quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dispositivo capaz de converter gases poluentes em um combustível limpo

imagem de olhardigital.com.br

Uma equipe de cientistas da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, conseguiu criar um dispositivo capaz de converter gases poluentes em um combustível limpo. O aparelho capta poluentes orgânicos presentes no ar, gerando no processo gás hidrogênio (H2), segundo o artigo publicado pelos pesquisadores.

O dispositivo é uma célula fotoeletroquímica, que causa reações usando a luz do sol para deslocar elétrons entre um pólo de óxido de titânio e outro de platina. Os dois polos são separados por uma membrana feita de nanomateriais especiais.

Nela, poluentes como o metanol são decompostos em gás carbônico (CO2), e gás hidrogênio é gerado no processo. O hidrogênio gerado pode ser usado como combustível limpo para outras utilidades, incluindo até mesmo mover trens e ônibus urbanos. 

Segundo o The Next Web, o processo é muito parecido com a reação que ocorre nas células que geram energia solar hoje em dia. Isso porque o dispositivo opera automaticamente quando é exposto à luz do sol. A principal diferença é que enquanto as células solares geram energia diretamente em si mesmas, esse novo aparelho gera energia na forma do gás hidrogênio

Por outro lado, os pesquisadores afirmam que a tecnologia ainda está em suas fases iniciais. Segundo o professor Sammy Verbruggen, um dos pesquisadores da equipe, "atualmente estamos trabalhando na escala de apenas alguns centímetros quadrados, mas no longo prazo pretendemos escalar nosso processo para torná-lo aplicável em escala industrial"

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cientistas-criam-dispositivo-que-transforma-poluicao-em-energia/68197

Nenhum comentário:

Postar um comentário