quarta-feira, 20 de julho de 2016

Bateria de grafeno pode ser completamente recarregada em 13 minutos

imagem de eugadget.com.br
Smartphones, tablets, notebooks e smartwatches são apenas alguns exemplos de dispositivos tecnológicos populares que fazem parte da vida de muitas pessoas. Esses equipamentos, entretanto, são sempre limitados pela capacidade de suas baterias.

Células de energia de íon-lítio acompanham a maior parte dos gadgets modernos e, embora a capacidade de armazenamento dessas baterias não seja ruim, o maior problema é que elas começam a sofrer desgaste e a perder autonomia aproximadamente a partir dos 500 ciclos de carga. Outro inconveniente é que uma carga eficiente costuma demorar algumas horas.

Pensando em resolver esse problema, a Dongxu Optoelectronics começou a fazer pesquisas avançadas com grafeno. O material, que é uma forma cristalina do carbono, é um ótimo semicondutor e pode ser utilizado em baterias. O esforço da companhia chinesa rendeu frutos, e a G-King é uma das primeiras baterias de grafeno funcionais apresentadas ao mundo.

imagem http://www.tecmundo.com.br/grafeno

A célula tem capacidade de apenas 4.800 mAh, mas o que mais impressiona é o seu tempo de recarga: entre 13 e 14 minutos. Sim, a bateria pode ser completamente reabastecida em menos de 15 minutos – nesse pequeno intervalo, uma célula de íon-lítio de mesma capacidade não conseguira repor nem 10%.

O grafeno é de fato um material impressionante, destacando atributos como leveza, resistência, flexibilidade, resistência à oxidação e tamanho. Apenas para exemplificar, três milhões de camadas de grafeno têm menos de um milímetro de espessura, o que torna o elemento excelente na construção de equipamentos eletrônicos.

Se o grafeno se consolidar na indústria, não será de se estranhar que, no futuro, eletrônicos possam ser completamente recarregados em questão de minutos, e isso certamente revolucionará muitas coisas. Porém, pelo menos por enquanto, o grafeno é um material extremamente caro de se trabalhar, e a Dongxu Optoelectronics não revelou nenhum plano no curto prazo para fabricar suas G-Kings em grande escala.

------------------------------------

Grafeno

Grafeno: como uma rede de arame onde os pontos são átomos de carbono.
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite, os nanotubos de carbono e fulerenos. O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já demonstrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões. É um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões, como fulerenos 0D, nanotubos 1D ou grafite 3D.
imagem de pt.wikipedia.org
O termo grafeno foi proposto como uma combinação de grafite e o sufixo -eno por Hanns-Peter Boehm. Foi ele quem descreveu as folhas de carbono em 1962.

Na época em que foi isolado, muitos pesquisadores que estudavam nanotubos de carbono já estavam bem familiarizados com a composição, a estrutura e as propriedades do grafeno, que haviam sido calculadas décadas antes. A combinação de familiaridade, propriedades extraordinárias e surpreendente facilidade de isolamento permitiu uma explosão nas pesquisas sobre o grafeno. O Prêmio Nobel de Física de 2010 foi atribuído a Andre Geim e Konstantin Novoselov da Universidade de Manchester por experiências inovadoras em relação ao grafeno.

Descrição
O grafeno é uma folha plana de átomos de carbono em ligação sp2 densamente compactados e com espessura de apenas um átomo, reunidos em uma estrutura cristalina hexagonal. O nome vem de grafite + -eno; o grafite em si consiste de múltiplas folhas arranjadas uma sobre a outra. O nome grafeno foi apresentado pela primeira vez em 1987 por S. Mouras e colaboradores enquanto estudavam as camadas de grafite intercaladas por compostos.[6]

O grafeno foi oficialmente definido na literatura química em 1994[7] pela IUPAC como:

Uma única camada da estrutura grafítica pode ser considerada como o último membro da série de naftalenos, antracenos, coronenos, etc., e o termo grafeno deve, portanto, ser utilizado para designar a camada individual de carbono em compostos de intercalação de grafite. O uso do termo "camada de grafeno" é também considerada para a terminologia geral dos carbonos.

------------------------------------
FONTES:
http://www.tecmundo.com.br/grafeno/107295-bateria-grafeno-completamente-recarregada-13-minutos.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=thumb
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grafeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário