quinta-feira, 22 de março de 2018

CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: MOTIVANDO ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Resultado de imagem para CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Imagem Ebah

Elba Cristina S. de Almeida (1); Maria de Fátima Caetano da Silva (1); Janaina P. de Lima (2); Milca Limeira da Silva (2); Claudia de F. Braga (3); Maria das Graças Azevedo Brasilino (3) Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Química/ PROBEX

RESUMO
Este projeto visa contextualizar e inserir a interdisciplinaridade nas aulas de química, como forma de motivar os alunos e formar novos cidadãos mais conscientes. Neste enfoque, procurou-se buscar alternativas que restaure o conhecimento do ensino de química, utilizando recursos simples e de baixo custo, através de aulas práticas realizadas na escola e na UFPB. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici, situada no Bairro do Castelo Branco no município de João Pessoa/PB. Foram aplicadas pesquisas de opiniões a respeito dos interesses da turma em relação ao ensino de química. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma idéia dos anseios e das carências de conteúdos de química, e a partir daí planejar as atividades, procurando atender as expectativas da turma. Inicialmente, a participação dos alunos foi bastante efetiva, no entanto a freqüência foi diminuindo o que pode ser atribuída a alguns fatores como: greve de professores da rede estadual, recesso escolar e o PSS. Apesar destas dificuldades um grupo se manteve constante até o final das atividades, sempre motivados e participativos. Desta forma podemos dizer que as experiências vividas, relacionamento com os alunos, percepção de suas dificuldades e anseios, contribuíram significativamente para nossa formação pessoal e profissional. E acreditamos ter despertado em alguns jovens o interesse pela química como ciência e tê-los feito perceber que esta ciência faz parte de suas vidas. 

Palavras-Chave: Ensino de Quimica; Contextualização; Motivação.

Texto completo em:    http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário