domingo, 20 de março de 2016

6 atividades físicas que mais ajudam o cérebro, segundo a ciência

Já parou para pensar que asatividades físicas podem fazer bem não só para o corpo, mas para o cérebro também? Pois é. São esses benefícios dos esportes sobre o funcionamento do cérebro, a “saúde da mente”, que vamos conhecer aqui. Veja 6 atividades físicas que mais ajudam o cérebro, segundo a ciência.
César Kalazich, especialista em medicina desportiva da clínica MEDS, no Chile, disse à BBC: “Há várias décadas se acumulam evidências indicando os benefícios da atividade física, tanto aeróbica como de força (ou resistência), na função cognitiva, tempo de reação e memória, entre outras propriedades”.
Embora as pesquisas indiquem que qualquer atividade física, incluindo caminhadas, seja benéfica, há evidências de que nem todas contribuem da mesma forma ou geram os mesmos efeitos para a saúde.
Um estudo publicado em 2012 pela Universidade Foro Itálico de Roma comprovou que os esportes que requerem tomar decisões em frações de segundos melhoram a função cognitiva tanto em pessoas jovens como em idosos, o que permite reduzir problemas associados ao envelhecimento.

Atividades físicas que ajudam o cérebro

A esgrima é um desses esportes que exigem uma rápida tomada de decisões. A velocidade, tanto para atacar como para defender, ajudaria a melhorar as funções cognitivas do cérebro.
A pesquisa partiu da premissa de que atividades em que participantes precisam se mover de forma constante e adaptar-se rapidamente às mudanças que ocorrem, como a esgrima, podem compensar os efeitos relacionados ao passar dos anos, como problemas de aprendizagem, de memória e tempo de reação.
Para diferenciar os esportes, os pesquisadores estabeleceram duas categorias: abertos e fechados. O ciclismo é considerado esporte de habilidade fechada por ser repetitivo.
Ou seja, os esportes considerados de habilidades abertas – em que a tomada de decisões rápidas, reações instantâneas, de precisão em velocidade são a premissa. Exemplos:
  1. Futebol (futsal ou grama)
  2. Basquete
  3. Vôlei
  4. Handbol
  5. Tênis de mesa (ping pong)
  6. Esgrima

Entre outros.
“Os outros, de habilidades fechadas (repetição de movimentos, ritmo estável), seriam atletismo, ciclismo, boliche e patinação, entre outros”, explicou o especialista em medicina esportiva.

Combinações de fatores

Para Kalazich, é possível que exista uma combinação de elementos, porque também se observou “que estimular o cérebro com leitura ou jogos tem efeitos semelhantes”.
“Então haveria uma soma da estimulação cerebral/intelectual do esporte específico de habilidades abertas aos benefícios que provoca o exercício em si.”

Benefícios da atividade física desde cedo

O consenso entre os especialistas em medicina desportiva é que a atividade física oferece benefícios a pessoas de qualquer idade e que é melhor começar tarde do que nunca.
Médicos recomendam fazer exercícios desde cedo, embora nunca seja tarde para começar.
“Observou-se que pacientes idosos melhoram parâmetros como memória, capacidade de reação e capacidade cognitiva em poucos meses (de 3 a 6 meses) a partir de uma rotina de exercícios com orientação.”
Mas ele esclarece que é evidente que os benefícios aumentam se os exercícios começam a ser feitos mais cedo.
“O ideal é começar a praticar exercícios durante a infância, para que isso tenha influência na plasticidade cerebral e na aprendizagem de habilidades de coordenação e capacidade aeróbica e força.”
Kalazich considera que o estudo da universidade italiana oferece um ponto de partida sobre que tipo de exercícios e em que dose são os mais adequados para as distintas idades e capacidades, mas diz que “ainda há muito a investigar”.
Resumindo: atividades físicas sempre! Faz bem ao corpo e ainda exercitam o cérebro. Escolha um esporte que goste e pratique!

FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/6-atividades-fisicas-que-mais-ajudam-o-cerebro-segundo-a-ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário