Na dúvida sobre quais temas de Química você precisa dar mais atenção na hora dos estudos? Confira um ranking dos temas de Química que mais caem no ENEM.
por: Carla Marins Goulart
Imagem de Superprof |
Uma das principais estratégias para obter bons resultados em um exame é analisar o conteúdo programático detalhadamente e montar um plano de estudos com base na lista completa de temas do programa. Faltando alguns meses para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) uma estratégia interessante é focar nos conteúdos que mais foram cobrados nos exames anteriores. Para facilitar seus estudos analisamos as provas de 2009 em diante e montamos um ranking dos temas de Química que mais caem no ENEM. Confira a seguir o ranking juntamente com dicas sobre como esses temas podem ser estudados.
1º
Química Ambiental
Com enfoque em assuntos de extrema importância para a sociedade, não é à toa que esse tema já esteve presente em pelo menos 18 questões do ENEM. Efeito Estufa e aquecimento global, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, tratamento de água e descarte e reciclagem de lixo são os tópicos mais abordados. O estudo das causas e consequências dos fenômenos e das formas de tratamento e reaproveitamento da água e do lixo pode garantir algumas questões no exame, além de aumentar o conhecimento sobre boas práticas relacionadas ao meio ambiente.
Propriedades dos compostos orgânicos
Presentes em nada mais nada menos que 16 questões dos exames anteriores, as propriedades dos compostos orgânicos são diretamente relacionadas à sua estrutura química. Assim, antes de estudar propriedades como solubilidade, lipofilia e ponto de ebulição, revise assuntos como estrutura dos compostos orgânicos, funções orgânicas, interações intermoleculares e polaridade das moléculas.
Eletroquímica
Tema alvo de 14 questões do ENEM dos últimos anos, a eletroquímica pode ser cobrada de diferentes formas. É muito importante o conhecimento dos processos envolvidos nas pilhas e na eletrólise (oxidação e redução), da montagem e dos componentes da célula eletroquímica, da tabela de potenciais-padrão, das semirreações e da reação global, e do cálculo de potencial das pilhas. Vale ressaltar que nos últimos exames assuntos como pilhas em série e proteção catódica também foram cobrados.
Estequiometria
A estequiometria está associada a cálculos envolvendo reações químicas e é regida pelas Leis Ponderais (Lei de Lavoisier e Lei de Proust). Exemplos de cálculos estequiométricos são o cálculo da quantidade (mol, massa, volume ou número de moléculas) de um reagente necessária para produzir determinada quantidade de um produto, ou a quantidade de produto formada a partir de certa quantidade de reagente, o rendimento obtido em uma reação, ou a determinação do reagente que está em quantidade menor que a necessária no processo (reagente limitante). Enfim, antes de estudar esse tema é muito importante a revisão de assuntos como regra de três, notação científica e conversão de unidades. Eles serão necessários durante a resolução de questões envolvendo estequiometria, que foi cobrada no ENEM em pelo menos 14 questões desde 2009.
Reações Orgânicas
Reações orgânicas é um tema mais sofisticado e que tem sido bastante cobrado no ENEM. Essas reações são fundamentais para a produção de compostos já existentes e de compostos inéditos, que poderão ser utilizados no desenvolvimento de produtos como fármacos, cosméticos, tintas, entre outros. Em 11 questões, reações como oxidação, substituição nucleofílica, substituição eletrofílica, hidrólise e esterificação já foram cobradas. Mas antes de começar o estudo sobre esse tema não deixe de revisar estrutura dos compostos orgânicos, funções orgânicas e nomenclatura. Eles serão fundamentais na compreensão das reações.
Separação de misturas
A maioria das questões desse tema envolve a identificação do processo de separação de misturas mais adequado para um determinado caso. Assim, quanto mais processos de separação você conhecer, melhor! Entre as 10 questões presentes nos últimos exames, os processos mais cobrados foram destilação, floculação e filtração.
Reações Químicas
As reações químicas estão presentes em nosso cotidiano. Desde a produção de energia pelos combustíveis, através da combustão, até a deterioração de um prego, através da corrosão, é possível identificar processos que envolvem transformações químicas. No contexto do ENEM destacam-se questões envolvendo reações de neutralização, combustão e precipitação. Antes de estudar esse tema é imprescindível estar familiarizado com fórmulas e nomenclatura de substâncias inorgânicas e orgânicas.
pH
O potencial hidrogeniônico, ou simplesmente pH, é um tema diretamente ligado a funções inorgânicas, reações químicas e equilíbrio químico. Sendo assim, é de extrema importância o conhecimento da escala de pH, do caráter ácido ou básico dos compostos, das reações de neutralização e do cálculo de pH, assuntos frequentemente abordados nos exames.
Termoquímica
Assim como os outros temas desse ranking, a termoquímica é sempre abordada de forma contextualizada, ou seja, em questões envolvendo assuntos do cotidiano. Uma dica importante é estudar o cálculo do valor de ∆H através de gráficos e da Lei de Hess e resolver questões envolvendo o ∆H de combustão de combustíveis como a gasolina e o etanol, uma vez que estão sempre presentes nos exames. Esse tema já foi cobrado sete vezes no ENEM.
Imagem Pinterst |
Radioatividade (6)
Soluções (6)
Equilíbrio Químico (6)
Funções orgânicas (5)
Cálculos químicos (4)
Densidade (3)
Propriedades coligativas (3)
Estrutura dos compostos orgânicos (3)
Isomeria (3)
Estrutura atômica (2)
Propriedades periódicas (2)
Cinética (2)
Agora que você já sabe quais assuntos de Química são mais frequentes no ENEM, comece seus estudos já! Acesse o site do INEP com as provas e gabaritos do ENEM dos anos anteriores. Veja também as matrizes de referência do ENEM, documento a partir do qual os conteúdos da prova são definidos. Bons estudos!
FONTE: https://www.quimicanaarea.com/temas-de-quimica-que-mais-caem-no-enem/
Nenhum comentário:
Postar um comentário