terça-feira, 30 de junho de 2015

SITUAÇÃO DE ESTUDO EM AULAS DE QUÍMICA: SOLUÇÕES QUÍMICAS E SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL DA ELETRONEGATIVIDADE

Imagem de www.portalmedquimica.com.br

Lílian Cristiane Müller , Otavio Aloisio Maldaner


No Ensino de Ciências, existe uma preocupação cada vez maior, tanto por parte de autoridades e da sociedade civil quanto dos educadores, com os baixos índices qualitativos da educação brasileira, em especial no Ensino Médio. Entre os profissionais da educação, isso já vem sendo discutido há muitos anos, impulsionando-os a buscar soluções através de concepções curriculares diversificadas para melhorar a aprendizagem escolar desses estudantes. Nesse sentido, o Gipec-Unijuí propõe uma nova organização curricular para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) com base no desenvolvimento de sucessivas Situações de Estudo (SE), que articulam uma situação real da vivência dos estudantes com o conhecimento científico escolar (MALDANER; ZANON, 2001). 


FONTE: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/viewFile/3874/3254

sábado, 27 de junho de 2015

6 e-books gratuitos para ajudar educadores

O site Porvir separou obras em português que apresentam caminhos para promover o uso eficiente dos recursos tecnológicos no ensino.

A tecnologia sozinha não faz nada. Quando o assunto é educação, provavelmente você já deve ter ouvido essa frase. Do que adiantam projeções, computadores, tablets e smartphones se a didática permanece a mesma? Para explorar estratégias que promovem um uso eficiente da tecnologia na educação, o Porvir separou uma lista de e-books gratuitos que apresentam diferentes alternativas para os educadores.


De acordo com a pesquisa TIC Kids Online 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), 77% das crianças e dos adolescentes brasileiros, com idades entre 9 e 17 anos, são usuários da internet. Entre os principais dispositivos utilizados por eles, estão o computador, notebook, celular, tablet e videogame. Trabalhando com esses recursos, os professores podem criar processos de aprendizagem mais colaborativos e alinhados com os interesses dos alunos.


foto2p
Crédito: Eisenhans / Fotolia.com
Entre as publicações separas pelos Porvir, existem e-books que discutem a necessidade de inovar as práticas, o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, as aplicações da gamificação como um recurso motivacional e a integração das redes socais na rotina escolar. Todos os conteúdos estão disponíveis em português.

Confira as dicas de e-books gratuitos (e clique nos links):



Desenvolvido pela Geekie, startup de tecnologia na educação, o e-book discute caminhos possíveis para promover integração da tecnologia no ensino. A publicação traça um panorama da educação atual e aponta a necessidade de inovar as práticas, colocando o aluno no centro do conhecimento. Entre outros tópicos, ele menciona possiblidades com o uso da tecnologia nas escolas e indica cursos para os professores se capacitarem. O e-book é um dos materiais que podem ser encontrados no InfoGeekie, novo portal interativo da empresa, que reúne materiais interativos, vídeos e notícias.



Com o objetivo de reunir conceitos, questionamentos e aplicações sobre a gamificação na educação, o e-book traz dez seções que foram escritas por diferentes especialistas na área. Publicado pela editora Pimenta Cultural, especializada na publicação de obras científicas que compartilham conteúdos livres, o material trata de temas como o recurso motivacional da gamificação, interface com ambientes de aprendizagem e os benefícios dessa estratégia no ensino a distância.



Navegação, vídeo, som, blogs, redes sociais, jogos e simulações. Essas são algumas das possiblidades apresentadas na publicação, que pretende colaborar com educadores que desejam transformar as suas práticas. Com vários textos curtos, são apresentadas possiblidades de desenvolver atividades com os alunos que incorporam as tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem. O material é uma iniciativa do Instituto Claro e o Fronteiras do Pensamento.



Escrito pelos especialistas em educação Linda Fogg Phillips, Derek Baird e BJ Fogg, o guia pretende ajudar professores a aproveitarem o potencial da rede social na educação. Com a possiblidade dos alunos apresentarem suas ideias e aprenderem de forma colaborativa, o Facebook pode ser um bom aliado do professor. O material está estruturado em torno de sete maneiras que os educadores podem utilizar para integrar essa ferramenta na rotina escolar.



O material apresenta reflexões e experiências sobre os processos de inovação e transformação. Versão em português do livro Redesign Education, elaborado pelo GELP (Global Education Leaders’ Program), que reúne equipes de líderes mundiais de sistemas educacionais, ele foi lançado em português com a parceria da Fundação Telefônica Vivo. Entre os tópicos apresentados, está transformação da educação, a construção de um novo ecossistema de aprendizagem e escalabilidade.



Com 12 capítulos, o e-book apresenta pesquisas sobre educação e tecnologia conduzidas em instituições públicas e privadas de todo o país. Organizado pela universidade Estácio, o material apresenta diversos temas como uso de Recursos Educacionais Abertos, didática na sala de aula virtual, redes de aprendizagem online e a utilização do computador por alunos e professores.


Bom proveito e mãos à obra... sempre!!!


FONTE: http://porvir.org/porfazer/como-explorar-potencial-da-tecnologia-na-educacao/20150401

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Vinagre no lugar do amaciante? Sim, o truque funciona! Aprenda a usar...


O vinagre pode substituir o amaciante na lavagem de roupas. 

Ao ler ou ouvir de algum parente ou amigo essa dica de limpeza, bate aquela desconfiança: mas funciona mesmo? E a resposta é sim! 
Veja porque o truque caseiro é eficaz e saiba como usar o vinagre corretamente na hora de lavar sua roupa.



VINAGRE:  ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanoico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa).

Acetic-acid-2D-flat.png
àcido etanóico ou acético (principal componente do vinagre)

Vinagre = amaciante?

A dona de casa, criadora e editora do site Donas de Casas Anônimas, Renata Marques afirma que, por experiência própria, o vinagre amacia as roupas, sendo uma ótima alternativa ao amaciante comum. O condimento usado no preparo de pratos saboroso, seria capaz de amaciar as fibras do tecido e retirar os resíduos do sabão, além de ser um produto mais barato e biodegradável.

Como substituir o amaciante por vinagre
  • Qual tipo de vinagre usar?
    Em teoria qualquer vinagre pode ser usado, porque todos contém o ácido acético responsável por amaciar as roupas. Mas dê preferência aos incolores, como o vinagre de vinho branco.
  • Qual a medida?
    Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupas.
  • Precisa diluir em água?
    Não é necessário fazer uma diluição prévia. Basta colocar a quantidade de vinagre diretamente no compartimento para o amaciante, porque a máquina de lavar cuida de dilui-lo automaticamente. Caso a lavagem seja a mão ou o equipamento não tenha o depósito para o amaciante, adicione o vinagre na água do último enxague.
  • A roupa fica com cheiro de salada?
    Ao estender a roupa no varal, você ainda pode sentir um pouco do cheiro do vinagre, mas à medida que a roupa seca, o aroma desaparece por completo.
  • Como substituir o perfume do amaciante?
    Se você faz questão de sentir um perfume nas roupas, na hora de passar, aplique uma água perfumada própria para tecidos ou utilize sachês aromáticos nos armários e gavetas.
  • Pode usar em tecidos delicados?
    Não. O melhor é evitar o uso em tecidos finos e delicados como sedas e rendas, porque o ácido acético pode agredir as fibras.
Fonte: Núcleo Alquimia do Instituto de Química da Unesp - campus Araraquara


Mas por que o vinagre funciona?
O coordenador do Núcleo Alquimia do Instituto de Química da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara, Rodrigo Fernando Costa Marques, explica que durante o processo de lavagem das roupas, ao entrar em contato com a água, a parte polar (positiva) da molécula do sabão se desprende, ficando em suspensão na solução. Sua parte apolar (com carga negativa) limpa a sujeira do tecido, mas também deixa a fibra carregada negativamente, mesmo após o enxague. Como no caso dos ímãs, as fibras passam a se repelir, o que dá à roupa aquela característica áspera e ressecada.

"É aí que entra o vinagre", afirma o professor. Segundo ele, "ao adicioná-lo à lavagem, o ácido acético da substância consegue neutralizar as cargas negativas deixadas pelo sabão, da mesma forma como faz o amaciante".

sábado, 20 de junho de 2015

Princípio ativo encontrado no açafrão possui propriedades anticancerígenas

Imagem de http://www.jornalciencia.com/
Cientistas acreditam que esta substância pode ser auxiliar no tratamento contra o câncer, quando utilizada complementarmente aos métodos tradicionais, como a quimioterapia, radiação ou cirurgia.

Cada vez mais os centros de pesquisa vêm estudando a ação de diferentes substâncias no combate ao câncer. Recentemente, o Jonsson Comprehensive Cancer Center, divulgou novos resultados de uma pesquisa com a curcumina.

A curcumina é um pigmento, de coloração amarelo-alaranjado, encontrada no cúrcuma, ou açafrão-da-índia (Curcuma longa). O extrato da raiz deste vegetal é, geralmente, utilizado como tempero, principalmente na Índia, e é à base do condimento conhecido como curry.

Na Índia, além de ser utilizada como tempero, a curcumina já vem sendo aplicada em tratamentos alternativos contra inflamações. As propriedades antiinflamatórias desta substância já foram confirmadas por diversos estudos.

Os estudos desta substância relacionados com o câncer iniciaram em 2005, com ratos e culturas de célula. Nos estudos recentes foram realizados testes em 21 pacientes com câncer na cabeça e no pescoço. As análises foram realizadas a partir da saliva, antes e após a ingestão de tabletes contendo curcumina.

Estrutura molecular da CURCUMINA
De acordo com os pesquisadores, a curcumina age inibindo cadeias que controlam a liberação de moléculas sinalizadoras, as citocinas, que contribuem para o desenvolvimento do câncer. Portanto, a curcumina, seria capaz de suprimir uma série de elementos chave na indução do sinal celular responsável pela proliferação e crescimento de células malignas.

A pesquisa, divulgada no periódico Journal Clinical Cancer Research, afirma: “A curcumina foi bem tolerada e não causa efeitos tóxicos”. Porém, ao contrário do que afirma esta pesquisa, cientistas brasileiros, da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, acreditam que a curcumina, em baixa dosagem, pode prevenir sim os danos no material genético das células; entretanto, em doses elevadas, pode gerar a morte celular, causando danos aos pacientes.

Mais recentemente, alguns trabalhos começaram a sugerir que, além das propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, a curcumina pode ainda apresentar propriedades antioxidantes – reduzindo a formação de radicais livres – e agir contra outros males, como o Parkinson e o Alzheimer, devido a um efeito neuroprotetor.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Química para matar a fome

Descubra a química por trás das comidas instantâneas

Quando uma pessoa curiosa pega um pacote de sopa em pó, as dúvidas logo pipocam na cabeça: como é possível que esse pó vire uma sopa? O que ele contém? Como foi produzido? E por que não estraga rapidamente?

Para produzir a sopa em pó, é preciso desidratar os ingredientes. (foto: kattebelletje / Flickr / (a href=http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/)CC BY-NC 2.0(/a))
Para produzir a sopa em pó, é preciso desidratar os ingredientes. (foto: kattebelletje / Flickr / CC BY-NC 2.0 )

Para não matar você de curiosidade, vou adiantar algumas respostas! Saiba que há um processo – chamado desidratação – que permite a produção de alimentos instantâneos. A desidratação é a retirada da água presente nos alimentos. Graças a esse método, os alimentos conservam-se por longos períodos e podem ser preparados com facilidade.
Todos os alimentos contêm água. É fácil perceber que existe água em um alimento líquido, como o leite. Mas o que você talvez não saiba é que alguns alimentos sólidos apresentam grande quantidade de água também. O tomate e a alface, por exemplo, têm cerca de 90% de água em sua composição! Espantoso, não?
Em geral, quanto mais água o alimento tiver, mais facilmente ele pode estragar-se. A razão é simples: a água é indispensável para o crescimento de microrganismos, seres vivos tão pequenos que somente é possível vê-los usando um microscópio. E a presença de microrganismos no alimento pode fazê-lo estragar-se. Portanto, a desidratação tem o objetivo de conservá-lo.
Água, fora!
A desidratação pode ser feita de duas maneiras. É possível usar calor para secar o alimento ou extrair a água por meio de um processo chamado liofilização. Para secar usando calor, veja só: o alimento pode ser colocado dentro das estufas onde há ar quente circulando. É dessa forma que são obtidos, por exemplo, o tomate seco, a uva-passa, os vegetais desidratados, a banana-passa.

(ilustrações: Mariana Massarani)
(ilustrações: Mariana Massarani)
No entanto, existem processos de secagem mais aprimorados. Imagine que o alimento líquido pode ser colocado em uma câmara onde há uma corrente de ar quente no topo. As gotas de líquido são lançadas, como spray, em direção a essa corrente. Ao entrar em contato com o ar quente, a água das gotas evapora instantaneamente. Então, o alimento seco cai no chão da câmara, como pó, e é recolhido. Leite e suco em pó, por exemplo, podem ser produzidos por meio desse processo.
Também é possível usar cilindros aquecidos giratórios para secar um alimento líquido. Esse equipamento recebe sem parar uma fina camada de alimento. Ao entrar em contato com a superfície quente dos cilindros, a água evapora rapidamente em formade flocos. Essa é outra maneira usada para produzir leite em pó. Também é assim que são feitos, por exemplo, os flocos de mingau instantâneo.
Já na liofilização, a história é diferente. Não há lugar para o calor neste processo. Na liofilização, o alimento é congelado. E, por um método especial, a água que ele contém passa do estado sólido direto para o de vapor.
Como o alimento não é aquecido, conserva melhor seus nutrientes, como as vitaminas. Sua aparência também é mais parecida com a do alimento fresco. Como esse processo é mais caro, é usado apenas em produtos especiais.
Agora que você conhece os mistérios da comida instantânea, solte a imaginação. Pense quais alimentos poderiam ser desidratados e virar alimentos instantâneos!

FONTE: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/quimica-para-matar-a-fome/

sábado, 13 de junho de 2015

4 passos para fazer um bom resumo

Ah, o resumo… o melhor amigo dos estudantes! Todos sabem (ou deveriam saber) que, com a grande quantidade de matérias que precisam ser assimiladas em pouco tempo, revisar pode ser um pouco complicado. Mas, ainda bem, os resumos estão aí justamente para nos ajudar a relembrar o que é mais importante saber em cada conteúdo.

Legal, né? Mas preciso fazer um alerta: saber fazer resumos não é tão fácil assim. Como você já sabe a importância desse aliado na hora de estudar, eis aqui quatro passos para você tentar fazer um resumo de ponta! Vem comigo:

homer
Gif de http://guiadoestudante.abril.com.br

Muito conteúdo para lembrar? Calma, os resumos estão aí para isso!

1. Leia e releia o texto
A primeira coisa que você deve saber é que preparar um resumo é, também, uma forma de estudar – afinal, para poder elaborá-lo, você precisa estar bem afinado com o assunto. O ideal, então, é você ler e reler o texto algumas vezes para se certificar de ter entendido tudo direito. Aproveite o momento em que estiver estudando a matéria! Fazer alguns exercícios também ajuda.

2. Busque os conceitos mais importantes e os pontos fundamentais do texto
Agora que você leu o texto algumas vezes, já pode estar preparado para ressaltar o que há de mais importante nele, ou seja, qual é a sua essência. É aqui em que você deve tentar buscar algumas palavras-chave sobre o assunto, para te ajudar a se organizar, e também destacar no texto o que é mais importante.
Se você estiver fazendo um resumo de Física sobre termologia, por exemplo, as palavras-chave podem ser: calor, temperatura, dilatação, estudo dos gases, escala Kelvin.
Além de reunir as palavras-chave, você pode também grifar os itens e frases essenciais para a compreensão daquele conteúdo, ou até mesmo o que não dá para escapar de ser decorado. Por exemplo, em uma matéria de exatas, as fórmulas serão essenciais e, claro, não podem deixar de estar no resumo. Em História, por exemplo, você deve dar destaque a alguns nomes de protagonistas de fatos históricos (por exemplo, Robespierre na Revolução Francesa, ou Otto von Bismarck nas unificação alemã), e a algumas datas que sejam muito representativas (como 1945, ano em que terminou a Segunda Guerra Mundial). Em Geografia, não podem ficar de fora os conceitos básicos, especialmente em matérias ligadas à geofísica.

Atenção! Na hora de buscar as partes fundamentais da matéria, você vai precisar ter algumas habilidades em interpretação de texto. Não adianta sublinhar ou grifar o texto inteiro, por isso, é preciso entender o que há de indispensável no meio daquelas palavras. Acesse aqui um guia de como podemos te ajudar a melhorar sua interpretação.

3. Organize as ideias principais
Agora é a hora de organizar o que você entendeu do assunto. De posse das palavras-chave e das fórmulas, nomes e datas mais importantes, é hora de orientar o resumo que você vai escrever. Para isso, tente responder a duas perguntas: 1. O que está sendo dito no texto? 2. Como eu explicaria este assunto para alguém?
É importante também tentar elencar o assunto em tópicos que você considera importantes (se for um resumo de História, faça em ordem cronológica de acontecimentos). É aqui que você pode “desenhar” um pequeno esquema para o assunto, estipulando um número de conceitos principais, como três ou quatro, para você não colocar coisas demais no resumo. 
Veja um exemplo básico usando divisão celular:
Esquema-resumo de divisão celular
4. Escreva o texto com suas palavras
Mãos à obra! É hora de escrever. Você já leu e releu o texto, destacou as palavras ou fórmulas mais importantes, já listou os tópicos mais importantes… deve estar quase um craque no assunto. Depois de tudo isso, escrever vai ficar moleza. Pegue o assunto pelo básico geral e depois passe para os assuntos específicos dentro daquela matéria.
Atenção! Faça o resumo com suas próprias palavras. Não adianta nada simplesmente copiar trechos do livro-texto, porque você não estará absorvendo nada. Quando você mesmo escreve, está se forçando a explicar a matéria com o que você aprendeu, o que ajuda a fixar o conteúdo.
Outra dica é você mesmo preparar um questionário básico sobre um assunto, com as perguntas que explicam os “porquês” de um fato.

Veja mais um exemplo, agora com ligações químicas:
O que são ligações químicas? 

São as ligações que os átomos realizam entre si para formar moléculas.
Quais são os tipos de ligações? 
Ligação iônica ou eletrovalente, ligação covalente ou molecular, ligação covalente dativa ou coordenada, ligação metálica.
Como funciona a ligação iônica?
É a ligação entre íons, de natureza eletromagnética. Seu resultado final é eletricamente neutro: a quantidade de elétrons cedidos é igual à quantidade de elétrons recebidos.Normalmente os elementos que se ligam ionicamente são os das famílias IA, IIA e IIIA com os das famílias VA, VIA e VIIA da tabela periódica.

E aí?  Demos um "norte"? Então mãos à obra!!!!

FONTE:http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/dicas-estudo/2015/05/21/4-passos-para-fazer-um-bom-resumo/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_guiadoestudante

quinta-feira, 11 de junho de 2015

14 hábitos simples (e viáveis) que podem melhorar sua vida

Imagem de martagaino.wordpress.com
Você tem muitos objetivos gigantes em sua vida e nunca consegue concluí-los? Essa lista foi feita para você - e pode mudar sua vida!

Talvez você esteja fazendo as coisas erradas. A ideia é basicamente a mesma: faça coisas pequenas. Não se afobe em mudar sua vida antes de mudar pequenos hábitos. Aqui vão 14 passos totalmente viáveis para mudar sua vida - para melhor. 

1. Tenha uma fruteira em sua mesa
Segundo Brian Wansink, professor de marketing da Universidade de Cornell, apenas força de vontade não fará você perder peso: é preciso mudar seu ambiente. Uma fruteira em sua cozinha já é o suficiente para melhorar seus hábitos alimentares. E convenhamos, não é tão complicado ter e abastecer uma fruteira em casa, não é?

2. Tome café da manhã
Muitos estudos já comprovaram os benefícios do café da manhã. Compre um pãozinho na padaria, coma uma fruta, tome um iogurte ou um suco e voilá, você estará pronto para enfrentar a semana! A primeira refeição do dia deve ser rica em carboidratos para te sustentar - afinal, saco vazio não para em pé.

3. Ande (não corra)
Você não é daqueles ratos de academia? Não se preocupe, vamos fazer uma continha básica: se todos os dias você der 200 passos durante um telefonema, mais 100 passos enquanto espera a comida esquentar no microondas, e mais 100 passos enquanto escova os dentes de manhã, você terá andado quase dois quilômetros extras por semana. Parece pouco, mas em um ano você terá andado 80 km a mais.

4. Faça uma lista de coisas para fazer
As manhãs são perfeitas para se planejar. Faça uma lista de coisas para fazer durante o dia, e não se esqueça de distribuir um tempo correto para cada ação. Gastar uns minutinhos fazendo isso poderá te economizar boas horas.

5. Programe o finde durante o começo da semana
Se programar com antecedência é lei se você quiser ter uma vida mais tranquila. Tome alguns minutos durante o começo da semana para pensar sobre o que você gostaria de fazer no fim de semana. Quer ver um filme? Use esse tempo para convidar seus amigos ou comprar os ingressos. Isso vai antecipar imprevistos e economizar seu tempo

6. Faça um trajeto diferente por semana
Caminhos diferentes para o trabalho ou colégio podem te fazer se sentir melhor - e menos enjoado. O segredo é simples: baixe umas boas músicas durante o fim de semana e mude seu trajeto. Um exercício simples que pode te desestressar.

7. Dê uma volta durante o dia
Está num dia difícil? Dê uma voltinha no quarteirão. Isso vai te ajudar a refrescar sua mente e te deixar mais focado. Não pense que serão minutos jogados fora, uma ideia genial pode surgir em uma dessas caminhadas.

8. Maneire seu tempo assistindo televisão
Não estamos falando para você parar de assistir, apenas para maneirar no tempo que você assiste. Leia um livro ou termine algo que você começou. Além disso, essa prática ajudará a escolher seus programas favoritos.

9. Ajuste seu despertador
Organize seu sono. Meia horinha a mais na cama faz toda diferença. Ou, se você tem um dia cheio de tarefas pela frente, tente ajustar seu despertador para mais cedo. Será como se o dia fosse mais longo.

10. Mude de lugar seu despertador
Se você faz do seu celular o seu despertador e dorme com ele do seu lado, são grandes as chances de que você aperte o botão “soneca”. Deixe o seu despertador longe o suficiente para você ter que levantar para desligar (ou invista em um destes). Esse estímulo vai te ajudar a sair da cama e acordar!

11. Crie uma senha positiva
Você usa muito o computador? Altere suas senhas! Mas não coloque coisas simples como “soufeliz”, use o teclado alfanumérico: “s0uf4l1z”. Ter que digitar palavras de positividade obrigatoriamente pode mudar seu dia. Publicamos aqui um relato que fala justamente sobre como as senhas podem mudar as nossas vidas.

12. Envie um bom e-mail (ou elogie alguém)
Você conversa com várias pessoas por dia e manda milhares de e-mails. No meio desse caos, experimente enviar uma mensagem desejando coisas boas. Admirar o ambiente ao seu redor também pode mudar seu humor. 

13. Gaste melhor seu tempo ocioso
Muito tempo na fila do banco? Ainda bem que você tem seu celular! Navegue por fotos antigas, converse com seus amigos, planeje sua semana. Existem inúmeras coisas produtivas para se fazer durante o tempo ocioso.

14. Você é responsável por seus hábitos
Não adiantará nada fazer uma dessas coisas sazonalmente. Um hábito só se torna um hábito quando repetido inúmeras vezes até se tornar prática. Compartilhe com algum amigo seus feitos e conquistas: isso te ajudará a ir mais longe. E não se esqueça: coisas pequenas geram mudanças grandes.

FONTES: http://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2015/02/14-habitos-simples-e-viaveis-que-podem-melhorar-sua-vida.html

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das Ligações Químicas

Imagem de herique007metodologia.blogspot.com
José Odair da Trindade
Dácio Rodney Hartwig

Como consequência das dificuldades dos alunos relacionadas aos conceitos de maior abstração de química, utilizou-se, no presente trabalho, a concepção de aprendizagem significativa conforme a teoria de Ausubel. Daí, derivam-se os mapas conceituais que são diagramas bidimensionais, cujo objetivo é representar as relações entre os conceitos, por meio de proposições, em um determinado tópico. Podem ser utilizados como estratégias de ensino, avaliação, estudo, entre outros. Com a finalidade de minimizar as mencionadas dificuldades, organizou-se um minicurso referente a ligações químicas, que foi aplicado em uma turma de 1ª série do ensino médio no interior do estado de Minas Gerais. Nas aulas, os estudantes entraram em contato com estratégias diversificadas de ensino: atividades de informática (realidade virtual-3D, animações, vídeos), modelagem (modelos plásticos, bexigas) e material instrucional (apostila), organizado a partir da Teoria de Ausubel. Como forma de avaliação da aprendizagem, recorreu-se à elaboração de mapas conceituais. Ao término, os alunos responderam a um questionário de avaliação da metodologia de ensino. As maiores dificuldades estiveram relacionadas à ausência de exemplos nos mapas e à correta construção de proposições, apoiadas em palavras de ligação apropriadas. Com este trabalho, foi possível constatar que a estratégia dos mapas conceituais é um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Por outro lado, houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.

Palavras chave: aprendizagem significativa, mapas conceituais, realidade virtual no ensino de química

FONTE: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/06-PE-70-11.pdf

sábado, 6 de junho de 2015

25 coisas estressantes que você tolera mais do que devia (e você pode ter culpa nisso)

Passar a vida tolerando coisas que não gostaríamos de tolerar descarrega nossas energias e torna impossível uma vida equilibrada.
Abaixo estão listadas algumas coisas que a maioria das pessoas tolera mais do que deveria:
1. Manter uma atitude negativa – Escolha ser infeliz e você encontrará um milhão de motivos para reclamar e fazer cara feia. Escolha ser feliz e encontrará um milhão de razões para sorrir.
Imagem de pt.dreamstime.com
2. Fazer parte de círculos de drama – Tente se manter afastado (a) de grupos que priorizam o julgamento e as fofocas. A vida é muito curta para ser gasta falando mal de pessoas e se metendo em problemas sem relevância. 
3. Achar constantemente que você poderia ter sido mais gentil – O menor ato de bondade vale mais do que uma intenção grandiosa. Portanto, trate as pessoas direito. A bondade é um presente que qualquer um pode se dar ao luxo de dar. Seja o doçura na vida amargurada de alguém, seja sempre gentil com as pessoas e com o que você sente e não precisará ter culpa por não ter feito “o suficiente”
4 Cultivar pensamentos auto-depreciativos – Se você sente que os outros não estão te tratando com amor e respeito, verifique o seu valor. Talvez você inconscientemente tramita uma mensagem de que “Não é bom o suficiente”. Saiba que é você mesmo (a) quem diz aos outros sobre o seu próprio valor. Mostre-lhes que você está disposto (a) a aceitar o seu tempo e atenção. Se você não valorizar e respeitar a si mesmo (a), de todo o coração, ninguém mais o fará.
5. Viver o presente preocupado (a) com um passado doloroso – O primeiro passo para viver a vida que você quer é deixar para trás a vida que você não quer. Deixar de lado o passado é o primeiro passo para a felicidade. Pare de ser um prisioneiro de seu passado e torne-se o arquiteto do seu presente. Aprenda com seus erros, mas não passe a vida se martirizando por eles . Viva além de suas cicatrizes e concentrar-se nas imensas possibilidades que aguardam a sua atenção imediata.
Imagem de www.mensagens10.com.br
6. Estar sempre tão ocupado (a) e disperso (a) a ponto de não apreciar a doçura da vida – algumas vezes, lembrar-se da doçura da vida pode ser mais difícil que esquecer a dor. Há beleza em tudo; às vezes você apenas tem que olhar um pouco mais para vê-la.
7. Basear-se em expectativas de perfeição – A vida nunca será perfeita, não importa o quão duro você tente. Sempre existirão momentos de incerteza e dias em que nada dá certo.
8. Não responsabilizar-se pelos próprios atos- Responsabilidade significa reconhecer que, independentemente do que aconteceu até este ponto em sua vida, você é capaz de fazer escolhas para mudar sua situação, ou para mudar a maneira de pensar sobre isso.
9. Ser obcecado (a) pelo controle – Lembre-se de que as únicas coisas que você pode verdadeiramente controlar são as escolhas que você tem frente a tudo o que acontecer ao seu redor.
O estresse prospera quando a sua lista de preocupações é maior do que a sua lista de gratidão. A felicidade prospera quando a sua lista de gratidão é maior do que a sua lista de preocupações. Então, encontre algo para ser grato. 
10- Sentir-se culpado (a) por não ser capaz de fazer tudo– Sim, é saudável trabalhar diligentemente para atingir metas significativas, entretanto não é saudável repreender-se por não fazer mais do que você é capaz. Encontre o seu equilíbrio entre atividade e recuperação. Aprenda a relaxar quando você precisar de uma pausa.
11- Manter a ideia de que a felicidade só pode ser encontrada no futuro – Se você está sorrindo agora, você está fazendo certo. O futuro está nascendo a cada segundo em seus pensamentos e ações. Pare de esperar e comece a viver.
imagem de queziabatista.blogspot.com
12. Não apreciar o que você tem quando “você tem” – Às vezes a gente acaba traindo aos outros e a nós mesmos simplesmente porque nós prestamos mais atenção no que está faltando do que no que temos. Quando você começa algo pequeno, você quer mais. Quando você tem mais, você deseja ainda mais. Mas quando você perde tudo, você percebe que as pequenas coisas eram realmente as coisas mais importantes. Portanto, não vá à procura de algo melhor a cada segundo. Em vez de pensar sobre o que está perdendo o tempo todo, lembre-se mais vezes do que você tem.
