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Elba Cristina S. de Almeida (1); Maria de Fátima Caetano da Silva (1); Janaina P. de Lima (2); Milca Limeira da Silva (2); Claudia de F. Braga (3); Maria das Graças Azevedo Brasilino (3) Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Química/ PROBEX
RESUMO
Este projeto visa contextualizar e inserir a interdisciplinaridade nas aulas de química, como
forma de motivar os alunos e formar novos cidadãos mais conscientes. Neste enfoque,
procurou-se buscar alternativas que restaure o conhecimento do ensino de química, utilizando
recursos simples e de baixo custo, através de aulas práticas realizadas na escola e na UFPB.
O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Presidente
Médici, situada no Bairro do Castelo Branco no município de João Pessoa/PB. Foram
aplicadas pesquisas de opiniões a respeito dos interesses da turma em relação ao ensino de
química. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma idéia dos anseios e das
carências de conteúdos de química, e a partir daí planejar as atividades, procurando atender as
expectativas da turma. Inicialmente, a participação dos alunos foi bastante efetiva, no entanto a
freqüência foi diminuindo o que pode ser atribuída a alguns fatores como: greve de professores
da rede estadual, recesso escolar e o PSS. Apesar destas dificuldades um grupo se manteve
constante até o final das atividades, sempre motivados e participativos. Desta forma podemos
dizer que as experiências vividas, relacionamento com os alunos, percepção de suas
dificuldades e anseios, contribuíram significativamente para nossa formação pessoal e
profissional. E acreditamos ter despertado em alguns jovens o interesse pela química como
ciência e tê-los feito perceber que esta ciência faz parte de suas vidas.
Palavras-Chave: Ensino de Quimica; Contextualização; Motivação.
Texto completo em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area4/4CCENDQPEX01.pdf
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