que os cientistas alardeiem sobre a resistência do Q-Carbon, medir a 'dureza' de um objeto não é tão exato. Existem alguns métodos, ainda que o mais utilizado seja a balança Vicker. Teoricamente, essa ferramenta mede a habilidade de um material resistir à pressão sem sofrer deformações. Na prática, ela calcula uma força usada e o tamanho da área de pressão para definir a dureza. Quando mais duro o objeto testado, maior o valor na escala. Um diamante na natureza, por exemplo, tem entre 70 a 100 GPa de dureza. Aço maciço tem cerca de 9 GPa.

Obviamente, o Q-Carbon não está sozinho no páreo nessa disputa. Diamantes sintéticos, que desde os anos 1950 já estão rolando por aí, já alcançaram marcas surpreendentes de 200 GPa.


OBS.: 

  • Gigapascal (GPa), 109 Pa = unidade de medida de pressão
  • Pascal (Pa), unidade derivada de pressão do SI, equivalente a um newton por metro quadrado ortogonal à força.

FONTE: http://super.abril.com.br/ciencia/material-mais-duro-que-o-diamante-e-criado-em-laboratorio

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Perigosa pílula que promete queimar gordura volta à moda entre os jovens

O aumento do consumo de um perigoso composto que promete "queimar" a gordura do corpo está preocupando autoridades de saúde pública em todo o mundo.

A substância 2,4-dinitrofenol, mais conhecida como DNP, era usada originalmente para a fabricação de explosivos, mas está sendo cada vez mais comercializada de forma ilegal pela internet em forma de cápsulas, pó ou creme, sendo procurada por pessoas que querem emagrecer ou reduzir a porcentagem de gordura em seu corpo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o DNP "já causou doenças graves e mortes em vários países nos últimos três anos".

O uso do DNP como emagrecedor não é novo: na década de 30 foi descoberto que essa substância aumentava a taxa metabólica e permitia a perda de peso.

Mas o alto número de efeitos colaterais e mortes fez com que a Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, proibisse o composto em 1938 e ele acabou catalogado como uma "substância extremamente perigosa e não apta para o consumo humano".

O uso do DNP, no entanto, parece estar crescendo novamente, especialmente graças à facilidade de se adquirir essa substância pela internet.

Segundo um estudo do Departamento de Medicina de Emergência do Hospital Whittington, de Londres, publicado em 2011 pela revista especializada Journal of Medical Toxicology, desde a década de 60 até o fim do século 20 não foram registradas mortes devido ao consumo de DNP.

Os pesquisadores observaram, porém, um ressurgimento dos casos fatais na primeira década do século 21 --foram 12 mortes entre 2001 e 2010 --, o que, segundo eles, reflete "o aumento da disponibilidade do DNP na internet, onde [esse produto] é comercializado particularmente para o uso de fisiculturistas".

Em 2015, apenas na Grã-Bretanha foram 30 casos de intoxicação pela substância (contra 9 casos em 2014). E dos intoxicados, cinco acabaram morrendo.

Por isso, o Departamento de Saúde Pública da Inglaterra decidiu fazer um alerta no dia 11 de dezembro, advertindo sobre o "ressurgimento" desse tipo de intoxicação, principalmente entre adolescentes e jovens.

"Essa droga deveria ser classificada como veneno, já que só traz danos [ao organismo]", disse à BBC Ryck Albertyn, anestesista e consultor do Hospital Worthin, na Grã-Bretanha.
imagem de musculacaoonline.com.br
Morte
Um dos casos mais recentes de intoxicação por DNP foi o da jovem britânica Eloise Aimee Parry, que sofria de bulimia e morreu aos 21 anos em abril, após ingerir a substância.

Fiona Parry, sua mãe, disse à BBC que Eloise tomou oito pílulas e que os médicos "não puderam fazer nada para salvar sua vida".

Parry também pediu que fossem adotadas medidas mais duras contra as empresas que distribuem o DNP.

"As pessoas precisam saber do perigo que são essas pílulas. A busca por uma boa aparência nunca deveria custar a saúde ou [causar] a morte de alguém", disse a jornais britânicos.

Em maio, Rachel Cook, que sofria de transtorno alimentar, também morreu, aos 25 anos.

De acordo com uma investigação recente, Rachel, que já estava muito magra, tomou as pílulas de DNP porque "queria queimar gordura e perder peso rapidamente".

"Sei que existe uma pressão entre os jovens para ficarem magros e muitos tomam medidas drásticas para conseguir isso. Mas eles devem estar cientes das consequências inevitáveis de ingerir essa substância mortal", disse um dos peritos que investigou o caso de Rachel.

Alerta mundial
A Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutrição (Aecosan) fez recentemente um alerta de que algumas páginas na web que vendem o DNP se passam por empresas farmacêuticas.

A OMS e a Interpol (a agência internacional de polícia criminal) também emitiram informes alertando sobre o aumento do consumo desse composto.

"[Trata-se de uma substância] ilícita e potencialmente mortal. Além disso, os riscos ligados a seu consumo são agravados pela condição ilícita de sua fabricação", afirmou a Interpol em um Alerta Laranja mundial emitido em maio e distribuído a seus 190 países membros.

Segundo a Aecosan, o efeito adverso mais comum associado ao uso do DNP são as erupções cutâneas (vermelhidão e inflamação da pele, muitas vezes com presença de bolhas).

"Outros efeitos são a neuropatia periférica [problemas no sistema nervoso], gastroenterite [inflamação que afeta o estômago e o intestino], anorexia, catarata ou surdez permanente", entre outros.

Há também outros problemas derivados dos efeitos tóxicos do DNP: confusão, agitação, coma, convulsão, hipertermia, taquicardia, sudorese e colapso cardiovascular.

E não há nenhum antídoto para a intoxicação por essa substância.

"As pessoas precisam estar conscientes e atentas, especialmente no que diz respeito a vulnerabilidade de pessoas com transtornos alimentares que pode levar ao uso dessa substância", diz Ryck Albertyn, anestesista e consultor do Hospital Worthin.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2015/12/20/perigosa-pilula-que-promete-queimar-gordura-volta-a-moda-entre-os-jovens.htm?cmpid=fb-uolnot

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Suecos querem mexer na tabela periódica para incluir novo elemento

Imagem de noticias.uol.com.br
Está na hora de todo mundo atualizar os estudos sobre a tabela periódica, avisa um grupo de físicos nucleares. Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, disseram nesta semana terem achado provas inéditas que confirmam a existência de um novo elemento químico superpesado.
Ainda sem nome, ele pode ocupar a vaga do número atômico 115, que traz provisoriamente o termo Ununpentium, nunca reconhecido oficialmente. Os elementos só são batizados depois que a União Internacional de Física e de Química Pura e Aplicada comprova a descoberta - os membros podem, por exemplo, pedir mais experimentos e novos dados, atrasando essa nomeação. 
"O experimento foi muito bem sucedido e um dos mais importantes dessa área nos últimos anos", segundo Dirk Rudolph, professor da divisão de Física Nuclear na Universidade.
O estudo feito no acelerador de partículas do centro de pesquisas GSI, do governo alemão, comprovou as primeiras medições feitas há dez anos por um grupo de pesquisadores russos, mas que, até então, não tinham sido aceitas pela comunidade internacional, reforça a instituição sueca. As conclusões do novo estudo serão divulgadas no periódico The Physical Review Letters.
Os pesquisadores também tiveram acesso aos dados que ofereceram uma visão mais aprofundada sobre a estrutura e as propriedades de seu núcleo atômico superpesado.
Bombardeando uma fina película de amerício (Am) com íons de cálcio (Ca), a equipe mediu os fótons em conexão com o decaimento alfa do novo elemento (algo que ocorre, geralmente, com núcleos pesados). Certas energias dos fótons coincidiram com os índices esperados para a radiação de raio-X, que funciona como uma "impressão digital" de alguns elementos. 
A última vez que os cientistas mexeram na tabela periódica foi em 2011, quando o comitê internacional incluiu dois elementos químicos: os números atômicos 114 e 116 foram nomeados como Fleróvio e Livermório, respectivamente, em 2012.

FONTE: 
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/08/29/suecos-querem-mexer-na-tabela-periodica-para-incluir-novo-elemento-quimico.htm#fotoNav=78

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Química e Física em ação: Estudantes são premiados com foguete movido a vinagre e água

Projeto de alunos de Sorocaba usa material reciclável e 'voa' 250 metros.
Projeto do foguete teve início já no início do ano (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Projeto do foguete teve início já no início do ano
(Foto: Natália de Oliveira/G1)
Produção do foguete
Os estudantes contam que a preparação para a competição teve início logo no primeiro semestre de aula, mas que para produzir, de fato, o foguete - que é feito somente com material reciclável -, eles não demoraram nem dois dias. “Usamos garrafas pet, aletas de papelão e pés de carteiras velhas para fazer o foguete. Só tivemos o gasto mesmo pra comprar parafusos, travas e molas", ressalta Leonardo.