13. Manter uma lista de preocupações muito maior do que uma lista de gratidão – O estresse prospera quando a sua lista de preocupações é maior do que a sua lista de gratidão. A felicidade prospera quando a sua lista de gratidão é maior do que a sua lista de preocupações. Então, encontre algo para ser grato.
14.  Manter-se resistente ás mudanças – Experimente um milagre simplesmente mudando sua perspectiva.
15. Deixar que as situações que não deram certo definam quem você é – Às vezes as transições da vida são a oportunidade perfeita para deixar para trás uma situação desagradável e abraçar algo melhor que está vindo em sua direção. Por favor, não deixe que circunstâncias incontroláveis ​​definam quem você é ou lhe forneçam uma desculpa para ser desagradável.
16. Deixar-se levar pelo condicionamento social – Saber quem você é uma coisa, mas realmente acreditar e viver como você acredita é outra. Com todo o condicionamento social em nossa sociedade às vezes nos esquecemos de permanecer fiéis a nós mesmos. Não se perca por aí. Você não pode atrair as pessoas certas em sua vida quando você está fingindo ser outra pessoa. Então, seja você mesmo, e se você não pode encontrar um grupo cujos valores e consciência corresponde ao seu próprio, seja você a fonte inspiradora para os outros.
Perdoe aos outros, não porque eles merecem perdão, mas porque você merece paz. Liberte-se do fardo de ser uma eterna vítima, e siga em frente com ou sem eles.
17. Concentrar-se em pessoas erradas – coisas erradas acontecem quando você confia e se preocupar com as pessoas erradas. Não deixe que pessoas que fazem tão pouco por você controlem seus sentimentos e emoções. Não dedique muito tempo para as pessoas que raramente fazem o tempo por você. Conheça o seu valor. Saiba a diferença entre o que você está recebendo a partir das pessoas e que você merece.  Algumas vezes é melhor deixar que algumas pessoas se afastem de você, ao invés de permaneceram sobre você.
18. Ter comportamentos desonestos- Na vida e nos negócios a nossa reputação é sempre mais importante do que o nosso próximo salário e nossa integridade vale mais do que a nossa próxima emoção. Quem age de maneira desonesta vive uma vida de desconfiança e incerteza. Eles vivem em constante medo de que as pessoas que eles traíram também os enganem.
19. Cultivar raiva excessiva – O que o irrita, controla você. Lembre-se disso. Às vezes pensamos que o ódio é uma arma que ataca as pessoas que não gostamos, mas o ódio é uma lâmina curvada, e os danos que fazemos, fazemos a nós mesmos.
20. Gastar argumentos com pessoas antagônicas – Não desperdice palavras com pessoas que merecem o seu silêncio. Às vezes, a coisa mais poderosa que você pode dizer é nada.
21- Guardar rancores e ressentimentos – Perdoe aos outros, não porque eles merecem perdão, mas porque você merece paz. Liberte-se do fardo de ser uma eterna vítima, e siga em frente com ou sem eles.
22. Conservar velhos hábitos que já se mostraram ineficientes – Só porque você sem fez algo de uma mesma maneira, não significa que você tem que continuar a agir da mesma forma. Só porque você nunca fez algo, não significa que você não possa começar agora.
Imagem de literariovirtual.blogspot.com
Só porque você sem fez algo de uma mesma maneira, não significa que você tem que continuar a agir da mesma forma. Só porque você nunca fez algo, não significa que você não possa começar agora.
23. Persistir em uma realidade de desculpas – É melhor parar de inventar desculpas (para si e para os outros)  se você realmente não tem a intenção de fazer algo. Concentre-se no que você realmente fará.
24. manter uma rotina estagnada – Lembre-se, a moeda mais importante na vida é a experiência. O dinheiro vem e vai, mas suas experiências ficam com você até o seu último suspiro. Portanto, não tenha medo de misturar as coisas e desafiar-se com novas experiências de vida. Às vezes, uma pausa de sua rotina é a coisa que você mais precisa.
25. Aprenda a somar, mas também a subtrair – Quando as coisas não estão somando em sua vida, comece a subtração. A vida fica mais fácil quando você aprende a excluir as coisas e as pessoas que a tornam difícil. Livrar-se de complexidades desnecessárias em sua vida para que você possa passar mais tempo com as pessoas que você ama e fazer mais das coisas que você realmente quer.
E lembre-se, a vida é um processo de constantes mudanças, mas o crescimento é opcional. Então, escolha sabiamente. Pare de tolerar o que não deve ser tolerado.
Traduzido e adaptado por Josie Conti

FONTE: http://www.contioutra.com/25-coisas-estressantes-que-voce-tolera-mais-que-devia-e-voce-pode-ter-culpa-nisso/