A separação de misturas geralmente é estudada no 9º ano (8ª série do ensino fundamental) e/ou no início do primeiro ano do ensino médio, quando os alunos têm pouca experiência com a química. Nesse sentido, a aula deve funcionar como um estímulo ao estudo das propriedades da matéria, de forma a explicar os "porquês" da destilação e da evaporação.
imagem https://quimicaempratica.com |
A grande dificuldade dos docentes é a falta de local adequado (laboratórios de ensino de ciências) nos estabelecimentos de ensino, e nesse contexto trago aqui essa experiencia do Pibid Química Udesc (Santa Catarina), que consistiu no desenvolvimento de um jogo com cartas para trabalhar com os alunos separação de misturas.
Segue o post da colega KAROLINE DOS SANTOS TARNOWSKI (quase na íntegra):
"Antes dessa atividade lúdica, foram trabalhadas com slides algumas das técnicas de separação de misturas. Abaixo vocês podem conferir os slides que preparamos! Todos os downloads estão no fim do post, como sempre .
Lembrando que esses slides são chatos se vistos sem as animações (não dá pra pôr com efeito aqui). Tem imagens que ficaram sobrepostas também e, por isso, não aparecem. Então, baixem para conferir...
Sobre o jogo com as cartas, pensamos em elaborar uma atividade onde os alunos, em grupo de 3-4 alunos, a partir de várias cartas dispostas em cima da mesa, relacionam uma técnica, uma imagem, uma explicação do procedimento e um exemplo do cotidiano. Assim, cada técnica terá 4 cartas correspondentes.
Sendo assim, eu e a Thainara Zampieron iniciamos a pesquisa sobre as técnicas para elaborar o material e montamos a tabela que você confere a seguir. Se quiser baixar, também estará no fim do post.
Em seguida, para termos um tamanho padrão das cartas e não ser preciso imprimir em folha sulfite, colar em cartolina e plastificar, transcrevemos as informações em formato de imagem para podermos imprimir frente e verso e apenas recortar e plastificar para utilizarmos e ficar como mostrei no gif anterior o modelinho da carta.
Como vocês podem ver nas imagens abaixo da folha a ser recortada, cada bloco de 4 cartas se refere a uma linha da tabela mostrada anteriormente!
–
♦ Imprimindo as cartas
♦ Imprimindo as cartas
Assim, se que quiser, imprima primeiramente as 6 páginas da frente e em seguida, as 6 do verso nas primeiras 6 folhas. Só tome cuidado com um detalhe: ajuste o PDF na impressão como a imagem a seguir e faça o teste com uma folha antes de imprimir tudo.
Digo isso porque fiz o teste com 4 impressoras e dependendo da impressora, se você configura frente/verso automático, a própria impressora faz uma margem desigual, mesmo que todos as imagens estejam exatamente simétricas!!! Às vezes fazem borda lateral, às vezes borda superior… Sem falar nas impressoras que imprimem torto!
Então, imprima as páginas 1 e 6 primeiramente fazendo testes para certificar-se de que está tudo OK! Se tiver problemas com impressão e não conseguir resolver, deixe uma mensagem nos comentários que tentarei te ajudar .
Abaixo, uma foto das folhas que imprimimos na escola antes de cortarmos.
–
♦ Transformando impressões em cartas plastificadas
♦ Transformando impressões em cartas plastificadas
Pronto, imprimimos. Após isso, eu e a Thainara tivemos a infeliz ideia de começar a cortaros 10 kits de 44 cartas cada com tesoura, antes de plastificar, porque 1) no momento não tínhamos papel contact disponível e 2) imprimimos o jogo em papeis Canson e pensamos que a guilhotina não cortaria esse papel, mesmo depois de plastificado, devido às experiências prévias com jogos de cartas + guilhotinas ruins da Thainara (colega.
Assim, gente, recomendamos que primeiro plastifiquem a folha toda, frente e verso, e depois passem a guilhotina!
A Thainara utilizou uma técnica eficaz para plastificação de folhas frente e verso. Eu, como não tenho experiência com contact, achei legal e vou indicar pra vocês. Não sei se é muito óbvia essa dica, mas aí vai haha: abra o papel contact e meça um pouquinho mais de 2x a área que se deseja plastificar. Se imprimir em A4, abra o contact como se fossem duas folhas A4. Abaixo, uma montagem que fiz pra ilustrar.
Depois, corte, junte as pontas e dobre. Com uma régua marque essa dobra. Em seguida, abra uma das duas páginas do papel contact na mesa, deixe a cola virada pra cima e cole um lado da folha de cartas. Durante a colagem ou em seguida, passe a régua. Feito isso, retire o resto do papel que vem com o contact, cole 1 cm de margem do contact e depois cole o restante do plástico sobre a folha das cartas cuidadosamente.
Se possuir uma guilhotina, corte as cartas com esse equipamento. Só não se esqueça de certificar-se de que a frente e verso das cartinhas estão sobrepostas, né? Se não estiverem, foi algum erro de configuração ou ajuste das folhas na impressão.
Amei tanto essa rapidez para fazer as cartinhas depois que vimos que dava para cortar com a guilhotina que até comprei uma para cortar meus futuros jogos . Olha que linda . Se com a tesoura demorávamos 10 minutos para fazer algo, com a guilhotina fazíamos em 3!
–
♦ Quanto custa o jogo
♦ Quanto custa o jogo
Depois desse trabalho todo é só cortar e ser feliz com suas cartas plastificadas durando a eternidade. Não tenho noções de preço, tirando o da guilhotina (R$70 sem frete) porque foi a escola que comprou os materiais . Até fui numa papelaria ver o papel e o contact, mas não sabia a gramatura do Canson que utilizamos . Assim, não sei o real preço de cada kit com suas 44 cartas e 11 técnicas de separação de misturas!
–
Por fim, se quiserem conferir o nosso blog do Pibid Química Udesc, você pode clicar aqui! Deixei o link lá na primeira linha desse post, mas aqui está ele novamente, caso não tenha percebido haha .
Por fim, se quiserem conferir o nosso blog do Pibid Química Udesc, você pode clicar aqui! Deixei o link lá na primeira linha desse post, mas aqui está ele novamente, caso não tenha percebido haha .
Sobre os slides: e possível, disponibilize os slides em PDF pra os alunos antes da aula. Caso queiram imprimir ou estudar, ajuda muitíssimo, não perdem tempo copiando e podem fazer anotações em sala. Se fizer alterações no .pptx que passei e quiser salvar sua versão modificada, é só ir no arquivo > salvar como > pdf."
Espero que tenham gostado... eu achei muito legal, e muito enriquecedor!!!
FONTE: https://quimicaempratica.com/2016/05/06/separacao-de-misturas-slides-e-o-jogo-da-combinacao/
Espero que tenham gostado... eu achei muito legal, e muito enriquecedor!!!
FONTE: https://quimicaempratica.com/2016/05/06/separacao-de-misturas-slides-e-o-jogo-da-combinacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário