quarta-feira, 24 de maio de 2017

Diferença entre perfume e colônia (o conteúdo soluções aparecendo...)


A diferença entre perfume e colônia está simplesmente na porcentagem que o óleo essencial aparece na composição do produto. Os perfumes são mais concentrados.
Imagem de http://www.alunosonline.com.br/

Quem nunca passou pela experiência de sentir o cheiro de um perfume que nos faz lembrar de pessoas, emoções e sensações já vividas? Praticamente todo mundo já passou por isso, porque os perfumes fazem parte das experiências humanas desde a antiguidade.


A higiene pessoal é um aspecto importante para nos prevenir contra doenças e garantir uma boa aceitação por outras pessoas. Os odores agradáveis ajudam a indicar esse aspecto de limpeza. Esse fator estético, aliado ao desenvolvimento de técnicas químicas que permitiram a síntese de cada vez mais fragrâncias, resultou em uma grande quantidade de perfumes, águas-de-colônia, águas de toilette, Deo Colônias, entre outros.
Mas você sabe qual é a diferença entre esses tipos de produto?

Um perfume é composto basicamente de três componentes principais:
(1) Fragrância: é a essência que promove o odor agradável, é o odor básico extraído de vegetais ou animais, além daqueles sintetizados em laboratório;

(2) Solvente: os perfumes contêm uma mistura de fragrâncias dissolvidas em um solvente que geralmente é o etanol. Já o etanol sempre contém determinada quantidade de água. Outros álcoois também podem ser utilizados, como o propileno glicol, para aumentar a solubilidade da essência no solvente;

(3) Fixador: serve para diminuir a evaporação da essência e aumentar o tempo que o perfume é sentido.
Diferentes óleos essenciais ou fragrâncias dos perfumes
Diferentes óleos essenciais ou fragrâncias dos perfumes (http://www.alunosonline.com.br/)

Assim, todos os produtos que exalam odores agradáveis e têm essa finalidade de perfumar são chamados de perfumes. No entanto, é de acordo com a sua concentração que os perfumes são classificados nessas diferentes denominações.
Queremos aqui chamar a atenção para o primeiro e o segundo componentes dos perfumes mencionados acima, pois a diferença entre os vários produtos de perfumaria deve-se basicamente à diferença de porcentagens das essências, isto é, a sua concentração na fórmula.
Veja a tabela para entender essa classificação, lembrando que o tempo de duração média desses produtos na pele pode variar de acordo com o tipo de pele, como o tempo de duração da fragrância em peles secas é menor do que em peles oleosas.

Composição média de misturas usadas em produtos de perfumaria
Composição média de misturas usadas em produtos de perfumaria
Observe que quanto maior é a concentração da essência na mistura e menor é a quantidade de água presente no etanol, mais duradouro e intenso é o aroma que o produto exala. Por isso, os produtos que são chamados de perfumes são mais indicados para ocasiões especiais e, principalmente, à noite.
Vale ressaltar que a mais indicada para ser usada após o banho é a deo colônia, pois além de geralmente possuir notas refrescantes que aumentam a sensação de frescor que o banho proporciona, também pode ser usada no corpo inteiro, visto que é mais “fraquinha”. A classificação das fragrâncias utilizadas engloba 14 grupos que são ordenados de acordo com a sua volatilidade: cítrica, lavanda, ervas, aldeídica, verde, frutas, florais, especiarias, madeira, couro, animal, almíscar, âmbar e baunilha.
Além disso, quanto maior é a concentração da essência na mistura, mais caro é o produto. Atualmente, a maioria dos perfumes é produzida com essências artificiais, mas os perfumes mais caros são aqueles em que o óleo essencial é natural e utilizam-se as fragrâncias artificiais apenas para acentuar o aroma das naturais.

Por Jennifer Fogaça

FONTE: http://www.alunosonline.com.br/quimica/diferenca-entre-perfume-colonia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário