terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Os 9 minerais mais mortais já extraídos: confira e mantenha distância!

Os minerais preciosos fazem o mundo moderno girar em torno deles. Isso porque são matéria-prima para a construção de inúmeras coisas que vão desde placas de circuitos a utensílios em geral.


O único detalhe é que eles também são alguns dos materiais mais tóxicos conhecidos pela ciência. Ao serem escavados e estudados, eles provaram ser realmente muito perigosos ao longo dos anos, tanto que alguns foram retirados da produção industrial por completo.



Confira os 9 minerais mais tóxicos já encontrados:
1. Cinábrio (HgS)

Modified by CombineZP


O sulfeto de mercúrio, mais comumente conhecido como cinábrio, tem sido a nossa principal fonte de mercúrio elementar desde os primórdios da civilização humana. O mercúrio, por sua vez, tem sido tradicionalmente usado como pigmento para cerâmica e tatuagens, embora na idade moderna também seja empregado em uma grande variedade de equipamentos científicos, como termômetros e barômetros, bem como na indústria pesada, como na recuperação de metal e produção de cloro, sem contar os interruptores de mercúrio que ajudam o trabalho eletrônico moderno. Tudo lindo até aqui.

No entanto, quando oxidado, este elemento produz metil-mercúrio e dimetil mercúrio, dois compostos tóxicos que causam danos irreparáveis no sistema nervoso das crianças. É absolutamente mortal em pequenas concentrações e pode ser absorvido através da vias respiratórias, intestinos ou pele. Devido a isso, quase todos os setores que mencionamos acima ou já eliminaram sua utilização ou estão em vias de fazer isso.

2. Pirita (FeS2)

minerais perigosos 2

Tanto o enxofre quanto o ácido sulfúrico são usados extensivamente na indústria. O enxofre pode ser encontrado em tudo, desde fósforos e pneus a fungicidas e fumigantes, enquanto o ácido sulfúrico é um componente vital de muitos processos industriais de pigmentos a explosivos. Mas onde a pirita entre nessa história? Bom, a pirita, um mineral composto formado a partir de ferro e enxofre, era a única fonte para obtê-los.

Isso levou a grandes esforços de mineração de pirita, que por sua vez levaram a danos ambientais devastadores. Os dejetos da mina, por exemplo, acabaram acidificando águas subterrâneas e córregos próximos. Além disso, a pirita tem um péssimo hábito de combustão espontânea quando é misturada em camadas de carvão e exposta ao ar, liberando metais altamente tóxicos (como o arsênico) para a atmosfera conforme oxida. É por isso que muitas minas de carvão recebem pulverização de calcário em pó em áreas recém-escavadas. Isso costuma retardar a reação de oxidação exotérmica do minério e é suficiente para impedi-lo de explodir.
A pirita não é mais comercialmente minerada, pois a indústria percebeu que o enxofre pode ser facilmente coletado como um subproduto do gás natural e do processamento de petróleo. Hoje, esse mineral raramente é escavado, a não ser que seja para a fabricação de peças de amostra.

3. Fluorita (CaF2)


minerais perigosos 3

Esse mineral verde e lindo é chamado de fluorita. Ele é composto de fluoreto de cálcio, que é comumente encontrado em veias de outros minérios como ferro, carvão e cobre. A fluorita pode ser usada em um fluxo de fundição, mas é mais frequentemente vista em joias e em lentes de telescópios.
Quando misturada com o ácido sulfúrico, produz fluoreto de hidrogênio, um importante precursor químico industrial. No entanto, a fluorita pode ser muito perigosa tanto para aqueles que lidam direta e regularmente com ela quanto para aqueles que simplesmente vivem perto de sua mina. Ela contém flúor, um mineral solúvel que prontamente lixivia em fontes subterrâneas e pode ser absorvido pelos pulmões se for moído em pó ou queimado em um fogão a carvão.

E a presença do flúor no organismo provoca a fluorose, uma doença dolorosa que enfraquece os ossos e causa danos às articulações. Muitas comunidades rurais em toda a Índia, China e no sudeste da Ásia têm sido assoladas por surtos da doença devido a pessoas que bebem água contaminada, ou pela inalação do mineral em forma de partícula fina. Estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas podem ter sido atingidas por essa doença só na província de Guizhou, na China.

4. Quartzo (SiO2)


minerais perigosos 4

O quartzo é usado em indústrias como a ótica e a eletrônica, e até para fazer abrasivos – o que o torna o mineral mais usado pela humanidade. Esse monte de aplicações é facilitado pelo fato de ele ser o segundo mineral mais comum na crosta da Terra. Na verdade, o seu valor como incendiário (o adjetivo é válido porque o quartzo produz uma centelha de vida longa quando se choca contra ferro) é provavelmente o impulso para a atividade de mineração mais antiga da humanidade. Hoje, cristais de quartzo piezoelétricos são um componente onipresente em rádios e relógios eletrônicos. Mas nem tudo são flores.

Se ele for moído e inalado, pode render um caso desagradável de silicose. Esta doença respiratória é caracterizada por pulmões e gânglios linfáticos inchados, o que torna a respiração um processo muito difícil. Normalmente, isso só ocorre após cerca de 20 anos ou mais de exposição. No entanto, um subconjunto de pessoas atingidas pode sofrer com esses sintomas em menos de 5 a 15 anos. Um grande punhado de pó de quartzo pode até causar silicose aguda, que é quando seus pulmões se enchem tanto de líquido que fazem você se afogar.
Ele também pode muito bem lhe dar um câncer de pulmão de presente. Uma vez que esta doença está intimamente associada com determinadas indústrias, como a da mineração, de abrasivos e de fabricação de vidro, muitos países implementaram diretrizes rígidas que ditam que os trabalhadores utilizem fumigação (um tipo de controle de pragas) para limitar sua ingestão e o contato com substâncias tóxicas.

5. Galena (PbS)

Galena


Galena é a nossa fonte de chumbo. Os romanos usavam chumbo em tudo, desde tubos e tintas a utensílios domésticos. E nós ainda podemos contar com ele hoje: o chumbo é frequentemente encontrado em pilhas e projéteis, blindagem de alta energia (como cobertores de raios-X e caixas de reatores nucleares), e anteriormente eram usados como um aditivo para tintas e gasolina e como uma solução de armazenamento de produtos químicos corrosivos. Mas, gente, é chumbo.
Não é tão ruim quanto o mercúrio, que irá matá-lo imediatamente, mas o chumbo também não é liberado para fora do seu organismo. Ele se acumula ao longo dos anos, e acaba atingindo níveis tóxicos. Quando isso acontece, você paga um preço bem alto, já que a toxicidade do chumbo é cancerígena e pode acabar causando defeitos congênitos graves até a seus filhos.

6. Fenaquita (BeSiO4)

minerais perigosos 6


A fenaquita tem um grande valor tanto como pedra preciosa quanto por seu teor de berílio. O berílio já foi matéria-prima para muitos materiais cerâmicos, até que as pessoas descobriram que a inalação de seu pó pode causar uma doença crônica como a silicose, só que muito mais grave.

O que torna a situação ainda mais problemática é que uma pessoa não pode se recuperar dessa doença simplesmente minimizando sua exposição ao berílio. É uma condição para a vida toda. Basicamente, o que acontece é que os pulmões se tornam hipersensíveis a substância, o que provoca uma reação alérgica que cria pequenos nódulos chamados granulomas. Estes granulomas tornam a respiração extremamente difícil e podem inclusive provocar doenças como a tuberculose.

7. Erionite (Na2,K2,Ca)2Al4Si14O36·15H2O

minerais perigosos 7


Erionite é um membro da família zeólito, uma classe de minerais silicatos fibrosos com uma capacidade extremamente útil de filtrar seletivamente (por absorção) moléculas específicas a partir tanto de líquidos e da atmosfera. Frequentemente encontrada em cinza vulcânica, a erionite é muito utilizada como um catalisador para a dopagem de metais nobres utilizados para craqueamento de hidrocarbonetos e como fertilizante.

Ela, no entando, causa mesotelioma. Essa era principalmente uma doença específica de quem trabalhava com esse mineral, até perceberem que ele causava câncer também, o que colocou um fim na extração de erionite no final de 1980.

8. Hidroxiapatita (Ca5(PO4)3(OH))

minerais perigosos 8


O fósforo que faz parte do seu fertilizante de jardim e o flúor que está na água da sua torneira muito provavelmente vieram de uma pedra como esta, chamado hidroxiapatita. Este mineral fosfatado vêm em três variedades, cada uma, respectivamente, contendo níveis elevados de íons OH-, F-, Cl-.

A hidroxiapatita é um componente importante do esmalte do seu dente e a versão fluorapatita constitui o que é despejado no reservatório de água de cidades para prevenir as cáries na população. Só que ao mesmo tempo que ter ossos fortes e dentes saudáveis é uma coisa boa, a exposição a hidroxiapatita (seja pela mineração ou por seu processamento) irá depositar esses mesmos minerais em suas válvulas cardíacas, o que pode petrificá-las. 
9. Crocidolite (Na2 (Fe2+, Mg) 3Fe3+ 2Si8O22 (H
2O))
minerais perigosos 9


Diga “olá” para um dos materiais mais perigosos do mundo: crocidolite, mais conhecido como amianto azul. Só não dá pra dizer “muito prazer”, né?

Devido a sua força, forte resistência ao fogo e natureza flexível, crocidolite já foi amplamente utilizado para uma variedade de aplicações comerciais e industriais, desde a construção de telhas e materiais de cobertura de pavimentação até materiais de isolamento térmico.
Mas, em 1964, o Dr. Christopher Wagner fez uma relação entre o amianto e o desenvolvimento de mesotelioma, um tipo de câncer que ataca o mesotélio – um revestimento que protege a maioria dos nossos órgãos internos. Depois dessa descoberta, foi uma questão de muito pouco tempo até ele ser proibido no mundo inteiro – ainda que, infelizmente, esteja presente em algumas estruturas mais antigas.

FONTE: http://hypescience.com/minerais-mais-mortais-ja-extraidos/

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

118 vídeos que explicam cada elemento da Tabela Periódica

Se você é um professor de química, ou é um estudante que quer aprender um pouco mais, vai querer ver isso o mais rápido possível. Se você não é professor de química ou estudanete, ainda sim deveria ver estes vídeos, você vai amar.
A Universidade de Nottingham criou ‘tabela periódica de Vídeos‘ e é exatamente o que o título implica. 118 vídeos que explicam cada elemento.
Tabela Periódica
imagem reprodução
O jornalista Brady Haran e outros químicos que trabalham na Universidade de Nottingham prepararam estes vídeos para que o mundo pudesse desfrutar. 
Aproveite e repasse este artigo!
Fonte: Edudemic

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Erva mate pode destruir células de câncer

imagem de hypescience.com
Será que tomar um gole de erva mate pode prevenir o câncer de cólon? Em um estudo recente, da Universidade de Illinois, EUA, cientistas mostraram que as células cancerígenas desse tipo de câncer morrem quando ficam expostas a um número de compostos bioativos presentes na bebida.

“Os derivados da cafeína presentes no mate não apenas induzem a morte de células cancerígenas do cólon, como também reduzem processos inflamatórios”, comenta Elvira de Mejia, professora de química e toxicologia alimentar.

Ela comenta que isso é importante porque a inflamação pode acelerar os passos da progressão do câncer.

No estudo in vitro, os pesquisadores purificaram, e então trataram células cancerígenas do cólon humano com ácidos cafeoilquínicos (ACQ) derivados da erva. Conforme os cientistas aumentaram a concentração de ACQ, as células do câncer morreram por apoptose.


“Falando de maneira simples, a célula cancerígena se autodestrói porque seu DNA é danificado”, afirma a pesquisadora.

De acordo com ela, a habilidade de induzir a apoptose, ou morte celular, é uma tática promissora para intervenções terapêuticas em todos os tipos de câncer.

O mecanismo que levou à morte da célula cancerígena é simples. Certos derivados de ACQ diminuíram muito os agentes de inflamação, incluindo o NF-kappa-B, que regula muitos genes. No fim, as células do câncer morrem com a indução de duas enzimas específicas, a caspase-3 e a caspase-8.

“Se nós conseguirmos diminuir a atividade do NF-kappa-B, o importante agente que liga a inflamação e o câncer, nós podemos controlar a transformação das células normais em células cancerígenas”, diz.

Os resultados do estudo sugerem que os derivados da cafeína na erva mate atuam como agentes anticâncer, e podem ser importantes contra outros processos associados a inflamações.
Mas, como o cólon e sua microflora têm um grande papel na absorção e no metabolismo de compostos relacionados à cafeína, os efeitos podem ser mais úteis nesse local.
“Acreditamos que há muita evidência de apoio ao consumo de erva mate pelos seus benefícios bioativos, especialmente se você tem razões para se preocupar com o câncer de cólon”, adiciona.

FONTE: http://hypescience.com/erva-mate-pode-destruir-celulas-de-cancer/

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Esta tabela periódica reúne a utilidade prática de cada um de seus elementos

Cientista elaborou uma versão interativa que facilita a compreensão dos elementos químicos
Tabela periódica
FOTO: REPRODUÇÃO/KEITH ENEVOLDSE

Responsável por ocupar boa parte do tempo de estudo de jovens, a tabela periódica permanece incompreensível para muitos.

A disposição organiza os elementos químicos por seus números atômicos, entre outras propriedades, numa tentativa de facilitar a compreensão da relação entre eles.

Mas embora elementos como oxigênio e carbono sejam bem conhecidos, outras siglas pouco dizem aos estudantes, como o antimônio ou o rutênio, por exemplo.

Para tentar melhorar a compreensão, o cientista Keith Enevoldsen criou uma tabela periódica interativa disponível online que mostra como os elementos aparecem no cotidiano - com exceção dos mais pesados que não existem de fato na natureza.

Clique aqui ➡ TABELA PERIÓDICA e veja o site original com a tabela em tamanho maior

FONTE: 
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/11/09/Esta-tabela-peri%C3%B3dica-re%C3%BAne-a-utilidade-pr%C3%A1tica-de-cada-um-de-seus-elementos
http://www.sciencealert.com/this-awesome-periodic-table-tells-you-how-to-actually-use-all-those-elements


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Brasil já testa carros abastecidos com Gás extraído de dejetos; conheça a tecnologia

Gás extraído de dejetos, biometano é 100% renovável e tem custo 56% menor que o do diesel
No segundo filme da franquia "De Volta para o Futuro" (1989), Doutor Brown abastece o DeLorean usado para viajar no tempo com lixo doméstico (casca de banana, cerveja e a lata em si...), por meio de um dispositivo instalado no próprio veículo, chamado de "Senhor Fusão". Na trama, o cientista havia trazido o equipamento para converter dejetos em combustível diretamente do futuro: naquele caso, de 2015.
Pois a ficção antecipou a realidade: agora, em 2017, ainda não dá para colocar uma casca de banana no tanque e sair rodando, mas já existe tecnologia no Brasil para gerar combustível automotivo de gases de esgoto, do lixo, de restos de alimentos, resíduos da agricultura e até de titica de galinha. 
Trata-se do biometano, versão refinada do biogás, que é extraído de matéria orgânica em decomposição por meio de equipamentos chamados de biodigestores.
O biometano pode abastecer qualquer veículo com kit de GNV, que você já conhece. Mas, diferentemente do gás natural veicular, que tem origem fóssil como a gasolina e o diesel, o biometano é 100% renovável.
De acordo com o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás), o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes na comparação com a gasolina. Seu uso previne ainda o lançamento de metano na atmosfera, um dos vilões do aquecimento global (o outro é o CO2).
Rubens Fraulini/Divulgação
Biodigestores extraem gás de esgoto, lixo, restos de alimentos, resíduos da agricultura e até de titica de galinhaimagem: Rubens Fraulini/Divulgação

Cadê?

O abastecimento do biometano em automóveis já tem uma regulamentação geral elaborada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde fevereiro de 2015. Mesmo assim, ainda não é oferecido nos postos de combustível no país.
Por enquanto, apenas o biogás -- utilizado para geração de energia térmica e elétrica -- já é uma realidade, mas que também tem muito a crescer no Brasil. 
Esse combustível sustentável já está em testes em indústrias e empresas e vai chegar ao mercado em breve. A Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), por exemplo, anunciou em janeiro que lançará, durante os próximos meses, uma chamada pública para aquisição de até 200 mil metros cúbicos por dia de biometano, que será comercializado.
Enquanto isso, algumas empresas do Brasil já trabalham para produzir biometano e abastecer parte dos seus automóveis. Uma delas é a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), e outra, o complexo hidrelétrico Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).
Alessandro Reis/UOL
Em Franca (SP), Sabesp já tem 20 carros prontos para uso do biometanoimagem: Alessandro Reis/UOL

Esgoto combustível

A Sabesp será a primeira do país a produzir biometano exclusivamente a partir do lodo que resulta do tratamento de esgoto, na unidade de Franca, no interior paulista.
A produção começa em meados deste ano e conta com parceria do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, que cedeu o equipamento necessário para converter o biogás resultante do esgoto em biometano. Essa tecnologia remove impurezas do biogás para aumentar a concentração do metano para acima de 96%, atendendo às especificações da ANP para uso veicular.
A estimativa é produzir todos os dias biometano suficiente para substituir 1,7 mil litros de gasolina e abastecer cerca de 50 automóveis adaptados com kits GNV -- aproximadamente 20 desses veículos já estão prontos para receber o biometano.
Quando começar a ser produzido, o combustível sustentável passará por uma fase de testes com acompanhamento dos órgãos reguladores, como a ANP, para garantir o atendimento às especificações. A ANP informou que já "está trabalhando" na regulamentação especifica para biometano oriundo de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.
"A utilização do gás gerado no tratamento de esgotos como combustível veicular resulta em ganhos econômicos e benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Isso significa uma redução do consumo de combustíveis fósseis e da emissão de gases de efeito estufa", avalia Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sabesp.

Carro movido a cocô? Toyota diz que já tem veja o vídeo

Cocô de galinha move carros no PR


A Usina de Itaipu, por sua vez, já conta com uma frota de 59 veículos movidos a biometano, de um total de 249 unidades da empresa. Até o fim do semestre, serão mais 14 que serão abastecidos com o biocombustível, substituindo modelos convencionais. Também há 55 veículos elétricos.
O biometano utilizado em Itaipu provém, literalmente, de titica de galinha. Em parceria com o CIbiogás, instituição tecnológica e científica sem fins lucrativos, ele é gerado na granja Haacke, localizada no município de Santa Helena (PR), próximo a Itaipu. Desde de 2013, são processados na granja  cerca de 100 m³ por dia de efluentes líquidos, provenientes do excremento das aves, produzindo diariamente 1.000 m³ de biogás. Esse biogás depois é refinado para se transformar em biometano, destinado para abastecer os automóveis e também para gerar energia elétrica, utilizada na própria granja.
Até o fim do semestre, a CIbiogás e a Itaipu Binacional vão inaugurar uma unidade de produção de biometano dentro da própria usina, complementar à existente em Santa Helena. Essa planta vai usar como matéria-prima grama, esgoto e restos de alimentos recolhidos em restaurantes da região.
Divulgação
Uso de ônibus a biometano faria com que cidades cumprissem metas a custo menorimagem: Divulgação

Ônibus verde

Enquanto a cadeia de produção, distribuição e comércio de biometano ainda engatinha no Brasil, ela já está consolidada na Europa. De acordo com Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no país, cerca de 40% dos ônibus que hoje rodam na Suécia (onde fica a matriz da marca) já são abastecidos com biometano.
Vendo potencial no mercado brasileiro, a Scania trouxe em 2014 um ônibus da marca abastecido tanto com GNV quanto com biometano. Importado da Suécia, esse ônibus rodou em testes em diferentes locais, projetos  e feiras envolvendo  biogás e biometano no país e foi substituído por outro, já montado no Brasil, que também está circulando pelo país.
De acordo com a Scania, a média de consumo do biometano é ligeiramente inferior à do diesel (2,02 km/m³ contra 2,2 km/l), mas tem custo aproximadamente 30% menor. "Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor ante um veículo similar a diesel. A partir de um problema das cidades, que é a gestão de resíduos, é economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso país", afirma Munhoz.
Além do ônibus da  Scania, recentemente a New Holland apresentou, em Itaipu, um trator movido a biometano, que também passa por testes e avaliação de produtores agrícolas potencialmente interessados em gerar biometano nas fazendas e, com ele, abastecer  seus tratores e outros veículos.

Alto potencial

De acordo com números fornecidos pela ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e de Biometano), o potencial de crescimento desses combustíveis no mercado brasileiro é gigantesco. Segundo a entidade, o Brasil poderia produzir 52 bilhões de metros cúbicos de biogás a cada ano, volume suficiente para abastecer cerca de 25% da frota nacional de veículos -- além de 12% de toda a demanda por energia elétrica no país.
"Chegamos ao ápice do sistema de combustíveis líquidos, especialmente diesel e gasolina. Vivemos em um mundo de recursos energéticos finitos, precisamos extrair petróleo e gás a quilômetros de profundidade no oceano, a um custo elevado. As novas saídas não terão um combustível quase hegemônico como hoje e, sim um conjunto de alternativas", avalia Cícero Bley Jr, presidente da associação.
Bley Jr espera que o RenovaBio, plano do Ministério de Minas e Energia para ampliar a participação de biocombustíveis na matriz energética do país até 2030, bem como atender as metas de emissões estabelecidas na COP21 (cúpula do clima de Paris), contemple também incentivos e uma política definida para o biogás. "Está mais que na hora de haver uma política de governo definida para o biogás e o biometano. O Brasil já dispõe de tecnologia para isso".
Consultado, o Ministério de Minas e Energia informou que "entre os biocombustíveis que serão atendidos no programa, estão o etanol de segunda geração, o biodiesel de óleo vegetal hidrotratado, o bioquerosene, o diesel de cana, o biogás/biometano e o bioquerosene". Ainda de acordo com o órgão do Governo Federal, "está prevista a realização de reunião no dia 15 de março, no Ministério de Minas e Energia, para que todos interessados possam conhecer as diretrizes que embasarão o RenovaBio. O resultado de todo processo deverá ser consolidado e disponibilizado para consulta pública até o final do primeiro trimestre de 2017".
Agora é acompanhar a trama política e torcer para o biometano não fica só como peça de ficção científica.
FONTE: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/02/13/brasil-ja-testa-carros-abastecidos-com-esgoto-conheca-a-tecnologia.htm

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Máquina é capaz de produzir água do ar

Resultado de imagem para Máquina é capaz de produzir água do ar
imegam de http://israeltrade.org.b
Preocupada com a água no nosso planeta, uma empresa israelense chamada de Water-Gen, usou um conjunto de folhas de plástico para canalizar o ar em várias direções, e a partir disso a equipe desenvolveu uma máquina que parece “criar” água potável praticamente do nada.
Segundo o fundador do projeto, Arye Kohavi, essa solução pode resolver o problema de escassez de água em diversos países. E ainda por cima, é uma solução imediata, que os governos não precisam gastar décadas para fazer um grande projeto.
As máquinas podem ser feitas em três tamanhos e, cada uma dos quais deve ser conectada a uma fonte de energia. Estando a 80 graus e com 60% de umidade, a maior pode render cerca de 825 galões (3.122 litros) de água por dia. Já a de médio porte produz 446 litros por dia, nas mesmas condições, e a menor produz pouco menos de 15 litros por dia.
Water-Gen estima que a preços atuais de energia, a água gerada vai custar menos de 10 centavos por galão (3,7 litros). A equipe Water-Gen está olhando para trazer a tecnologia para dois tipos de locais: áreas que não têm água da torneira potável e locais que são quentes e úmidos.
FONTE: http://israeltrade.org.br/noticias/agua/maquina-e-capaz-de-produzir-agua-ar

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

8 PROBLEMAS QUE VOCÊ RESOLVE COM VINAGRE

Ele não é útil apenas na culinária. O vinagre é um verdadeiro aliado da manutenção da casa e pode ser usado para diversos fins, substituindo até outros produtos químicos

O vinagre pode substituir produtos químicos na limpeza da casa e até na hora de lavar roupas (Foto: Carlos Cubi/Editora Globo)
(Foto: Carlos Cubi/Editora Globo)

Sua avó certamente já conhecia alguns dos truques abaixo, mas a vida moderna nos nos faz esquecer das ideias mais simples para confiar apenas em soluções industrializadas - que costumam ser bem menos econômicas. Depois de saber quantas funções o vinagre pode assumir, você vai querer passar no supermercado mais próximo e aumentar o seu estoque na despensa. 


Já abordamos aqui que a substancia principal na composição do vinagre é o ÁCIDO ETANÓICO OU ÁCIDO ACÉTICO, mas não custa nada relembrar sua fórmula estrutural:

Resultado de imagem para ÁCIDO ETANÓICO OU ÁCIDO ACÉTICO

1 Suavizar mau cheiro de carpetes e tapetes

Para uma limpeza a seco, espalhe bicarbonato de sódio sobre a superfície e, então, passe o aspirador de pó. Se quiser eliminar odores de forma mais profunda, aposte na mistura de vinagre branco e água. Para cada litro de água, coloque três colheres de sopa de vinagre. Aplique com esponja ou pano de limpeza, esfregando suavemente. Depois, use um pano seco para eliminar o excesso. Não seque ao sol.

2 Eliminar ácaros de colchões e travesseiros
Ácaros podem ser reduzidos, mas nunca totalmente eliminados. Prepare uma solução caseira acaricida: três litros de água e 200 ml de vinagre branco. Aplique-a no colchão com esponja, cuidando para não encharcar. Travesseiros podem ser higienizados da mesma forma — lembre-se: eles precisam ser trocados a cada dois anos. Depois de limpar os travesseiros e colchões, as peças devem ser mantidas em local bem ventilado até secarem por inteiro.

3 Limpar o rejunte mofado do banheiro
Misture bicarbonato de sódio e água quente e esfregue o rejunte com escovão. Para suavizar as manchas de pias e bacias, aplique uma pasta de bicarbonato e vinagre branco e deixe agir por algumas horas.

4 Como desencardir peças brancas sem utilizar produtos industrializados
O vinagre branco e o bicarbonato de sódio são bons alvejantes e também funcionam para desencardir roupas. Em um balde com cinco litros de água, coloque um copo de vinagre e deixe a peça de molho por uma hora. Lave normalmente com sabão em pó de qualidade. Outra opção é colocar a peça de molho em água fria, sabão e uma xícara de chá de bicarbonato de sódio. Depois, realize a lavagem normal.

5 Retirar o cheiro impregnado nos potes de plástico
Um erro comum é o uso da água sanitária na limpeza de plásticos. O produto pode ser absorvido pelo plástico e penetrar nos alimentos. Para prevenir o mau cheiro nesses utensílios, basta lavá-los com água e detergente, secá-los e guardá-los destampados. Para recuperar peças que estejam com odor, coloque de molho em água morna e vinagre por 15 minutos. Em casos de maus cheiros persistentes, use vinagre puro.

