terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Método japonês para combater a preguiça: a regra do minuto

Imagem de pinterest.com

"A partir de segunda-feira, começarei uma vida nova. Irei à academia, farei yoga e passarei a ler à noite...." — todos nós traçamos periodicamente metas, mas não a alcançamos e acabamos adiando-as para o mês seguinte, mas dali a alguns meses ou até para o ano que vem. Pra resumir, nunca.

Outras vezes começamos a fazer aquilo que tínhamos planejado, mas depois de, por exemplo, ter treinado intensamente 3 vezes por semana, de repente deixamos tudo de lado para sempre ou por um período de tempo consideravelmente longo. Por que isso acontece? Porque sobrecarregamos nosso organismo com um ritmo intenso e, como ainda não estamos acostumados a ele, ficamos extremamente cansados.

Método Kaizen, ou a ’regra do minuto’

O segredo deste método está no fato de que a pessoa realiza determinada tarefa todos os dias no mesmo horário, durante um minuto. Um minuto é pouco tempo, e isso quer dizer que qualquer pessoa pode realizar aquela ação, sem que a preguiça entre no caminho. As mesmas tarefas que você não sentiria vontade de fazer por meia hora e para as quais poderia arrumar alguma desculpa, poderão facilmente ser feitas em 60 curtos segundos. Não vai pesar, nós garantimos. Pular corda, fazer flexões peitorais, exercitar os músculos dos olhos, fazer um pouco de yoga, ler um livro em outro idioma — não são tarefas difíceis quando sabemos que as realizaremos por apenas um minuto: pelo contrário, são motivo de alegria e satisfação. E é justamente dando pequenos passos que você consegue alcançar resultados que nem poderia imaginar.
Também é muito importante o fato de que você vencerá aquela voz que fica em seu ouvido, repetindo que você não conseguirá fazer isto ou aquilo, além de deixar para trás o sentimento de culpa e impotência, passando a curtir a agradável sensação de dever cumprido. Quando estiver inspirado, seguro e motivado, você poderá passar a realizar aquela atividade por cinco minutos (aumentando sempre aos poucos), e assim sucessivamente. Depois, quase sem perceber, você conseguirá passar meia hora, ou até mais, fazendo aquilo que sempre quis. O progresso será claro!

Em japonês, a palavra ‘Kaizen’ é composta originalmente por outras duas palavras: ‘kai’, que quer dizer ‘mudança’; e ‘zen’, que significa ‘sabedoria’. O autor deste conceito de gestão da qualidade é Masaaki Imai. Ele acredira que o Kaizen é uma verdadeira filosofia de vida, que pode ser usada com sucesso tanto na área dos negócios quanto na vida privada. Muitas fábricas já usam o método em seus processos de controle de qualidade.

Os ocidentais podem até questionar a eficiência da técnica, até porque ouviram desde pequenos que não é possível obter bons resultados sem aplicar uma quantidade enorme de esforço, mas, por outro lado, existe a certeza de que grandes projetos, daqueles que exigem muita energia e esforço, podem acabar levando a pessoa ao fracasso, sem que o resultado seja atingido. O método Kaizen é útil para todos, e pode ser adaptado a qualquer área da vida. Os japoneses, por exemplo, usam a estratégia do crescimento gradual e constante para melhorar a gestão de processos.
Agora, só resta saber o que você quer começar a fazer e usar o método Kaizen. Lembre-se: até o caminho mais longo começa com um único passo. E não há problema algum se esse passo for pequeno.

Produzido com base em material de 
timesnet.ruTradução e adaptação: Incrível.club 
FONTE: https://incrivel.club/inspiracao-dicas/metodo-japones-para-combater-a-preguica-a-regra-do-minuto-97860/

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

A química em poemas - aqui temos Drummond 💧💟💢💪💊💉💰

 No texto abaixo se encontra num compêndio chamado Discurso de Primavera e Algumas sombras, que reúne diversos poemas que tratam da realidade vivida pelo autor.

'Receituário Sortido' se refere a uma sociedade hipocondríaca, cuja solução para todos os males estava nos medicamentos de época, muitos atualmente dados como ilegais devido aos efeitos entorpecentes.

Receituário Sortido (Carlos Drummond de Andrade)

Calma.

É preciso ter calma no Brasil

calmina

calmarian

calmogen

calmovita.

 

Que negócio é esse de ansiedade?

Não quero ver ninguém ansioso.

O cordão dos ansiosos enfrentemos:

ansipan!

ansiotex!

ansiex ansiax ansiolax

ansiopax, amigos!

 

Serenidade, amor, serenidade.

Dissolve-se a seresta no sereno?

Fecha os olhos: serenium,

serenex…

 

Dói muito o teu dodói de alma?

Em seda e sedativo te protejas.

Sedax, meu coração,

sedolin

sedotex

sedomepril.

 

Meu bem, relaxe por favor.

Relaxan

relaxatil.

Batem, batem à porta? Relax-pan.

 

Estás tenso, meu velho?

Tenso de alta tensão, intensa, túrbida?

Atenção: tensoben

tensocron

tensocrin

tensik

tensoplisin.

 

Anda, cai no sono,

amigo, olha o sonix.

Como soa o sonil

sonipan sonotal

sonoasil

sonobel sonopax!

E fique aí tranquilo tranquilinho

bem tranquil

tranquilid

tranquilase

tranquilan

tranquilin

tranquix tranquiex

tranquimax

tranquisan

e mesmo tranxilene!

 

Estás píssico, talvez

de tanto desencucarem tua cuca?

Estás perplexo?

Não ouves o pipilar: psicoplex?

psicodin

psiquim

psicobiome

psicolatil?

Não sentes adejar: psicopax?

 

Então morre, amizade. Morre presto,

morre já, morre urgente,

antes que em drágea cápsula ampola flaconete

proves letalex

mortalin

obituaran

homicidil

thanatex thanatil

thanatipum!”


Muitos dos medicamentos citados pelo autor são reais, e vamos falar sobre da química de alguns deles:






FONTE: Reagente Educa: https://www.instagram.com/p/CQ0s2foj5-Q/

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

USO DE APLICATIVO ESCOLAR PARA O ENSINO DA TEMÁTICA “COMBUSTÍVEIS” A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Fonte: do próprio artigo


 por Marcos Mendonça Lemos, Alessandra Dutra, Marcos Cesar Danhoni Neves

Palavras-chave: metodologias ativas, dispositivos móveis, aplicativos, aprendizagem

Resumo

Na educação atual, muitos são os recursos que professores utilizam para despertarem a atenção e conseguirem participação dos alunos. As metodologias ativas, por sua vez, têm se mostrado muito eficientes na construção de conhecimentos pelos alunos e, aliadas a um recurso tecnológico têm despertado motivação, incentivado à participação e possibilitado novas possibilidades de aprendizado. Nesse artigo, portanto, buscamos analisar o aprendizado da temática “Combustíveis” por alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Baiano, localizado no município de Uruçuca, na região sul do estado da Bahia, utilizando a metodologia ativa da problematização e a tecnologia móvel. Os tipos de pesquisa empregados neste estudo são descritiva bibliográfica, de campo, analítica e experimental. Os resultados mostraram que embora a participação na proposta não fosse obrigatória, consideramos que teve boa aceitação entre os alunos. Dos 35 alunos da turma, 27 participaram espontaneamente. Foi desenvolvido um aplicativo para trabalhar a temática sobre combustíveis na disciplina de Química possibilitou uma prática investigativa, problematizadora, a qual proporcionou discussões e reflexões pelos alunos de modo inovador e agregador, o que a nosso ver abrirá novos espaços para novas propostas.

Fonte: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/940

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

10 UTILIDADES DO PAPEL-ALUMÍNIO QUE VÃO ALÉM DA COZINHA 😱😱😱😱

Por fim nas goteiras e lustrar peças de metal são duas das utilidades inusitadas do papel alumínio (Foto: Thinkstock)
imagem de revistacasaejardim
1. Afiar tesouras
Sabe aquela tesoura cega e velhinha, perdida no fundo da gaveta? Para renová-la, amasse e dobre o papel-alumínio – até deixá-lo mais espesso – e faça vários cortes. Repita o processo por cerca de 15 vezes e você terá uma tesoura nova. Quer dizer, quase nova. Ok, melhorzinha do que antes.

2. Passar a roupa com facilidade
Para passar a frente e o verso da roupa ao mesmo tempo, envolva a tábua de passar com papel-alumínio, mantendo o lado brilhante voltado para cima. Depois, cubra a folha com um pano fino e passe a peça de roupa normalmente. O calor refletido pelo papel vai alisar o lado oposto ao que está sendo passado. Parece mágica, mas é ciência!

3. Limpar panelas sujas
Está faltando palha de aço na sua despensa? O papel-alumínio é bem capaz de substituí-lo. Basta fazer uma bolinha com algumas folhas e, com auxílio de uma esponja e detergente líquido, esfregar na panela suja. O mesmo processo vale para a higienização de grelhas recém-usadas.

