quinta-feira, 4 de maio de 2017

QUÍMICA INOVADORA: METODOLOGIAS PARA UM ENSINO LÚDICO

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Alessandra Caroline Macedo, Marcos Felipe Detanico, Ariane dos Santos Macedo

Resumo


Este trabalho em andamento vinculado à linha de pesquisa: educação, cultura e políticas publicas, tem como objetivo analisar a eficácia dos métodos inovadores, onde servem como forma de auxiliar os alunos para que possam sair da monotonia do giz e da lousa e terem um melhor desempenho na disciplina e assim desconstruir os pré-conceitos por parte dos alunos, já que metodologias lúdicas são ferramentas importantes no ensino e aprendizagem de química.As disciplinas que corresponde a área das exatas, principalmente a química não é uma disciplina bem vista pelos alunos do ensino médio, a partir de pesquisas, bem como a partir de observações empíricas os quais definem a mesma como uma disciplina monótona e maçante, isso acaba sendo verdade na grande maioria das instituições básicas brasileiras, principalmente nas que não dispõem de muitos recursos físicos e tecnológicos, porém o principal responsável é o professor segundo observações empíricas, que muitas vezes já cansado e desanimado pela falta de motivação de seus alunos e de sua situação acaba corrompendo seu propósito de inovar e começa a transferir o conhecimento como depósitos em educação bancaria segundo Paulo Freire descreve no livro a pedagogia do oprimido..O lúdico é uma importante ferramenta de trabalho. Nossos instrumentos de pesquisa e coleta de dados terão embasamento nas teorias e conceitos de grandes revolucionários da educação, como por exemplo: Freire, Piaget, Vigotsky, Decroly,Elkonin, Huizinga e Freinet, proposta curricular de Santa Catarina entre outros onde mostram a importância que os métodos lúdicos proporcionam à educação, pois nos momentos de maior descontração e desinibição, facilitando a aprendizagem. O mediador, no caso do professor, deve oferecer possibilidades na construção do conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social, e cognitivo quando bem exploradas.É necessário, entretanto, ressaltar que este estudo tinha por objetivo de avaliar se as técnicas e metodologias para o ensino de química são eficazes levando em consideração a percepção que os alunos tem em relação a disciplina de química, além de entender a os métodos de ensino pela perspectiva dos dissentes de escola púbica, não tendo sido objetivo do estudo generalizar os resultados para todas as condições de instituições escolares e docentes.No que tange ao referencial teórico e metodológico da pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória onde propomos desencadear um processo em relação às metodologias do ensino de química através de uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso, saída a campo e analises de dados onde. A analise de dados será realizadaa partir de uma concepção histórica critica junto com proporções estatísticas encima do referencial teórico e os dados obtidos.Decidimos seguir este projeto de pesquisa para provar que mesmo com poucos recursos, os docentes têm condições de fornecer uma aula lúdica e atrativa para seus alunos.Nesse sentido, a comprovação dos métodos de ensino e aprendizagem ainda é um campo fértil de investigação e merece atenção por parte dos pesquisadores.



FONTE: http://revista.uniplac.net/ojs/index.php/uniplac/article/view/2357

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