Leonardo Coutinho Ribeiro, Paulo Rogerio Garcez de Moura e Fabiana da Silva Kauark
Palavras-chave: Jogos; Aprendizagem significativa; Ensino de Química.
Resumo
Os jogos didáticos podem otimizar o aprendizado, visto que oportunizam ao professor diversificar estratégias de ensino e confrontar os alunos com situações que atraem a atenção. O presente artigo aborda a elaboração e aplicação de um jogo didático, denominado NORFQUIM, que trata da representação de fórmulas químicas e nomenclatura de bases e ácidos inorgânicos. Este jogo foi testado em turmas da 1ª série do ensino médio regular de escolas estaduais da 1ª região administrativa do município de Vila Velha-ES. Os dados, coletados por meio de diário de campo e rodas de conversa com alunos e professores participantes, foram tratados por análise de conteúdo e discutidos qualitativamente com base nos princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica. Os resultados evidenciaram a alta potencialidade do jogo NORFQUIM para exercer papel facilitador na aprendizagem, visto a forma inovadora com que o conteúdo é apresentado aos alunos, estimulando o protagonismo dos discentes na construção do conhecimento e a interação social entre os participantes.
Baixe aqui o texto completo:
FONTE: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci
Nenhum comentário:
Postar um comentário