por Valdnei Cezar e Valdirene Duarte Silva
O método lúdico pedagógico tem sido cada vez mais utilizado nas aulas de química, com proposito de fortalecer o contato entre o grupo, desenvolvendo tanto habilidades no contexto social, quanto no aprendizado.
Segundo Kishimoto (1994), o jogo é considerado como um tipo de atividade lúdica que possui duas funções: a lúdica e educativa, devem se apresentar em equilíbrio, se prevalecer a função lúdica não passara de um jogo, e se a função educativa predominar será apenas um material didático.
Utilizados como um modelo de recurso didático educativo os jogos podem ser utilizados em vários momentos na explanação de conteúdo, revisão e avaliação (CUNHA, 2004). O jogo faz que os alunos se esforcem, ativando o pensamento e a memória para responder as perguntas e consequentemente ganhar o jogo.
Figura 1: Tabuleiro da Trilha de Química
O melhor de tudo é que jogos de TRILHA podem e devem ser utilizados com quase todos os conteúdos...
E que tal fazer as devidas adaptações para o ensino remoto... deve dar um certo trabalho, mas é possivel!!
E vamos nessaaa 🔬🔭💊💉🩸🧬
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MOURA, J.A.; SILVA,T.P.; SOUZA,C.A.B.;A utilização do jogo trilha da química como ferramenta lúdica,2011.
FONTEs:
http://quipibid.blogspot.com/2019/05/trilha-da-quimica.html
http://editorarealize.com.br/editora/anais/enect/2012/Comunicacao_62_2.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário