terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Como gelar uma latinha de bebida em 2 minutos? Ciência explica - Propriedades Coligativas

Resultado de imagem para Como gelar uma latinha em 2 minutos? Ciência explica video youtube
Imagem de Manual do mundo
O dia está quente e você chega em casa cheio de vontade de tomar uma bebida gelada, mas não tem nada na geladeira. O que fazer? Aplicar as propriedades coligavas!!!

O  vídeo abaixo mostra como é possível reduzir o tempo para gelar uma latinha usando apenas três ingredientes que estão em qualquer cozinha: água, gelo e sal. 

A receita não é mágica. Para a ciência, resfriar significa perder energia, neste caso, perder calor. 

A adição do sal diminui a temperatura de fusão do gelo (temperatura em que o gelo derrete). Assim, ele passa a derreter bem mais rápido e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também). Perdendo energia, que é o mesmo que calor, a temperatura da lata diminui. 

Por exemplo, uma solução com 10% de sal, o ponto de congelamento cairá para -6°C e com 20%, para -16°C.

-----------------------------------------------------------------------------------

Chega de colocar gelo e deixar o refrigerante aguado!

O segredo é fazer uma mistura de álcool e água, em igual proporção, e colocar algumas colheres de sal. A mistura deve ficar no congelador por no mínimo um dia.

Confira no vídeo:
Quando você quiser gelar o refrigerante, basta tirar o líquido do congelador e colocá-lo por 3 minutos em uma tijela junto com a latinha.


O refrigerante gela muito rápido porque essa mistura, apesar de estar a vários graus negativos, ainda é líquida, e envolve toda a lata.

A mistura fica líquida a essa temperatura porque o álcool baixa o ponto de solidificação da água, ou seja, é necessária uma temperatura muito menor do que zero graus para que ela se torne gelo.

FONTES:
http://www.manualdomundo.com.br/2011/03/como-gelar-refrigerante-em-3-minutos/
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/10/20/como-gelar-uma-latinha-de-bebida-em-2-minutos-ciencia-explica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário