quarta-feira, 16 de junho de 2021

CHEIRINHO de GRAMA CORTADA: que "química" é essa em nosso nariz?

 

imagem de https://pt.quora.com/

Segundo os autores de um estudo recente, trata-se de um alarme lançado pelas plantas para alertar outras espécies sobre um perigo iminente.

Claramente, uma planta não fica feliz por ser danificada e os seres vegetais desenvolveram métodos diferentes para se defender do ataque de insetos, lagartas ou mamíferos.

Tendo que viver imóveis e sem outras armas para atacar predadores, as plantas usam a química para se proteger e alertar outras plantas sobre uma ameaça iminente.

Quando cortamos o gramado ou quando a planta é atacada por um predador herbívoro, ela produz substâncias voláteis para comunicar às plantas da mesma espécie a necessidade de se defender.

Depois de avisadas, as plantas podem reagir, por exemplo, sintetizando substâncias tóxicas que podem envenenar os predadores.

Esses mecanismos são conhecidos há tempos pelos pesquisadores: sabe-se, por exemplo, que as flores são perfumadas graças à produção de substâncias voláteis liberadas com o objetivo de atrair polinizadores a longas distâncias.

O odor é inconfundível: quando cortamos o gramado, estamos ativando esse mecanismo de proteção das folhas. E isto leva à produção de vários compostos orgânicos, como dito.

Imagem de http://falaquimica.com/

O principal composto responsável pelo cheirinho de grama recém cortada é o cis-3-hexenal cuja formula estrutural é mostrada abaixo:

Sentimos facilmente esse cheiro pois o limite (limiar) de detecção de odor é bem baixo, cerca de 0,25 ppb (partes por bilhão).

imagem de https://www.instagram.com/p/CN4vTHOD_0f/

O cis-3-hexenal é logo convertido em trans-3-hexenal, que estimulam a formação de novas células na parte da grama que foi cortada.

imagem de http://qnint.sbq.org.br/ (adaptada)


FONTEs:
https://www.greenmebrasil.com/informarse/biodiversidade/8665-grama-cortada-plantas-avisam-perigo/
http://falaquimica.com/?p=782


Nenhum comentário:

Postar um comentário