É isso mesmo: as vezes a nomenclatura química esbarra no duplo sentido e o nome de uma substância acaba soando como um palavrão.
Confira nesta lista exclusiva compilada pelo Canal Fala Química...
Confira nesta lista exclusiva compilada pelo Canal Fala Química...
1) ANOL
Este derivado do fenol, cujo nome IUPAC é 4-(prop-1-en-1-il)fenol, é conhecido comercialmente como Anol. E o paradoxo é seu uso: na indústria alimentícia, como aromatizante. Você já comeu algo com gosto de Anol?
Anol, ou 4-(prop-1-en-1-il)fenol |
2) VAGINATINA
A vaginatina não tem nada a ver com o órgão sexual feminino. É um éster e leva este nome por que é uma das 5 cumarinas que pode ser encontrada na planta Selinum Vaginatum (que foi caracterizada em 1967 por químicos da Índia, Tetrahedron 23, 1967, 1883-91). Como curiosidade: há outra molécula não relacionada que leva o nome de vaginol.
Vaginatina |
3) Acetal CLITÓRICO
Bem, neste caso pode ser que a molécula tem, sim, algo a ver com o órgão feminino. É que ela é encontrada nas flores das plantas do gênero Clitoria. O critoriacetal é uma família de glicosídeos encontrados nas diversas espécies do gênero. Um grupo brasileiro da UFRJ (Phytochemistry, 47, 1998, 121-24) isolou pela primeira vez o clitoriacetal da foto abaixo, de uma Clitoria comum no Brasil: o sombreiro!
Clitoriacetal |
4) SEX
Calma: trata-se apenas da abreviatura de um xantato, o etil xantato de sódio. Os xantatos são os produtos das reações de álcoois com dissulfeto de carbono, e possuem esta espécie de carboxila feita de enxofre. O “Sodium Ethyl Xantate” é o mais comum e conhecido simplesmente como SEX.
SEX |
5) ESPERMINA
Esta realmente faz jus ao nome. A poliamina existe praticamente em todos os seres vivos, tendo muitas funções biológicas distintas. Como foi isolada pela primeira vez do esperma humano (Philos. Trans. Roy. Soc. 1967, 12,1040-43), levou este nome até hoje. E seu odor, de fato, é muito semelhante ao odor do sêmen.
Espermina |
FONTE: http://falaquimica.com/?p=985
Nenhum comentário:
Postar um comentário