terça-feira, 14 de dezembro de 2021
Método japonês para combater a preguiça: a regra do minuto
quarta-feira, 15 de setembro de 2021
A química em poemas - aqui temos Drummond 💧💟💢💪💊💉💰
No texto abaixo se encontra num compêndio chamado Discurso de Primavera e Algumas sombras, que reúne diversos poemas que tratam da realidade vivida pelo autor.
'Receituário Sortido' se refere a uma sociedade hipocondríaca, cuja solução para todos os males estava nos medicamentos de época, muitos atualmente dados como ilegais devido aos efeitos entorpecentes.
Receituário Sortido (Carlos Drummond de Andrade)
“Calma.
É preciso ter calma no Brasil
calmina
calmarian
calmogen
calmovita.
Que negócio é esse de ansiedade?
Não quero ver ninguém ansioso.
O cordão dos ansiosos enfrentemos:
ansipan!
ansiotex!
ansiex ansiax ansiolax
ansiopax, amigos!
Serenidade, amor, serenidade.
Dissolve-se a seresta no sereno?
Fecha os olhos: serenium,
serenex…
Dói muito o teu dodói de alma?
Em seda e sedativo te protejas.
Sedax, meu coração,
sedolin
sedotex
sedomepril.
Meu bem, relaxe por favor.
Relaxan
relaxatil.
Batem, batem à porta? Relax-pan.
Estás tenso, meu velho?
Tenso de alta tensão, intensa, túrbida?
Atenção: tensoben
tensocron
tensocrin
tensik
tensoplisin.
Anda, cai no sono,
amigo, olha o sonix.
Como soa o sonil
sonipan sonotal
sonoasil
sonobel sonopax!
E fique aí tranquilo tranquilinho
bem tranquil
tranquilid
tranquilase
tranquilan
tranquilin
tranquix tranquiex
tranquimax
tranquisan
e mesmo tranxilene!
Estás píssico, talvez
de tanto desencucarem tua cuca?
Estás perplexo?
Não ouves o pipilar: psicoplex?
psicodin
psiquim
psicobiome
psicolatil?
Não sentes adejar: psicopax?
Então morre, amizade. Morre presto,
morre já, morre urgente,
antes que em drágea cápsula ampola flaconete
proves letalex
mortalin
obituaran
homicidil
thanatex thanatil
thanatipum!”
Muitos dos medicamentos citados pelo autor são reais, e vamos falar sobre da química de alguns deles:
quinta-feira, 2 de setembro de 2021
USO DE APLICATIVO ESCOLAR PARA O ENSINO DA TEMÁTICA “COMBUSTÍVEIS” A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
por Marcos Mendonça Lemos, Alessandra Dutra, Marcos Cesar Danhoni Neves
Palavras-chave: metodologias ativas, dispositivos móveis, aplicativos, aprendizagem
Resumo
Na educação atual, muitos são os recursos que professores utilizam para despertarem a atenção e conseguirem participação dos alunos. As metodologias ativas, por sua vez, têm se mostrado muito eficientes na construção de conhecimentos pelos alunos e, aliadas a um recurso tecnológico têm despertado motivação, incentivado à participação e possibilitado novas possibilidades de aprendizado. Nesse artigo, portanto, buscamos analisar o aprendizado da temática “Combustíveis” por alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Baiano, localizado no município de Uruçuca, na região sul do estado da Bahia, utilizando a metodologia ativa da problematização e a tecnologia móvel. Os tipos de pesquisa empregados neste estudo são descritiva bibliográfica, de campo, analítica e experimental. Os resultados mostraram que embora a participação na proposta não fosse obrigatória, consideramos que teve boa aceitação entre os alunos. Dos 35 alunos da turma, 27 participaram espontaneamente. Foi desenvolvido um aplicativo para trabalhar a temática sobre combustíveis na disciplina de Química possibilitou uma prática investigativa, problematizadora, a qual proporcionou discussões e reflexões pelos alunos de modo inovador e agregador, o que a nosso ver abrirá novos espaços para novas propostas.
segunda-feira, 16 de agosto de 2021
10 UTILIDADES DO PAPEL-ALUMÍNIO QUE VÃO ALÉM DA COZINHA 😱😱😱😱
imagem de revistacasaejardim |
quarta-feira, 14 de julho de 2021
Café descafeinado tem química envolvida sim!
O café “descafeinado” é mais um bom exemplo da presença da Química no nosso dia a dia.
O primeiro processo para obter o café descafeinado passava por lavar os grãos de café com um solvente orgânico - idêntico aos solventes das tintas e vernizes – que dissolvia bem a cafeína… mas que dissolvia também os compostos que dão aroma e sabor ao café, deixando-o…sem aroma nem sabor! Além disso, havia sempre o perigo da presença de resíduos do solvente nos grãos, com os consequentes efeitos nefastos para quem procurava esta forma supostamente mais saudável do café.
A situação mudou com a descoberta dos fluidos supercríticos e das suas propriedades como solventes.
Explicando melhor, vamos falar das alterações de estado da matéria com a pressão e a temperatura. Por exemplo, à pressão e temperatura ambiente, o dióxido de carbono é um gás, mas com o aumento da pressão pode passar a líquido, e se baixarmos a temperatura passa a sólido. Se aumentarmos a temperatura e a pressão, atinge um novo estado, o de fluido supercrítico – passando a apresentar propriedades de líquido e de gás. Ou seja, um gás com a densidade de um líquido.
Hoje em dia, a cafeína é retirada do café por lavagem com dióxido de carbono supercrítico, em condições em que este dissolve a cafeína, mas não os aromas do café. Quando o café, já descafeinado, regressa à pressão ambiente, todos os resíduos de dióxido de carbono se evaporam. E mesmo que alguns vestígios permaneçam, não representam qualquer problema para a saúde, já que o dióxido de carbono faz parte do nosso metabolismo.
Assim, graças aos desenvolvimentos da Química, os consumidores podem saborear o gosto e o aroma do café sem os efeitos prejudiciais da cafeína.
Assista ao vídeo:
quarta-feira, 16 de junho de 2021
CHEIRINHO de GRAMA CORTADA: que "química" é essa em nosso nariz?
imagem de https://pt.quora.com/
O odor é inconfundível: quando cortamos o gramado, estamos ativando esse mecanismo de proteção das folhas. E isto leva à produção de vários compostos orgânicos, como dito.
O principal composto responsável pelo cheirinho de grama recém cortada é o cis-3-hexenal cuja formula estrutural é mostrada abaixo:
https://www.greenmebrasil.com/informarse/biodiversidade/8665-grama-cortada-plantas-avisam-perigo/
http://falaquimica.com/?p=782
quarta-feira, 9 de junho de 2021
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOS INORGÂNICOS NO ENSINO MÉDIO
Leonardo Coutinho Ribeiro, Paulo Rogerio Garcez de Moura e Fabiana da Silva Kauark
Palavras-chave: Jogos; Aprendizagem significativa; Ensino de Química.
Resumo
Os jogos didáticos podem otimizar o aprendizado, visto que oportunizam ao professor diversificar estratégias de ensino e confrontar os alunos com situações que atraem a atenção. O presente artigo aborda a elaboração e aplicação de um jogo didático, denominado NORFQUIM, que trata da representação de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos. Este jogo foi testado em turmas da 1ª série do ensino médio regular de escolas estaduais da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES. Os dados, coletados por meio de diário de campo e rodas de conversa com alunos e professores participantes, foram tratados por análise de conteúdo e discutidos qualitativamente com base nos princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica. Os resultados evidenciaram a alta potencialidade do jogo NORFQUIM para exercer papel facilitador na aprendizagem, visto a forma inovadora com que o conteúdo é apresentado aos alunos, estimulando o protagonismo dos discentes na construção do conhecimento e a interação social entre os participantes.
Baixe aqui o texto completo:
FONTE: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Noz-moscada faz mal? Ela pode ser alucinógena? Abortiva? E seus benefícios?
De sabor quente e marcante, a noz-moscada é muito usada em sobremesas e pratos indianos, além de bebidas como vinho quente e chai. Ela também combina com refogados de legumes, purês como o de batata-doce e receitas salgadas à base de leite, como estrogonofe e molho branco.
Embora seja mais comumente usada por seu sabor do que por seus benefícios à saúde, a noz-moscada contém uma impressionante variedade de compostos que podem ajudar a prevenir doenças e promover sua saúde geral. Seu consumo, no entanto, deve ser moderado, já que a alta dosagem pode causar reações adversas.
Oito benefícios cientificamente comprovados da noz-moscada
1. Contém antioxidantes
Embora de tamanho pequeno, as sementes das quais a noz-moscada é extraída são ricas em compostos vegetais que atuam no corpo humano como antioxidantes (confira estudo a respeito: (1). Esses compostos protegem nossas células dos danos causados pelos radicais livres (2).
Quando os níveis de radicais livres no corpo se tornam muito altos, ocorre o chamado estresse oxidativo, fenômeno associado ao aparecimento e progressão de muitas condições crônicas, como certos tipos de câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas (3).
Fazem parte dos antioxidantes presentes na noz-moscada pigmentos vegetais como as cianidinas, óleos essenciais como fenilpropanoides, terpenos e compostos fenólicos, incluindo ácidos protocatecuico, ferúlico e cafeico (1).
Um estudo em animais mostrou que o consumo de extrato de noz-moscada evitou danos celulares em ratos tratados com isoproterenol, um medicamento conhecido por induzir estresse oxidativo grave. Os ratos que não receberam o extrato sofreram danos significativos nos tecidos e acabaram tendo morte celular. Por outro lado, o grupo que recebeu o extrato de noz-moscada não experimentou esses efeitos (4).
FONTE: https://www.ecycle.com.br/noz-moscada/
https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/noz-moscada-faz-mal/