🎯 O trabalho feito pelos CIENTISTAS estudou amostras de sangue de 22 pessoas adultas saudáveis e que permaneceram anônimas durante a pesquisa. POLIESTIRENO, conhecido como isopor e muito utilizado em embalagens, foi encontrado em 8 dos voluntários; POLIETILENO, da qual são feitas as sacolas plásticas de mercado, estava presente no sangue de 5 das pessoas analisadas; e POLIETILENO TEREFTALATO, o famoso PET das garrafas de água e refrigerante, foi encontrado em 11 das amostras de sangue coletadas.
🤔 No geral, foram encontrados MICROPLÁSTICOS em 17 dos 22 voluntários, uma taxa impressionante de quase 80% DOS CASOS.
⠀
⚠️ Os cientistas ficaram espantados com a descoberta e ligaram um SINAL DE ALERTA em relação à presença das partículas de plásticos no sangue humano uma vez que, em experimentos de laboratório, os microplásticos geralmente são capazes de DESTRUIR CÉLULAS HUMANAS.
⠀
👉🏽 A descoberta sugere que as MICROPARTÍCULAS podem utilizar o sistema circulatório para viajar pelo corpo humano e se ALOJAR em qualquer um dos ÓRGÃOS. Tal cenário mostra-se cada vez mais perigoso para a saúde humana, já que grandes quantidades de resíduos plásticos são DESCARTADAS de forma inadequada no solo e em rios e lagos, o que deixa boa parte da população vulnerável à CONTAMINAÇÃO tanto pelo consumo de água e alimentos expostos a essas partículas quanto pela inalação do ar contaminado.
Fontes:
📓 https://www.instagram.com/p/CcIY1BVMx-1/
📓 Discovery and Quantification of Plastic Particle Pollution in Human Blood, Environment International, 2022, In Press, artigo 107199.
Nenhum comentário:
Postar um comentário