6 Tirar etiquetas de produtos novos
Quando a superfície é porcelana, vidro, metal ou plástico, basta despejar água quente para que a cola derreta e o papel se solte. Para outros materiais, tente detergente ou vinagre. Óleo de cozinha também amolece a etiqueta!

7 Eliminar a umidade de armários e gavetas
Ao notar mofo nos armários, remova a camada de fungo com um pano ou esponja umedecida em vinagre branco. Se houver manchas, esfregue levemente. Espere secar e reponha as roupas. Caso o surgimento do mofo seja recorrente, posicione potinhos com bicarbonato de sódio nas extremidades dos nichos e gavetas. Outra solução são os sachês de sílica granulada, à venda em lojas de produtos de limpeza. O efeito é o mesmo do bicarbonato.

8 Higienizar a máquina de lavar roupa
Programe um ciclo completo com a água no nível máximo. Acrescente 200 ml de vinagre branco ou água sanitária.

Quer acrescentar mais dicas à lista? Comente!

FONTE: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2014/09/8-problemas-que-voce-resolve-com-vinagre.html

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

MEC cria site para oferecer reforço escolar gratuito

Imagem reprodução
Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE é um repositório criado pelo Ministério da Educação – MEC, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e outros.
O site tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos, como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional, além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.
Espera-se ainda com este repositório venha estimular e apoiar experiências individuais dos diversos países, ao mesmo tempo que se promove um nivelamento de forma democrática e participativa. Assim, países que já avançaram significativamente no campo do uso das tecnologias na educação poderão ajudar outros a atingirem o seu nível.
Uma vez que o repositório conta com recursos de diferentes países e línguas, professores de qualquer parte do mundo poderão acessar os recursos em sua língua materna, traduzir os que estão em outra língua, assim como publicar as suas produções em um processo colaborativo.
Os materiais publicados estão disponíveis para os gestores de políticas educacionais locais, gestores escolares, gestores de repositórios educacionais, bem como os professores da Educação Básica, Profissional e Superior, além dos produtores de recursos pedagógicos digitais, pesquisadores e da população em geral.
Clique aqui para acessar a página do 


Bom proveiro e ótimos estudos!!!
FONTE: https://canaldoensino.com.br/blog/mec-cria-site-para-oferecer-reforco-escolar-gratuito

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

REDE SOCIAL PARA PROFESSORES DISPONIBILIZA 300 MIL PLANOS DE AULA

imagem reprodução
TES (sigla em inglês para Times Educational Suplement) é uma plataforma digital de compartilhamento de conteúdos feitos por professores para professores.
Com mais de 1,8 milhão de membros, distribuídos em 197 países, a ferramenta tem disponível mais de 300 mil planos de aula. Em quatro anos de existência, consolidou-se como a maior rede social de docentes do mundo.
De acordo com o editor do TES, Gerard Kelly, o aumento no número de usuários ocorreu de forma espontânea. A vocação para compartilhar conhecimentos tem motivado professores de outros países, além da Inglaterra, a utilizarem os arquivos hospedados pelo site.
Atualmente, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar no número de usuários, seguido de Canadá, Austrália, Espanha e Índia. Isso se deve, segundo Kelly, ao fato do site estar inteiramente em Inglês. No Brasil, cerca de 50 mil professores já fazem parte da rede.
Como funciona
Rede social para professores disponibiliza 300 mil planos de aulaUma equipe de especialistas em diferentes áreas do conhecimento é responsável por triar o material postado pelos professores. Kelly afirma que quando é detectado algum arquivo com direitos autorais, ele é automaticamente eliminado. Caso contrário, tudo pode ser usado e remixado por outros professores.
A página possui ainda um banco de vagas de emprego na área da educação, com oportunidades em diferentes países. Fóruns de discussão, onde os professores podem discutir ideias e ranquear os melhores materiais, completam a proposta.
Para fazer parte da rede, basta cadastrar-se e criar um perfil de usuário. Todo o serviço é gratuito.
Clique aqui para acessar a página do TES
FONTE: http://www.soescola.com/2016/12/rede-social-para-professores-300-mil-planos-de-aula.html?m=1