sexta-feira, 27 de março de 2015

As 5 MOLÉCULAS com o nome mais PORNOGRÁFICO!

É isso mesmo: as vezes a nomenclatura química esbarra no duplo sentido e o nome de uma substância acaba soando como um palavrão.

Confira nesta lista exclusiva compilada pelo Canal Fala Química...

1) ANOL
Este derivado do fenol, cujo nome IUPAC é 4-(prop-1-en-1-il)fenol, é conhecido comercialmente como Anol. E o paradoxo é seu uso: na indústria alimentícia, como aromatizante. Você já comeu algo com gosto de Anol?
Anol, ou 4-(prop-1-en-1-il)fenol
Anol, ou 4-(prop-1-en-1-il)fenol

2) VAGINATINA
A vaginatina não tem nada a ver com o órgão sexual feminino. É um éster e leva este nome por que é uma das 5 cumarinas que pode ser encontrada na planta Selinum Vaginatum (que foi caracterizada em 1967 por químicos da Índia, Tetrahedron 23, 1967, 1883-91). Como curiosidade: há outra molécula não relacionada que leva o nome de vaginol.
Vaginatina
Vaginatina

3) Acetal CLITÓRICO
Bem, neste caso pode ser que a molécula tem, sim, algo a ver com o órgão feminino. É que ela é encontrada nas flores das plantas do gênero Clitoria. O critoriacetal é uma família de glicosídeos encontrados nas diversas espécies do gênero. Um grupo brasileiro da UFRJ (Phytochemistry, 47, 1998, 121-24) isolou pela primeira vez o clitoriacetal da foto abaixo, de uma Clitoria comum no Brasil: o sombreiro!
Clitoriacetal
Clitoriacetal

4) SEX
Calma: trata-se apenas da abreviatura de um xantato, o etil xantato de sódio. Os xantatos são os produtos das reações de álcoois com dissulfeto de carbono, e possuem esta espécie de carboxila feita de enxofre. O “Sodium Ethyl Xantate” é o mais comum e conhecido simplesmente como SEX.
SEX
SEX

5) ESPERMINA
Esta realmente faz jus ao nome. A poliamina existe praticamente em todos os seres vivos, tendo muitas funções biológicas distintas. Como foi isolada pela primeira vez do esperma humano (Philos. Trans. Roy. Soc. 1967, 12,1040-43), levou este nome até hoje. E seu odor, de fato, é muito semelhante ao odor do sêmen.
Espermina
Espermina

FONTE: http://falaquimica.com/?p=985

Nenhum comentário:

Postar um comentário