domingo, 14 de maio de 2017

Dicas simples para fixar o conteúdo estudado

Se tem algo pelo qual a maioria dos estudantes passa, é a dificuldade em lembrar tudo o que é lido. Só que isso não precisa ser um problema se forem seguidas estas dicas de estudos simples para fixar o conteúdo estudado.
O que acontece é que não é a quantidade de estudo que fará você passar em uma prova ou concurso público, mas sim a qualidade do seu estudo. Ou seja, é melhor você estudar 1 hora por dia de uma maneira bem eficiente do que estudar o dia inteiro sem absorver nada.
Como muitas pessoas possuem essa dificuldade de fixar o que estudou, separamos este verdadeiro guia para orientar sobre como resolver essa questão de uma vez. A questão “como estudar para concurso?” ou “como estudar para o Enem?” será logo respondida.

4 regras para melhorar a concentração nos estudos

Antes de mais nada, certifique-se de que você está estudando mesmo e não só folheando os livros. Se você não está em um momento, ambiente ideal ou sem foco, mesmo que esteja lendo ou assistindo uma aula, o seu cérebro estará em outro lugar e você não estará nem mesmo recebendo essas informações.
Para isso, você precisa se concentrar nos estudos, então vamos lá:
1 – Ambiente
O ambiente exerce uma influência muito forte no comportamento das pessoas, então prepare o local ideal para os seus estudos.

  • Deve ser bem iluminado, quanto mais claro melhor, se tiver luz solar é melhor ainda.
  • Elimine todos os barulhos e ruídos possíveis, e, se não te incomodar, coloque protetores auriculares nos ouvidos (vendidos baratinhos nas farmácias) ou até mesmo um fone de ouvido.
  • Procure estudar em um local limpo e organizado. Ambiente sujo ou desorganizado, tiram a sua concentração sem que você se dê conta.
  • Lugar ideal para estudar é em uma mesa, escrivaninha ou balcão e ponto final. Nada de sofá ou cama, só em último caso mesmo.

2 – Rotina
Aqui vale aquela máxima de criar uma rotina de estudos para “programar” seu corpo que naquele determinado dia e horário ele vai precisar de concentração.
Um plano de estudos é uma das melhores ferramentas para organizar e disciplinar os estudos. Outra dica é procurar sempre estudar no mesmo local, ou seja, cada vez que você sentar lá, seu cérebro saberá que é hora do estudo e ficará mais focado nisso.
3 – Cérebro
Não adianta nada todas as dicas para estudar se você não está a fim de estudar, então você precisa se convencer disso primeiro. Comece desligando o celular e todas as outras coisas que possam te distrair. Se estiver estudando no computador feche facebook, skype e tudo que possa tirar sua atenção nesse momento.
Sabia que você é seu maior vilão? Na maioria das vezes, se vai estudar pensando que isso é algo chato, seu corpo vai tentar te defender deste mal fazendo com que você boceje e tente de tudo para encerrar esse momento que você não gosta.
Então procure pensar que é algo bom para você, que você vai aprender algo novo, que vai ser muito útil na sua vida e vai te possibilitar alcançar seus sonhos.
Outra sugestão é tentar se desligar das preocupações. Para ajudar, use algum gerenciador de tarefas para definir as prioridades e quando cada coisa deve ser feita. Assim você não vai ter que ficar lembrando que amanhã tem que resolver isto e aquilo, visto que está tudo anotado no gerenciador e ele vai te lembrar o que você deve fazer.
4 – Corpo
  • Cuide da sua saúde. Se você não estiver bem, o melhor a fazer é se cuidar, se recuperar bem e voltar melhor, senão não rende. A saúde vem em primeiro lugar.
  • Fazer exercícios físicos ou uma simples caminhada fazem com que sua circulação sanguínea acelere, te dando mais disposição, mais concentração, menos sono e fadiga na hora em que estiver estudando.
  • Procure estudar na postura correta na cadeira: não pode ser confortável demais porque será um convite para o cochilo e também não pode ser de um modo que te cause desconforto.
  • Alimentação adequada também ajuda e muito na absorção do conteúdo estudado. Procure ingerir alimentos naturais ricos em nutrientes como o fósforo que é muito bom para a memória. Não estude com fome, tenha sempre alguma barrinha de cereal ou até chocolate por perto para dar aquela impulsionada na glicose e, por consequência, mais disposição.
  • Uma boa noite de sono é fundamental.

Se você seguir esses passos, você conseguirá absorver muito melhor o conteúdo estudado, mas ainda não é o suficiente. Confira abaixo.

5 técnicas para memorizar o conteúdo estudado

1 – Resumos
Fazer resumos é de longe a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processar essa informação no cérebro para elaborar uma simplificação dessa informação. Dessa forma você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e repassa isso para outro meio.
Mas não adianta copiar e transcrever alguns trechos inteiros, o que deve ser feito é dar o seu entendimento sobre o assunto. A dica é utilizar mapas mentais, que são, basicamente, resumos em formato de diagramas com desenhos e informações ligadas em tópicos.
2 – Simulados
Testar o cérebro com simulados é outra boa forma de fixar o conteúdo. Intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Então ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.
3 – Associações e Vínculos
Fazer associações e vínculos também é útil para decorar listas, números e assuntos com muitos detalhes que são necessários serem decorados.
Por exemplo:
Quantos membros compõem o Tribunal Superior de Justiça? Resposta: 33.
A sigla do Tribunal Superior de Justiça é TSJ e 33 é a idade de cristo, então você pode associar o TSJ com o J de Jesus e lembrar da idade dele. Assim se cair na prova você irá se lembrar facilmente do número 33.
4 – Acrônimos
Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica. Veja este exemplo:
Os princípios do direito administrativo são Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Além de entender, o estudante tem que decorar mesmo, então, utilizando a técnica dos acrônimos, separe as primeiras letras de cada palavra e perceba como fica mais fácil:
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência
L I M P E
É só lembrar do acrônimo LIMPE e fazer a associação depois, fica bem mais fácil decorar a resposta.
5 – Autoexplicação
A autoexplicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e transformá-las em conhecimento.
Basicamente consiste em explicar pra você mesmo em voz alta aquilo que acabou de entender. Mas, atenção: não é ler em voz alta, é explicar o que acabou de entender, como se tivesse explicando para outra pessoa.

3 mitos sobre memorização


  • Ler várias vezes até gravar: estudos comprovaram que quando se trata de grandes quantidades de conhecimento, apenas ler por ler não funciona. O melhor mesmo é estudar do jeito certo, ao invés de ficar lendo várias vezes sem a concentração ideal e sem as técnicas corretas.
  • Grifar ou sublinhar trechos: mesmo que você volte e releia os termos grifados, não significa que você processou essa informação e gravou na sua memória.
  • Escutar ou ver alguém explicando: na verdade não importa se a informação veio de um livro, videoaula ou pessoalmente, o que importa é como estava o seu nível de concentração e como você processou essas informações.

Transforme seu jeito de estudar e, consequentemente, seu aprendizado com estasdicas para estudar e fixar o conteúdo estudado.
Estamos torcendo por você!

FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/dicas-simples-para-fixar-o-conteudo-estudado

Nenhum comentário:

Postar um comentário