O combustível utilizado foi vinagre, bicarbonato e água. “A água nós colocamos em uma bexiga para que não ocorresse o contato direto com o bicarbonato e o vinagre”, explica João Victor. Uma rolha com uma agulha foi colocada para furar a bexiga. “Dessa maneira tivemos uma reação melhor e liberando o CO2”, conclui o estudante.

A reação química que ocorre entre o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio libera gás carbônico (CO2) com um progressivo aumento da pressão no interior da garrafa. A pressão aumenta a ponto de a rolha escapar e quando isso acontece, e a água e o ar são violentamente expulsos (ação) empurrando (reação) a garrafa na mesma direção e sentido oposto.

Durante os lançamentos testes, realizado no estacionamento do campus de uma universidade de Sorocaba, fora de horário de aula, os alunos foram a todo momento acompanhados pelo professor Edvaldo e, também, fizeram uso de equipamentos de proteção. "Eles usaram óculos, capa de chuva e até luvas para evitar qualquer tipo de acidente".

Além do alcance do foguete, a mostra também premiou os projetos que tiveram melhor acabamento; originalidade; aerodinâmica; tamanho das aletas; base (segurança, originalidade, robustez, manômetro, estabilidade, gatilho, válvula de aborto, etc) e apresentação da equipe. Porém, o trio de Sorocaba só foi premiado na categoria de maior alcance do foguete.


Trio teve que usar equipamentos de segurança no dia do lançamento do foguete (Foto: Arquivo Pessoal)
Trio teve que usar equipamentos de segurança no dia do lançamento do foguete (Foto: Arquivo Pessoal)
FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/11/estudantes-sao-premiados-com-foguete-movido-vinagre-e-agua.html

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Quer falhar na vida? Mantenha estes 5 hábitos

O sucesso de uma pessoa depende de inúmeros fatores, mas todos eles passam por algo básico: os hábitos diários.
Por mais que você falhe, a maneira como lida com isso é essencial para definir se, no futuro, será um vencedor ou não. Uma pessoa forte e determinada tem mais chances de ser alguém na vida, sempre. Quem se recusa a fazer algo a respeito de suas falhas – aprendendo a acertar no futuro, provavelmente não chegará muito longe.

É o que diz esta reportagem do site Business Insider, que separou uma lista de 5 hábitos que podem transformar qualquer pessoa em um fracasso. Veja a seguir:


1. Não planejar
imagem de pensador.uol.com.br
É mais fácil alcançar seus objetivos quando você tem um planejamento.

Isso não significa que todos os passos colocados no papel sairão exatamente da maneira planejada – mudanças no percurso acontecem – mas é importante saber quais passos são mais importantes para chegar ao resultado previsto.

De acordo com o BI, os planos devem ser “específicos, mensuráveis e temporais”, e um panorama completo da situação é mais efetivo na preparação para a execução.

Lembre-se: planos vagos abrem mais espaço para a procrastinação.


2. Deixar de tentar por medo
imagem de diretasjablog.wordpress.com
Não é muito difícil chegar a essa conclusão, mas: quem não tenta, jamais consegue. Para não falhar, é preciso criar a coragem de dar o próximo passo, por mais ceticismo que exista com relação a ele.

Nunca é cedo e nem tarde demais para perseguir um resultado planejado, e deixar o medo de lado é essencial.


3. Desistir muito cedo
imagem de www.mensagens10.com.br
A persistência é um segredo essencial para chegar ao sucesso. A grande maioria das pessoas desiste de suas paixões extremamente cedo e caem no conformismo. O BI cita o exemplo de Abraham Lincoln: “ele falhou nos negócios aos 21, perdeu uma corrida legislativa aos 22, falhou novamente nos negócios aos 24 e perdeu uma corrida ao Congresso aos 34. Aos 45, perdeu uma corrida ao Senado. Não conseguiu tornar-se vice-presidente aos 47. Mas, aos 52 anos, finalmente foi eleito presidente dos Estados Unidos. Lincoln nunca desistiu”.


4. Deixar de acreditar
imagem de trintaem3.blogspot.com
É necessário acreditar no que você mesmo faz. Jamais diga – ou pense – que não é possível chegar aonde você sonha, se não, todo o esforço será vão.

Suas crenças e seu inconsciente são essenciais para que o sucesso chegue: acredite em si mesmo, sempre.


5. Criar desculpas
imagem de www.facebook.com
Sempre existirão motivos para deixar de fazer alguma coisa. O que você precisa fazer é deixar de focar nesses motivos. Você é a única pessoa que pode se convencer a fazer algo – ou a deixar de fazer.

FONTE: http://m.infomoney.com.br/carreira/noticia/4525405/quer-falhar-vida-mantenha-estes-habitos