domingo, 18 de outubro de 2015

A Importância do PIBID para a Realização de Atividades Experimentais Alternativas no Ensino de Química


Imagem de qnesc.sbq.org.br
Kleyfton S. da Silva
Mayrane C. M. do Nascimento
Enaura F. V. de Siqueira
rla C. H. dos Santos
Maria R. C. Alves
Fernando M. de Oliveira
Alan J. D. de Freitas
Johnnatan D. de Freitas


Este texto apresenta os resultados da aplicação e análise de atividades experimentais de química ministradas para alunos do ensino médio em uma escola pública, localizada na cidade de Maceió (AL), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. A análise ocorreu inicialmente a partir de testes experimentais realizados com materiais e equipamentos presentes no laboratório da escola, com materiais alternativos de fácil acesso e, posteriormente, com a aplicação dos experimentos planejados. O trabalho foi realizado por discentes do curso de licenciatura em química e buscou-se refletir estratégias para que as aulas práticas experimentais fossem rotineiramente ministradas na sala de aula e/ou laboratório, perfazendo um caminho teórico e prático no processo de ensino-aprendizagem, cuja assimilação engrenada dos conceitos e das aplicações dos conteúdos de química possibilita um melhor aproveitamento por parte dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário