sexta-feira, 2 de setembro de 2016

10 dicas para não se estressar durante as provas

Prova é a forma de avaliação do aprendizado dos alunos mais utilizada pelas instituições de ensino desde os primeiros anos escolares. Elas costumam tirar o sono de muitos estudantes que ficam preocupados em como será o seu desempenho.
Resultado de imagem para 10 dicas para não se estressar durante as provas
imagem de www.meirafernandes.com.br
Para que os alunos não fiquem muito estressados com as provas, eles podem tomar algumas atitudes que suavizem essa situação. Confira algumas:
1- Viva um dia por vez
Se organize definindo quais matérias serão estudadas em cada dia. Dessa forma você ficará menos nervoso, pois provavelmente conseguirá cumprir todos os prazos predeterminados e estudará todo o conteúdo para o dia da avaliação.
2- Tome cuidado com as mudanças
Um grande número de pequenas mudanças ou aquelas que têm grandes consequências na vida pessoal são as principais distrações na hora de manter o foco e dificultam que você fique relaxado durante a realização de uma prova.
3- Crie avaliações diferentes
O professor pode amenizar o estresse durante as provas criando avaliações com características que as suavizem, como brincadeiras bem humoradas. É importante que isso seja relaxante para os alunos, mas também para os professores no momento de corrigir essas provas.
4- Mude o ambiente da sala de aula
Para os alunos se sentirem mais relaxados e terem melhor desempenho durante as avaliações, é fundamental que eles fiquem confortáveis no ambiente. O professor pode proporcionar esse conforto colocando uma música calma ao fundo ou de alguma outra maneira que julgue ser a melhor opção para os alunos.
5- Ambiente silencioso
Manter o ambiente silencioso na sala de aula durante a prova faz o aluno ficar mais concentrado.
6- Priorize algumas questões
Na hora de estudar, não leia muitos conteúdos de uma vez só. Dê prioridade aosconteúdos mais relevantes. Isso fará você ficar mais relaxado durante as provas.
7- As avaliações devem ser focadas nos alunos
É necessário que os professores adaptem as formas de ensino aos alunos, afinal os sistemas de ensino giram em torno deles.
8- Faça exercícios físicos
As atividades físicas são importantes para que você se sinta mais relaxado na hora das provas. Eles ajudam a esvaziar a mente e deixam as pessoas mais bem dispostas e humoradas.
9- Chegue mais cedo
É importante chegar mais cedo no local do exame no dia da avaliação. Dessa maneira, são diminuídas as chances de você chegar atrasado na prova devido a algum imprevisto.
10- Leve comida
É importante comer durante a prova. Assim você fica relaxado e mantém a concentração nas perguntas.
Adotando essas atitudes, a realização das provas não será mais um momento tão estressante, e o desempenho dos alunos poderá ser melhor.

FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/10-dicas-para-nao-se-estressar-durante-as-provas

Nenhum comentário:

Postar um comentário