terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A Percepção dos Licencia(n)dos em Química sobre o Impacto do PIBID em sua Formação para a Docência


Imagem de pibidquimicaunifesp.blogspot.com
Karen C. Weber
Maria G. Fonseca
Alexsandro F. Silva
Johnny P. Silva
Teresa C.B. Saldanha
Pesquisa no Ensino de Química

As questões relacionadas às necessidades formativas de professores de química, especialmente na perspectiva da articulação entre teoria e prática, têm sido objeto de discussão. Nesse sentido, o presente trabalho aborda o contexto do PIBID/UFPB/Química como espaço para essa formação, sob o olhar de atuais e ex-bolsistas. Foram aplicadas entrevistas visando analisar as contribuições do programa, ressaltando a aprendizagem de novas metodologias e instrumentos pedagógicos e as concepções dos bolsistas sobre a profissão docente em química. Foi observado, segundo a análise dos discursos dos respondentes, que de fato o PIBID integra o conhecimento específico e o pedagógico, constituindo assim um elo efetivo entre teoria e prática e contribuindo para a construção da identidade docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário