quinta-feira, 30 de junho de 2016

Roleta Química, o jogo dos íons!!

Pois bem, hoje trago para vocês um jogo virtual, e também uma adaptação real, que envolve a formação de substâncias químicas a partir de cátions e ânions, além trabalhar a nomenclatura destes compostos formados. (Keep calm! Não me atire pedras por sugerir um jogo que trabalha nomenclaturas antes de ler o post… 😩)

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imagens de quimicaempratica.com

Encontrei esse jogo online em um site português ao verificar a sugestão de jogos online elaborado pelo Catraca Livre. Alô alô, galera de Portugal que acompanha o Química em Prática, vocês estão aí? ✌️ O Roleta Química é de 2004, fruto da tese de mestrado da Marta Silva Magalhães Albuquerque dos Santos, e você pode conferir este jogo aqui 👈.
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No caso da versão online, o objetivo é acertar os nomes e fórmulas dos compostos iônicos. As regras vocês podem conferir na imagem abaixo.
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Então, a uma bolinha é jogada e define quais íons você obteve.
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No caso, eu tirei os íons cálcio e iodeto e precisei fornecer o nome e a fórmula química desta substância.
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Após, o sistema informa se acertei ou errei e contabiliza a pontuação.
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E assim sucessivamente…Também há a adaptação deste jogo confeccionado por E. R. Santana, M. P. Costa, W. R. Jesus e N. S. Izarias (os nomes completos não foram informados 😔) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás, apresentado ao 55º Congresso Brasileiro de Química que ocorreu em Goiânia-GO ano passado.
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Para confeccionar a roleta, eles utilizaram materiais de baixo custo como isopor, caixas de papelão, um disco de CD, uma bola de gude, uma miçanga, palitos de fósforo, cola e tinta.
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Segundo os autores, o isopor serviu como suporte para a roleta e circunferências, cujos raios são de aproximadamente 30 cm e 10 cm. Com o papelão, eles fizeram um declive em direção à roleta menor, para que quando a miçanga fosse jogada, caísse.
Como mostra a imagem (gostaram do gif que montei? hahaha 😜), a bola de gude serviu como um peso para o CD, a roleta menor, a fim de que ele girasse quando fosse feito o movimento. Além disso, os autores decidiram dividir os íons selecionados com palitos de fósforo. Posteriormente, a roleta foi pintada com as cores azul e vermelha, com o objetivo para separar cada casa que pudesse ser selecionada. Feito isso, colaram papéis com os cátions no disco superior e os ânions no disco inferior 😉.
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Na tabela abaixo encontram-se todas as possíveis substâncias formadas ao utilizar os mesmos íons que eles utilizaram para esta roleta química 👇.
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E aí, o que vocês acharam dessa proposta para os alunos se familiarizarem um pouco com a nomenclatura dos compostos inorgânicos? 😁 Queria muito saber a opinião de vocês, mesmo que não tenham gostado 😬.
Claro que estou ciente de que as aulas de Química não devem se restringir apenas ao estudo dos nomes das substâncias, porque isso não traz alguma utilidade para suas vidas e para a cidadania, como discuti no post Educação em Química – compromisso com a cidadania 😊. No entanto, caso fosse trabalhado esse conteúdo em algum momento, uma ou duas partidas dessa Roleta Química poderiam ser jogadas, ou poderiam jogar a versão online com a turma (caso disponha de um projetor), ou até mesmo poderia indicar aos alunos para que acessassem em casa. O que acha?❓
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Quanto à pontuação ou número de grupos a jogar, fica ao seu critério. No entanto, a proposta desenvolvida pelos autores com seus alunos foi a sala divida em dois grupos com uma webcam transmitindo o jogo numa projeção na TV para a turma toda. Após um dos grupos rodar a roleta e jogar a bolinha, onde ela parasse deveria ser indicado seus cátion e ânion, bem como sua fórmula química e nomenclatura. Então, valendo um ponto para a equipe, ela teria alguns segundos para descrever no quadro os íons, a combinação destes e sua nomenclatura. Abaixo, uma montagem de alunos jogando em grupos.
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Caso o grupo não conseguisse descrever, a outra equipe teria a oportunidade de responder a questão em um tempo menor do que a equipe principal da rodada e ganhar o ponto para sua equipe. Caso ambos respondessem incorretamente, ninguém marcaria ponto. A equipe vencedora foi aquela que ao fim do jogo teve mais acertos.
Acredito que seria mais proveitoso se desenvolvêssemos este jogo em mais grupos, para que uma maior parte dos alunos pudesse de fato se envolver. Talvez equipes de três alunos… E também se os alunos pudessem consultar uma tabela de cátions e ânions, para que pesquisem e aprendam com o jogo, se familiarizando com proporções e termos químicos 😉.
Tenho uma tabela de cátions e ânions que gosto muito, feita por um antigo professor. Só que não consegui escanear pra vocês, não sei o que houve com minha impressora 😥. Então tirei foto mesmo e fiz essa montagem. Desculpa pela qualidade ruim! Se alguma alma boa quiser transcrever isso, depois me manda que atualizo este post. Ou quando tiver um tempinho transcrevo tudo. Comecei mas vi que iria demorar muito e estou sem tempo de transcrevê-la agora 😕.
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FONTE: https://quimicaempratica.com/2016/03/04/roleta-quimica-o-jogo-dos-ions/

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