sexta-feira, 13 de julho de 2018

Ahhh o Café,... cafeína, adrenalina, cortisol, cafestol e cafeol... vejamos isso!!!

Por que você deveria beber 3 xícaras de café ao dia, mas não passar disso... 
iStock
O café tem antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres e, assim, previnem doenças cardiovasculares e outros males, como o AVC  (Imagem: iStock)

Consumido de norte a sul, o café era há até pouco tempo condenado por supostamente aumentar a pressão arterial e, assim, oferecer risco ao coração. O jogo virou, e hoje os estudos mostram um efeito benéfico não só ao peito, mas para o corpo todo

“Ele tem antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres e, assim, previnem doenças cardiovasculares e outros males, como o AVC”, explica Guilherme Sangirardi, cardiologista membro da SOCESP (Sociedade de Cardiologia de São Paulo). Além disso, a própria cafeína tem suas vantagens.
Resultado de imagem para cafeina fórmula estrutural
CAFEÍNA

“Ela possui ação estimulante do sistema nervoso central, que melhora concentração, humor e até o bem-estar”, aponta Rosana Perim, nutricionista gerente de Nutrição Assistencial do HCor (Hospital do Coração). Mas atenção: a dose segura é de até 400mg ao dia, o equivalente a cerca de quatro xícaras de café. E só. É que, ao exagerar, não só as vantagens são anuladas como os goles se transformam em risco para a saúde.

O problema de tomar café demais
Um dos perigos aqui é a estimulação excessiva oferecida justamente pela cafeína. A velha história de que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. “Ela pode aumentar a liberação de adrenalina e cortisol, substâncias que levam ao aumento dos batimentos cardíacos”, aponta o cardiologista Marcelo Sampaio, coordenador Médico do Pronto Atendimento do Hospital BP Mirante, em São Paulo. 
Resultado de imagem para adrenalina
ADRENALINA
Resultado de imagem para cortisol
CORTISOL
Em pessoas mais sensíveis, esse aumento pode provocar arritmias, quando a frequência cardíaca fica desregulada. O efeito estimulante além da conta também causa irritabilidade, ansiedade, insônia e agitação. Resumindo, ficamos no 220V, e não no bom sentido. “Se você sente esses sintomas, não precisa cortar o café de vez, mas deve reduzir o consumo”, orienta Sangirardi. 

Outra região do corpo que se ressente do exagero é o estômago. “O café pode irritar a mucosa gástrica e causar úlceras em quem suscetibilidade, o que não ocorre com todos, vale esclarecer”, destaca Rosana. Se for o seu caso, evite tomar de barriga vazia e divida as doses em porções menores ou misturadas com leite. Tem mais uma coisinha: há uma dupla de substâncias no café chamada cafestol e cafeol, que, se consumidas em abundância, aumentam o colesterol no sangue.
Resultado de imagem para cafestol formula estrutural
CAFESTOL
E quem já tem um problema cardíaco? 
Na maioria dos casos, o consumo é seguro, exceto para as arritmias, conjunto de desordens que altera os batimentos cardíacos. É que o vício em café é um desencadeador frequente desse problema. “Por isso, se a pessoa for do tipo que toma muitas xícaras, pedimos para que interrompa o hábito e, assim, às vezes conseguimos reverter o quadro”, aponta Sampaio. Depois de um tempo, a bebida é reintroduzida aos poucos e o médico observa a reação do indivíduo.

Não é café, mas…
… também contém cafeína. Estamos falando do energético e outras bebidas e alimentos muito consumidos no dia-a-dia. “Chás escuros, como o mate e o preto, chá verde, refrigerantes à base de cola, chocolates e outros produtos com cacau também levam cafeína”, elenca Rosana. Para se ter ideia, uma lata de energético contém em média 80mg da substância.

Há ainda suplementos de cafeína, comercializados sob a alegação de emagrecer e melhorar a performance durante a prática de atividade física. Para esses, cuidado extra. “As pessoas usam cafeína como se fosse um combustível, mas isso está muito errado, pois pode forçar o coração além da necessidade dele”, alerta Sampaio.

“Quando fazemos exercícios, aumentamos a capacidade de maneira progressiva e o coração se adapta a essas etapas, mas a cafeína pode disparar uma frequência muito alta e ‘desadaptar’ o coração, o que aumenta o risco de resultados ruins, como uma arritmia”, aponta Sampaio. Geralmente não há nenhuma grande ameaça para a saúde nisso, mas em casos raros – especialmente se houver algum problema cardíaco desconhecido – o peito pode entrar em colapso.

FONTE(texto base): https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/12/por-que-voce-deveria-tomar-3-xicaras-de-cafe-ao-dia-mas-nao-passar-disso.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário