quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A primeira imagem de uma ligação de hidrogênio

Pesquisadores do Centro Nacional da China de Nanociência e Tecnologia e da Universidade de Renmin usaram microscopia de força atômica (AFM) para criar uma imagem das fracas ligações de hidrogênio presentes em uma molécula. Em um estudo publicado na revista Science, a equipe descreve como usou a AFM para capturar uma imagem das fracas ligações de hidrogênio em uma molécula de 8-hidroxiquinolina (8hq).

Créditos da Imagem: Science.
Até recentemente, as imagens mais precisas das moléculas eram obtidas utilizando a microscopia de tunelamento, os avanços recentes com a AFM , (particularmente a adição de uma molécula de monóxido de carbono para a ponta da sonda ), tornou o principal método de escolha para obter imagens de moléculas e das ligações que as unem. Neste novo trabalho , a equipe de pesquisa fez avançar a ciência da AFM , capturando uma imagem das fracas ligações de hidrogênio presentes em uma molécula 8hq. Entender como as ligações de hidrogênio funcionam é uma parte bastante importante da ciência — elas são responsáveis, por exemplo, por unir fitas de DNA.

Atualmente, existem duas maneiras de capturar imagens usando a AFM: captura de contato e de não-contato. Com a imagem de contato, a ponta da sonda mecânica é construída para tocar a superfície do material a ser analisado. A quantidade da deflexão da ponta da sonda, quando arrastada, é usada para criar uma imagem. Na de não-contato, a ponta é trazida para perto da superfície, mas não a toca. Uma imagem é criada através da medição de alterações na ponta oscilante da sonda a partir de fracas energias que são transmitidas da fonte.

FONTE:http://www.universoracionalista.org/a-primeira-imagem-de-uma-ligacao-de-hidrogenio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário