quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DICAS ENEM - Cansado dos exercícios do Enem? Veja 7 filmes que podem te ajudar na prova...

imagem de educacao.uol.com.br



















Faltam menos de dois meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e é consenso entre os professores quais são os dois principais requisitos para dominar as matérias cobradas na prova: reflexão e debate. 

É nesse sentido que os filmes ajudam muito o aluno a desenvolver seu senso crítico sobre os temas abordados no exame, auxiliando na interpretação dos textos da parte de língua portuguesa e, principalmente, na hora da redação. 


Mas não pode confundir: o filme não substitui o estudo. É o que adverte Luis Otávio Targa, orientador educacional do Colégio Vértice. Segundo ele, o filme serve para relembrar alguns conceitos anteriormente estudados pelo aluno, fazendo com que ele possa aplicá-los em diferentes situações e contextos. "Os filmes auxiliam o aluno a relembrar conceitos que ele possa aplicar àquela situação do filme e, depois, essa reflexão deve ser levada para uma discussão com um professor. O filme é um complemento que vai ajudar muito, sobretudo, a aumentar ainda mais a coletânea do aluno para a redação", explica Targa. 

Então, confira a lista de 7 filmes preparada por Targa que podem te ajudar na prova do Enem:
Divulgação
Imagem: Divulgação
A 13ª emenda 
Com a direção de Ava DuVernay, "A 13ª emenda" é um documentário em que estudiosos e personalidades políticas analisam a relação entre a criminalização da população negra nos EUA e o crescente aumento do sistema prisional. O racismo e a regulamentação das drogas são os principais temas abordados na obra.

Divulgação
Imagem: Divulgação
Clash Mohamed 
Diab foi quem dirigiu essa obra que abrange, de forma atual, a questão da Primavera Árabe no Egito e seu reflexo nas questões do Oriente Médio, como a formação dos grupos terroristas e as disputas políticas da região.

Divulgação
Imagem: Divulgação
Nunca me sonharam 
Com a produção de Cacau Rhoden, o documentário brasileiro "Nunca me sonharam" mostra a realidade no ensino médio público do Brasil pelo ponto de vista dos estudantes. Nele, há reflexões sobre o sistema educacional com depoimentos de professores, alunos e especialistas.

Divulgação
Imagem: Divulgação
Fome de Poder 
A obra "Fome de Poder" retrata a ascensão do que hoje é a maior rede de fast-food do mundo: o McDonald's. Nele, o aluno consegue correlacionar e compreender os conceitos do sistema capitalista, do fordismo e da produção em série, o que pode ser uma ótima referência atual para a redação 

Divulgação
Imagem: Divulgação
Okja 
Dirigido por Bong Joon-ho, o filme é uma sátira que questiona e nos faz refletir sobre a produção dos alimentos no século 21. A obra remete a discussão dos alimentos transgênicos, assunto sempre presente na parte de biologia do Enem.

Divulgação
Imagem: Divulgação
O Círculo 
O filme "O Círculo" retrata a relação dos jovens atuais com as redes sociais e a internet, o que pode vir a ser cobrado e relacionado no Enem com conceitos de sociologia e filosofia.

Divulgação
Imagem: Divulgação

O Planeta dos Macacos 
A trilogia "Planeta dos Macacos", obra de ficção norte-americana em que os macacos e os seres humanos entram em conflito, pode auxiliar o aluno com a parte de biologia, uma vez que o filme promove uma reflexão a cerca da teoria da evolução humana e o que nos diferencia dos nossos "ancestrais".

FONTE: https://educacao.uol.com.br/listas/cansado-dos-exercicios-do-enem-veja-7-filmes-que-podem-te-ajudar-na-prova.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário