quinta-feira, 9 de abril de 2015

Qnint: o Portal da SBQ para Química do ensino médio à pós-graduação

Portal do Conhecimento da SBQ reúne maior banco de moléculas tridimensionais em língua portuguesa e conteúdo para estudantes de Química do ensino médio à pós-graduação.

Visite e divulge o Qnint: http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php

Com 3,3 milhões de acessos em 2014 e mais de 9 milhões desde sua criação, o Qnint, Química Nova Interativa, o "portal do Conhecimento da SBQ" vem se firmando como referência em portais educacionais no Brasil. O Portal foi criado em 2009, é coordenado pelo professor Jaílson Bittencourt de Andrade (UFBA) e tem a coordenação de conteúdo feita pelo professor Guilherme Marson (IQ-USP).
O Qnint é dirigido para estudantes do ensino médio, universitários, pós-graduandos, professores e cientistas de outras áreas que buscam referências da Química. Uma equipe faz a atualização regular do conteúdo a partir do material publicado nas revistas impressas Química Nova, Química Nova na Escola e Revista Virtual de Química.
"A novidade que o Qnint trouxe em relação aos portais educacionais existentes em Ciências é a forma de organização do conteúdo e navegação", explica Marson. "Temos conteúdos temáticos, conteúdos conceituais, sugestões de atividades e de pesquisas voltadas para o ensino de química, além de recursos para a visualização interativa de estruturas moleculares tridimensionais."
Em cada seção há muito conteúdo. Nas sugestões de atividades, por exemplo, é comum encontrar experimentos em vídeo selecionados do portal Ponto Ciência, adequados para ensino e divulgação da Química. Nas estruturas moleculares, são mais de 300 representadas em três dimensões, com a possibilidade de o internauta manipulá-la, obter imagens para download e inseri-las como objetos de aprendizagem em outros sites. "Nosso banco de moléculas é o maior em língua portuguesa", afirma Marson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário