sábado, 30 de setembro de 2017

As 11 advertências escolares com os motivos mais loucos do Brasil

01
Este, que preparou um misto quente com grill durante a aula de Geografia.


02
Este, que resolveu mandar uma mesa de carteado.


03
Ou este, que "tirou a calça e deu um tapinha no bumbum".


04
De qualquer forma, melhor do que interromper a aula por motivos de FEDOR.


05
Ou por motivos de: meme.


06
Nem sempre você toma uma advertência por motivos justos.


07
Tem vezes em que não queremos nem saber o resto.


08
Algumas advertências são BEM específicas.


09
Esta aluna levou uma advertência simplesmente por amar demais (o Luan Santana).


10
Outras preferem passatempos mais convencionais.


11
Algumas claramente foram pegas para Cristo.



FONTE: http://vestibulandoansioso.com/humor/as-12-advertencias-escolares-com-os-motivos-mais-loucos-do-brasil/#PKyVI

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Canal Química em Minutos

imagem reprodução
Descrição

Canal Química em Minutos dos professores Emiliano Chemello, Thiago Kocha e Luis Fernando Pereira, são vídeos em que os professores dão aula sobre diversos assuntos, com realização de experimentos e explicações teóricas que ajudam a compreender melhor a Química, destinado aos estudantes de Química do Ensino Médio, para o ENEM e vestibulares em geral.
A proposta é trabalhar experimentos, dicas, conceitos fundamentais e/ou resoluções de exercícios em até 15 minutos!
A cada nova semana, um novo vídeo (no mínimo)!
Bons estudos!

Clique aqui:  https://www.youtube.com/channel/UCDRffNMCIc_lgdqNirFCoGQ/feed

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dica... Tensão na Coreia do Norte pode cair no Enem; veja dois exemplos de questões

imagem de educacao.uol.com.br

Certamente você já viu o rosto do ditador norte-coreano Kim Jong-Un tanto no noticiário como nos memes da internet. Kim recentemente chamou a atenção do mundo ao efetuar testes sucessivos de mísseis e bombas termonucleares. 


O poder de destruição das novas armas norte-coreanas colocou em xeque a segurança mundial, resultando até em intervenção diplomática da ONU (Organização das Nações Unidas) e em uma troca de ameaças diretas com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. 


Mais importante do que compreender o contexto histórico do assunto, os professores consultados pelo UOL confirmam que esse cenário pode cair no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quando relacionado aos conceitos de química e física. Isso porque, embora o exame não cobre questões diretas sobre atualidades, assuntos do cotidiano podem servir de pretexto para contextualizar outras questões.



Química
Em setembro, o serviço geológico dos EUA e de outros países da Ásia identificaram um terremoto de magnitude 6.3 na escala Richter e, isto é, considerado forte. Os americanos descobriram que o tremor aconteceu em uma área de testes subterrâneos da Coreia do Norte e não havia sido natural.

Horas depois, o governo norte-coreano anunciou que havia testado uma bomba de hidrogênio, também conhecida como bomba termonuclear, explosivo que tem potencial de destruição mil vezes maior que de uma bomba atômica.

De acordo com estudiosos, isso acontece porque a bomba atômica, como a lançada em Hiroshima no final da 2ª Guerra Mundial, funciona por meio da divisão dos átomos de urânio ou plutônio. Diferente da bomba de hidrogênio, que explode pela fusão dos átomos de hidrogênio.

Pensando nisso, confira o exercício que o coordenador de química do colégio Bandeirantes, José Ricardo Lemes, preparou sobre a bomba norte-coreana.



Física
O mês de agosto também registrou grande tensão entre Trump e Kim, pois, em sua série de testes com mísseis balísticos, o ditador coreano ameaçou lançar quatro mísseis de médio alcance em território americano no oceano Pacífico.

Atualmente, a Coreia passa a efetuar testes com mísseis de longo alcance, um deles, inclusive, chamou atenção no noticiário por ter cruzado o céu do Japão, percorrendo uma distância de 2.700 km e altitude de 550 km. O governo norte-coreano afirma já possuir um míssil capaz de atravessar o pacífico e atingir os Estados Unidos.

Veja abaixo o exercício preparado pelo professor Heinz Adalbert, coordenador de física do colégio Bandeirantes, sobre os mísseis balísticos de Kim Jong-Un.


Bom estudo meu povo lindo!!!!

FONTE: https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/09/18/esta-de-olho-no-mundo-tensao-na-coreia-do-norte-pode-cair-no-enem.htm

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DICAS ENEM - Cansado dos exercícios do Enem? Veja 7 filmes que podem te ajudar na prova...

imagem de educacao.uol.com.br



















Faltam menos de dois meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e é consenso entre os professores quais são os dois principais requisitos para dominar as matérias cobradas na prova: reflexão e debate. 

É nesse sentido que os filmes ajudam muito o aluno a desenvolver seu senso crítico sobre os temas abordados no exame, auxiliando na interpretação dos textos da parte de língua portuguesa e, principalmente, na hora da redação. 


Mas não pode confundir: o filme não substitui o estudo. É o que adverte Luis Otávio Targa, orientador educacional do Colégio Vértice. Segundo ele, o filme serve para relembrar alguns conceitos anteriormente estudados pelo aluno, fazendo com que ele possa aplicá-los em diferentes situações e contextos. "Os filmes auxiliam o aluno a relembrar conceitos que ele possa aplicar àquela situação do filme e, depois, essa reflexão deve ser levada para uma discussão com um professor. O filme é um complemento que vai ajudar muito, sobretudo, a aumentar ainda mais a coletânea do aluno para a redação", explica Targa. 

Então, confira a lista de 7 filmes preparada por Targa que podem te ajudar na prova do Enem:
Divulgação
Imagem: Divulgação
A 13ª emenda 
Com a direção de Ava DuVernay, "A 13ª emenda" é um documentário em que estudiosos e personalidades políticas analisam a relação entre a criminalização da população negra nos EUA e o crescente aumento do sistema prisional. O racismo e a regulamentação das drogas são os principais temas abordados na obra.

Divulgação
Imagem: Divulgação
Clash Mohamed 
Diab foi quem dirigiu essa obra que abrange, de forma atual, a questão da Primavera Árabe no Egito e seu reflexo nas questões do Oriente Médio, como a formação dos grupos terroristas e as disputas políticas da região.

Divulgação
Imagem: Divulgação
Nunca me sonharam 
Com a produção de Cacau Rhoden, o documentário brasileiro "Nunca me sonharam" mostra a realidade no ensino médio público do Brasil pelo ponto de vista dos estudantes. Nele, há reflexões sobre o sistema educacional com depoimentos de professores, alunos e especialistas.

Divulgação
Imagem: Divulgação
Fome de Poder 
A obra "Fome de Poder" retrata a ascensão do que hoje é a maior rede de fast-food do mundo: o McDonald's. Nele, o aluno consegue correlacionar e compreender os conceitos do sistema capitalista, do fordismo e da produção em série, o que pode ser uma ótima referência atual para a redação 

Divulgação
Imagem: Divulgação
Okja 
Dirigido por Bong Joon-ho, o filme é uma sátira que questiona e nos faz refletir sobre a produção dos alimentos no século 21. A obra remete a discussão dos alimentos transgênicos, assunto sempre presente na parte de biologia do Enem.

Divulgação
Imagem: Divulgação
O Círculo 
O filme "O Círculo" retrata a relação dos jovens atuais com as redes sociais e a internet, o que pode vir a ser cobrado e relacionado no Enem com conceitos de sociologia e filosofia.

Divulgação
Imagem: Divulgação

O Planeta dos Macacos 
A trilogia "Planeta dos Macacos", obra de ficção norte-americana em que os macacos e os seres humanos entram em conflito, pode auxiliar o aluno com a parte de biologia, uma vez que o filme promove uma reflexão a cerca da teoria da evolução humana e o que nos diferencia dos nossos "ancestrais".

FONTE: https://educacao.uol.com.br/listas/cansado-dos-exercicios-do-enem-veja-7-filmes-que-podem-te-ajudar-na-prova.htm

domingo, 10 de setembro de 2017

10 hábitos que estão prejudicando seu cérebro e que você deve parar de fazer imediatamente!


A correria do dia a dia é tão grande que a gente nem se dá conta se estamos ou não cuidando bem do nosso corpo.Neste post vamos falar do cérebro, que é essencial e sofre com muitas de nossas ações involuntárias.

Resultado de imagem para cerebro humano
imagem de HypeScience
A correria do dia a dia é tão grande que a gente nem se dá conta se estamos ou não cuidando bem do nosso corpo. Neste post vamos falar do cérebro, que é essencial e sofre com muitas de nossas ações involuntárias.
O cérebro é constantemente desgastado por atitudes que julgamos ser inofensivas. E, infelizmente, a maioria só começa a despertar quando é tarde demais, e o órgão já está doente.
Como você tem cuidado do seu cérebro?
Muito provavelmente tem cometido alguns erros que podem causar sérios prejuízos ao bom funcionamento dele.
Quer ver?  Aqui estão alguns dos maiores erros cometidos pelas pessoas e que prejudicam o cérebro segundo especialistas:
1. Não tomar café da manhã
Tem muita gente por aí que não toma café da manhã.
Alguns, para emagrecer.
Outros pela pressa de sair de casa rumo ao trabalho ou escola.
E tem aqueles que simplesmente não gostam de se alimentar assim que acordam.
Esta é, sem dúvida, uma das piores ideias.
Quando fazemos isso, estamos impedindo que o cérebro seja abastecido de nutrientes.
imagem de https://dicasboas.net/
2. Comer e beber em excesso
Comer e beber demais prejudica as artérias do cérebro e o coração.
Já ouviu falar em infarto cerebral?
Pois é, isso existe e é simplesmente terrível.

3. Fumar
Todo mundo sabe que fumar é bastante prejudicial.
Agora imagine só o que pode fazer ao seu cérebro...
Só para exemplificar: as chances de doenças como Alzheimer aumentam muito.

4. Consumir muito açúcar
Além da diabetes, o açúcar impede a boa absorção de proteínas e nutrientes, causando a destruição e deformação cerebral.

5. Respirar ar poluído
A gente sabe que isto muitas vezes foge do nosso controle, mas é importante passar a informação.
Mas você precisa saber: cidades grandes tendem a ser poluídas, o que provoca a falta de oxigênio no cérebro.

6. Dormir pouco
Muita gente tem o péssimo hábito de dormir pouco.
Lembre-se que o sono é essencial para que o cérebro descanse e não fique sobrecarregado.

7. Dormir com a cabeça coberta
Pode parecer estranho, mas não é raro encontrar quem goste de dormir com a cabeça toda coberta pelo lençol.
O problema é que isso também impede a oxigenação no cérebro, danificando-o pouco a pouco.

8. Estudar quando está doente
Sabemos que a necessidade muitas vezes fala mais alto, mas este é um costume bastante perigoso.
Se você estudar quando a imunidade do seu corpo estiver baixa, estará forçando demais o cérebro.
O ideal é permitir que todo o corpo descanse, inclusive o cérebro.

9. Não pensar
Pensar é a principal tarefa do cérebro.
Se você passa a maior parte do tempo no ócio, com certeza está cometendo um crime contra o corpo.
Leia, assista, converse e estimule, sempre que puder, a boa reflexão.

10. Não conversar
Socializar é a melhor maneira de estimular o cérebro.
Procure interagir com as pessoas e falar sobre assuntos interessantes.
Se isolar do mundo é não experimentar novas experiências, o que pode atrofiar o funcionamento do cérebro.
https://dicasboas.net/é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

FONTE: https://dicasboas.net/1506/10-habitos-que-estao-prejudicando-seu-cerebro-e-que-voce-deve-parar-de-fazer-imediatamente-/?ref=fbads

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Químico descobre fórmula para que todos os tipos sanguíneos sejam doadores universais

doacao de sangue 0117 400x800
TAKASU/SHUTTERSTOCK
Em torno de 3,7 milhões (o equivalente a 1,8%) de pessoas no Brasil doam sangue todos os anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Parece muito, mas não é. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a média ideal seria que 2% da população fosse de doadores regulares (um pouco mais de 4 milhões).
Além da falta de sangue, a dificuldade é ainda maior por causa da grande variedade dos tipos sanguíneos - e pelo fato de nem todos serem doadores e receptores universais.


Por isso, cientistas passaram anos tentando descobrir uma forma econômica de resolver esse problema. Foi então que químicos da University of British Columbia, no Canadá, entraram em ação e conseguiram desenvolver um método para transformar todos os tipos de sangue em tipo O, ou seja, universal.

Sangue universal

doar o sangue 0117 400x800
AFRICA STUDIO/SHUTTERSTOCK
Pesquisadores criaram uma enzima capaz de cortar as moléculas de açúcares do sangue e também os antígenos, que são substâncias encontradas nos sangues do tipo A e do tipo B. Se introduzidos com essas moléculas em organismos de tipos sanguíneos diferentes, o sistema imune produz anticorpos contra eles e rejeita a transfusão.
A técnica deixa-os mais parecidos com o tipo O, conhecido como o doador universal, e permite que um sangue de tipo A, por exemplo, seja colocado em uma pessoa que tenha um tipo B.
Para criar essa enzima foi usada uma tecnologia chamada de “evolução direta”, que insere mutações no gene responsável por organizar seu código genético, conforme diz o estudo publicado no Journal of the American Chemical Society.
tipo de sangue 0117 920x1080
Adicionar legenda
“O conceito não é novo mas era preciso tanta enzima para fazer funcionar que era impraticável”, explica Steve Whiters, professor do departamento de química da Universidade. “Agora eu estou confiante que nós podemos levar isso muito mais longe”, aponta ele.
Mas antes que o sangue alterado possa começar a ser utilizado, a enzima precisa conseguir remover todos os antígenos, porque o sistema imunológico é extremamente sensível, e apenas resíduos são suficientes para gerar uma resposta de defesa contra ele e levar a uma fatalidade.
Mais testes e mais pesquisas ainda devem ser realizados nos próximos anos, mas os cientistas acreditam que dentre 5 ou 10 anos, a técnica deve ser utilizada para tentar suprir a falta de sangue nos hemocentros.
FONTE: http://www.vix.com/pt/ciencia/541094/quimico-descobre-formula-para-que-todos-os-tipos-sanguineos-sejam-doadores-universais

sábado, 2 de setembro de 2017

Nova Tabela Periódica, com mais quatro elementos, é oficializada no Brasil agora em 2017

