quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Química e Física em ação: Estudantes são premiados com foguete movido a vinagre e água

Projeto de alunos de Sorocaba usa material reciclável e 'voa' 250 metros.
Projeto do foguete teve início já no início do ano (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Projeto do foguete teve início já no início do ano
(Foto: Natália de Oliveira/G1)
Produção do foguete
Os estudantes contam que a preparação para a competição teve início logo no primeiro semestre de aula, mas que para produzir, de fato, o foguete - que é feito somente com material reciclável -, eles não demoraram nem dois dias. “Usamos garrafas pet, aletas de papelão e pés de carteiras velhas para fazer o foguete. Só tivemos o gasto mesmo pra comprar parafusos, travas e molas", ressalta Leonardo.

O combustível utilizado foi vinagre, bicarbonato e água. “A água nós colocamos em uma bexiga para que não ocorresse o contato direto com o bicarbonato e o vinagre”, explica João Victor. Uma rolha com uma agulha foi colocada para furar a bexiga. “Dessa maneira tivemos uma reação melhor e liberando o CO2”, conclui o estudante.

A reação química que ocorre entre o vinagre (ácido acético) e o bicarbonato de sódio libera gás carbônico (CO2) com um progressivo aumento da pressão no interior da garrafa. A pressão aumenta a ponto de a rolha escapar e quando isso acontece, e a água e o ar são violentamente expulsos (ação) empurrando (reação) a garrafa na mesma direção e sentido oposto.

Durante os lançamentos testes, realizado no estacionamento do campus de uma universidade de Sorocaba, fora de horário de aula, os alunos foram a todo momento acompanhados pelo professor Edvaldo e, também, fizeram uso de equipamentos de proteção. "Eles usaram óculos, capa de chuva e até luvas para evitar qualquer tipo de acidente".

Além do alcance do foguete, a mostra também premiou os projetos que tiveram melhor acabamento; originalidade; aerodinâmica; tamanho das aletas; base (segurança, originalidade, robustez, manômetro, estabilidade, gatilho, válvula de aborto, etc) e apresentação da equipe. Porém, o trio de Sorocaba só foi premiado na categoria de maior alcance do foguete.


Trio teve que usar equipamentos de segurança no dia do lançamento do foguete (Foto: Arquivo Pessoal)
Trio teve que usar equipamentos de segurança no dia do lançamento do foguete (Foto: Arquivo Pessoal)
FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/11/estudantes-sao-premiados-com-foguete-movido-vinagre-e-agua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário