quarta-feira, 29 de março de 2017

Química Verde: conheça e pratique!!


A Química Verde , será definida como o Ramo da Química, que estuda os Produtos da Química nos seus respectivos contínuos Processos Industriais no geral.

Seu Estudo estará apoiado a 12 Princípios, para os quais serão descritos em para esta Tabela abaixo fornecida. Em conjunto com a Química Ambiental e a Forense são mais crescentes inovações para em nossa área Química Tecnológica.

Teremos:

Resultado de imagem para 12 Princípios da química verde
imagem de Majestade Verde
Quer saber um pouco mais? clique no link abaixo e boa leitura!!!

domingo, 26 de março de 2017

Cientistas descobrem misterioso quarto estado da água

Nem sólido, nem líquido, nem gasoso: neste estado, a água é capaz de estar em dois lugares ao mesmo tempo, sem respeitar as leis da física.
descoberto-o-quarto-estado-da-agua
imagem de /super.abril.com.br/ciencia
A água não precisa estar em estado sólido, líquido ou gasoso, como aprendemos na escola. Basta ela se sentir pressionada o suficiente que surge uma quarta fase, que a física clássica não é capaz de explicar.
A descoberta bizarra foi feita por pesquisadores do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, quando observaram moléculas de água aprisionadas em um mineral chamado berilo, que compõe as esmeraldas.
Dentro do berilo, se espalham canais minúsculos que formam pequenas “jaulas” – as dimensões delas são tão diminutas que são medidas em átomos. Cada jaula tem 5 átomos de tamanho e só é capaz de armazenar uma única molécula de água. Essa H2O é mantida em condições de extrema pressão, um baita aperto.
É nessas condições que os pesquisadores descobriram um fenômeno que não sabem explicar. A molécula de água não tinha propriedades de sólido, nem de gás, nem de líquido. Na verdade, seu comportamento não faz sentido de acordo com a física clássica.
O que os cientistas encontraram foi o efeito túnel – um fenômeno que só é observado em nível quântico, com partículas muito menores que uma molécula de água.

Normalmente, os elétrons param de se mover quando não têm energia para transpor uma barreira à sua frente. É como pensar em uma bola que precisa de um chute forte o suficiente para subir uma montanha. Mas, no reino da física quântica, há situações em que vemos que essa bola, sem tomar uma bica, atravessa a montanha sem ganho de energia. Na verdade, no mundo quântico, essa bola chega a estar dos dois lados da montanha ao mesmo tempo. Ou dentro da montanha.
O efeito túnel só se apresenta em situações específicas, em que os elétrons encontram uma barreira tão fina que há probabilidade de que eles simplesmente a ignorem e sigam em frente.
Mas essas leis da mecânica nunca antes foram aplicadas a moléculas de água. O que os pesquisadores do laboratório observaram é que, dentro das suas jaulas, as moléculas formavam aneis estranhos, e o hidrogênio dentro de cada uma assumia seis posições diferentes dentro da jaula – ao mesmo tempo.
Este quarto estado físico da água pode mudar a forma como pensamos no transporte desta substância dentro de ambientes pequenos e apertados, como nanotubos de carbono e até as membranas das nossas próprias células.
Não existe nenhum paralelo no dia a dia a que se possa comparar o fenômeno – e, para falar a verdade, nem os cientistas que participaram do estudo têm certeza de porque a água assume esse estranho comportamento quântico. Mas de uma coisa eles têm certeza: cada anel de esmeralda de alguém é testemunha deste quarto estado da água, com suas moléculas de H2O claustrofóbicas tamborilando em efeito túnel junto aos dedos de alguém
FONTE: http://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-descobrem-misterioso-quarto-estado-da-agua/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super

sexta-feira, 24 de março de 2017

Química e Armas Não Letais: Gás Lacrimogêneo em Foco

Resultado de imagem para gas lacrimogêneo formula
Imagem de noticias.bol.uol.com.br
Nayane M. Amorim
Raquel A. Silva
Denis V. M. Paiva
Maria Goretti V. Silva


Compostos que compõem o grupo dos lacrimogêneos vêm sendo bastante utilizados em operações militares para o controle de motins. O gás lacrimogêneo controla distúrbios desde a 1ª Guerra Mundial, causando intenso desconforto com quadro de lacrimação, tosse e dificuldades respiratórias. Quimicamente, o gás geralmente é constituído por três compostos distintos – CN (cloroacetofenona), CS (2-clorobenzilideno malononitrila) e CR (dibenz-1:4-oxazepina) – que provocam efeitos semelhantes. A química dos lacrimogêneos é um tema interdisciplinar que desperta o interesse dos alunos, principalmente devido ao momento histórico de hoje, fornece conhecimentos práticos e contextualiza o estudo de química.

FONTE: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_2/03-QS-39-14.pdf

terça-feira, 21 de março de 2017

Cientistas comprimem hidrogênio a ponto de virar metal e confirmam teoria de mais de 80 anos

Nova criação poderá ser usada como condutor de eletricidade com alta eficiência, diz estudo publicado pela 'Science'.

Sequência de imagens feita a partir de vídeo que mostra o hidrogênio em diferentes estágios de compressão
(Foto: Isaa Sivera / Handout via REUTERS)
Cientistas dos Estados Unidos conseguiram comprimir hidrogênio a ponto de transformá-lo em metal, de acordo artigo da revista "Science" desta semana. Esse tipo de material é totalmente novo e poderia ser usado como um bom condutor de eletricidade, segundo os pesquisadores.

A descoberta é a primeira confirmação da teoria dos físicos Hillard Bell Huntington e Eugene Wigner, criada em 1935. Eles apresentaram a hipótese de que o hidrogênio, que fica naturalmente no estado gasoso, pode se transformar em metal após passar por extrema pressão.

Para conseguir o feito, os físicos da Universidade de Harvard Isaac Silvera e Ranga Dias comprimiram uma pequena amostra de hidrogênio com uma pressão de 32,5 milhões de quilos em 6,5 cm², maior que a encontrada no centro da Terra.

Várias equipes de pesquisa tentavam desenvolver o hidrogênio metálico. O novo material é altamente valorizado. Atualmente, os supercondutores, como aqueles usados em ressonâncias magnéticas, precisam ter suas máquinas resfriadas com hélio em estado líquido e em temperaturas muito baixas. Isso encarece o processo.

"Este é o Santo Graal da física de alta pressão", disse Silvera. "É a primeira amostra de hidrogênio metálico da Terra. Quando você está olhando pra ela, você está olhando para algo que nunca existiu antes", completou em comunicado.

O professor de física David Ceperley, da Universidade de Illinois, não participou do estudo, mas disse que a descoberta, se confirmada, encerra uma pesquisa que levou décadas para ver como o hidrogênio - o elemento mais comum no universo - pode se tornar um metal.

FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/cientistas-comprimem-hidrogenio-a-ponto-de-virar-metal-e-confirmam-teoria-de-mais-de-80-anos.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1

domingo, 19 de março de 2017

11 sites para exercitar seu cérebro (de graça)

Aprender línguas, atualizar seus tópicos de conversa de bar, videoaulas... nunca foi tão fácil exercitar seu cérebro online...

  (Foto: flickr/ creative commons - tsevis)
(FOTO: FLICKR/ CREATIVE COMMONS - TSEVIS)
Convenhamos, a internet é muito mais do que Facebook e Youtube. Então decidimos reunir alguns sites que podem ajudar você a aproveitar muito mais a rede e, ao mesmo tempo, exercitar seu cérebro.

Confira a lista!

Digital Photography School  — Apesar de estar em inglês, esse site pode ajudar na sua evolução como fotógrafo oficial da família ou até mesmo dar dicas para quem tem o interesse de seguir na profissão.  Além de disponibilizar matérias sobre o tema, você ainda pode conhecer grupos e comunidades com discussões que irão ajudá-lo na fotografia.

Duolingo  – Um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos, o Duolingo faz muito sucesso por aliar diversão com o aprendizado de línguas. O site (também disponível para smartphones) envolve e incentiva com uma maneira muito menos densa de educação.

Factsie — Também em inglês, o Factsie é um bom compilado de “fun facts” – ou fatos curiosos – como, por exemplo: você sabia que os cabos dos elevadores da Torre Eiffel foram cortados durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial  para que Hitler tivesse que subir pelas escadas? Eu também não!

Freerice  — Não é bem um Duolingo, mas você pode exercitar seu vocabulário em inglês e ainda por cima doar alguns grãos de arroz para quem precisa. Quanto mais tempo você passa no site, mais grãos são doados. Acesse o Freerice para conhecer o projeto!

Gibbon  — O Gibbon é um site que reúne inúmeros artigos e estudos publicados mundo afora. Com temas diversos, você também encontrará vídeos de aulas para ficar mais antenado no mundo.

Instructables  — Esse possui inúmeros esquemas de "passo a passo", de pulseiras a torres de LED. O Instructables mostra que você provavelmente é capaz de muito mais do que imagina, talvez só esteja faltando aquela forcinha.

Quora  – O Quora permite que você faça perguntas para especialistas em todos os temas que imaginar, desde engenheiros do Google até professores pré-escolares. Basta fazer sua pergunta para ser respondido por um expert no tema abordado. 

Megacurioso – Um site brasileiro que reúne notícias e listas divertidas para que você fique por dentro do que está acontecendo

Me Salva – É um site para você, que costumava ler o resumo da matéria no caminho da escola antes da prova. O Me Salva é um serviço de educação com vídeos curtos e diretos sobre os temas mais diretos que possa imaginar, sem que entre em desespero no ônibus, perua escolar ou carona dos pais.

Apostilando  – Esse site reuniu incontáveis apostilas escolares e técnicas para auxiliar você na hora do conhecimento. Acesse e procure um tema do seu interesse!

Khan Academy em português  – O serviço é conhecido nos Estados Unidos por dar aulas de reforço, especialmente de matemática, física e química. E, agora, o site conta com versão em português.

FONTE: http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/07/11-sites-para-para-exercitar-seu-cerebro-e-de-graca.html

quinta-feira, 16 de março de 2017

Nanopartículas de magnetita matam células do câncer por superaquecimento

Encapsulado com uma nova técnica, material não tem efeito tóxico e pode destruir as células tumorais

Microscopia Eletronica de Varredura ... suladas com polímero Eudragit
Imagem obtida por microscopia eletrônica de varredura das nanopartículas de magnetita encapsuladas com polímero – Foto: Caio José Perecin
Testes realizados em laboratórios do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP indicaram o potencial de uma nova terapia para combater células tumorais do câncer. Os cientistas desenvolveram um método inédito de encapsulação de nanopartículas de magnetita com polímeros que podem levar à morte de células cancerígenas por aquecimento. “Alguns estudos já mostraram que as células tumorais não resistem a altas temperaturas”, afirma Caio José Perecin, que apresentou a técnica em sua pesquisa de mestrado. Segundo ele, estudos já mostraram que a 42°C as células cancerígenas morrem, enquanto as sadias permanecem.
Formado em Ciências Físicas e Biomoleculares, Perecin apresentou a dissertação Nanopartículas superparamagnéticas encapsuladas com polímeros para tratamento de câncer por hipertermia no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia, que congrega a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e o IQSC.
Equipamento Nano Spray Dryer
Equipamento de nano spray dryer utilizado nos experimentos – Foto: Caio José Perecin
“O método de calor em células cancerígenas já é conhecido e tem mostrado resultados animadores”, conta o cientista. A terapia chamada hipertermia magnética tem sido tema de estudos, mas ainda é pouco utilizada no combate ao câncer. Já os experimentos realizados por Perecin com a encapsulação da magnetita usando a técnica de nano spray drying são inéditos.

Nano spray drying

A magnetita é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ). Perecin conta que o primeiro passo foi obter uma síntese das nanopartículas do mineral. “Em seguida foi feita a mistura com o polímero e o material foi introduzido num equipamento de nano spray drying, que gera gotas da mistura e as seca, gerando um pó com as nanopartículas”, descreve.
Equipamentos de spray drying convencionais são utilizados na indústria química para diversos fins, mas o nano spray dryer usado permite a obtenção de partículas de tamanho reduzido e controlado. Perecin trabalhou com um equipamento instalado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), que fica no campus da USP na capital, dentro do programa Novos Talentos do IPT.
Foram testados diversos polímeros, mas o que apresentou os melhores resultados foi o Pluronic. “Ao todo, testamos oito tipos de partículas diferentes, mas o Pluronic reduziu a toxicidade. Este polímero também pode conferir às nanocápsulas a capacidade de ultrapassar barreiras biológicas”, conta o cientista. Nos testes realizados in vitro, os cientistas usaram células tumorais humanas de colo de útero e fígado, e células sadias de camundongos.

Escalas nanométricas

Os experimentos resultaram em nanocápsulas com escalas nanométricas, abaixo de 1 micrômetro (µm), que significa 1 milionésimo do metro. “Algumas partículas ficaram em torno de meio micrômetro”, conta Perecin, lembrando que as nanopartículas de magnetita mediam aproximadamente 20 nanômetros (nm). Depois de devidamente encapsuladas chegaram a ter cerca de 800 nm. Vale lembrar que 1 mil nm equivalem a 1 µm. Todo o experimento foi realizado em microscópios eletrônicos de varredura, visto que tais medidas não podem ser vistas a olho nu.
Equipamento Nano Spray Dryer
O nano spray dryer gera gotículas da mistura de magnetita e polímero e as seca para gerar o pó com as nanopartículas – Foto: Caio José Perecin
As nanopartículas encapsuladas terão a capacidade de produzir altas taxas de calor, entrar numa célula tumoral e produzir calor suficiente para eliminar as células tumorais, sem serem tóxicas para as células sadias. “No futuro, poderá ser um tratamento aliado à quimioterapia e à radioterapia no combate ao câncer”, avalia o pesquisador. Perecin avisa que muitos estudos ainda deverão ser empreendidos até que sejam possíveis testes com animais. “Isso poderá demorar mais de cinco anos, visto que ainda estamos aprimorando o material”, alerta o cientista. O trabalho foi orientado pelo professor Sergio A. Yoshioka, do IQSC, e contou com coorientação da pesquisadora Natalia Cerize, do IPT. As medidas magnéticas foram realizadas no Instituto de Física (IF) em colaboração com o professor Valmir Chitta. Segundo Perecin, o próximo passo é entrar com um pedido de patente junto à Agência USP de Inovação.
FONTE: http://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/nanoparticulas-de-magnetita-matam-celulas-do-cancer-por-superaquecimento/

domingo, 12 de março de 2017

21 canais no YouTube sobre ciência para alunos e educadores

O projeto Science Vlogs Brasil divulga perfis de ciências exatas no YouTube e pode ajudar os alunos nos estudos online
por João Victor Coelho

21 canais no YouTube sobre ci�ncia para alunos e educadores
Com o uso crescente das TIC no mundo da Educação, cada vez mais os alunos estão recorrendo a esses meios para estudar fora da sala de aula, como sites, blogs, games e vídeos. Como resposta a essa procura, atualmente muitos educadores e incentivadores do conhecimento estão divulgando e compartilhando conteúdo em plataformas digitais, e uma muito popular é o Youtube.

Pensando nisso, um grupo de cientistas criou o Science Vlogs Brasil. Além de ser um selo de qualidade para vídeos de conteúdo científico no YouTube, a plataforma reúne mais de 20 canais de influência associados, que tratam de temas como ciência, física, química, matemática, astronomia, biologia e outros.
Confira abaixo um pouco sobre cada um desses canais, veja como eles podem ajudar os alunos nos estudos de diversas matérias e como utilizar essas técnicas em sala de aula:




Devanil Júnior, criador do canal, aborda inúmeros temas sobre o pensamento científico de forma informal e divertida, além de tratar assuntos que estão em pauta e são de interesse público.

Bio’s Fera

Canal de um biólogo mestrando em Etologia que tem como objetivo a divulgação científica, assim como comentar acontecimentos e notícias atuais relacionadas ao tema da página. 

Boteco Behaviorista

Fundado em 2012, o canal transmite encontros ao vivo com objetivo de discutir temas diversos relacionados à Psicologia e Análise do Comportamento de forma informal e descontraída.

Canal do Pirula

O biólogo Pirula informa sobre ciência, meio ambiente, política e opina sobre assuntos da atualidade relacionados aos temas do canal. 

Canal do Slow

O canal apresenta vídeos longos, bem elaborados e com vastas listas de referências e de opinião, que são mais curtos, trazendo uma crítica ou uma reflexão. Todos com temática científica, política e história.

Canal Zoa

O Hugo Fernandes é biólogo e doutor em zoologia, e apresenta uma vida animal diferente toda quinta-feira em seu canal.

Ciência Todo Dia

Um canal que aborda a ciência, mas totalmente voltada para assuntos cotidianos, mantendo seu cérebro sempre ativo.

Colecionadores de Ossos

O casal de paleontólogos, Aline Ghilardi e Tito Aureliano, produz vídeos sobre paleontologia dinâmicos e acessíveis para as mais diversas idades.
Eu, Ciência

Temas variados, com tendência a se concentrar em áreas da biologia, como evolução e neurociência. 
iBioMovies

Vídeos autorais e divertidos sobre Ciências e Biologia e que ajudam no estudo, produzidos por um grupo de professores de Biologia.

Jornal Ciensacional

O biólogo Rafael Bento dedica seu tempo para a Educação e divulgação científica, e seu canal trata exatamente sobre o tema de forma divertida.

Matemática Rio

Matemática Rio é um canal com aulas criativas da disciplina. Aprenda em alguns minutos com o Professor Rafael Procopio os conteúdos mais cabeludos dessa matéria.

Minutos Psíquicos

O canal Minutos Psíquicos aborda temas relacionados a psicologia, ciência e astronomia de forma didática e interativa.

Papo de Biólogo

O canal mostra algumas características biológicas, ecológicas e curiosidades sobre animais silvestres e exóticos, seja em um estúdio de gravação ou em uma expedição para encontrar os animais.
Nerdologia

O biólogo e pesquisador Átila posta todas as quintas-feiras sobre ciência de forma didática envolvendo a cultura geek.
Papo de Primata

David Ayrolla apresenta um canal com vídeos de divulgação científica que estimulam uma visão racionalista do mundo.

Peixe Babel

Canal voltado para explicar de forma acessível temas de uma área pouco explorada na mídia e pouco entendida, a robótica.

Ponto em Comum

Todas as terças-feiras, Davi Calazans trata de algum tema envolvendo a ciência de forma divertida para todas as idades.

Prof. André Azevedo da Fonseca

Este professor é apaixonado pelos valores da curiosidade, da criatividade e da imaginação, e é disso que seu canal trata, com vídeos que estimulam o gosto pela Educação, Comunicação e Ciências Humanas.

Primata Falante

O estudante e pesquisador de Física posta todo os domingos e quintas-feiras vídeos sobre ciência, dicas para estudantes e críticas sociais de um jeito divertido.

Quer Que Desenhe?

Carlos Ruas apresenta vídeos de 5 minutos sobre diversos temas relacionados a ciência com ilustrações.

SpaceToday

FONTE: https://www.institutoclaro.org.br/iphone/post.php?termo=21-canais-no-youtube-sobre-ciencia-para-alunos-e-educadores

Confira abaixo um pouco sobre cada um desses canais, veja como eles podem ajudar os alunos nos estudos de diversas matérias e como utilizar essas técnicas em sala de aula:


quinta-feira, 9 de março de 2017

Reciclagem lucrativa: Tijolos sustentáveis são ​​feitos a partir de garrafas descartáveis

imagem de engenhariae.com.b
O aumento alarmante de resíduos de plástico é uma preocupação constante que afeta o meio ambiente, animais selvagens e, consequentemente, os seres humanos.
Todos os anos, milhões de toneladas de plástico são acumuladas e tudo isso leva cerca de 500 anos para se decompor. Confrontado com este problema, o pesquisador  argentino Rosana Gaggino do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICET) e sua equipe projetaram um processo que recicla garrafas plásticas descartadas transformando-os em  “tijolos ecológicos” (ladrilhos Ecológicos).
O processo de fabricação é muito simples, porque, ao contrário dos tijolos convencionais (feitos de cimento e areia), substitui a areia para tereftalato de polietileno (PET). 
Resultado de imagem para garrafas pet
imagem de Sustentabilidade.com
garras platicasO uso de garrafas de PET em construção tem expandido enormemente nos últimos anos, e esses tijolos representam um avanço na indústria da construção, porque eles têm propriedades de isolamento de calor 5 vezes maior do que o dos tijolos tradicionais.
Além disso, eles são muito mais leves, têm maior resistência ao fogo e pode construir paredes mais finas. Cada tijolo ecológico usa 20 garrafas de plástico, criando uma alternativa ecológica aos tijolos convencionais que consomem solo fértil, madeira e poluem o ar. Estes tijolos já têm sido utilizados em casas construídas para teste e que foi aprovada pelo governo para uso em construções públicas.
FONTE: http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/tijolos-sustentaveis/

terça-feira, 7 de março de 2017

Chega de procrastinar: 5 táticas infalíveis!

PROCASTINAR: Adiar; deixar para outro dia, para depois; usar de delongas.


now-and-later
Imagem: http://www.waysup.com.br/
“Naquela manhã de sábado, eu havia acordado bem disposta e decidida a fazer a minha matricula na academia! Eu andava meio insatisfeita com o meu condicionamento físico e precisava tomar uma atitude. Enquanto tomava o meu café da manhã, percebi que o tempo estava se fechando e a chuva cairia logo, o que de fato aconteceu meia hora depois.

Então, deixei para mais tarde. À noite, me lembrei com uma certa culpa por não ter ido, então, prometi a mim mesma que na segunda eu iria… Isso aconteceu há dois meses e ainda não fiz a minha matrícula…”

Essa história lhe parece familiar?

Então, não acontece só com você, acredite! A maioria das pessoas, de certa forma, costuma adiar alguma atividade importante ou deixá-la para a última hora, ou seja, procrastinar, especialmente com tantas distrações nos dias atuais.

Esse comportamento, porém, pode tornar-se um hábito e minar a sua produtividade, fazendo com que comece a adiar tudo aquilo que inicia. Isso gera uma enorme insatisfação pessoal, além dos sentimentos de impotência e incapacidade.

Pois bem, se isso incomoda você e se quer tomar alguma ação para trazer de volta a sua capacidade de realização, pegue a lista dos seus projetos/tarefas que há algum tempo deseja realizar e siga estas dicas valiosas:

#1. Escolha um item da lista, o que julgar mais importante neste momento, analise-o com cuidado e faça algumas perguntas: “O quanto esse projeto/tarefa é importante para mim?” “É compatível com a minha realidade? O resultado me motiva?”

#2. Identifique os benefícios tangíveis e psicológicos (intangíveis), aqueles que geram sentimentos e sensações. No caso acima, fazer exercícios físicos fará com que eu me sinta mais disposta, reduza algumas medidas (tangíveis), aumente minha autoestima, tenha reconhecimento dos outros, me traga mais felicidade (intangíveisl)… Deixe a imaginação fluir e perceba essas sensações.

#3. Um passo de cada vez. Quebre esse item/projeto em várias tarefas pequenas e defina a primeira ação: No caso do nosso exemplo: “I. Efetuar matrícula na academia; II Montar treino; III…”. Marque tudo na agenda, com dia e horário definidos. Não se esqueça de configurar algum tipo de alerta ou lembrete, fita amarrada ao dedo, post-it na geladeira… vale tudo! Isso gera comprometimento. Grandes tarefas são intimidadoras, pequenas tarefas não nos assustam tanto!

#4. Crie colaboração. Escolha uma pessoa que seja sua referência em disciplina e a comunique, dizendo que você tomou uma decisão importante, mas que precisa de ajuda. Essa pessoa deverá ajuda-lo a checar se a ação foi concluída no dia e hora pré-definidos. Isso o deixará mais determinado. Afinal, não vai querer decepcionar alguém que você admira…

#5. Comemore e se recompense. Depois de executar as tarefas, marque-as como concluídas, risque-as, com prazer, em cores bem fortes. Receba o próprio reconhecimento, comemore cada ação executada e se recompense fazendo alguns mimos, como ouvir uma música favorita, bater um papo com um amigo, assistir a um vídeo interessante, enfim, o que você perceber como um prêmio. Em último caso, até uma barra “pequena” de chocolate está valendo… (risos)

Pronto! Agora é definir as próximas ações, marcar na agenda e realizar cada passo em direção à meta traçada.

Faça o mesmo exercício com outros projetos ou tarefas da sua lista. Caso identifique algum que não seja realista no momento, transfira-o para a lista de desejos para se fazer em outra oportunidade.

Trazer ações como essas para o seu dia a dia, realizar cada etapa da sua meta e perceber os benefícios atingidos tornarão os seus projetos de vida mais realistas e provocarão uma enorme satisfação pessoal pelos resultados alcançados.

FONTE: http://www.waysup.com.br/chega-de-procrastinar-5-taticas-infaliveis/

domingo, 5 de março de 2017

Exercícios mentais contribuem para manter o foco

Com apenas alguns minutos de treino por dia é possível aumentar a concentração e melhorar a qualidade de vida

imagem de Andrii Ospishchev/Shutterstock

É possível pensar que a concentração seja uma forma intensa de atenção. Embora a capacidade de se manter atento a algo varie de pessoa para pessoa, como a absoluta maioria das habilidades também essa pode ser treinada e fortale-cida. O importante é incorporar os exercícios ao cotidiano, ainda que sejam dedicados a eles apenas alguns minutos por dia, principalmente no início. Aos poucos, o tempo dedicado à atividade pode ser ampliado. A seguir, algumas sugestões de exercícios simples que ajudam a ampliar a concentração. 

DE OLHO NO HORIZONTE
De pé, em posição ereta, com os braços ao longo do tronco, sinta o peso do seu corpo e olhe para um ponto fixo à sua frente. Desloque o peso do corpo para o pé esquerdo e flexione o joelho direito elevando-o lentamente enquanto inspira profundamente. Delicadamente, segure o joelho com as duas mãos por alguns segundos e mantenha a coluna naturalmente ereta. Faça cinco respirações profundas. Abaixe a perna enquanto solta o ar. Repita o procedimento levantando a outra perna. Ao terminar, pense que uma linha imaginária passa pela sua coluna e vai até o topo de sua cabeça, mantendo-o equilibrado em todos os seus movimentos.

OLHOS ABERTOS, OLHOS FECHADOS
Esse exercício é feito em duas etapas. Primeiro, escolha um objeto qualquer, como um lápis, por exemplo. Coloque-o na sua frente. Olhe firmemente e concentre a sua atenção nele. Deixe que o objeto ocupe todo o espaço mental durante o tempo que for possível. Aumente gradualmente o tempo da duração do exercício. Na segunda fase, feche os olhos e visualize em sua mente o mesmo objeto. Concentre-se nesta imagem virtual, atendo-se a todos os detalhes, pensando apenas nessa tarefa. Caso se distraia, recomece a imaginar o objeto e aumente progressivamente a duração do exercício. Com a prática, verá que fica cada vez mais fácil manter-se focado.

TIQUE-TAQUE
Escolha um ambiente silencioso, sente-se em posição confortável. Pegue um relógio que faça barulho e coloque-o a trabalhar. Concentre sua atenção no ritmo e deixe que o som ocupe todo o seu espaço mental. Se alguns pensamentos passarem por sua mente, não se apegue a eles, deixe-os passar e retome a concentração.

MENSAGEM DO BEM
Sente-se de maneira confortável, com a coluna reta e escolha uma palavra ou frase positiva (por exemplo, “eu me sinto bem”, “sou grato pelo que tenho em minha vida” ou “sou capaz de aprender”. Repita-a várias vezes, primeiro de olhos abertos, depois de olhos fechados. Deixe que o som das palavras ocupe sua mente, até que sinta como se o som não viesse de sua boca, mas tomas-se conta de todo o ambiente. Pense nas palavras escritas recobrindo objetos e as paredes ao seu redor, como se você se estivesse ouvindo um disco uma ou mais vezes. De forma progressiva, aumente a duração do exercício.

A CHAMA DA VELA
Como essa prática é mais longa, com duração de aproximadamente 15 minutos, convém ler as orientações a seguir até se familiarizar com elas, para que não precise se ater ao texto durante sua realização. Ao criar uma imagem mental de uma chama, o fluxo de pensamentos que causam distração tende a ficar mais lento e você poderá atingir uma sensação de bem-estar, com mais consciência de seu corpo. 
- Acomode-se num lugar calmo e confortável. Acenda uma vela e coloque-a a cerca de um me-tro à sua frente. Sente-se com as pernas cruzadas no chão, sobre uma almofada ou, se pre-ferir, numa cadeira, mantendo as costas retas contra o encosto e as pernas separadas. Feche os olhos e tome consciência de cada uma das partes do seu corpo, relaxando uma de cada vez. Respire calma e profundamente, enquanto percorre mentalmente todo o seu corpo.
- Mantenha-se nessa posição, com os olhos fechados. Conscientize-se do ritmo de sua respiração, que ficará cada vez mais regular. Abra os olhos e foque na chama da vela. Se os seus pensamentos tentarem “fugir”, traga-os lentamente de volta à chama. Relaxe os músculos faciais e mais uma vez feche os olhos. Inspire e expire profundamente, prestando atenção a esse movimento, sentindo o abdômen subir e descer. Leve o tempo que for necessário até sentir-se relaxado, como se estivesse sendo embalado por ondas produzidas pela respiração. Pense que está calmo e tranquilo. 
- Visualize a imagem da chama na sua mente. Permaneça focado em seus movimentos intermináveis. Isso ocupa a totalidade da sua mente. É como se você estivesse hipnotizado pela dança e cores da chama. Quando um pensamento tomar conta de sua mente, deixe-o ser consumido pelo fogo. Aproxime um pouco mais o rosto da chama e sinta seu calor, sempre de forma relaxada. Após algum tempo comece a mover seus músculos e membros lentamente e alongue-se devagar, antes de se levantar.

FONTE: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exercicios_mentais_contribuem_para_manter_o_foco.html