domingo, 12 de março de 2017

21 canais no YouTube sobre ciência para alunos e educadores

O projeto Science Vlogs Brasil divulga perfis de ciências exatas no YouTube e pode ajudar os alunos nos estudos online
por João Victor Coelho

21 canais no YouTube sobre ci�ncia para alunos e educadores
Com o uso crescente das TIC no mundo da Educação, cada vez mais os alunos estão recorrendo a esses meios para estudar fora da sala de aula, como sites, blogs, games e vídeos. Como resposta a essa procura, atualmente muitos educadores e incentivadores do conhecimento estão divulgando e compartilhando conteúdo em plataformas digitais, e uma muito popular é o Youtube.

Pensando nisso, um grupo de cientistas criou o Science Vlogs Brasil. Além de ser um selo de qualidade para vídeos de conteúdo científico no YouTube, a plataforma reúne mais de 20 canais de influência associados, que tratam de temas como ciência, física, química, matemática, astronomia, biologia e outros.
Confira abaixo um pouco sobre cada um desses canais, veja como eles podem ajudar os alunos nos estudos de diversas matérias e como utilizar essas técnicas em sala de aula:




Devanil Júnior, criador do canal, aborda inúmeros temas sobre o pensamento científico de forma informal e divertida, além de tratar assuntos que estão em pauta e são de interesse público.

Bio’s Fera

Canal de um biólogo mestrando em Etologia que tem como objetivo a divulgação científica, assim como comentar acontecimentos e notícias atuais relacionadas ao tema da página. 

Boteco Behaviorista

Fundado em 2012, o canal transmite encontros ao vivo com objetivo de discutir temas diversos relacionados à Psicologia e Análise do Comportamento de forma informal e descontraída.

Canal do Pirula

O biólogo Pirula informa sobre ciência, meio ambiente, política e opina sobre assuntos da atualidade relacionados aos temas do canal. 

Canal do Slow

O canal apresenta vídeos longos, bem elaborados e com vastas listas de referências e de opinião, que são mais curtos, trazendo uma crítica ou uma reflexão. Todos com temática científica, política e história.

Canal Zoa

O Hugo Fernandes é biólogo e doutor em zoologia, e apresenta uma vida animal diferente toda quinta-feira em seu canal.

Ciência Todo Dia

Um canal que aborda a ciência, mas totalmente voltada para assuntos cotidianos, mantendo seu cérebro sempre ativo.

Colecionadores de Ossos

O casal de paleontólogos, Aline Ghilardi e Tito Aureliano, produz vídeos sobre paleontologia dinâmicos e acessíveis para as mais diversas idades.
Eu, Ciência

Temas variados, com tendência a se concentrar em áreas da biologia, como evolução e neurociência. 
iBioMovies

Vídeos autorais e divertidos sobre Ciências e Biologia e que ajudam no estudo, produzidos por um grupo de professores de Biologia.

Jornal Ciensacional

O biólogo Rafael Bento dedica seu tempo para a Educação e divulgação científica, e seu canal trata exatamente sobre o tema de forma divertida.

Matemática Rio

Matemática Rio é um canal com aulas criativas da disciplina. Aprenda em alguns minutos com o Professor Rafael Procopio os conteúdos mais cabeludos dessa matéria.

Minutos Psíquicos

O canal Minutos Psíquicos aborda temas relacionados a psicologia, ciência e astronomia de forma didática e interativa.

Papo de Biólogo

O canal mostra algumas características biológicas, ecológicas e curiosidades sobre animais silvestres e exóticos, seja em um estúdio de gravação ou em uma expedição para encontrar os animais.
Nerdologia

O biólogo e pesquisador Átila posta todas as quintas-feiras sobre ciência de forma didática envolvendo a cultura geek.
Papo de Primata

David Ayrolla apresenta um canal com vídeos de divulgação científica que estimulam uma visão racionalista do mundo.

Peixe Babel

Canal voltado para explicar de forma acessível temas de uma área pouco explorada na mídia e pouco entendida, a robótica.

Ponto em Comum

Todas as terças-feiras, Davi Calazans trata de algum tema envolvendo a ciência de forma divertida para todas as idades.

Prof. André Azevedo da Fonseca

Este professor é apaixonado pelos valores da curiosidade, da criatividade e da imaginação, e é disso que seu canal trata, com vídeos que estimulam o gosto pela Educação, Comunicação e Ciências Humanas.

Primata Falante

O estudante e pesquisador de Física posta todo os domingos e quintas-feiras vídeos sobre ciência, dicas para estudantes e críticas sociais de um jeito divertido.

Quer Que Desenhe?

Carlos Ruas apresenta vídeos de 5 minutos sobre diversos temas relacionados a ciência com ilustrações.

SpaceToday

FONTE: https://www.institutoclaro.org.br/iphone/post.php?termo=21-canais-no-youtube-sobre-ciencia-para-alunos-e-educadores

Confira abaixo um pouco sobre cada um desses canais, veja como eles podem ajudar os alunos nos estudos de diversas matérias e como utilizar essas técnicas em sala de aula:


Nenhum comentário:

Postar um comentário