Tabela Periódica atualizada
A decisão de confirmar os elementos Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og) foi uma homenagem à Sociedade Brasileira de Química.[Imagem: IUPAC]

Tabela Periódica atualizada

Os quatro novos elementos da Tabela Periódica, que receberam seus nomes no ano passado, foram ratificados no Brasil durante o 46º Congresso Mundial de Química, que foi realizado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) na cidade de São Paulo.

Os elementos 113, 115, 117 e 118 receberam os nomes de Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og), respectivamente, e estão alocados na sétima fila da Tabela Periódica. Os três primeiros poderão ser aportuguesados para nirrônio, moscóvio e tenessine, mas o oganesson deverá permanecer por ser uma referência a uma pessoa.

A validação de novos elementos meses depois de serem descobertos é uma cerimônia padrão da IUPAC, porém, desta vez, a entidade deixou para fazer a ratificação no Brasil, durante a Assembleia Geral da IUPAC.

"Vejam que o país de vocês é muito afortunado, pois esta é a primeira vez na história que quatro elementos são nomeados ao mesmo tempo e a confirmação será no Brasil. Isso é o nosso presente para o 40º aniversário da Sociedade Brasileira de Química", disse Natalia Tarasova, presidente da IUPAC.


Descobrir novos elementos químicos

Descobrir, nomear e ratificar novos elementos químicos são eventos muito raros. "É um processo complicado. Antes destes quatro elementos, outro havia sido descoberto cinco anos atrás. Mas acredito que o próximo possa demorar a vir. Essa é a minha expectativa," disse Natalia.

Para ela, a necessidade de ratificar os novos elementos está na importância da descoberta e de todo o processo de nomeação e inclusão dos elementos na Tabela Periódica. "Isso acontece porque é um esforço científico muito grande. Esses grupos trabalharam por 10 ou 15 anos para encontrar novos elementos e para provar que de fato são novos elementos. Pois algumas vezes na história ocorreram erros: acreditaram se tratar de um novo elemento, mas na realidade era um isótopo," disse.

O processo para nomear novos elementos químicos tem critérios bem definidos. O direito de dar o nome pertence aos descobridores. "Eles propõem o nome e existem comitês para checar se o nome soa bem em todos os idiomas do nosso planeta, se não há erro e então a assembleia geral o aprova," disse Natalia.


Nomes dos novos elementos químicos

O elemento 113 recebeu o nome de Nihonium (Nh), proposto por cientistas do Instituto Riken, no Japão, que descobriram o novo elemento. O nome veio de Nihon, que é uma das duas maneiras de dizer Japão em japonês e que significa Terra do Sol Nascente - a outra é a forma oficial Nippon.

"Os pesquisadores que descobriram o Nihonium conseguiram obter apenas três átomos deste elemento. Em 15 anos, apenas três átomos! Você pode imaginar isso? Três átomos e esse é o novo elemento", disse Natalia.

O nome Moscovium (Mc) do elemento 115 é uma homenagem à cidade de Moscou, na Rússia, endereço do Joint Institute for Nuclear Research, onde os experimentos foram conduzidos.

O nome Tennessine (Ts) do elemento 117 reconhece a contribuição da região do Tennessee, nos Estados Unidos, incluindo a do Laboratório Nacional Oak Ridge, da Universidade Vanderbilt e da Universidade do Tennessee em Knoxville.

Por fim, na sétima linha, e em consonância com a tradição de honrar um cientista, o nome Oganesson (Og) do elemento 118 foi sugerido pela equipe de descobridores do Joint Institute for Nuclear Research (Rússia) e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (EUA). Eles resolveram fazer uma homenagem e reconhecer o trabalho do físico nuclear Yuri Oganessian (nascido em 1933) por suas contribuições pioneiras em pesquisas no campo de síntese e estudo de novos elementos químicos.

Os quatro elementos são elementos sintéticos, não encontrados na natureza, e que só podem ser produzidos em laboratório. A existência deles é extremamente curta. Sendo altamente radioativos, eles só se mantêm estáveis por alguns segundos ou até mesmo por um mero milissegundo, o que tornou a tarefa de confirmação da existência de cada um extremamente difícil.

FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=tabela-periodica-atualizada&id=010175170714#.WaU1JsiGNPa