4. Proteger o fogão
Essa é manjada, mas não custa lembrar. Tem preguiça de limpar o fogão a cada vez que cozinha? Forre-o com papel-alumínio, deixando as bocas descobertas. Dessa forma, ele ficará protegido de qualquer respingo.

5. Eliminar o mau cheiro da geladeira
Para evitar que os restos de alimentos que vão para a geladeira exalem um odor desagradável, embale-os com uma camada de filme plástico e, em seguida, envolva-os com o papel-alumínio.  O procedimento livrará a geladeira do cheiro ruim, assim como preservará a umidade natural da comida.

6. Apertar porcas e parafusos
Alguns parafusos de móveis ou paredes estão ficando frouxos e você não tem a fita veda-rosca em casa?  Use um pedaço de papel-alumínio para enrolar a base e garantir pressão suficiente para que ele se mantenha firme.

7. Acabar com goteiras
Os buracos nos forros causadores de goteiras também podem ser preenchidos com bolinhas de papel-alumínio. Por ser impermeável, o papel é capaz de quebrar o galho por um tempo.

8. Trocar os móveis de lugar
Colocando alguns pequenos pedaços de papel-alumínio nos pés dos móveis, é possível arrastá-los com maior facilidade de um local a outro. A medida não risca o piso e ainda faz a peça deslizar melhor.

9. Lustrar peças de metal
Alguns objetos de metal ficaram escurecidos ou enferrujados? Para limpá-los, cubra uma tigela com papel-alumínio, adicione água fria e duas colheres de chá de sal. Deixe as peças de molho por cinco minutos. Depois, lave-as normalmente com água e sabão neutro. Tcharammm!

10. Fazer as esponjas de aço durarem mais
Se você não quer dispensar uma esponja de aço inteira após um uso rápido,  a dica é envolvê-la no papel-alumínio e conservá-la no freezer até o próximo uso.

FONTE: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/06/10-utilidades-do-papel-aluminio-que-vao-alem-da-cozinha.html

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Café descafeinado tem química envolvida sim!

 
Imagem de https://perfectdailygrind.com/

O  café “descafeinado” é mais um bom exemplo da presença da Química no nosso dia a dia.

O primeiro processo para  obter o café descafeinado passava por lavar os grãos de café com um solvente orgânico  - idêntico aos solventes das tintas e vernizes – que dissolvia bem a cafeína…  mas que dissolvia também os compostos que dão aroma e sabor ao café, deixando-o…sem aroma nem sabor! Além disso, havia sempre o perigo da presença de resíduos do solvente nos grãos, com os consequentes efeitos nefastos para quem procurava esta forma supostamente mais saudável do café.

A situação mudou com a descoberta dos fluidos supercríticos e das suas propriedades como solventes.

Explicando melhor, vamos falar das alterações de estado da matéria com a pressão e a temperatura. Por exemplo, à pressão e temperatura ambiente, o dióxido de carbono é um  gás, mas com o aumento da pressão pode passar a líquido, e se baixarmos a temperatura passa a sólido. Se aumentarmos a temperatura e a pressão, atinge um novo estado, o de fluido supercrítico – passando a apresentar propriedades de líquido e de gás. Ou seja, um gás com a densidade de um líquido.

Hoje em dia, a cafeína é retirada do café por lavagem com dióxido de carbono supercrítico, em condições em que este dissolve a cafeína, mas não os aromas do café.  Quando o café, já descafeinado, regressa à pressão ambiente, todos os resíduos de dióxido de carbono se evaporam. E mesmo que alguns vestígios permaneçam, não representam qualquer problema para a saúde,  já que o dióxido de carbono faz parte do nosso metabolismo.

Assim, graças aos desenvolvimentos da Química, os consumidores podem saborear o gosto e o aroma do café sem os efeitos prejudiciais da cafeína.

Assista ao vídeo:




FONTE: 
http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%c3%admica-do-descafeinado

quarta-feira, 16 de junho de 2021

CHEIRINHO de GRAMA CORTADA: que "química" é essa em nosso nariz?

 

imagem de https://pt.quora.com/

Segundo os autores de um estudo recente, trata-se de um alarme lançado pelas plantas para alertar outras espécies sobre um perigo iminente.

Claramente, uma planta não fica feliz por ser danificada e os seres vegetais desenvolveram métodos diferentes para se defender do ataque de insetos, lagartas ou mamíferos.

Tendo que viver imóveis e sem outras armas para atacar predadores, as plantas usam a química para se proteger e alertar outras plantas sobre uma ameaça iminente.

Quando cortamos o gramado ou quando a planta é atacada por um predador herbívoro, ela produz substâncias voláteis para comunicar às plantas da mesma espécie a necessidade de se defender.

Depois de avisadas, as plantas podem reagir, por exemplo, sintetizando substâncias tóxicas que podem envenenar os predadores.

Esses mecanismos são conhecidos há tempos pelos pesquisadores: sabe-se, por exemplo, que as flores são perfumadas graças à produção de substâncias voláteis liberadas com o objetivo de atrair polinizadores a longas distâncias.

O odor é inconfundível: quando cortamos o gramado, estamos ativando esse mecanismo de proteção das folhas. E isto leva à produção de vários compostos orgânicos, como dito.

Imagem de http://falaquimica.com/

O principal composto responsável pelo cheirinho de grama recém cortada é o cis-3-hexenal cuja formula estrutural é mostrada abaixo:

Sentimos facilmente esse cheiro pois o limite (limiar) de detecção de odor é bem baixo, cerca de 0,25 ppb (partes por bilhão).

imagem de https://www.instagram.com/p/CN4vTHOD_0f/

O cis-3-hexenal é logo convertido em trans-3-hexenal, que estimulam a formação de novas células na parte da grama que foi cortada.

imagem de http://qnint.sbq.org.br/ (adaptada)


FONTEs:
https://www.greenmebrasil.com/informarse/biodiversidade/8665-grama-cortada-plantas-avisam-perigo/
http://falaquimica.com/?p=782


quarta-feira, 9 de junho de 2021

ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÓRMULAS QUÍMICAS E NOMENCLATURA DE BASES E ÁCIDOS INORGÂNICOS NO ENSINO MÉDIO

Imagem reprodução artigo

 Leonardo Coutinho Ribeiro, Paulo Rogerio Garcez de Moura e Fabiana da Silva Kauark

Palavras-chave: Jogos; Aprendizagem significativa; Ensino de Química.

Resumo

Os jogos didáticos podem otimizar o aprendizado, visto que oportunizam ao professor diversificar estratégias de ensino e confrontar os alunos com situações que atraem a atenção. O presente artigo aborda a elaboração e aplicação de um jogo didático, denominado NORFQUIM, que trata da representação de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos. Este jogo foi testado em turmas da 1ª série do ensino médio regular de escolas estaduais da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES. Os dados, coletados por meio de diário de campo e rodas de conversa com alunos e professores participantes, foram tratados por análise de conteúdo e discutidos qualitativamente com base nos princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica. Os resultados evidenciaram a alta potencialidade do jogo NORFQUIM para exercer papel facilitador na aprendizagem, visto a forma inovadora com que o conteúdo é  apresentado aos alunos, estimulando o protagonismo dos discentes na construção do conhecimento e a interação social entre os participantes.

Baixe aqui o texto completo:

https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/772/806

FONTE: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Noz-moscada faz mal? Ela pode ser alucinógena? Abortiva? E seus benefícios?

Noz-moscada ajuda a aumentar libido, tem propriedades antibacterianas e faz bem para o coração, mas consumo exige alguns cuidados
 
imagem de https://www.ecycle.com.br/noz-moscada/

A noz-moscada é uma especiaria obtida a partir das sementes da Myristica fragrans, uma árvore tropical perene nativa da Indonésia. É possível encontrar sementes inteiras de noz-moscada, mas sua versão já moída, em pó, é a mais comum (e mais barata). Mas seu sabor é melhor aproveitado se for ralada apenas na hora do consumo.

De sabor quente e marcante, a noz-moscada é muito usada em sobremesas e pratos indianos, além de bebidas como vinho quente e chai. Ela também combina com refogados de legumes, purês como o de batata-doce e receitas salgadas à base de leite, como estrogonofe e molho branco.

Embora seja mais comumente usada por seu sabor do que por seus benefícios à saúde, a noz-moscada contém uma impressionante variedade de compostos que podem ajudar a prevenir doenças e promover sua saúde geral. Seu consumo, no entanto, deve ser moderado, já que a alta dosagem pode causar reações adversas.

Oito benefícios cientificamente comprovados da noz-moscada

1. Contém antioxidantes

Embora de tamanho pequeno, as sementes das quais a noz-moscada é extraída são ricas em compostos vegetais que atuam no corpo humano como antioxidantes (confira estudo a respeito: (1). Esses compostos protegem nossas células dos danos causados ​​pelos radicais livres (2).

Quando os níveis de radicais livres no corpo se tornam muito altos, ocorre o chamado estresse oxidativo, fenômeno associado ao aparecimento e progressão de muitas condições crônicas, como certos tipos de câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas (3).

Fazem parte dos antioxidantes presentes na noz-moscada pigmentos vegetais como as cianidinas, óleos essenciais como fenilpropanoides, terpenos e compostos fenólicos, incluindo ácidos protocatecuico, ferúlico e cafeico (1).


  


ácido cafeico                 ácido protocatecuico                 ácido ferúlico    


Um estudo em animais mostrou que o consumo de extrato de noz-moscada evitou danos celulares em ratos tratados com isoproterenol, um medicamento conhecido por induzir estresse oxidativo grave. Os ratos que não receberam o extrato sofreram danos significativos nos tecidos e acabaram tendo morte celular. Por outro lado, o grupo que recebeu o extrato de noz-moscada não experimentou esses efeitos (4).

Estudos em tubo de ensaio também constataram poderosos efeitos antioxidantes do extrato de noz-moscada contra os radicais livres (confira estudos a respeito: 5678).

2. Possui propriedades anti-inflamatórias

A inflamação crônica está ligada a muitas condições de saúde adversas, como doenças cardíacas, diabetes e artrite (9). A noz-moscada é rica em compostos anti-inflamatórios chamados monoterpenos, incluindo sabineno, terpineol e pineno. Essas substâncias podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e beneficiar pessoas com condições inflamatórias (1).

sabineno                            terpineol                         pineno

Além disso, a grande variedade de antioxidantes encontrados na especiaria, como as cianidinas e os compostos fenólicos, também possuem propriedades anti-inflamatórias (confira estudos a respeito: 110).

Um estudo induziu inflamação em ratos e tratou alguns deles com óleo de noz-moscada. Os ratos que consumiram o óleo apresentaram reduções significativas na inflamação, na dor relacionada a ela e no inchaço nas articulações (11).

Acredita-se que a noz-moscada reduz a inflamação por inibir as enzimas que a promovem (11 e 12), mas ainda são necessários mais estudos para investigar seus efeitos anti-inflamatórios em humanos.

3. Pode aumentar a libido

Alguns estudos em animais mostram que a noz-moscada pode aumentar o desejo sexual e o desempenho.

Em dois estudos, ratos machos que receberam altas doses de extrato de noz-moscada (500 mg por kg de peso corporal) tiveram aumentos significativos na atividade sexual e no tempo de desempenho sexual em comparação com os grupos controle (confira estudos a respeito: 13 e 14).

Os pesquisadores ainda não sabem exatamente como o tempero aumenta a libido. Alguns supõem que esses efeitos se devam à sua capacidade de estimular o sistema nervoso, além de seu alto conteúdo de compostos vegetais (13).

Na medicina tradicional, como a medicina Unani usada no sul da Ásia, a noz-moscada é usada para tratar distúrbios sexuais. No entanto, faltam pesquisas sobre seus efeitos na saúde sexual em humanos (14 e 15).

4. Possui propriedades antibacterianas

Foi demonstrado que a noz-moscada tem efeitos antibacterianos contra cepas de bactérias potencialmente prejudiciais, como Streptococcus mutans e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, que podem causar cáries dentárias e doenças na gengiva.
 
Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato de noz-moscada demonstrou poderosos efeitos antibacterianos contra essas e outras bactérias, incluindo Porphyromonas gingivalis (16). Verificou-se também que a noz-moscada inibe o crescimento de cepas prejudiciais da bactéria E. coli, como o O157, que pode causar doenças graves e até óbito em humanos (1 e 17).

Embora esteja claro que a noz-moscada tem propriedades antibacterianas, são necessários mais estudos em humanos para determinar se ela pode tratar infecções bacterianas ou prevenir problemas de saúde bucal relacionados a bactérias em humanos.

5-7. Pode beneficiar várias condições de saúde
Embora a pesquisa seja limitada, estudos sugerem que a noz-moscada pode ter os seguintes efeitos:

5. Beneficiar a saúde do coração
Estudos em animais mostram que tomar suplementos de noz-moscada em doses elevadas reduziu os fatores de risco para doenças cardíacas, como colesterol alto e altos níveis de triglicerídeos, embora faltem pesquisas em humanos (18).

6. Melhorar o humor
Estudos com roedores descobriram que o extrato de noz-moscada induzia efeitos antidepressivos significativos em camundongos e ratos. São necessários estudos para determinar se a substância tem o mesmo efeito em humanos (confira estudos a respeito: 19 e 20).

7. Ajudar no controle de açúcar no sangue
Um estudo em ratos mostrou que o tratamento com altas doses de extrato de noz-moscada reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue e melhorou a função pancreática (21). No entanto, esses efeitos foram testados apenas em animais que receberam altas doses do extrato. Ainda são necessários estudos em humanos para determinar se suplementos com altas doses de noz-moscada são seguros e eficazes em humanos.

8. É versátil e deliciosa
Essa especiaria popular tem uma variedade de usos na cozinha. Você pode usar a noz-moscada sozinha ou junto com outros temperos, como cardamomo, cravo e canela. Ela tem um sabor adocicado e quente, razão pela qual é comumente adicionada a sobremesas como tortas, bolos, biscoitos, pães, cremes e até na salada de frutas.

A noz-moscada também funciona bem em pratos salgados à base de carne de sabor suave, como costeletas de porco e curry de cordeiro. Ela pode ser polvilhada e combina muito bem com vegetais ricos em amido, como batata-doce e os vários tipos de abóbora, criando um sabor profundo e interessante.

Além disso, você pode adicionar a noz-moscada a bebidas quentes ou frias, incluindo chocolate quente e frio, chai e preparos de café com leite e açafrão. Se você estiver usando a noz-moscada inteira, use um mini-ralador, que é ideal para obter pequenas doses de temperos – a noz-moscada fica muito mais saborosa quando ralada na hora e vai bem com frutas frescas, aveia ou iogurte.

Precauções (sobre alucinações e afins)
Embora seja improvável que a noz-moscada cause danos quando consumida em pequenas quantidades, como no caso de seu uso como tempero, tomá-la em altas doses pode causar efeitos colaterais adversos

Isso porque ela contém os compostos miristicina e safrol, que podem causar sintomas como alucinações e perda de coordenação muscular quando ingeridos em grandes quantidades. Segundo estudo, misturar noz-moscada com medicamentos alucinógenos aumenta o risco de efeitos colaterais perigosos (22).


miristicina                                                              safrol
  
De fato, entre 2001 e 2011, 32 casos intoxicação por noz-moscada foram relatados no estado norte-americano de Illinois. 47% desses casos estavam relacionados à ingestão deliberada de pessoas que usaram a noz-moscada por seus efeitos psicoativos (22).

A miristicina, principal componente do óleo essencial encontrado na noz-moscada, possui poderosas propriedades psicoativas e é considerada responsável por esses efeitos tóxicos (23). Foram relatados casos de intoxicação por noz-moscada em pessoas que ingeriram 5 gramas da especiaria, o que corresponde a cerca de 1 a 2 mg por quilo de peso corporal (confira estudo a respeito:  24).

A toxicidade da noz-moscada pode causar sintomas graves, como batimento cardíaco acelerado, náusea, desorientação, vômito e agitação. Pode até levar à morte quando combinada com outras drogas (confira estudos a respeito: 25 e 26.

Além disso, estudos em camundongos e ratos demonstraram que tomar altas doses de suplementos de noz-moscada, a longo prazo, leva a danos nos órgãos. No entanto, não está claro se os humanos também experimentariam esses efeitos (2728  e 29).

É importante notar que esses efeitos tóxicos estão ligados à ingestão de grandes quantidades de noz-moscada – e não das pequenas quantidades normalmente usadas na cozinha (24). Para evitar esses efeitos colaterais potencialmente prejudiciais, evite consumir noz-moscada em excesso e não a use como droga recreativa.

Conclusão

A noz-moscada é um tempero encontrado em muitas cozinhas pelo mundo. Seu sabor quente e amendoado combina bem com muitos alimentos, tornando-a um ingrediente popular em pratos doces e salgados.

Além de seus muitos usos culinários, a noz-moscada contém poderosos compostos anti-inflamatórios vegetais que atuam como antioxidantes. Isso pode melhorar o humor, o controle de açúcar no sangue e a saúde do coração, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre esses efeitos em humanos.

Tenha cuidado para apreciar este tempero quente em pequenas quantidades, pois grandes doses podem causar efeitos colaterais graves.

Fonte primária: Healthline

FONTE: https://www.ecycle.com.br/noz-moscada/
https://www.ativosaude.com/beneficios-dos-alimentos/noz-moscada-faz-mal/