segunda-feira, 30 de maio de 2016

ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TICS

imagem de quimicaludicaeliana.blogspot.co

por Marcelo Prado Amaral Rosa, Eliane Maria Balcevicz Grotto
Resumo

A metodologia de pesquisa que orienta este estudo inscreve-se numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Os instrumentos utlilizados nesse estudo foi a análise de documentos, entrevistas e observação da prática dos professores que trabalham em cinco municípios da região do Médio Alto Uruguai, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa revela que, apesar de se vivenciar um novo paradigma, a era digital, a realidade atual nas escolas é outra, ou seja, a escola continua primando pela memorização e transmissão deconteúdos. Percebe-se que, apesar de se passarem três décadas de existência de programas que visam à capacitação de professores e a implementação de laboratórios, pouco se avançou ou quase nada, em se tratando de inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino. Historicamente, as mudanças de metodologias, seja no âmbito da Universidade ou da Escola, são lentas. Mas, nesse momento específico, a mudança deve ser mais rápida. Sem dúvida, a formação de professores representa um grande desafio no contexto atual.

Palavras-chave: Ensino, Tecnologia, Química.

sábado, 28 de maio de 2016

Dominar conteúdo é base para ensinar competências (sobre não existir disciplinas no ensino médio)

Especialistas afirmam que investir na formação de professores é a melhor lição que podemos tirar das mudanças na Finlândia
por Fernanda Kalena 

Desde o final de março/2015, quando a Finlândia anunciou o redesenho de seu sistema educacional, que coloca projetos transversais à frente de disciplinas, o debate sobre o espaço que conteúdos e competências devem ocupar na grade escolar está a todo vapor. Para trazer essa discussão ao cenário brasileiro, o Porvir conversou com especialistas em educação para entender quais são as lições e inspirações que podem ser tiradas das mudanças finlandesas.
imagem de www.advicesystem.com.br
Um ponto ressaltado por Marjo Kyllönen, secretária de educação da cidade de Helsinque, foi o preparo dos educadores para lidar com o novo modelo (leia aqui a entrevista completa). E não coincidentemente, a necessidade de reforçar a formação docente aparece como consenso quando se olha para o Brasil.

“Se o professor não souber trabalhar bem na sua disciplina ele não vai conseguir trabalhar com as competências transversais. Isso exige uma formação docente que não se tem aqui”, argumenta a educadora Guiomar Namo de Mello, presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. “Por isso que a proposta da Finlândia não elimina as disciplinas, diz que as competências devem ser vistas em cada disciplina de uma forma diferente. É aí que a questão da competência geral se encontra com a específica”, aponta.

A diretora do Cadec (Consultores Associados de Educação), Ana Cristina Canettieri, que frequentemente viaja para conhecer boas práticas de redes de ensino pelo mundo, concorda que a Finlândia só consegue fazer essas mudanças por ter um corpo docente muito bem preparado, uma formação inicial consistente e professores que trabalham com muita autonomia. “As transformações acontecem pois os docentes são muito valorizados e têm um amplo domínio de como ensinar e como se aprende”.


"Quanto mais você conhece a disciplina que leciona, mais sabe os limites e as fronteiras dela com a realidade"


Segundo Guiomar, as competências transversais devem ser desenvolvidas em cada disciplina respeitando as especificidades de cada campo do conhecimento. A educadora ilustra: “Ao pensar em um projeto que aborda a poluição de um rio e suas implicações, por exemplo, o objeto de estudo afeta a cidade, a população e o prefeito. Contém componentes químicos e é influenciado por um conjunto de fatores do entorno, do meio ambiente físico. Esse projeto vai desenvolver conteúdos de geografia, química, história, ciências políticas, todos voltados para diminuir a poluição do rio. Só que a solução em química se expressa de um jeito e em geografia, de outro, mas todas resultam em uma habilidade geral, de resolução de problema”. Para ela, os professores especialistas tem que ter um sólido conhecimento e preparo em suas áreas para se sentirem confiantes em trabalhar de forma interdisciplinar. “A disciplina, nesse caso, é mais importante do que nunca”, ressalta a educadora.

Ao mesmo tempo, aponta que a realidade é multidisciplinar. Para ela, estimular nos alunos as habilidades socioemocionais e desenvolver neles a capacidade de resolver problemas não é um trabalho restrito a uma única disciplina ou a um campo de conhecimento e pode ser viabilizado através do ensino baseado em projetos (PBL). “É disso que se trata a Finlândia. Estão colocando professores para desenvolver um trabalho integrado, pensando na possibilidade dos alunos constituírem um conjunto comum de competências”.


"O primeiro passo para um trabalho colaborativo é garantir o aprendizado dos conceitos básicos"


Mas para isso, a educadora volta ao ponto da necessidade de uma formação inicial docente de qualidade, pois assim além de os educadores estarem mais preparados para formar seus alunos para o século 21, não seriam resistentes a mudança que os beneficiassem. “Quanto mais você conhece a disciplina que leciona, mais sabe os limites e as fronteiras dela com a realidade”, completa.

Já Paula Louzano, doutora em política educacional pela Universidade de Harvard, alerta que a existência ou não de um conjunto de disciplinas não deve ser algo que engessa, que limita a correlação de conteúdos e acarreta uma educação de baixa qualidade. “Isso está mais associado aos métodos de ensino, voltados para a memorização de datas e conceitos do que com a própria existência de disciplinas. Para integrar os conteúdos é preciso ter um sólido conhecimento dele e no Brasil ainda temos dificuldade em ensinar os fundamentos de cada disciplina. O primeiro passo para um trabalho colaborativo é garantir o aprendizado dos conceitos básicos”, diz Louzano.

FONTE: http://porvir.org/dominar-conteudo-e-base-para-ensinar-competencias/

segunda-feira, 23 de maio de 2016

7 hábitos matinais que todo(a) pessoa (estudante, profissional de qualquer área...) deveria ter

acordando
Imagem de http://exame.abril.com.br/
As primeiras horas do dia são nobres. Se você souber empregá-las de forma inteligente, os ganhos em bem-estar e produtividade podem ser surpreendentes.

Em artigo para o Medium, o consultor de carreira norte-americano Benjamin Hardy reuniu alguns hábitos matinais típicos dos profissionais de sucesso.

De exercícios físicos a banhos frios, as dicas do especialista pressupõem um fator essencial: uma noite de sono de 7 horas, pelo menos. Nenhuma atitude positiva pela manhã funcionará se você não tiver dormido o suficiente, alerta o consultor.

1) Faça um exercício de introspecção
Fazer um exercício de introspecção
Imagem de http://exame.abril.com.br/
Antes de começar um novo dia de trabalho, bombardeado por informações e tarefas, guarde um momento de silêncio para você mesmo, diz o consultor de carreira norte-americano Benjamin Hardy.

Você pode rezar, meditar ou fazer qualquer outro exercício de introspecção que esteja de acordo com as suas preferências.

O importante é esvaziar-se momentaneamente das preocupações e visualizar tudo que há de positivo à sua volta. Segundo Hardy, o sentimento de gratidão é um dos segredos para levar uma vida pacífica e bem-sucedida. 

2) Tome um banho frio
Tomar um banho frio
Imagem de http://exame.abril.com.br/
O efeito dos banhos frios para a saúde ainda não foi totalmente desvendado pela ciência - mas a ideia tem seus adeptos. O famoso coach norte-americano Tony Robbins, por exemplo, tem o costume de entrar numa piscina gelada todas as manhãs.

Você não precisa fazer o mesmo, mas pode perceber alguns benefícios surpreendentes se reduzir um pouco a temperatura da ducha, segundo Hardy. "Pessoalmente, eu me sinto mais disposto, criativo e inspirado, e minhas ideias começam a fluir", escreve o consultor. 

3) Consuma pelo menos 30 gramas de proteína
Comer pelo menos 30 gramas de proteína
Imagem de http://exame.abril.com.br
Em entrevista à revista Men's Health, Donald Layman, docente da Universidade de Illinois, recomenda o consumo de pelo menos 30 gramas de proteína por refeição, inclusive no café da manhã.

Segundo o professor, o consumo equilibrado do nutriente ajuda a prevenir obesidade, diabetes e até doenças cardíacas. Além disso, seu consumo adequado reduz os picos de fome - que podem causar mal-estar e mesmo atrapalhar a sua concentração no trabalho.

4) Faça exercícios físicos
Fazer exercícios físicos
Imagem de http://exame.abril.com.br
Andar, correr ou apostar em qualquer outra atividade física é um ingrediente básico na rotina de pessoas saudáveis e produtivas. "Qualquer que seja a sua preferência, apenas mexa o seu corpo", diz Hardy.

Para ele, o começo do dia é um dos melhores momentos para se dedicar a isso. "Fazer exercícios nas primeiras horas da manhã gera um fluxo intenso de inspiração e clareza", escreve o consultor.

5) Leia
Ler
Imagem de http://exame.abril.com.br
De acordo com Hardy, a leitura é um dos segredos para abrir a sua mente e se destacar de outros profissionais. Afinal, educação e cultura não fazem mal a ninguém. 

"Dedicar de 15 a 30 minutos, toda manhã, à leitura de conteúdos inspiradores ou instrutivos é algo que muda qualquer um", escreve o consultor. 

O contato com os livros traz benefícios de longo prazo: além de adquirir bagagem cultural, você ganhará novas perspectivas sobre o mundo e fará mais conexões entre diversas áreas de conhecimento.

6) Repasse mentalmente seus objetivos a longo prazo
Repassar mentalmente seus objetivos a longo prazo
Imagem de http://exame.abril.com.br
Antes de ir para o trabalho e se preocupar com tarefas e perspectivas de curto prazo, vale a pena dedicar alguns minutos para olhar mais ao longe.

Repasse mentalmente os seus principais objetivos de carreira e, se quiser, transforme suas ideias em anotações.

A vantagem de escrever as suas metas numa folha de papel, diz Hardy, está na facilidade de consultá-las e revisá-las toda manhã.

7) Faça algo para atingir um objetivo de longo prazo
Fazer algo para atingir um objetivo de longo prazo
Imagem de http://exame.abril.com.br
Ter clareza mental quanto aos seus objetivos de carreira é importante, mas não basta. Para não deixar as suas intenções desaparecerem de vista, faça um pequeno movimento na direção de concretizá-las todos os dias.

A ação pode ser tão singela quanto mandar um e-mail para um contato estratégico ou se inscrever num curso interessante. O importante é tomar alguma atitude - e, de preferência, pela manhã.

Se não agir logo cedo, alerta Hardy, você acabará encontrando outras "prioridades". "No fim do dia, você estará exausto e haverá um milhão de razões para começar amanhã, o que significa nunca", diz ele. 

FONTE: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/7-habitos-matinais-que-todo-profissional-deveria-ter

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Água marciana possível graças a Raoult (propriedades coligativas na áreaaa... ou melhor no espaço!!)





De acordo com a termodinâmica, não é possível a existência de água no estado líquido nas condições de pressão e temperatura de Marte. A pressão atmosférica média no planeta é de cerca de 600 Pa – bem menor do que a pressão de vapor da água na temperatura ambiente dos locais onde ela foi vista no estado líquido.

Então, como justificar a sua presença? O segredo está no sal: a elevada concentração de íons dissolvidos na fase aquosa, tal como previsto pela lei de Raoult, diminui drasticamente a pressão de vapor exercida pela água. Desta maneira, o líquido pode ser termodinamicamente estável mesmo nas condições de p, T marcianas.

Imagem de falaquimica.com

De acordo com o antigo professor da Universidade de Grenoble, François-Marie Raoult (1830 – 1901), a adição de solutos deprime a pressão de vapor do solvente. O que foi observado em Marte,  uma solução extremamente concentrada de sais, tem uma fração molar do solvente muito pequena;  logo a pressão de vapor é bem menor do que a atmosférica de Marte, permitindo a existência da fase líquida.


Veja o vídeo:

FONTE: http://falaquimica.com/?p=2511

quarta-feira, 18 de maio de 2016

A química da Tatuagem

A química da Tatuagem
Sulfeto de Mercúrio: pigmentação preta.

Por Líria Alves

A Tabela Periódica dos elementos químicos é um arranjo que permite não só verificar as características dos elementos, mas também fazer previsões de como esses se comportam frente às reações. Os elementos da Família B (Colunas de 3 a 12) da tabela são denominados Elementos de transição e são objetos de nosso estudo sobre as tatuagens.

Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, devido a essas características são usados para muitos fins como: fabricar vidros coloridos e nas tatuagens.

As tatuagens já existem há alguns anos, mas seu uso ultimamente se intensificou. A prática de se tatuar já foi vítima de preconceitos, que relacionavam as pessoas tatuadas com marginais. Embora atualmente ainda ocorra discriminação, as tatuagens são vistas com naturalidade, principalmente pelo público jovem.

As tatuagens podem ter vários significados, por exemplo, em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. Existe uma máfia japonesa conhecida por Yakusa, cujos membros utilizam tatuagens para se identificar e indicar sua lealdade ao grupo.

Existem dois tipos de tatuagem:

Temporárias: são conhecidas como tatuagens de Hena, este nome provém da planta da qual é retirada a pigmentação: a Henna lausonia inermes. Essa planta é originária da Índia e países do Oriente Médio, sua coloração natural é marrom ou ferrugem e não possui efeito tóxico. O risco está na adição de carbono e de substâncias contendo chumbo e mercúrio para obtenção da cor preta.


Definitivas: é preciso pensar muito antes de optar por este tipo de tatuagem, que como o próprio nome indica, é definitiva. Só existe uma forma de removê-la, que é através de laser: um processo doloroso e o resultado final não é muito satisfatório, pois no lugar da tatuagem fica uma cicatriz.


A técnica utilizada nas tatuagens permanentes/definitivas consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir: 

Pigmento                                                           Cor 
-------------------------------------------------------------------------------------------------
                            Sais de cádmio .......................................Amarelo ou vermelho 
                            Sais de crômio ................................................... Verde 
                            Sais de ferro ........................................Castanho, rosa e amarelo 
                            Sais de cobalto .................................................... Azul 
                            Sulfeto de Mercúrio ............................................. Preto 
                            Carbono (carvão) ................................................ Preto 
                            Óxido de Titânio ................................................. Branco 

FONTES: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/a-quimica-tatuagem.htm
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/tatuagens-sob-ponto-vista-quimico.htm

segunda-feira, 16 de maio de 2016

5 recursos online grátis para aprender o novo Acordo Ortográfico

imagem de quadrasdf.com.br
As novas regras firmadas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em 1990 estão válidas desde 2009, mas ainda causam muitas dúvidas por aí. Tanto que, no fim do ano passado, o Senado prorrogou por mais três anos o período de transição de uma ortografia para a outra.
Mas, a partir de 1o de janeiro de 2016, não tem mais jeito. O Brasil e todos os países lusófonos deverão padronizar sua escrita. São cursos, aulas, páginas interativas, exercícios e games elaborados por especialistas e disponíveis gratuitamente na web. Confira!
1. JurisWay
Site dedicado a discutir questões importantes no mundo jurídico. Disponibiliza cursos gratuitos em diversos temas. O da reforma ortográfica é apresentado numa sequência de slides e é dividido em 6 tópicos:
– O que é o acordo ortográfico?
– Críticas à reforma ortográficaO retorno do K, W e YSupressão do tremaDupla grafia ou dupla acentuação no Novo Acordo OrtográficoTranslineação no Novo Acordo Ortográfico
2. Câmara dos DeputadosUm programa interativo elaborado pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara e disponível no site da instituição apresenta o histórico do acordo, seus detalhes por tema (alfabeto, trema, acentuação e hífen), além de exercícios.
3. Plataforma IpedPlataforma que reúne cursos de diversos assuntos, com versões gratuitas e pagas. As versões gratuitas são mais simples, mas já permitem ter acesso a conteúdos. Para acessar, é preciso completar um cadastro e criar um perfil – que pode ser o Facebook ou do Google+. Dentro da plataforma, é possível ver os cursos no qual o usuário se matriculou e agenda de atividades gerais, como palestras dos mais variados temas para os próximos dias. No curso do Novo Acordo Ortográfico, é possível ter acesso a conteúdo, participar de fóruns de discussão, acompanhar o progresso das aulas.
4. Game da Reforma Ortográfica
Game online e gratuito
 desenvolvido pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip apresenta questões que, se respondidas corretamente, permite que o jogador avance em um tabuleiro.
5. UOL Reforma Ortográfica
Seção do portal UOL
 dedicado à reforma ortográfica reúne notícias sobre o acordo, vídeos e podcasts de especialistas, planos de aulas para professores dos ensinos fundamental e médio, dicas e exercícios.
Aproveite!
Fonte: Porvir

sábado, 14 de maio de 2016

Chega ao Brasil a primeira loja online de brinquedos científicos

Brinquedos educativos vão explorar todas as áreas da ciência 

(Reprodução/eVivacity)

Loja virtual oferece itens de robótica, física, química e até biologia aos jovens cientistas.
Educadores, pais e estudantes de todas as idades já tem motivo para comemorar. Em setembro o país recebe sua primeira loja online de produtos e brinquedos para aprender ciências. Com mais de 100 diferentes experimentos, a e-Vivacity entra no ar com kits para demonstrar na prática como as coisas funcionam no mundo da química, da física, da eletrônica e robótica, biologia, anatomia, geração de energia e automação.

Um bom início para o percurso está na seção Brinquedos Educativos, que inclui mais de 15 opções para montar periscópios, relógio de sol, catapulta, cofre, combinações de fechadura e até um carro a jato de ar, entre outros projetos interessantes e que visam demonstrar o funcionamento de leis naturais. Um deles é o dinamômetros, utilizado para medir força da gravidade e atrito, levando o experimento a elasticidade, massa e até ao funcionamento do sistema solar. Cada kit, com preço de R$ 479,97, permite montar 24 dinamômetros. Na mesma linha, outro kit usa um Carrossel (R$ 67,81 para 24 brinquedos) para demonstrar a força centrípeta em ação. Para facilitar, a maior parte dos produtos no site conta com vídeos que mostram como montar e usar os experimentos. 

A ideia é incentivar a ciência com brinquedos   (Reprodução/eVivacity)
Na área Eletricidade há kits para criar uma micro usina hidrelétrica e outro para medir condutividade em diferentes materiais. Na estante de Química, as experiências vão de um canhão a vapor até um dispositivo para visualizar forças interatômicas funcionando em metais. Braços robóticos, autômatos no formato de inseto e um humanoide, além de um painel solar que se movimenta automaticamente em busca do sol, estão nas estantes de Robótica. 

O diretor e idealizador da e-Vivacity, André Araújo, afirma que a empresa investe nos baixos custos para alcançar mais crianças interessadas em ciência.

— Por falta de recursos ou de acesso a soluções, boa parte das escolas brasileiras fica só na teoria ao ensinar ciências. A abstração pura dificulta a vida do professor e do aluno. Nós estamos dando um caminho para o ensino na prática e ao vivo de como a ciência funciona. E, com o custo baixo da maior parte dos kits, qualquer pessoa pode ter acesso a experiências reais divertidas.


