sábado, 13 de setembro de 2014

LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: aprendendo a tabela periódica através de jogos lúdicos

Imagem de portaldoprofessor.mec.gov.br

*Thamires Fagundes Santos Leão (IC), Paloma Nascimento Silva(IC), Gabriela Pinto
Monção(IC), Belmyane Oliveira Pereira (IC), Francineide Pereira de Jesus (PQ)

RESUMO


O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância dos jogos lúdicos no ensino de química em uma escola pública do município de Guanambi, através de oficinas pedagógicas, observações e aplicação de questionários. Para tanto, estudiosos como Santos(1996), Godoi(2010) e Miranda(2007), entre outros, contribuíram com as reflexões apresentadas neste estudo. Os resultados revelaram que os jogos lúdicos no ensino de química favorecem ao processo de aprendizagem dos educandos por proporcionar uma maior aproximação entre professor-aluno, os conteúdos serem abordados de forma diferenciada, por exigir o envolvimento efetivo dos discentes de maneira consciente e reflexiva nas atividades propostas. Espera-se que este trabalho contribua com o repensar das práticas educativas na sala de aula ao considerar os jogos como ferramentas importantes no ensino fundamental e médio para aproximar os alunos dos conteúdos de química de modo prazeroso e para relacionar com os fatos e fenômenos do cotidiano de maneira criativa e construtiva.

Fonte: http://escolaveraoeducacaoquimica.files.wordpress.com/2012/06/ix-evequim-anais-e-resumos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário