segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Química 3D - muito bom!!!!

Imagem Reprodução do site

Animações em 3D para o ensino de Química estimulam a capacidade de abstração e facilitam a visualização tridimensional. Este foi o tema da tese de doutorado desenvolvido por Manuel Moreira Baptista e orientado pelo Prof. Dr. Pedro Faria dos Santos Filho no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.
Por se tratar de um assunto que atualmente está na fronteira da pesquisa em educação, ou seja, por conter links, som e vídeo, foi necessário criar um hipertexto para a tese. Esse hipertexto, que em breve estará hospedado na biblioteca do Instituto de Química no endereço www.biq.iqm.unicamp.br/arquivos/770596/tese.htm, também pode ser acessado neste link.
É possível fazer download pelo link http://www.quimica3d.com/indexBR.php. O site possui duas opções de linguagem: português e inglês.


FONTE: http://www.quimica3d.com/indexBR.php

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Cientistas criam 'cor' mais preta do mundo. E ela vai enganar seu cérebro...

Acredite: estes dois objetos têm o mesmo molde e só diferem na cor.
Acredite: estes dois objetos têm o mesmo molde e só diferem na cor
Imagem pinterest

O que é a cor preta para você? Bom, esqueça todos os objetos do nosso mundo que vêm rapidamente à sua cabeça. Isso porque cientistas criaram uma tecnologia que gera a tonalidade mais preta já feita por humanos até hoje, capaz de confundir o seu cérebro completamente ao observar um objeto nesta coloração.

A novidade é tão negra que é chamada por alguns como a experiência mais próxima de ver um buraco negro que podemos chegar – claro, se todos tivermos sorte, nunca teremos que estar próximos de um buraco negro nessa vida.

Chamada de Vantablack, a tecnologia não é nem considerada cor, mas sim a ausência da cor. E é isso que a tonalidade faz, ao absorver quase toda a luz – 99,96% da luz, para ser exato. A primeira versão da tecnologia foi lançada em 2014 e, em março deste ano, os cientistas da Surrey NanoSystems, empresa responsável pelo projeto, apresentaram uma versão ainda mais preta de sua coloração.

Olhar para objetos que contêm o Vantablack é diferente de olhar para qualquer outro produto escuro que estamos acostumados. Com a coloração criada em laboratório, é impossível até de diferir formas e profundidade – nosso cérebro simplesmente tem um "tilt" e não enxerga nada, então é pintada pelo observador de preto.

Como esse "superpreto" é possível? 
Essa substância é criada por cientistas a partir de nanotubos de carbono. O nome Vantablack, inclusive, vem de sua origem: Vertically Aligned NanoTube Arrays (Conjunto de Nanotubos Verticalmente Alinhados).



Um centímetro quadrado da cor contém cerca de um bilhão de nanotubos de carbono espaçados perfeitamente entre si. Quando a luz entra no objeto, ela acaba ficando presa dentro dele e convertida em calor. 


Esses nanotubos são criados próximos ao laboratório, em condições que deixam ele posteriormente criar a cor mais negra já feita. Eles são feitos com refletores poderosos que fazem a temperatura de sua superfície atingirem 430º C ou até mais. 

"Nanotubos de carbono são como lâminas de grama muito longas. Imagine se você é um humano andando em meio a uma grama de 300 metros de altura o quão pouca luz iria chegar em você. É dessa forma, mas em uma escala minúscula", explicou à CNN Ben Jensen, cofundador do Surrey NanoSystems.


A função original do Vantablack envolvia a engenharia espacial, mas desde a primeira versão de 2014 diversos outros pedidos já chegaram ao laboratório envolvendo múltiplas possibilidades para a cor. Mas não ache que o Vantablack pode ser "pintado" em qualquer superfície. 


"Há um conceito errado de que é uma tinta preta. Não é. É algo que é feito através de meios muito complexos, definitivamente não é algo que você possa pintar do nada", afirma. 


Astronomia, relógio, arquitetura...


Segundo a CNN, desde que o material foi desenvolvido pela primeira vez há três anos, os cientistas receberam inúmeros pedidos de designers, arquitetos, astrônomos e engenheiros aeroespaciais. E houve também algumas solicitações bizarras, como pessoas que querem se enrolar nessa cor e outras que querem comer (?) a tonalidade. 


Até agora, o Vantablack já foi usado em diferentes áreas. Uma companhia da Suécia, por exemplo, está usando a tonalidade para forrar o interior de um telescópio óptico que será acoplado a um satélite. A função do Vantablack será de bloquear a luz dispersa pelo sol e das luzes da cidade da Terra. 

Relógio feito com o Vantablack ao fundo./ imagem pinterest

Assim, eles querem ter certeza que a luz que entrará no telescópio seja da atmosfera apenas, a fim de melhorar modelos climáticos e previsões do tempo. O material também ajuda cientistas a chegar às profundezas do universo, ao prevenir reflexos indesejados em telescópios.


A arquitetura também terá seu impacto. O arquiteto Asif Khan disse à CNN que o objeto torna objetos 3D em apenas 2D, o que em sua área seria "tão poderoso quanto desligar a gravidade". Ele está construindo um ambiente para a Olimpíada de Inverno de 2018, na Coreia do Sul, forrado com a cor – e planeja colocar luzes brilhantes ao longo do Vantablack para simular o céu noturno em plena luz do dia. 

A tecnologia também já foi usada em uma edição limitada da marca suíça de relógios MCT. Colocados contra um fundo em Vantablack, os ponteiros e outros elementos do relógio parecem estar flutuando em um vácuo. O relógio custava US$ 95 mil (R$ 310 mil). 

É bom ainda lembrar: o Vantablack é mais caro por quilo do que diamantes ou ouro. Então não pense, por enquanto, em pintar sua casa com essa tonalidade.

FONTE: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/12/04/cientistas-criam-cor-mais-preta-do-mundo-e-isso-pode-mudar-varias-areas.htm

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Dicas importantes de Como administrar melhor o seu tempo

Quem deseja ter mais produtividade deve aprender a administrar melhor o tempo. Quando colocamos foco em nossas tarefas do dia a dia, conseguimos realizar muitas outras coisas em menos tempo.
Além disso, quem deseja ganhar destaque no meio profissional precisa saber dominar a própria agenda e estar em dia com suas tarefas. Trouxemos hoje algumas dicas para quem deseja aprender a administrar melhor o seu tempo. Vamos lá?

  • Saia de casa mais cedo

Fuja do trânsito e tente mudar a hora em que costuma sair para o trabalho, para não se atrasar. Com isso você conseguirá começar antes e adiantar tudo o que for preciso. Para se acostumar, vá aos poucos mudando o seu horário de acordar. Durma mais cedo para conseguir acordar antes, e assim, seu dia irá render muito mais!

  • Faça listas e anote

Crie listas com tudo o que você precisa fazer, e anote ao lado tudo o que for mais urgente. Faça primeiro o que é prioridade, e com isso, no fim do dia você terá apenas assuntos mais rápidos e simples para resolver. Anote também todos os seus compromissos, as ligações que precisa fazer, as datas de entrega de relatórios, etc.

  • Não adie tarefas

Resultado de imagem para imagem de passar o tempo
imagem de TriCurioso
Faça o máximo que puder hoje, e evite deixar tarefas inacabadas para amanhã. Evite empurrar compromissos, pois isso só irá fazer com que o serviço fique ainda mais acumulado e que o estresse aumente. Além disso, faça seu trabalho com calma. Fazer as coisas com pressa pode resultar em projetos malfeitos!

  • Seja uma pessoa organizada

Sempre organize sua mesa de trabalho para evitar distrações com bagunças, e também para não perder tempo procurando documentos e relatórios. Seja organizado também no seu computador, salvando os documentos em pastas separadas para agilizar a localização. Faça também o planejamento do seu dia,  para economizar horas e não procrastinar.

  • Capriche nos e-mails

Quem nunca se viu perdendo tempo recebendo e enviando e-mails curtos, ou tentando explicar algo para alguém por e-mail? Envie e-mails bem explicados, com frases diretas para acabar com o vai e vem de mensagens. Mas, antes de tudo, leia atentamente os e-mails para não perder tempo perguntando sobre informações que já constam na mensagem.

Mais Dicas Importantes:

– Tente solucionar seus problemas pela internet e pelo telefone sempre que for possível, para evitar ter que sair e ainda ficar em filas. Assim você ganha tempo e poderá se dedicar em outras tarefas.
– Busque se conhecer e utilizar suas habilidades para trabalhar de maneira mais eficaz.
– Deixe sua agenda preparada para o dia seguinte, já no final do expediente.
– Utilize as redes sociais apenas antes ou após o expediente, e durante o período do almoço se desejar. Evite perder tempo olhando sites desnecessários para o trabalho.
Esperamos que as dicas de hoje possam ajudá-lo a administrar melhor o seu tempo. Qualquer dúvida deixe seu comentário, ok?
FONTE: https://www.primecursos.com.br/blog/prime-cursos/como-administrar-melhor-o-seu-tempo/?utm_source=Prime+Cursos&utm_campaign=8badf48eac-EMAIL_CAMPAIGN_2017_10_10&utm_medium=email&utm_term=0_1d44695363-8badf48eac-233259813

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Olha a ÁGUA de novo: Beber água não filtrada é nova (e perigosa) moda nos EUA

Reprodução/Live Water
Imagem: Reprodução/Live Water
Por Gabriela Ingridv (Do VivaBem)

“Probiótico natural. Aperfeiçoado pela natureza”. Isso é o que vende a Live Water, empresa que comercializa água não filtrada nos Estados Unidos.

O movimento, chamado de “água bruta”, é a mais nova moda entre os americanos. Seus defensores acreditam que milhares de produtos químicos, como o cloro, muitas vezes usado nos processos urbanos de tratamento de água, contaminam nocivamente o líquido que bebemos. Por isso, eles tomam a água 'bruta", que dizem estar repleta de bactérias benéficas e minerais da terra.

Entretanto, beber água não tratada pode expor a população a intoxicações graves causadas por vermes ou bactérias. “Toda água é naturalmente tratada. Na teoria, ela sai assim da fonte. Mas não sabemos por onde passa até o consumo”, diz Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista do Instituto Endovitta. Segundo ele, a água de nascente não é necessariamente livre de elementos que prejudicam a saúde. Todas as fontes de água são parte do ambiente e não estão isoladas da contaminação.

Quando a água não é tratada, ela pode conter substâncias químicas e germes que podem nos deixar doentes. E enquanto a água comum da torneira é tratada para remover dezenas de contaminantes, há poucos dados que mostram o que está na “água bruta”.

Virose e intoxicação são as doenças mais comuns
Sem passar por nenhum processo de filtragem, a água pode conter vírus, parasitas e bactérias nocivas como E. coli, Salmonella e Giardia. Esses micro-organismos podem causar diversos problemas, como mal-estar geral, diarreia, dor abdominal, náusea, vômito e febre. Doenças como hepatite A, cólera, esquistossomose e febre tifoide também são provocadas por eles.

“Contudo, os problemas mais comuns são a intoxicação alimentar e a virose”, diz Edvânia Soares, proprietária da Estima Nutrição e pós-graduada em nutrição clínica esportiva e vigilância sanitária. É preciso tomar um cuidado especial com crianças e idosos, que não têm um sistema imunológico tão bom. No caso deles, uma simples contaminação tende a se tornar algo mais grave, como uma diarreia crônica.

iStock
Apesar de tratada, a água da torneira contém mais cloro, produto que interfere na absorção de nutrientes
Imagem: iStock.
Água de torneira também não é indicada
“É óbvio que quando você trata a água, expõe esse líquido a produtos químicos, como cloro e flúor, que até provocam efeitos no organismo, mas são mínimos”, explica Grecco. De acordo com o médico, é melhor consumir uma água com pequenas quantidades de químicos decorrentes do processo de tratamento do que correr o risco de uma contaminação por bactérias, vírus ou parasitas.

O ideal é sempre filtrar a água que já vem tratada da torneira. “Isso porque ela contém muito cloro, produto que interfere na absorção de nutrientes. Sem falar no que pode ter pegado nas tubulações ou na caixa d’água”, diz Edvânia. Segundo ela, o processo de filtragem melhora o pH da água, deixando-o acima de 7 e prevenindo a sua contaminação. “Não recomendamos beber diretamente da torneira, apesar de haver tratamento. Medidas simples como filtros de barro já adiantam”, afirma Grecco. Esse filtro retém impurezas, sujeiras e contaminações.

E os mais modernos ainda têm métodos que vão além dos de barreira. Se você não tiver um filtro, opte por ferver a água antes do consumo ou compre água mineral. E nada de aderir à moda da água bruta. “Eu indico até suco de caixinha ou refrigerante, mas não beba água da torneira”, brinca Edvânia.

FONTE: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/01/15/beber-agua-nao-filtrada-e-nova-e-perigosa-moda-nos-eua.htm

domingo, 14 de janeiro de 2018

10 atitudes que podem te levar mais longe!


Existem algumas atitudes que podem fazer com que você vá além, e consiga alcançar seus objetivos e sonhos. Não importa quanto tempo irá demorar para finalizar uma meta, é preciso ter paciência, persistência e saber que irá valer a pena.
Na hora de tentar realizar um objetivo, muitas pessoas acabam desistindo assim que algum problema aparece. Saiba que problemas irão sim aparecer, mas isso não deve ser motivo para você parar de correr atrás do que deseja.

Veja abaixo algumas atitudes que as pessoas de sucesso fazem e tente adotar esses hábitos para o seu dia a dia:

Conhecimento

Como já falamos aqui no blog, o cérebro deve ser exercitado, assim como qualquer músculo. Nunca deixe o seu cérebro parado, por isso, tente aprender algo novo todos os dias. Leia, se atualize com novas informações e aprenda sobre alguma área diferente. Aproveite seu tempo livre para ler um livro, estudar um novo assunto, e/ou fazer um curso online!

Auto Confiança

Você precisa aprender a confiar em si mesmo. Essa é uma atitude essencial para quem deseja crescer e ir além. Confie em si mesmo para poder arriscar mais e acreditar que irá conseguir.

Positividade

Evite pensamentos negativos e se afaste de pessoas pessimistas. Sempre fale coisas boas e tenha pensamentos positivos. Quando imaginar seus objetivos e sonhos, aja como se já tivesse conquistado o que deseja. Sempre pense como se já tivesse conseguido tal coisa. Pensamentos e atitudes positivas irão te levar mais longe.

Visão

De nada adianta sonhar, se você não sabe aonde deseja chegar. É preciso ter visão e saber muito bem o que você quer. As pessoas bem sucedidas possuem uma visão forte e bem definida do que desejam. Ter foco e saber definir suas metas é fundamental, por isso, saiba aonde você deseja chegar, como pretende ser, e o que precisa fazer.

Disciplina

Não adianta confiar em si mesmo, ser uma pessoa positiva e ter visão, se você não for uma pessoa disciplinada com seus compromissos e metas. Trabalhar bastante é fundamental, por isso, faça o máximo que conseguir hoje e evite acumular tarefas. Coloque o seu foco no que realmente importa e pare de procrastinar.

Acreditar

“Eu quero, eu posso, eu consigo”. Acredite nos seus objetivos e se imagine como um vencedor. Acreditar em si mesmo com certeza irá fazer com que você vá além. Por mais que outras pessoas falem coisas negativas ou duvidem que seus sonhos possam realmente acontecer, ignore-as e corra atrás do que você deseja. Não importa o tamanho do seu objetivo, se você realmente quer, você irá conseguir.

Paixão e Desejo

Napoleon Hill foi um escritor estadunidense influente na área de realização pessoal, e em um de seus estudos sobre pessoas de sucesso, ele definiu que uma das características dessas pessoas é a enorme paixão por seus sonhos e objetivos. Ou seja, se apaixone e tenha desejo por seus sonhos, e acorde todos os dias com vontade de alcançá-los.

Honestidade

Ser uma pessoa honesta é fundamental para quem deseja ir além. De nada adianta ter todo o conhecimento do mundo e não ter honestidade em suas atitudes. As pessoas de sucesso são transparentes nos seus acordos.

Coragem

Para conseguir encarar novos desafios sem medo de fracassar é preciso ter coragem. Para isso, é preciso arriscar, dar o seu melhor e confiar. As pessoas bem sucedidas acreditam que o fracasso não é uma escolha, mas sim uma etapa.

Competência

Ter competência na sua área de atuação é fundamental para ir mais longe e alcançar o sucesso. Com isso podemos entender a importância de estudar, se qualificar e se atualizar sempre. Não fique parado, aumente sua competência. Estude mais, leia mais, pratique mais.
FONTE: https://www.primecursos.com.br/blog/prime-cursos/10-atitudes-que-podem-te-levar-mais-longe/?utm_source=Prime+Cursos&utm_campaign=4d4d72ab33-EMAIL_CAMPAIGN_2017_09_14&utm_medium=email&utm_term=0_1d44695363-4d4d72ab33-233259813

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Vitamina C evita resfriados? Veja mitos e verdades sobre seu consumo

iStock
imagem de uol.com.br
Ela atua na formação de colágeno, dentes, ossos, tecidos conjuntivos e pele, facilita a absorção de ferro e é antioxidante (ou seja, protege da oxidação uma série de moléculas no organismo, como proteínas, lipídeos de membranas, DNA, etc). Embora seja imprescindível para o organismo, a vitamina C, ou ácido ascórbico, não é produzida por ele. Portanto, ingerir alimentos que a contêm é essencial. É sabido que laranja, limão e acerola são ricos no nutriente, mas caju, goiaba, morango, kiwi, salsinha, pimentão vermelho e melancia também possuem boas quantidades. Conheça, a seguir, o que é fato e o que é mito quando se trata de vitamina C.
-----------------------

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias reacções bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar as espécies reativas de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.
L-Ascorbic acid.svg  L-ascorbic-acid-3D-balls.png
Estrutura do ácido ascórbico ou vitamina C

------------------------
Vejamos...
A suplementação é sempre necessária
Mito.
A recomendação de ingestão diária desse micronutriente é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Essa quantidade não é difícil de se atingir por meio da alimentação – quem segue a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de consumir de 5 a 9 porções de frutas, verduras e hortaliças por dia não precisa se preocupar em suplementar. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE mostram, inclusive, que a média de consumo de vitamina C pelo brasileiro é adequada. É bom saber que a vitamina consumida além da necessidade individual é excretada pela urina. No entanto, o excesso pode provocar dor abdominal, diarreia, vômito, insônia e, em alguns casos, predispor à formação de cálculos renais. Quando a suplementação, de fato, é necessária (como na anemia ferropriva, por exemplo), ela pode ser feita por meio de comprimidos efervescentes, cápsulas ou sachês. Todas essas formas são eficientes, mas preste atenção nas embalagens. Muitas das formas efervescentes, por exemplo, contêm açúcar como flavorizante, o que contra-indica seu uso em pacientes diabéticos ou obesos.

Comprimidos previnem resfriados
Mito.
A vitamina C, de fato, é essencial para um sistema imunológico fortalecido e sabe-se que há uma relação entre o seu consumo e a redução da frequência de afecções respiratórias das vias superiores. No entanto, esse efeito é facilmente atingido por meio da alimentação. Alguns trabalhos isolados, com públicos específicos, mostram que, em alguns casos, a suplementação de vitamina C, quando associada ao zinco, pode reduzir a duração e severidade dos sintomas do resfriado, porém não são reduções com grande significância clínica.

Diminui o risco de catarata
Possivelmente.
O tema ainda vem sendo estudado, mas algumas pesquisas, como a realizada na universidade King’s College London, na Inglaterra, relaciona o consumo de nutrientes antioxidantes com a prevenção de catarata relacionada à idade. O estudo foi feito com 324 pares de gêmeas. Ao final de 10 anos, aquelas que tinham consumido mais vitamina C apresentaram 33% menos chance de desenvolver catarata. Vale dizer, ainda, que o estudo não verificou uma diminuição significativa do risco entre aquelas que tomavam suplementos. Portanto, continua valendo a recomendação de incluir vegetais, frutas e verduras na dieta.

Faz bem para a pele
Verdade.
Isso porque a vitamina C é fundamental para a formação de colágeno, uma das proteínas que garantem a sustentação da pele e que também tem parte importante nos processos de cicatrização. Além disso, por sua ação antioxidante, ajuda a proteger contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol na pele. Topicamente, ou seja, aplicada sobre a pele na forma de cremes ou séruns, auxilia em tratamentos de clareamento de manchas. Isso porque a vitamina inibe a produção de uma enzima chamada tirosinase – que, por sua vez, participa da formação de melanina, o pigmento responsável pelo tom e manchas marrons na pele. A ingestão adequada desse nutriente, no entanto, é o fator mais importante para a saúde da pele, se sobrepondo aos benefícios do tratamento tópico. Em outras palavras, cremes não irão auxiliar neste sentido se os níveis de vitamina C no sangue não estiverem adequados.

Deve ser consumida fresca
Verdade.
A vitamina C se degrada facilmente, perdendo parte de suas propriedades, quando exposta ao oxigênio ou à luz. Por isso, industrializados como suco de laranja pasteurizado ou polpas congeladas têm teor reduzido do nutriente. Para obter o máximo do alimento, é importante prepará-lo no momento do consumo, além de evitar armazená-lo por muito tempo (mesmo congelado) se já estiver cortado ou cozido. Além disso, recomenda-se refogar ou cozinhar no vapor, ao invés de colocar na água fervente ou no forno. Por fim, se optar por um suco pasteurizado, prefira aquele com data de fabricação mais recente.

FONTE: https://estilo.uol.com.br/vida-saudavel/listas/vitamina-c-evita-resfriados-veja-mitos-e-verdades-sobre-seu-consumo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_asc%C3%B3rbico

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Acrilamida nos Alimentos – O que é, Toxicidade, Riscos e Dicas

Resultado de imagem para acrilamida
Imagem de Blog Food Safety Brazil

Você já ouviu falar da acrilamida? A acrilamida é uma substância química que ainda gera muita dúvida no meio científico. Apesar dos testes já realizados em laboratórios, não é possível afirmar com certeza quais são os efeitos da acrilamida nos alimentos para a nossa saúde.
Acrylamide-2D-skeletal.png  ou   Acrylamide-MW-2000-3D-balls.png
Estrutura da Acrilamida (propenamida)

Sabe-se que, dependendo da quantidade consumida, a acrilamida é potencialmente tóxica, pois isso é indicado pelos estudos realizados em animais, mas ainda faltam mais provas para afirmar que o seu efeito é o mesmo em seres humanos. Podemos encontrar pequenas quantidades da acrilamida nos alimentos crus, mas uma reação química que envolve dois importantes ingredientes muito presentes na nossa alimentação acontece quando estes alimentos são elevados a altas temperaturas. 

Fora a alimentação, é possível encontrá-la em alguns produtos industriais, como papéis, colas, asfalto, adesivos, embalagens e alguns cosméticos. Por ser tão presente no nosso dia-a-dia, vale a pena tirar todas as dúvidas sobre o que é, quais são os riscos que a acrilamida nos alimentos pode trazer para a nossa saúde a algumas dicas para não ficar vulnerável a seus potenciais malefícios.


Mas afinal, o que é acrilamida? 

A acrilamida é uma substância formada a partir do cozimento de alguns alimentos em altas temperaturas, acima dos 120ºC, através de reações químicas entre açúcares e aminoácidos, em especial a asparagina. Além de encontrarmos a acrilamida nos alimentos, ela também pode ser encontrada em produtos feitos de forma industrial, como papel, tintura, plásticos, cigarros e até mesmo em alguns produtos cosméticos. Algumas embalagens de produtos e os adesivos também podem conter acrilamida.
L-Asparagin - L-Asparagine.svg
Estrutura da Aspargina



Como a acrilamida é produzida? 

Alguns tipos de aminoácidos que consumimos através de nossa alimentação fazem parte importante na produção de acrilamida pelo nosso organismo, em especial, a asparagina. Este aminoácido está presente na maioria dos alimentos ricos em proteínas. 

O aminoácido asparagina é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, tanto que ele também é produzido através do fígado. No entanto, pesquisadores descobriram que este aminoácido benéfico sofre uma alteração química quando é aquecido em temperaturas maiores do que 120ºC na presença de açúcares. Esta reação química transforma o aminoácido e o açúcar em acrilamida. Isso ocorre principalmente em frituras, assados e grelhados. 
Provável mecanismo de obtenção de acrilamida a partir da aspargina (Fonte: JIFSAN/NCFST, 2002 a)

Ainda não foram encontrados indícios de que a mesma quantidade de acrilamida é produzida quando os alimentos são cozidos através de água fervente ou do micro-ondas. Pesquisadores dos Estados Unidos e da Europa descobriram que a acrilamida só é produzida se atingir temperaturas de mais de 120ºC e que a exposição prolongada, ou seja, por muito tempo, destes alimentos ricos em asparagina e açúcares a estas temperaturas podem aumentar ainda mais a produção de acrilamida nos alimentos.


Toxicidade
Atualmente, existe uma preocupação com o consumo da acrilamida nos alimentos. Esta substância química é tida como provável causadora de câncer por diversos órgãos de saúde. Isso porque muitos testes em animais já foram realizados e todos eles indicam que a acrilamida influencia na mutação genética e na formação de alguns tipos de câncer neles.

No entanto, não há nenhuma pesquisa ou estudo que afirme que a acrilamida pode causar câncer em humanos, já que o nível de absorção da substância é bastante diferente em humanos e ratos de laboratórios.

Alguns estudos feitos na Europa indicam que a acrilamida pode estar associada ao câncer de mama em mulheres que já passaram da menopausa e também nos rins, mas ainda faltam testes mais conclusivos para confirmar esta suspeita.

A acrilamida também já foi associada a danos no sistema nervoso, indicando que pode agir como uma neurotoxina, mas também faltam provas mais conclusivas.

Riscos no consumo de acrilamida nos alimentos
A batata é um dos alimentos com maior capacidade de gerar acrilamida, já que possui muito amido e carboidratos, que se transformam em açúcar. Ao serem fritas ou assadas, as batatas criam naturalmente a acrilamida. Nem a batata chips está fora desta lista, por isso é importante se atentar ao consumo destes alimentos.

Outro produto bastante frequente em nossa alimentação e que também pode gerar acrilamida é o café. Mais fontes são os pães de forma feitos de farinha branca, biscoitos, cereais matinais açucarados, sopa de cebola em pó e cacau. Em geral, os alimentos processados têm maiores chances de formar acrilamida.

Como vimos acima, já se falou muito sobre os riscos que o consumo da acrilamida pode trazer para a nossa saúde, mas ainda existem poucas provas e alguma polêmica, já que os cientistas descobriram indícios de mutações no DNA e alguns tipos de câncer em animais.

Segundo os pesquisadores, ao ser absorvida pelo sistema digestivo, a acrilamida é levada para todos os órgãos e se metaboliza em glicidamida, uma substância que pode causar essas mutações genéticas e tumores nos animais.

Alguns especialistas indicam que os mais afetados por problemas relacionados à acrilamida seriam as crianças e discutem sobre possíveis efeitos da acrilamida no sistema nervoso, desenvolvimento de bebês pré e pós parto e também na reprodução masculina.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), parte da ONU que se envolve nas questões de alimentação e agricultura, declarou que este é um assunto preocupante e que é preciso continuar as pesquisas para descobrir quais são os reais riscos para a saúde de pessoas que consomem a acrilamida nos alimentos.

Dicas
Como ainda não é possível falar com propriedade sobre os riscos da acrilamida nos alimentos, uma boa dica é não abusar destes alimentos que sabemos que poderão produzir esta substância.

Batata frita, assada, chips de batata, café, cacau, sopa de cebola em pó, pães e biscoitos, como já vimos, são os alimentos mais propensos a produzi-la, por isso evite o consumo diário destes produtos para não sofrer os possíveis efeitos prejudiciais da substância.

Referências adicionais:

  • Besaratinia A and Pfeifer GP. A review of mechanisms of acrylamide carcinogenicity. Carcinogenesis. 2007 Mar; 28(3):519-28.
  • Carere A. Genotoxicity and carcinogenicity of acrylamide: a critical review. Ann Ist Super Sanita. 2006; 42(2):144-55.
  • Ehling S, Hengel M, and Shibamoto T. Formation of acrylamide from lipids. Adv Exp Med Biol 2005, 561:223-233.
  • Elmore JS, Koutsidis G, Dodson AT et al. The effect of cooking on acrylamide and its precursors in potato, wheat and rye. Adv Exp Med Biol. 2005;561:255-69.
  • Exon JH. A review of the toxicology of acrylamide. J Toxicol Environ Health B Crit Rev. 2006 Sep-2006 Oct 31; 9(5):397-412.
  • LoPachin RM and Gavin T. Acrylamide-Induced Nerve Terminal Damage: Relevance to Neurotoxic and Neurodegenerative Mechanisms Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008, 56 (15): 5994-6003.
  • Mottram DS, Bronislaw L, Wedzicha L et al. Food chemistry: Acrylamide is formed in the Maillard reaction. Nature 419, 448-449 (3 October 2002) | doi:10.1038/419448a.
  • Wenzl T, Lachenmeier DW, and Gokmen, V. Analysis of heat-induced contaminants (acrylamide, chloropropanols and furan) in carbohydrate-rich food. Anal Bioanal Chem. 2007 Sep; 389(1):119-37.
  • World Health Organization (WHO). Health Implications of Acrylamide in Food. WHO, June 2002, Geneva, Switzerland.
  • Yaylayan VA and Stadler RH. Acrylamide Formation in Food: A Mechanistic Perspective. Journal of AOAC INTERNATIONAL. 2005;88(1):262-267.
  • Yener Y and Kalipci E. The carcinogenic effects of acrylamide formed during cooking of some foods. Acad J Cancer Res 2009, 2(1): 25-32.
  • Zhang Y and Zhang Y. Formation and reduction of acrylamide in Maillard reaction: a review based on the current state of knowledge. Crit Rev Food Sci Nutr. 2007; 47(5):521-42.

  • Fontes: http://www.mundoboaforma.com.br/acrilamida-nos-alimentos-o-que-e-toxicidade-riscos-e-dicas/#RBrK0HFRR8v6ScjM.99




    segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

    Álcool (um derivado dele na verdade) danifica DNA, e provoca tumores e câncer

    Cerveja: Cervejaria Colorado lança no Brasil geleias com frutas, cevada e lúpulo
    Cerveja: número de mortes por câncer no Brasil aumentou 31% nos últimos 15 anos (kazoka30/Thinkstock)
    Má notícia para quem quer aplacar o calor deste verão tomando uma cerveja bem gelada: uma pesquisa da Universidade de Cambrigde comprovou a relação entre o consumo de álcool e o surgimento de tumores.
    A partir de testes com cobaias, os cientistas mostraram que a ingestão de álcool (álcool etílico ou etanol) danifica o DNA das células-tronco, o que eleva o risco de câncer. O estudo foi publicado no periódico científico Nature nesta semana e teve apoio financeiro do instituto Cancer Research, da Inglaterra.
    Ethanol flat structure.png ou  Ethanol-3D-balls.png
    Estrutura do Etanol (Álccol Etílico)
    A ideia de que o álcool pode causar câncer não é nova. De fato, ninguém acorda depois de uma bebedeira achando que fez um grande serviço à própria saúde.
    Pesquisas anteriores, principalmente estudos populacionais que associavam a prevalência de câncer ao consumo alcoólico, já sugeriam que existe uma relação entre a bebida e o surgimento da doença em mais de dez partes do corpo, inclusive os mais comuns no Brasil como intestino e mama.
    A novidade é que agora os cientistas conseguiram analisar como um derivado do álcool, o etanal ou acetaldeído, interfere permanentemente no DNA de células-tronco no metabolismo de ratos ao dar altas doses de álcool a cobaias.
    Os pesquisadores perceberam que essa quebra estimula os cromossomos a se emparelharem aleatoriamente, mudando para sempre as sequências de DNA nas células.
    Acetaldehyde-2D-flat.svg   ou   Acetaldehyde-3D-balls.png
    Estrutura do Etanal (aldéido etanóico ou acético ou acetaldeído)
    O grande perigo de ter células tronco “defeituosas” é que elas conseguem se multiplicar e se alastrar para diversos tecidos do corpo com mais facilidade – um prato cheio para o surgimento de tumores.
    O etanal é produzido quando o nosso corpo está reagindo ao álcool. E você até consegue senti-lo em ação depois de alguns bons drinks (ou nem tão bons): ele é o responsável por desencadear o mal-estar da ressaca.
    Prova real
    Os cientistas também prestaram atenção em corpo se defende do álcool.  Uma enzima chamada aldeído desidrogenase (ALDH) é capaz de catalisar, quebrar o subproduto maléfico do álcool.
    Eles testaram os efeitos nos ratinhos bêbados com e sem ALDH e perceberam que os que não tinham a enzima tiveram seu DNA afetado até quatro vezes mais. A outra má notícia que vem junto com a prova real é que milhões de pessoas ao redor do mundo não possuem essa enzima “anti-ressaca”.
    “É importante lembrar que a liberação do álcool e os reparos no DNA não são perfeitos e o que o álcool ainda pode causar câncer de vários outros jeitos, mesmo em pessoas com esses mecanismos de defesa em ordem”, disse o líder do estudo, Ketan Patel.
    O Instituto Nacional de Câncer (INCA) elenca o consumo de bebidas alcoólicas como um dos principais fatores de risco para a doença. O número de mortes por câncer no Brasil aumentou 31% nos últimos 15 anos.  De acordo com informações da OMS, a doença matou 223,4 mil pessoas no país em 2015. Câncer é a segunda causa de mortes por aqui, atrás apenas de doenças cardiovasculares. No mundo, a estimativa é 8,8 milhões de vítimas por ano – o equivalente a população da cidade de Nova York ou de toda a Áustria.
    Este conteúdo foi publicado originalmente no site da Superinteressante

    FONTEs:
    https://exame.abril.com.br/ciencia/alcool-danifica-dna-e-provoca-tumores-e-cancer/
    https://super.abril.com.br/saude/alcool-danifica-dna-e-provoca-tumores-e-cancer/

    sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

    Brasil já testa carros abastecidos com "esgoto"; conheça a tecnologia que usa o biometano!!

    Gás extraído de dejetos, biometano é 100% renovável e tem custo 56% menor que o do diesel

    Resultado de imagem para carros biometano itaipu
    Carros a biometano de Itaipu: usina usa 59 carros movidos a titica de galinha (... ou do gás gerado do excremento)Imagem: Rubens Fraulini/Divulgação

    No segundo filme da franquia "De Volta para o Futuro" (1989), Doutor Brown abastece o DeLorean usado para viajar no tempo com lixo doméstico (casca de banana, cerveja e a lata em si...), por meio de um dispositivo instalado no próprio veículo, chamado de "Senhor Fusão". Na trama, o cientista havia trazido o equipamento para converter dejetos em combustível diretamente do futuro: naquele caso, de 2015. Pois a ficção antecipou a realidade: agora, em 2017, ainda não dá para colocar uma casca de banana no tanque e sair rodando, mas já existe tecnologia no Brasil para gerar combustível automotivo de gases de esgoto, do lixo, de restos de alimentos, resíduos da agricultura e até de titica de galinha.

    Trata-se do biometano, versão refinada do biogás, que é extraído de matéria orgânica em decomposição por meio de equipamentos chamados de biodigestores. O biometano pode abastecer qualquer veículo com kit de GNV, que você já conhece. Mas, diferentemente do gás natural veicular, que tem origem fóssil como a gasolina e o diesel, o biometano é 100% renovável.

    De acordo com o CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis/Biogás), o biometano pode reduzir em até 90% as emissões de poluentes na comparação com a gasolina. Seu uso previne ainda o lançamento de metano na atmosfera, um dos vilões do aquecimento global (o outro é o CO2).
    Rubens Fraulini/Divulgação
    Biodigestores extraem gás de esgoto, lixo, restos de alimentos, resíduos da agricultura e até de titica de galinha Imagem: Rubens Fraulini/Divulgação

    Cadê? 

    O abastecimento do metano em automóveis já tem uma regulamentação geral elaborada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde fevereiro de 2015. Mesmo assim, ainda não é oferecido nos postos de combustível no país. 

    Por enquanto, apenas o biogás -- utilizado para geração de energia térmica e elétrica -- já é uma realidade, mas que também tem muito a crescer no Brasil. Esse combustível sustentável já está em testes em indústrias e empresas e vai chegar ao mercado em breve. A Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), por exemplo, anunciou em janeiro que lançará, durante os próximos meses, uma chamada pública para aquisição de até 200 mil metros cúbicos por dia de biometano, que será comercializado. 

    Enquanto isso, algumas empresas do Brasil já trabalham para produzir biometano e abastecer parte dos seus automóveis. Uma delas é a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), e outra, o complexo hidrelétrico Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR).
    Alessandro Reis/UOL
    Em Franca (SP), Sabesp já tem 20 carros prontos para uso do biometano
    Imagem: Alessandro Reis/UOL
    Esgoto combustível 

    A Sabesp será a primeira do país a produzir biometano exclusivamente a partir do lodo que resulta do tratamento de esgoto, na unidade de Franca, no interior paulista. A produção começa em meados deste ano e conta com parceria do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, que cedeu o equipamento necessário para converter o biogás resultante do esgoto em biometano. 

    Essa tecnologia remove impurezas do biogás para aumentar a concentração do metano para acima de 96%, atendendo às especificações da ANP para uso veicular. A estimativa é produzir todos os dias biometano suficiente para substituir 1,7 mil litros de gasolina e abastecer cerca de 50 automóveis adaptados com kits GNV -- aproximadamente 20 desses veículos já estão prontos para receber o biometano. Quando começar a ser produzido, o combustível sustentável passará por uma fase de testes com acompanhamento dos órgãos reguladores, como a ANP, para garantir o atendimento às especificações. 

    A ANP informou que já "está trabalhando" na regulamentação especifica para biometano oriundo de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto. "A utilização do gás gerado no tratamento de esgotos como combustível veicular resulta em ganhos econômicos e benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Isso significa uma redução do consumo de combustíveis fósseis e da emissão de gases de efeito estufa", avalia Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da Sabesp.
    Carro movido a cocô? Toyota diz que já tem e que funciona mesmo!

    Cocô de galinha move carros no PR
    A Usina de Itaipu, por sua vez, já conta com uma frota de 59 veículos movidos a biometano, de um total de 249 unidades da empresa. Até o fim do semestre, serão mais 14 que serão abastecidos com o biocombustível, substituindo modelos convencionais. Também há 55 veículos elétricos.

    O biometano utilizado em Itaipu provém, literalmente, de titica de galinha. Em parceria com o CIbiogás, instituição tecnológica e científica sem fins lucrativos, ele é gerado na granja Haacke, localizada no município de Santa Helena (PR), próximo a Itaipu. Desde de 2013, são processados na granja cerca de 100 m³ por dia de efluentes líquidos, provenientes do excremento das aves, produzindo diariamente 1.000 m³ de biogás. Esse biogás depois é refinado para se transformar em biometano, destinado para abastecer os automóveis e também para gerar energia elétrica, utilizada na própria granja.

    Até o fim do semestre, a CIbiogás e a Itaipu Binacional vão inaugurar uma unidade de produção de biometano dentro da própria usina, complementar à existente em Santa Helena. Essa planta vai usar como matéria-prima grama, esgoto e restos de alimentos recolhidos em restaurantes da região.

    Divulgação
    Uso de ônibus a biometano faria com que cidades cumprissem metas a custo menor
    Imagem: Divulgação
    Ônibus verde

    Enquanto a cadeia de produção, distribuição e comércio de biometano ainda engatinha no Brasil, ela já está consolidada na Europa. De acordo com Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no país, cerca de 40% dos ônibus que hoje rodam na Suécia (onde fica a matriz da marca) já são abastecidos com biometano.

    Vendo potencial no mercado brasileiro, a Scania trouxe em 2014 um ônibus da marca abastecido tanto com GNV quanto com biometano. Importado da Suécia, esse ônibus rodou em testes em diferentes locais, projetos e feiras envolvendo biogás e biometano no país e foi substituído por outro, já montado no Brasil, que também está circulando pelo país. De acordo com a Scania, a média de consumo do biometano é ligeiramente inferior à do diesel (2,02 km/m³ contra 2,2 km/l), mas tem custo aproximadamente 30% menor. "Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor ante um veículo similar a diesel.

    A partir de um problema das cidades, que é a gestão de resíduos, é economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso país", afirma Munhoz. Além do ônibus da Scania, recentemente a New Holland apresentou, em Itaipu, um trator movido a biometano, que também passa por testes e avaliação de produtores agrícolas potencialmente interessados em gerar biometano nas fazendas e, com ele, abastecer seus tratores e outros veículos.

    Alto potencial

    De acordo com números fornecidos pela ABiogás (Associação Brasileira de Biogás e de Biometano), o potencial de crescimento desses combustíveis no mercado brasileiro é gigantesco. Segundo a entidade, o Brasil poderia produzir 52 bilhões de metros cúbicos de biogás a cada ano, volume suficiente para abastecer cerca de 25% da frota nacional de veículos -- além de 12% de toda a demanda por energia elétrica no país. "Chegamos ao ápice do sistema de combustíveis líquidos, especialmente diesel e gasolina.

    Vivemos em um mundo de recursos energéticos finitos, precisamos extrair petróleo e gás a quilômetros de profundidade no oceano, a um custo elevado. As novas saídas não terão um combustível quase hegemônico como hoje e, sim um conjunto de alternativas", avalia Cícero Bley Jr, presidente da associação. Bley Jr espera que o RenovaBio, plano do Ministério de Minas e Energia para ampliar a participação de biocombustíveis na matriz energética do país até 2030, bem como atender as metas de emissões estabelecidas na COP21 (cúpula do clima de Paris), contemple também incentivos e uma política definida para o biogás. "Está mais que na hora de haver uma política de governo definida para o biogás e o biometano. O Brasil já dispõe de tecnologia para isso".

    Consultado, o Ministério de Minas e Energia informou que "entre os biocombustíveis que serão atendidos no programa, estão o etanol de segunda geração, o biodiesel de óleo vegetal hidrotratado, o bioquerosene, o diesel de cana, o biogás/biometano e o bioquerosene". Ainda de acordo com o órgão do Governo Federal, "está prevista a realização de reunião no dia 15 de março, no Ministério de Minas e Energia, para que todos interessados possam conhecer as diretrizes que embasarão o RenovaBio. O resultado de todo processo deverá ser consolidado e disponibilizado para consulta pública até o final do primeiro trimestre de 2017".

    Agora é acompanhar a trama política e torcer para o biometano não fica só como peça de ficção científica.

    FONTE: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/02/13/brasil-ja-testa-carros-abastecidos-com-esgoto-conheca-a-tecnologia.htm

    terça-feira, 2 de janeiro de 2018

    Cientistas descobrem mineral que pode tornar a internet 1.000 vezes mais rápida

    Um raro mineral descoberto na Rússia em 1830 pode ser a chave para acelerar a velocidade da Internet.
    Um raro mineral descoberto na Rússia em 1830 pode ser a chave para acelerar a velocidade da internet em até mil vezes. A perovskita (CaTiO3) tem um número de propriedades incríveis, muitas das quais os cientistas estão percebendo apenas agora.

    A substância é um mineral de óxido de cálcio e titânio, mas a mágica está na habilidade de deter diferentes cátions em sua estrutura física, o que oferece a possibilidade de ser modificado da forma que os engenheiros acharem necessário. Apesar de os cientistas já conhecerem o mineral há algum tempo, originalmente descoberto nos Montes Urais, na Rússia, em 1839, pesquisadores continuam encontrando nele características muito úteis.

    A perovskita é encontrada no manto da Terra e tem sido minada no Arkansas, nos Montes Urais, na Suíça, na Suécia e na Alemanha. Cada variedade tem composições químicas diferentes, o que permite características físicas variadas. Uma dessas características, descoberta em 2009, é a habilidade do mineral de absorver raios solares e gerar eletricidade, uma forma natural de célula solar. Atualmente, a perovskita está em desenvolvimento para uso em células solares, displays e conversores catalíticos.

    A próxima geração de transferências de dados terahertz

    Agora, cientistas descobriram a habilidade do mineral de usar o espectro de terahertz na transferência de dados. O tipo específico de perovskita usada é tanto inorgânico quanto orgânico, e pode ser colocado como uma fina camada em uma pastilha de silicone. A habilidade única desse sistema é que ele usa luz em vez de eletricidade para transferir dados, possibilitando que a velocidade da transferência seja 1.000 vezes mais rápida do que a da tecnologia atual.

    A banda terahertz está entre a luz infravermelha e a frequência de rádio (100 a 10.000 Gigahertz). Isso se compara à faixa de 2.4 gigahertz da maioria dos celulares atualmente. A camada de perovskita pode transferir dados através de leves ondas na banda terahertz usando uma simples lâmpada de halogênio. Ao usar essa lâmpada, os pesquisadores descobriram que poderiam modificar as ondas de terahertz à medida que elas passam pela perovskita. Isso permitiu que a equipe de pesquisadores codificasse dados nas ondas e os transferisse 1.000 vezes mais rápido do que o  método eletrônico tradicional.


    A pesquisa se baseia nas descobertas anteriores de modulação de ondas em perovskita. Entretanto, os estudos anteriores usaram lasers caros e potentes, o que encareceu muito o processo para uso comercial. A nova descoberta utiliza lâmpadas de halogênio simples e baratas. Além disso, a equipe descobriu que é possível especificar a cor da luz para modular dados simultaneamente em frequências diferentes. Ou seja, eles não só podem transferir dados mais rapidamente usando ondas terahertz como também ativar múltiplas transferências usando diferentes lâmpadas coloridas ao mesmo tempo.

    Esse avanço abre caminho para o uso de transferência de dados terahertz nas futuras gerações da computação e da comunicação. Com uma velocidade 1.000 vezes maior, esse processo simples e barato de transferir dados apresenta uma infinidade de oportunidades de transformar nossas vidas digitais. Infelizmente, teremos que esperar, no mínimo, 10 anos até que o método se torne, de acordo com os autores, viável comercialmente. Quando esse momento chegar, poderemos vivenciar uma grande mudança tecnológica.


    FONTE: https://universoracionalista.org/cientistas-descobrem-mineral-que-pode-tornar-a-internet-mil-vezes-mais-rapida/