segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ford e Heinz se unem para produzir plástico a partir do tomate

8D3B328864B34F44D7D56C5D28E745.jpg

Qual a relação entre catchup, carros, e sustentabilidade? Uma improvável parceria entre a montadora Ford e a alimentícia Heinz, nos Estados Unidos, pode ser a resposta.
As duas empresas vão realizar pesquisas para o desenvolvimento de materiais sustentáveis, à base de fibras de tomate, para a produção de peças de automóveis. A Heinz usa mais de dois milhões de toneladas de tomate por ano. Já a Ford, procura cumprir metas de sustentabilidade para diminuir sua pegada ecológica.
A ideia é encontrar uma forma de reutilizar a casca, caule e sementes do tomate para criar um bio-plástico, e assim produzir peças como braçadeiras de fios e portas-objeto do console.
O plástico criado a partir de plantas não é novidade, ainda mais no Brasil. 
http://www.engenhariaeconstrucao.com/2012_06_01_archive.html
Empresas como a TetraPak já usam uma bio-massa para fazer plástico (polietileno, ver figura acima) a partir de milho e cana-de-açúcar. Essa parceria entre a Ford e a Heinz tem uma vantagem, que é evitar o desperdício das partes do tomate que não vão para o catchup.
FONTE: http://blogs.estadao.com.br/eldorado-socioambiental/ford-e-heinz-se-unem-para-produzir-plastico-a-partir-do-tomate/

Nenhum comentário:

Postar um comentário