segunda-feira, 10 de abril de 2023

10 razões pra comer chocolate sem culpa 🍫🍩🎂

 


É normal comer chocolate na Páscoa! Esse é um momento para celebrar com a família inteira e não para sentir culpa. O problema não é o chocolate, mas sim a sua relação com ele. Sabia que existem 10 razões para comer chocolate sem culpa comprovadas pela ciência?

Permita-se comer chocolate com prazer

Hoje em dia é muito comum a ideia de que uma alimentação saudável não pode ser prazerosa. Mas na verdade, prazer e saúde caminham juntos e, inclusive, comer com prazer ajuda a ter menos problemas com o peso, enquanto comer com culpa parece nos levar a comer mais.

Por esse motivo, é muito importante permitir-se comer de tudo, até chocolate! Isso pode soar como um absurdo para muitas pessoas. Mas não estou falando que você deve sair por aí comendo tudo sem nenhum critério, apenas que é possível comer de tudo, pois não existem alimentos bons ou ruins.

Do mesmo jeito que um suco detox não tem o poder de desintoxicar seu corpo nem de resolver os problemas de saúde, comer chocolate de vez em quando não vai fazer você ganhar peso de uma hora para outra ou arruinar seu metabolismo.

Preste menos atenção no que você come e mais em como você come, ou seja, na sua relação com a comida. Se você passa semanas se privando de comer chocolate, provavelmente pensa muito nesse alimento e quando tem uma oportunidade vai querer comê-lo em excesso.

No entanto, se você entende que pode comer chocolate quando deseja, será muito mais fácil aproveitar o momento e sentir mais prazer com quantidades moderadas desse alimento. Sua emoção frente ao chocolate vai modular o quanto vai comer. Se comemos com culpa, a tendência é exagerar. Se enxergamos o chocolate como delicioso, prazeroso e entendemos que por si só ele não vai levar ao ganho de peso, a probabilidade de consumi-lo em excesso torna-se menor.

Escolha um chocolate de melhor qualidade

Infelizmente, muitos dos chocolates que encontramos no mercado não são de boa qualidade, pois apresentam pouco cacau (a matéria-prima do chocolate que proporciona diversos benefícios para a saúde) e grandes quantidades de açúcar.

As pesquisas mostram que a opção mais saudável é o chocolate amargo e com maiores percentuais de cacau (mínimo de 60%). Mas se você não gosta desse tipo de chocolate não precisa comê-lo só porque é saudável, não será prazeroso e estará enganando seu cérebro.

Também não há porque buscar opções diet. Os alimentos diet, geralmente, não têm adição de açúcar, mas podem ter mais aditivos alimentares (adoçantes, estabilizantes, emulsificantes, etc.) e serem mais calóricos pela adição de outros ingredientes, como a gordura, na tentativa de atingir a textura e sabores semelhantes aos dos alimentos convencionais.

Em vez disso, coma o seu chocolate de sua preferência, sem pressa, saboreando com prazer e sem culpa. Você também pode começar comendo chocolate com porcentagens menores de cacau e ir educando seu paladar aos poucos com um chocolate cada vez mais amargo. Isso serve para reduzir o excesso de açúcar de outros alimentos também, experimente consumir café e suco com quantidades cada vez menores de açúcar.

10 razões para comer chocolate sem culpa

Além de todo o prazer que sentimos ao comer chocolate, ele é um alimento cheio de benefícios para a nossa saúde quando consumido com moderação. Aqui vai uma lista com 10 razões para comer chocolate sem culpa:

1- Contém antioxidantes 

O cacau é composto por polifenóis e flavonoides, substâncias que apresentam uma grande capacidade antioxidante. Os antioxidantes naturais ajudam a combater radicais livres que em excesso podem causar danos às nossas células e estão presentes no cacau mais até do que nas frutas.


Alguns exemplos de Polifenois importentes


2- Melhora a saúde cardiovascular 

Muitas pesquisas mostram que consumir chocolate com moderação contribui para diminuir o risco de doenças do coração e hipertensão. Mas é preciso ponderar, pois o chocolate também apresenta gorduras e pode conter excesso de calorias, prejudicando pessoas com problemas do coração.

3- Diminui o risco de ter doenças metabólicas 

A ciência também tem sugerido que os flavonoides presentes no cacau podem proteger contra doenças crônicas como o diabetes do tipo 2 e inflamação (associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares).

  


Estrutura da Catequina                      Estrutura da Epicatequina

4- Cuida do cérebro 

O cacau e seus flavonoides também são bons para o cérebro. Consumir chocolate com moderação pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, problema de saúde no qual o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido ou reduzido, privando as células de oxigênio e nutrientes.

5- Estimula a memória 

Olha só, o consumo de chocolate também parece estar associado com a melhora da memória e alguns estudos sugerem proteção contra Alzheimer.

6- Restaura a força muscular 

Se você sente muita fadiga muscular, fique sabendo que um tipo de flavonoide presente no cacau, a epicatequina, pode ajudar a dissipá-la e melhorar o desempenho dos músculos.


Estrutura da epicatequina

7- Ajuda a manter um IMC (Índice de Massa Corporal) mais baixo 

Uma pesquisa mostrou que o consumo moderado de chocolate poderia contribuir com um menor IMC e até mesmo ajudar a prevenir a obesidade. Mas claro, é preciso ter atenção quanto à quantidade e qualidade, porque em excesso o chocolate pode ter efeito inverso e implicar em um aumento do IMC.

8- Confere uma possível proteção contra o sol 

Mais estudos precisam ser realizados para comprovação, mas uma pesquisa sugeriu que consumir chocolate com alta porcentagem de cacau pode ser benéfico contra os efeitos negativos da radiação ultravioleta.

9- É um supressor natural da tosse 

O cacau também apresenta teobromina, uma substância que pode ajudar a prevenir a tosse.


Estrutura da teobromina

10- Contribui para o bom humor 

Quando comemos chocolate nosso cérebro ativa o sistema de recompensa e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores envolvidos nas sensações de prazer e bem-estar. Isso explica aquela sensação prazerosa que sentimos ao comer chocolate!


Estruturas  da  Serotonina            Estrutura  da  Dopamina


Diante de todas essas razões, espero que nessa Páscoa você tenha comido chocolate sem culpa e tenha uma boa relação com a comida e com o corpo. Não precisa focar nos nutrientes e calorias, escolha ofereça aos seus filhos os ovos de Páscoa que mais gostam, aproveitando esse momento em família para celebrar.

E sempre lembrando o VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA, que é um momento de reflexão, renovação e esperança. É um período em que nos lembramos do sacrifício de Jesus na cruz e celebramos a sua ressurreição. Além disso, é uma época de reunir a família e os amigos para celebrar a vida e renovar os laços de amor e união.

FONTE: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/sophie-deram/2021/03/31/10-razoes-pra-comer-chocolate-sem-culpa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário