sábado, 12 de setembro de 2020

Atividades Lúdicas: Jogo “Relacionando a Química” 🧪💊🧫

 O jogo “Relacionando a Química” pode ser uma boa alternativa para você trabalhar alguns conteúdos no final de aulas de compostos orgânicos, termoquímica, nomenclatura e demais assuntos que achar conveniente. Isso porque esse tipo de atividade pode ser aplicado para uma grande variedade de assuntos. Vai da criatividade do professor 

todos
Imagem reprodução (quimicaempratica.com)

Desenvolvido por André Merkle, Rafaela Vicente e Thais Hardt, este jogo foi pensando para ser realizado em equipes. Porhhkhg exemplo, se o objetivo é trabalhar o reconhecimento de funções orgânicas, cada equipe poderá receber uma cartela e associar as funções orgânicas às nomenclaturas que estarão disponíveis em grampos de roupa.

Assim, um tempo para associar as informações contidas nos grampos e na cartela pode ser fornecido aos grupos e a equipe que terminar primeiro pode ganhar uma determinada pontuação, caso as relações por eles feitas estejam corretas ;).

Você também pode estipular um tempo para que todos respondam e a equipe que obtiver mais acertos pode ganhar a partida.

hhkhg
Imagem reprodução (quimicaempratica.com)

Se achar válido para a aprendizagem dos alunos, combine com a turma que eles podem consultar uma material de apoio. Eu particularmente acredito que se o jogo for realizado com consulta ele pode proporcionar uma aprendizagem maior do que simplesmente se os alunos respondessem apenas com aquilo que lembram ou chutam. O ato de consultar o material possibilita uma aprendizagem maior, pois eles estarão pesquisando.

Exemplo de aplicação deste jogo com nomenclatura dos compostos orgânicos.

orgânicos
Imagem reprodução (quimicaempratica.com)

Outra possibilidade é a utilização deste tipo de jogo como forma de revisar o a nomenclatura dos compostos inorgânicos.

nomenclatura dos compostos inorgânicos
Imagem reprodução (quimicaempratica.com)

Pode, inclusive, ser desenvolvido junto ao assunto de termoquímica :).

termo
Imagem reprodução (quimicaempratica.com)

Caso não disponha de tempo para produzir o material, você pode combinar com a turma para eles confeccionarem estes jogos. Assim, além de estarem produzindo um material que será utilizado posteriormente para o jogo, eles também estarão pesquisando e aprendendo.

Você ou os alunos podem, ainda, adicionar mais uma coluna ao lado dos compostos que apresente uma aplicação cotidiana, industrial, farmacológica, histórica ou até mesmo um problema decorrente da utilização do composto em si.

Assim, os alunos estarão diante de informações químicas relevantes e provavelmente não acharão aquele “conteúdo inútil” (como lembro de ouvir meus colegas no Ensino Médio reclamarem).

E nessa nossa nova atual conjuntura?
Podemos fazer algo similar no âmbito virtual?


FONTE: https://quimicaempratica.com/2015/10/21/jogo-relacionando-a-quimica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário