quarta-feira, 11 de julho de 2018

Curiosidades da Química: Mendeleev e a vodka

Vladimir Kremlev for RT
Imagem de russiapedia
Você sabe quem inventou a bebida Vodca? A Vodca é uma mistura de água e álcool, parece simples misturar esses dois líquidos, mas na verdade a combinação depende das propriedades moleculares dos dois compostos, mais precisamente dos pesos relativos. 

A vodka foi descoberta por volta do ano de 1893 na Rússia, com o nome de “aguinha” (vodka em Russo). 
Este destilado era misturado à água e usado como anestésico e desinfetante, até então não existia nenhuma fórmula ideal para a bebida, ou seja, a porcentagem de álcool chegava até a 90%. O responsável pela façanha foi nada menos que o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev. Na época, professor da Universidade de São Petersburgo, pesquisou a fórmula mais apropriada para a bebida.

Para chegar à fórmula ideal, Mendeleev dedicou-se durante um ano à tarefa de misturar criteriosamente água e álcool em diferentes proporções. Mendeleev chegou à composição perfeita para a vodka: 40% de álcool e 60% de água. A chamada Vodka Russa tem registrada por lei, a fórmula proposta pelo cientista. E já no ano de 1894 a Vodca Russa já seguia por lei a fórmula proposta por ele. 
Resultado de imagem para Mendeleev e a vodka
Imagem de Sommelière
O professor Mendeleev tornou-se figura ilustríssima na Rússia, tanto que é visto como o grande químico, autor da bebida no Museu da Vodka, em Moscou. Entre as façanhas de Mendeleev encontra-se um importante trabalho: a organização da Tabela Periódica, pois ele foi o cientista que, em meio a tentativas de descobrir uma forma de organizar os elementos, chegou a uma tabela, e é nela que se baseia a atual.

Por estas e outras razões o professor Mendeleev é visto como um grande químico na Rússia, o que pode ser comprovado no Museu da Vodca em Moscou. Entre as façanhas de Mendeleev se encontra um importante trabalho: a organização da Tabela Periódica, ele foi o único cientista que tentava relacionar a massa atômica às propriedades dos elementos. Em 1869 formulou a 1ª Tabela Periódica dos Elementos, e é nela que se baseia a atual. 

FONTES:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mendeleev-vodka.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/o-inventor-vodca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário