domingo, 1 de setembro de 2019

Como o professor pode ajudar na organização dos estudantes

É bastante importante que os professores estimulem os alunos a cumprirem todas as tarefas solicitadas em sala de aula, e isso é um desafio. Então vamos falar aqui sobre como o professor pode ajudar na organização dos estudantes.
As lições de casa geralmente são grandes problemas para os estudantes, pois muitos não querem fazê-la por preguiça, e outros não fazem por não terem a capacidade de se organizar adequadamente para cumprirem os prazos e entregarem bons materiais. É aí que pode entrar o professor.

Resultado de imagem para Como o professor pode ajudar seus alunos a se organizarem
imagem de https://noticias.universia.com.br

Como o professor pode ajudar seus alunos a se organizarem

- Investir na questão visual é uma maneira bastante efetiva para os estudantes conseguirem se organizar e melhorem consideravelmente o rendimento escolar através dessa parte da memória. O professor pode ensinar os alunos a se organizarem por meio de um sistema de cores. Dessa maneira, eles conseguem visualizar melhor a quantidade de tarefas que têm para realizar e os prazos específicos de cada uma delas.
Os alunos, geralmente possuem diversas matérias, sendo assim, o ideal é que eles escolham uma cor fixa para cada uma. Feito isso, eles devem memorizar a relação entre a cor e a disciplina escolhida. Uma dica é que essa cor tenha associação com algum conceito da matéria. Por exemplo, escolher o vermelho para Biologia, já que o aluno pode associá-la ao sangue, que é um assunto tratado nessa matéria.
- O professor também pode recomendar aos alunos que utilizem post-its para complementar os conteúdos com informações importantes.
- Outra dica é que os estudantes colem marcadores nas páginas dos livros que possuam conteúdos relevantes para as atividades e provas que realizarão ao longo do ano, além de destacar com marca texto as partes mais importantes no texto.
- Outra recomendação importante para ser passada aos alunos, é que eles mantenham um calendário atualizado para sempre estarem cientes sobre as datas de provas e entregas de atividades. Eles podem aproveitar o sistema de cores para anote os compromissos de cada uma das disciplinas com as tonalidades previamente estabelecidas.
Se seguirem essas dicas, os alunos se tornarão mais organizados e consequentemente, melhorarão as notas a longo prazo. Mas, é bom enfatizar que o mais importante é manter a ordem, independentemente do sistema que cada um opte. A escolha deve ser feita com base no perfil de cada estudante.
Viu só como a organização nos estudos pode mudar tudo? Experimente com seus alunos.

FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/como-o-professor-pode-ajudar-na-organizacao-dos-estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário