quinta-feira, 25 de junho de 2020

As "lágrimas" da cebola 🧅🧅🍽🍴

A cebola é um alimento bem enraizado e bastante utilizado pelos brasileiros. É pouco calórica, possui proteínas, vitaminas e outros nutrientes benéficos para o nosso organismo. São conhecidas várias propriedades benéficas para a saúde, nomeadamente o seu poder anti-inflamatório, analgésico (diminui a dor), estimulante da circulação sanguínea, anti-alérgico, anti-cancerígeno, entre outras.
Imagem de quimicaparatodos

Tem é um pequeno problema. A não ser que nunca tenha posto os pés numa cozinha para cozinhar e nunca tenha cortado uma cebola é que nunca lhe aconteceu. Quem já o fez conhece as consequências. Cortar cebolas e não chorar é quase como alguém sair de casa a chover e não se molhar. Por que choramos ao cortar uma cebola? Por que sentimos aquela sensação desagradável dos olhos a picar antes de irmos às lágrimas? Estes fenômenos têm razão de ser, como tudo na vida. A explicação? Está na Química, claro! Mais uma vez a Química desempenha um papel fundamental na explicação daquilo que já foi considerado em tempos um dos grandes enigmas da cozinha (ou do cozinheiro…). 

Ao cortarmos uma cebola, liberamos toda substância que existe em sua célula, algumas são mais voláteis e chegam à nossa boca e olhos rapidamente. Com o corte as substâncias que estavam separadas e quietas na célula, se misturam uma com as outras, e reagem entre si.
Com a ação de cortar a cebola, sua substância é transformada em outra, contendo o enxofre, o grande responsável pelo aroma forte. 

Imagem de Fonte: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br
A figura 1 é uma substância que contém enxofre, que ao sofrer uma decomposição por enzimas, se transforma em outra substância (figura 2), e essa nova substância formada é bastante instável, dando origem a um gás que atribui à cebola o cheiro característico (figura 3).
            Por esse gás ser muito instável o aroma da cebola chega rapidamente aos nossos olhos, e ao fazer contato com o liquido dos olhos ocorre uma reação química, transformando-se em ácido sulfúrico, mostrado na figura 4. Como uma das características do ácido sulfúrico é ser um ácido forte, não resistimos e caímos em lágrimas.

No entanto, podemos utilizar alguns truques para cortar uma cebola, evitando assim, nossas lágrimas. Dentre eles sugere-se cortá-las debaixo de água corrente, deste modo, o gás liberado da cebola entrará em conflito com a água, deixando-o menos volátil. Outra alternativa é realizar seu corte de frente a um ventilador.
       
Como podemos observar, a química está presente em tudo na nossa vida, até mesmo na cozinha.

FONTES:
http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com/2011/01/quimica-cebolas-e-lagrimas.html
http://quipibid.blogspot.com/2017/01/cebolas-e-lagrimas.html#more

2 comentários: