sábado, 24 de dezembro de 2022
terça-feira, 15 de novembro de 2022
A QUÍMICA ESTÁ EM TODA PARTE 💎🎀💉👔🎁
Nas conversas do dia a dia, nas embalagens de produtos que compramos, nos programas de televisão, nos jornais, na internet e em outros meios de comunicação, a Química é citada como sendo algo ruim, que agride o meio ambiente e a nossa saúde. Por exemplo, você já ouviu alguém dizer: “Esse alimento é melhor porque ele não tem química”? Ou “Esse produto de limpeza é muito perigoso, pois tem muita química!”? Ou, ainda, “esse tratamento de cabelo não faz mal porque ele não tem química!”?
Bem, esses são conceitos errados e negativos que muitos possuem, pois eles pensam que a Química está relacionada somente com o que é produzido em laboratório, com substâncias sintéticas ou artificiais.
Na realidade, a Química está em toda parte, porque chamamos de “química” o estudo dos materiais e das transformações que ocorrem com eles. Os químicos separam os componentes dos materiais, estudam suas propriedades como cor, cheiro, dureza, forma, consistência, o que ocorrerá se o colocarmos em contato com outros materiais e para qual finalidade eles podem ser usados.
Tudo ao seu redor e dentro de você funciona e existe por causa da química. Por exemplo, você viveria sem o ar? Claro que não! Pois bem, o ar é composto por substâncias químicas gasosas, como o nitrogênio e o oxigênio.
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/a-quimica-esta-em-toda-parte.htm
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Material magnético que congela quando aquecido intriga cientistas
Um time de pesquisadores da Universidade Radbound, na Holanda, estão perplexos com o comportamento de um material magnético que, estranhamente, congela quando aquecido. O objeto em questão, um ímã de neodímio, foi algo de um estudo publicado no jornal científico Nature Physics.
“É bem contraproducente”, disse Alexander Khajetoorians, físico que assina a autoria do estudo. “É como se a água se transformasse em um cubo de gelo quando fervida”.
Apesar de intrigante, existe uma razão científica para isso: em imãs normais, feitos de ferro, um fenômeno comum chamado “giro magnético” dos átomos se alinham na mesma direção – ou seja, em um espaço tridimensional, seus pólos magnéticos ao norte e ao sul se orientam sempre da mesma forma. Outros materiais, como cobre, apresentam giros magnéticos mais aleatórios, o que físicos chamam de “vidro giratório”.
O neodímio, um metal normalmente encontrado em países como Brasil, China, EUA, Índia, Sri Lanka e Austrália (e altamente irritante para os olhos e pele) rende ótimos imãs, mas o que as pessoas conhecem como “imã de neodímio” é, na verdade, uma mistura ferromagnética – ou seja, uma mistura dele com o ferro comum, justamente para que seus giros magnéticos se alinhem corretamente.
Quando puro, o neodímio não se comporta como outros metais. Não se passaram nem dois anos desde que um estudo anterior determinou que esse metal tem o que se convém chamar de “vidro de giro auto induzido”. Na prática: seus giros magnéticos são naturalmente “bugados”, como diz a expressão internética.
No que tange a temperatura, normalmente o que ocorre é: você esquenta um metal, isso aumenta a sua energia, que por sua vez amplia o movimento e velocidade dos seus giros magnéticos. Contrariamente, resfrie um metal e seus giros magnéticos também desaceleram, talvez até parem.
Material magnético que congela
O material magnético do neodímio, porém, congela quando aquecido: cientistas liderados por Khajetoorians observaram que, quando o neodímio sai de -268 ºC (Celsius) e vai para -265ºC, ele é induzido a um estado de paralisação. E quando o metal foi resfriado, seus giros aumentaram novamente.
O time especula que isso tem a ver com um outro fenômeno – “frustração”, e sim, esse é o nome. Basicamente, um metal é incapaz de se colocar em um estado esperado, o que faz com que seus átomos – e os respectivos giros – entrem em desordem.
No caso do neodímio, é possível que seu giro magnético tenha propriedades que dependem da temperatura. Ao aumentá-la, essas propriedades enfraquecem, gerando o momento de “frustração”. “Esse congelamento de padrões normalmente não ocorre em materiais magnéticos”, disse Khajetoorians.
O que vai acontecer agora é a continuidade dos estudos, a fim de descobrir exatamente qual é o mecanismo que permite a existência de um material magnético que congela quando aquecido, disse o cientista: “se ao final de tudo conseguirmos criar um modelo de como esses materiais se comportam, isso também pode ser extrapolado para o comportamento de uma ampla gama de materiais”, ele disse.
Fontes:
https://olhardigital.com.br/2022/07/06/ciencia-e-espaco/material-magnetico-que-congela-quando-aquecido-intriga-cientistas/
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=natureza-invertida-spins-magneticos-congelam-quando-material-aquecido&id=010160220707#.YsxGVXbMJPY
segunda-feira, 11 de julho de 2022
Frances Arnold, de taxista a Nobel de Química: “A vida é longa, você pode ter muitas vidas diferentes”
Na adolescência, Frances Arnold saiu de casa por não se dar bem com os pais e precisou fazer muitos “bicos” para arcar com as próprias despesas e os estudos.
Sempre que nos deparamos com uma história de sucesso, ficamos animados, excitados com a possibilidade de uma pessoa comum alcançar os louros da fama, acendendo aquela chama de esperança em nossos peitos.
Na adolescência, Frances Arnold saiu de casa por não se dar bem com os pais e precisou fazer muitos “bicos” para arcar com as próprias despesas e os estudos.
Sempre que nos deparamos com uma história de sucesso, ficamos animados, excitados com a possibilidade de uma pessoa comum alcançar os louros da fama, acendendo aquela chama de esperança em nossos peitos.
Assim que chegou ao ensino médio, ela saiu definitivamente da casa onde morava com a família e passou a se sustentar com os vários trabalhos, conseguindo pagar seus gastos básicos.
|| Frances precisou mentir que já era maior de idade e assim conseguiu trabalhar como garçonete e motorista de táxi. Foi preciso conciliar o trabalho e os estudos, mas ela se formou na Taylor Allderdice High School. ||
Frances se reconciliou com a família e decidiu entrar na Universidade de Princeton, como seu pai tanto queria, mas suas notas não lhe permitiram ser aceita no curso de Artes Liberais, então ela optou por Engenharia Mecânica, o que surpreendeu a todos. Naquela instituição, ela aprendeu russo e italiano, literatura, economia e várias outras disciplinas que nem sequer faziam parte da sua grade curricular.
A cientista nunca se importou em realizar inúmeras funções, e chegou até a trabalhar como faxineira na casa do filósofo da ciência, Thomas Khun. Enquanto fazia faculdade, ela decidiu tirar um ano de folga e trabalhou numa fábrica, fazendo peças para reatores nucleares. Logo depois desse processo, ela concluiu seu curso de Engenharia Mecânica, passando a se interessar por energia alternativa.
Na década de 1980, depois de trabalhar na área de energia solar, Frances decidiu estudar engenharia química na Universidade da Califórnia; em 1986, ela já era pós-doutora em bioquímica. Em 1993, criou novas proteínas em laboratório, e a publicação do seu estudo causou alvoroço na comunidade científica, fazendo com que ficasse na vanguarda da sua área.
Seu trabalho e o de sua equipe levaram à produção de enzimas que funcionam em ambientes sem ar, permitindo a produção de biocombustíveis sem depender de equipamentos caros. Frances se tornou cofundadora de uma empresa de biocombustível, em 2005, e outra em 2013, desenvolvendo processos biocatalíticos verdes para produtos químicos agrícolas.
Frances Arnold é creditada com 40 patentes e possui mais de 200 publicações, também já recebeu dezenas de prêmios, inclusive o Nobel de Química, em 2018, o qual apenas cinco mulheres haviam recebido. É a primeira estadunidense a receber tal honraria.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou-a, em 2021, para trabalhar em sua administração como uma das presidentes do Conselho Consultivo Científico.
Fontes:
https://osegredo.com.br/de-motorista-de-taxi-a-nobel-de-quimica-cientista-conta-historia-de-superacao-para-o-sucesso/
https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-07-03/frances-arnold-de-taxista-a-nobel-de-quimica-a-vida-e-longa-voce-pode-ter-muitas-vidas-diferentes.html
quinta-feira, 7 de julho de 2022
A cidade secreta russa considerada o lugar mais radioativo do mundo – Chelyabinsk-40
Fonte:
📓 Chelyabinsk: The Evolution Of Disaster, Post-Soviet Geography, 1992, vol. 33, p. 533.
segunda-feira, 27 de junho de 2022
Microplásticos detectados em sague humano 🩸🩸🩸
Fontes:
📓 https://www.instagram.com/p/CcIY1BVMx-1/
📓 Discovery and Quantification of Plastic Particle Pollution in Human Blood, Environment International, 2022, In Press, artigo 107199.
terça-feira, 3 de maio de 2022
Em tempos sombrios vejamos... As 10 substâncias mais mortais do mundo
Quais são os 10 venenos mais mortais para o homem?
Em primeiro lugar, vamos começar definido o que seja veneno. Então, ao ser inserido ou absorvido um veneno é uma substância que causa morte ou ferimentos. Dessa forma, tecnicamente, tudo pode ser um veneno. Além disso, se você beber bastante água, você vai morrer. Então, é só uma questão de dose. Sendo assim, a lista de venenos letais em doses extremamente baixas é grande. Dessa forma, por que alguém precisaria de tal lista? Pode ser útil se você está escrevendo um mistério de assassinato ou querendo saber se alguém está querendo pegá-lo, ou ainda talvez você esteja apenas curioso...
Principais descobertas: 10 venenos mortais
Em princípio, os venenos mais mortais do mundo incluem armas químicas; compostos naturais; defesas químicas usadas por plantas, animais, fungos e bactérias; e até mesmo elementos químicos.
A maioria dos venenos verdadeiramente mortais são, sobretudo, neurotoxinas. A morte geralmente ocorre por sufocamento quando os músculos ficam paralisados e a pessoa não consegue respirar. Embora, todas as substâncias desta lista sejam mortais, algumas são realmente possíveis de sobreviver com primeiros socorros ou atendimento médico profissional.
Ricina
A ricina é um veneno mortal (proteina) que vem da mamona, considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal conhecida. Essa proteína é classificada dentro de um grupo especial de proteínas denominadas RIPs (do inglês Ribosome-Inactivating-Proteins), ou proteínas inativadoras de ribossomos. Em princípio, uma dose do tamanho de um único grão de areia é suficiente para matar. A toxina atua, principalmente, inativando os ribossomos e interrompendo a produção de proteínas, o que acaba sendo um problema letal. Por outro lado, não há antídoto para o veneno, embora seja possível sobreviver se a dose for pequena o suficiente.
Utilizaram a ricina, por exemplo, para assassinar o búlgaro Georgi Markov em 1978. Embora não seja provável que você encontre o veneno purificado, encontra-se essa toxina em sementes da mamona. Engolir as sementes inteiras não o envenenará, mas as crianças e os animais de estimação devem ser mantidos longe dos grãos de aparência interessante, pois mastigá-los pode liberar toxinas suficientes para causar danos.
A ricina se classifica como uma lectina, ou seja, uma proteína que tem um sítio receptor específico para um açúcar ou uma unidade de oligossacarídeo; pertence à família das lectinas A-BA cadeia A é mostrada em azul e a cadeia B é mostrada em laranja.
Toxina Botulínica (Botox)
A bactéria Clostridium botulinum produz uma neurotoxina mortal chamada botulinum. Se as bactérias são ingeridas, pode resultar em envenenamento por botulismo. Você pode obter isso de latas inadequadamente seladas ou carne ruim. Dor e paralisia muscular temporária é o melhor cenário. A paralisia grave pode impedir a pessoa de respirar, causando a morte.
A mesma toxina é encontrada no Botox, onde uma pequena dose é injetada para congelar os músculos, minimizando as rugas. O Botox ataca os neurotransmissores de forma que os músculos contraídos não conseguem relaxar.
Tetradotoxina
A tetradotoxina ou TTX é uma neurotoxina potente que bloqueia a condução nervosa entre o cérebro e o corpo, bloqueando os canais de sódio. Uma dose mínima pode causar perda de sensibilidade e paralisia, mas apenas um pouquinho mais paralisa os músculos que você precisa trabalhar para viver. Demora cerca de 6 horas para atingir o efeito completo, mas uma vez que o diafragma pára, os pulmões já não podem inalar ou exalar e você é um caso perdido. Ou você pode morrer mais cedo de um batimento cardíaco irregular.
Estrutura da tetradotoxina ou TTX
Batracotoxina
De todas as toxinas desta lista, a batracotoxina é a que você menos encontrará (a menos que você viva em uma floresta tropical). O veneno é encontrado na pele de sapos venenosos. As próprias rãs não são a fonte da toxina. Vem da comida que eles comem. Quando você vê esses sapos em um zoológico, tenha certeza de que eles não estão comendo besouros mortais, então eles não podem machucá-lo.
A quantidade do produto químico depende das espécies de sapo. O sapo venenoso dourado da Columbia pode conter toxinas suficientes para que, ao tocá-lo, você fique exposto a batrachotoxina suficiente para matar cerca de duas dúzias de pessoas.
O veneno é uma neurotoxina que interfere no funcionamento do canal de sódio. O resultado é paralisia e uma morte rápida. Não há antídoto.
Amatoxina
Amatoxina é o veneno mortal encontrado no cogumelo Amanita, como o fly agaric. Comer um cogumelo pode ser o suficiente para acabar com você, por isso não é o pior produto químico dessa lista, mas é mais provável que você o encontre do que alguns dos outros (especialmente se você conhece um cozinheiro que gosta de colher cogumelos silvestres). A amatoxina ataca os rins e o fígado. Eventualmente, o dano leva a um coma e morte. Não é uma morte rápida.
Cianeto
O cianeto é um veneno mortal que se liga ao ferro no sangue, impedindo-o de transportar oxigênio para as células. Uma dose letal mata em minutos. No entanto, esta toxina é tão comum na natureza que o corpo desintoxica pequenas quantidades. É encontrado em sementes de maçãs, cerejas, amêndoas, mandioca brava e damascos. O cianeto de hidrogênio é uma arma química. Dizem que tem cheiro de amêndoas, embora a verdade seja que o odor das amêndoas é o do cianeto que contêm!
Gás Nervoso
Qualquer um dos agentes nervosos poderia estar na lista de substâncias químicas mais mortais. Sarin , VX e compostos relacionados são muito mais mortais do que a maioria dos outros compostos. Sarin, por exemplo, é cerca de 500 vezes mais tóxico que o cianeto de hidrogênio.
O gás nervoso não precisa ser inalado para ser eficaz. Pode ser absorvido pela pele. Embora seja possível sobreviver a uma dose extremamente baixa, a vítima geralmente sofre algum nível de dano neurológico permanente. O VX pode ser ainda mais poderoso, embora o agente nervoso nunca tenha sido usado em batalha, então há menos dados nele. VX inibe uma enzima no sistema nervoso, de modo que constantemente dispara sinais. Perda de controle das funções corporais, sufocamento e convulsões levam à morte.
Brodifacoum
Brodifacoum é um anticoagulante potente que reduz o nível de vitamina K no sangue, levando a hemorragia interna e morte. É vendido como rodenticida sob marcas como Talon, Jaguar e Havoc. Enquanto mata ratos porque eles comem a isca contaminada, também não favorece as pessoas ou animais de estimação, desde que tocar nela pode causar exposição. Ela permeia a pele e permanece no corpo por meses. Animais que comem um roedor envenenado também estão em risco.
Estricnina
Polônio
Embora existam muitos outros compostos que poderiam facilmente fazer essa lista, não esqueça que alguns elementos químicos são venenosos! Chumbo e mercúrio são terrivelmente tóxicos. Não há exposição “segura” ao chumbo, enquanto o mercúrio é muito pior em sua forma orgânica do que como um elemento puro.
O polônio e outros elementos radioativos carregam um duplo golpe. O elemento em si é tóxico e a radioatividade quebra os tecidos do corpo. A dose letal desse elemento é muito menor que a de qualquer outro veneno dessa lista. Ingerir apenas 7 trilhonésimos de grama é sobretudo suficiente para matar um adulto.
Vejam também um vídeo sobre os nove (substâncias) venenos letais ao ser humano
https://clubedaquimica.com/2019/06/19/os-10-venenos-mais-mortais-conhecidos-pelo-homem/
https://www.facebook.com/watch/?v=680272326008672
quarta-feira, 27 de abril de 2022
O lugar da licenciatura (para refletirmos)
imagem de Jornal Bom Dia |
FONTE: http://www.revistaeducacao.com.br/o-lugar-da-licenciatura/
sábado, 19 de março de 2022
Horrores das guerras --> ARMA QUÍMICA: GÁS SARIN
- Histórico
- líquido incolor e inodoro;
- agente muito volátil;
- DL50 (dose letal 50%) é estimada em 14,3 mg/kg;
- CL50 (concentração letal 50%) é estimada em 100 mg/min/mm³.
- Mecanismo de ação
Figura 2. Hidrólise da ACh pela AChE |
- Antídotos
- Uso do sarin
- Métodos de detecção