sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Biblioteca Mundial da Ciência

Lançada na 1ª quinzena de novembro/2014, iniciativa da Unesco disponibiliza na internet coleção de livros, artigos e vídeos voltados para a educação científica. Portal busca também promover uma experiência de aprendizagem compartilhada.
Por: Vera Rita da Costa
Biblioteca Mundial da Ciência
O objetivo principal da Biblioteca Mundial da Ciência é criar uma comunidade global de usuários
interessados no conhecimento científico, que possam contribuir para o projeto e ‘alimentar-se’ dele. (imagem: divulgação)

Recursos didáticos aplicáveis ao ensino de ciências são sempre necessários e bem-vindos. Por isso, é de se aplaudir a iniciativa da Unesco – a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento da educação, ciência e cultura –  de criar e disponibilizar na internet a Biblioteca Mundial da Ciência (Word Library of Science – WLOS). 
O objetivo principal é criar uma comunidade global de usuários interessados em ciência, que possam contribuir para o projeto e ‘alimentar-se’ dele.
Visite a biblioteca virtual e confira. O projeto ainda está em fase inicial (foi lançado nesta semana), mas já disponibiliza 25 livros (e-books), cerca de 300 artigos e mais de 70 vídeos e animações, que certamente vão interessar os apaixonados pela ciência e auxiliar professores e alunos, principalmente, os do ensino médio.
Dê uma olhada especial nos vídeos e animações já disponíveis. São produções daNature Education, a divisão de educação daNature, grupo editorial que publica uma das mais importantes e consagradas revistas científicas. 
Entre eles, encontra-se, por exemplo, Betting on the cosmos (Apostando no cosmos), vídeo no qual os físicos Robert Betts Laughlin e David Jonathan Gross, ganhadores do Nobel de Física em 1998 e 2004, respectivamente, debatem o que teria acontecido logo após o Big Bang e discutem como testar as grandes ideias da física sobre o universo.

Assista acima ao vídeo, com legendas em português


Aliás, se você gosta ou ensina ciências, visite e conheça também os recursos disponibilizados pela Nature Education, pois é da Scitable (a plataforma de conteúdos livres da Nature) que se origina a maior parte dos recursos que estão sendo usados para alimentar inicialmente a biblioteca da Unesco. 


Aprendizagem compartilhada

Mas, voltando à Biblioteca Mundial de Ciência criada pela Unesco, a iniciativa não se resume apenas a disponibilizar informações e recursos. O interesse está, também, em incentivar a comunicação entre estudantes, professores e interessados em ciência, em uma experiência de aprendizagem compartilhada. 
Por isso, é interessante também cadastrar-se na plataforma e começar a compartilhar experiências, participando das discussões, das aulas e dos grupos de interesse ou mesmo ajudando a criar e ampliar esses recursos.
Faça isso acessando aqui e observe, na lista de pessoas já engajadas no projeto (rolando-se a página), que há vários brasileiros participando da iniciativa.
Como se declara nos pressupostos de lançamento da Biblioteca Mundial de Ciência, a Unesco busca, com essa iniciativa, tornar a aprendizagem em ciência acessível a todos; equalizar oportunidades de aprendizagem e disponibilizar material didático de qualidade. Pretende, ainda, usar futuramente a plataforma para a formação de professores e de alunos, sobretudo nas regiões menos favorecidas. 
Os objetivos são, portanto, condizentes com a proposta e os programas de incentivo à ciência mantidos por essa unidade da ONU que visam, de modo geral, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e fortalecer a educação científica no mundo.
Como defende a Unesco, ao ampliar e tornar mais disponível o conhecimento científico, aumenta-se a possibilidade de solução para os desafios econômicos, sociais e ambientais graves postos atualmente. Além disso, favorece-se o desenvolvimento sustentável, assim como se incentiva uma cultura de colaboração e paz. 

Nova tendência

Os objetivos certamente são nobres. Mas, além deles, é importante refletir também que, ao lançar a Biblioteca Mundial da Ciência como uma plataforma de livre acesso à informação e de incentivo à aprendizagem compartilhada, a Unesco está indicando claramente uma nova tendência e direção para a educação em ciência.
Com a informação cada dia mais acessível e franqueada, o caráter e a forma da educação em ciência oferecida em nossas escolas terão que mudar.
A boa escola não será, por exemplo, aquela que pretensamente oferece aos alunos a melhor informação (o ‘melhor material didático’, o ‘sistema apostilado x’ ou ‘livros didáticos virtuais’, como atualmente ainda é explorado pelo ‘marketing educacional’ de muitas escolas particulares). Será aquela que contar com professores competentes, capazes de se valer da informação amplamente disponível, para ensinar os alunos a pensar e agir com base nela. Ou, nas palavras da Unesco, capazes de formar alunos competentes o bastante para enfrentar desafios econômicos, sociais e ambientais, em uma cultura de paz e colaboração. 
FONTE: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2014/11/biblioteca-mundial-da-ciencia

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