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Pires, R.O. (IFRJ) ; Cerqueira, T.S. (IFRJ) ; Maia, E.D. (IFRJ) ; Messeder, J.C. (IFRJ)
RESUMO
O presente trabalho visa demonstrar como conteúdos encontrados no interior do universo de elaboração do carnaval carioca pode se constituir em material que estimule o ensino de ciências, mais especificamente, de química. O trabalho de pesquisa realizado no Barracão da G.R.E.S. Beija-Flor, coletou dados significativos que serão convertidos em material didático com orientação CTS. Durante a observação realizada verificamos a importância da química no processo de confecção do carnaval, ficando claro como a ciência se faz presente nos mais diversos ambientes. Partimos do pressuposto que o aluno pode ser estimulado a aprender quando se dá conta de que a ciência está presente nas mais diferentes esferas da vida.
O presente trabalho visa demonstrar como conteúdos encontrados no interior do universo de elaboração do carnaval carioca pode se constituir em material que estimule o ensino de ciências, mais especificamente, de química. O trabalho de pesquisa realizado no Barracão da G.R.E.S. Beija-Flor, coletou dados significativos que serão convertidos em material didático com orientação CTS. Durante a observação realizada verificamos a importância da química no processo de confecção do carnaval, ficando claro como a ciência se faz presente nos mais diversos ambientes. Partimos do pressuposto que o aluno pode ser estimulado a aprender quando se dá conta de que a ciência está presente nas mais diferentes esferas da vida.
PALAVRAS CHAVES: Carnaval; alfabetização científica; ensino não-formal
Clique no link e veja o texto completo: QUÍMICA E CARNAVAL
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