segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O grafeno "não para": Samsung desenvolve bateria que promete carga total em 12 minutos

Bateria é feita de grafeno, uma forma cristalina de carbono altamente condutora de eletricidade.
Resultado de imagem para grafeno
imagem de FCiências
Samsung apresentou uma tecnologia capaz de criar baterias com 45% mais capacidade e cinco vezes mais velocidade de recarga que modelos tradicionais. Segundo a companhia, a invenção leva apenas 12 minutos para recarregar completamente. Atualmente, baterias de lítio presentes em smartphones precisam de, pelo menos, uma hora na tomada para recuperar a carga. A novidade poderá resultar em uma nova geração de celulares que duram mais tempo e recarregam rapidamente.
Baterias à base de grafeno prometem cinco vezes mais rapidez para recarregar um smartphone, por exemplo (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
Baterias à base de grafeno prometem cinco vezes mais rapidez para recarregar um smartphone, por exemplo
(Foto: Thássius Veloso/TechTudo)
A bateria é construída com esferas feitas de grafeno (Graphene Balls), uma das formas cristalinas do carbono. Conhecido pela durabilidade e resistência, o material também é altamente condutor de eletricidade, capaz de mover elétrons 140 vezes mais rapidamente que o silício, usado em chips eletrônicos. Essa característica o torna uma das alternativas para criar baterias mais potentes em comparação com o lítio. No entanto, havia pouco avanço nesse sentido até então.

As esferas de grafeno da Samsung ainda permitem que a bateria suporte temperatura de até 60 graus Celsius sem apresentar queda de rendimento. Após 500 ciclos de recarga, o produto seria capaz de reter quase 80% da capacidade, especificação também superior a modelos comuns. Por isso, a tecnologia pode ter várias aplicações, de celulares a automóveis elétricos.

A invenção foi patenteada nos EUA e na Coreia do Sul. Por enquanto, não há previsão de lançamento das novas baterias no mercado.

Via Nature e Daily Mail

FONTE: https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/11/samsung-desenvolve-bateria-que-promete-carga-total-em-12-minutos.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=Editorial_noticias_celulares

Nenhum comentário:

Postar um comentário