Embora o foco principal da loja virtual seja o mercado didático, Araújo aposta que também os pais interessados em despertar a curiosidade científica em seus filhos terão bons motivos para visitar a eVivacity. A loja promete ter novos experimentos até o final do ano, chegando aos 150 itens disponíveis.

FONTE: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/chega-ao-brasil-a-primeira-loja-online-de-brinquedos-cientificos-22092015

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Site reúne curtas-metragens para usar em sala de aula

Little Boy Filming With Video Camera In Front Of Blackboard : Stock Photo
gettyimages.com
Um portal feito para educadores está estimulando a exibição de curta-metragens brasileiros em sala de aula. O Curta Na Escola reúne vídeos feitos por brasileiros que podem ser aplicados ao ensino de crianças e adolescentes. Além de disponibilizar informações pedagógicas básicas, como os níveis de ensino e as disciplinas às quais o vídeo é adequado, o site tem uma plataforma colaborativa, em que professores podem compartilhar seus planos de aula e seus relatos.


Até agora, o filme mais exibido é o Ilha das Flores (1989). Dirigido por Jorge Furtado, o curta de 13 minutos faz um ácido retrato da sociedade desigual em que vivemos ao acompanhar a trajetória de um tomate. Ao todo, há 530 vídeos no acervo. O site estima que mais de 60 mil alunos tenham sido contemplados pelo projeto. O conteúdo é livre para todos que acessam, mas os professores que desejarem montar sua cinemateca e enviar suas experiências podem fazer um cadastro.


O projeto é da Synapse Produções, que comercializa o cinema independente brasileiro para o exterior. Já foram lançados três DVDs com os curtas, distribuídos a mais de três mil escolas.

FONTE: 
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/site-reune-curtas-metragens-para-usar-em-sala-de-aula-338009-1.asp

terça-feira, 10 de maio de 2016

ESTUDO REVELA QUE USAR ESMALTE PODE ENGORDAR... (Nooooossaaaa... será mesmo!?)

Existe uma imensa quantidade de coisas que comemos e que podem contribuir para o ganho de peso. Mas você sabia que o esmalte que usamos (sim... homens e mulheres tá?!!) também pode influenciar nos quilinhos a mais na balança?
A revelação chocante é de um estudo recente publicado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

esmalte engorda
Foto: Istock/triocean
De acordo com os pesquisadores, o  fosfato de trifenila, uma substância presente na maioria dos esmaltes, está fortemente ligada ao hormônios. 

O excesso dessa substância altera o organização hormonal e pode levar ao aumento de peso, além de afetar o desenvolvimento neurológico e até mesmo o ritmo de crescimento durante a puberdade.

Segundo a co-autora do estudo, Kate Hoffman, essa descoberta indica uma necessidade de reformulação das leis que dizem respeito à venda de comésticos. “Precisamos nos certificar de que todos os componentes são seguros antes de colocá-los à venda e expor o corpo das pessoas a eles”, alerta.

O fosfato de trifenila, chamado também de TPHP ou trifenilfosfato, foi encontrado em cerca de 1500 esmaltes dos 3000 testados no estudo. A princípio, a recomendação é verificar o rótulo da embalagem e evitar os produtos que contenham a substância.
OP(OPh)3.png
Fosfato de trifenila
----------------------------------------------
Fosfato de trifenila, citado como trifenilfosfato, é o composto químico orgânico aromático organofosforado com a fórmula OP(OC6H5)3. Este sólido incolor é o éster (triéster) do ácido fosfórico e fenol. É usado como um plastificante e um retardador de chama.

É abreviado na literatura técnica seguidamente como TPP (do inglês triphenyl phosphate). É insolúvel em água e apresent ponto de fulgor de 435 °F. É classificado com o CBNumber CB9233809 e MOL File 115-86-6.mol.
----------------------------------------------

Quem diria, não?

FONTES:
http://www.vilamulher.com.br/beleza/unhas/estudo-aponta-que-usar-esmalte-pode-engordar-m1215-714481.html?utm_source=me&utm_medium=site&utm_campaign=r7_editorial

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fosfato_de_trifenila

sábado, 7 de maio de 2016

8 recursos de estudo gratuitos para quem vai fazer o TOEFL

Alguns cursos universitários realizados no exterior exigem uma certificação em inglês. Esta certificação pode ser adquirida realizando o teste TOEFL (Test of English as a Foreign Language) que é respeitado no mundo e reconhecido por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, incluindo Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

imagem de www.meetuniversity.com
O que você usará na sala de aula poderá ser comprovado pelo teste TOEFL mostrando sua proficiência na língua inglesa. No teste, você poderá ler um trecho de um livro escolar e ouvir uma palestra para então falar ou escrever a resposta, da mesma forma que faria em uma sala de aula.
Antes de começar a estudar veja quem faz o teste TOEFL:
  • Estudantes que planejam estudar em uma instituição de ensino superior
  • Admissões e conclusões de programas de aprendizado da língua inglesa
  • Candidatos a bolsa de estudo e certificação
  • Estudantes da língua inglesa que desejam monitorar o próprio andamento
  • Estudantes e trabalhadores solicitando vistos
Se você se enquadra em um dos itens acima ou somente deseja realizar o teste TOEFL comece a se preparar utilizando estes 8 recursos de estudo gratuito, oficialmente disponibilizados pela organizadora TOEFL:
Há plataformas multimídia com exemplos de questões e material preparatório. Atualizado constantemente, o site também traz a lista de instituições que aceitam o certificado e dá para saber mais sobre como funciona a pontuação no teste.
A plataforma traz questões de provas anteriores, para que o estudante teste seus conhecimentos. É possível praticar a parte de leitura, escrita e também de compreensão já que dá para baixar 2 volumes com arquivos de áudio. As questões de expressão oral também estão disponíveis para que o estudante possa se preparar e conhecer o formato da prova.
A série de cinco de vídeos traz uma análise mais aprofundada das etapas de escrita e expressão oral do TOEFL. O estudante pode ver como a questão é apresentada, o tamanho médio que os textos escritos devem ter, e também pode ver um exemplo de resposta que recebeu a avaliação máxima. No vídeo também são apresentadas dicas para se dar bem nestas duas etapas.
Interessados em montar um plano de estudos até para o dia da prova podem usar o Test Prep Planner que traz um calendário com 8 semanas de preparação e dicas de estudos. Informações relativas às 4 etapas da provas e sobre a metodologia de pontuação também estão disponíveis, assim como dicas de atividades para melhorar as habilidades necessárias para ser aprovado no TOEFL.
O programa é personalizado de acordo com os interesses de cada estudante. Por meio dele também é possível receber dicas úteis para quem pretende morar em um país estrangeiro para estudar e informações a respeito de vistos e oportunidades acadêmicas. Como todas as informações estão em inglês o estudante acaba praticando a leitura no idioma.
A página do TOEFL na rede social tem atividades de aprendizado e dicas de estudo para melhorar o desempenho no dia da prova.
O canal hospedado no Youtube tem vídeos de professores de inglês, de quem já fez a prova e também de representantes de instituições que aceitam o certificado. É possível conferir as melhores práticas de estudo e outras dicas para conquistar o TOEFL.
Para quem ainda não está afiado no idioma começar pelos catálogos em português pode ser uma boa alternativa. Nele estão reunidos todos os recursos para entender a prova e que ajudam na hora de se preparar para o teste e ter um bom desempenho no dia.
Bons Estudos!

FONTE:http://canaldoensino.com.br/blog/8-recursos-de-estudo-gratuitos-para-quem-vai-fazer-o-toefl